Ajuda Pff. Chave partida no canhão de ignição de um 1302S

PMartins91

Post by PMartins91 »

Boas.
Precisava de ajuda companheiros. Ontem comprei um VW 1302S, o carro estava razoável mas o pior estava para vir.
A chegar a casa parei nas bombas para por gasolina, quando vou a dar ao arranque para ir embora a chave partiu-se no canhão de ignição e agora o canhão já não roda, ainda consegui encostar o carro no estacionamento da bomba mas a direcção trancou, já não sei o que fazer, já pus wd40 lá para dentro a ver se o bocado da chave sai, mas nada.
Tenho medo de o carro passar ali as noites sozinho, ainda me partem algum vidro. Alguém me pode ajudar? Será que dá para fazer uma ligação directa, ou coisa do género? Obrigado a todos

Paulo Martins

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Ajuda Pff. Chave partida no canhão de ignição

Post by Hong Kong Syndicate »

Dont panic
a 1er coisa a fazer é consoante a tua localização comprar um contactor novo numa loja da especialidade, seja o Hugo Peças, Monthy Parts, etc... Um de Golf ou de Polo pode desenrascar
Porque uma simples ligação directa não destranca a direcção, e para chegar lá terias que de desmontar parte do mecanismo de trinco, e deixar o volante pendurado. Embora é possível o fazer para deslocar o carro de um lado por outro, para conduzir em estrada aberta é que não.

O procedimento pode variar de ano a ano, mas a ideia é sempre a mesma
Desligar a bateria, vais ter que de desmontar o volante, o cómodo piscas/ faróis e a blindagem a volta da ignição.
Dentro da mala, empurras um pouco o molho dos fios da ignição em direcção ao habitáculo
Agora já é pouco confuso por mi, mas deve poder ver acima um pequeno parafuso 1 buraco, tens de o tirar, ou vez um buraco e tens de carregar com uma pequena chave de parafuso, isto liberta o contactor com a chave partida engatas o novo. Recolocas tudo no sitio e arrancar.
Não deites o velho contactor, podes conseguir tirar o pedaço
Edit: esquema do 1302
Image
Tens de comprar a peça nº2, ou arranjar um de Golf 1er geração
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rolando lima
✘✘✘✘

Re: Ajuda Pff. Chave partida no canhão de ignição de um 1302S

Post by rolando lima »

Bom! vou dar a minha ideia.
vê bem em que sitio partiu a chave. se foi mais ou menos ao meio, mete o resto da chave e tenta com jeito ligar o carro e com um pouco de sorte pões o motor a trabalhar, se não conseguires dar à chave mas ligas o carro, tenta por de empurrão, só para levares até casa e depois terás de desmontar tudo para substituir o canhão, ou desmontar esse e mandar fazer uma chave.(isso consegue-se desmontar)
é possivel fazer uma ligação direta, mas o pior é a direção trancada. tambem não é complicado desmontar isso nas bombas, desmontar o cilindro e ligar direto só até casa.
3ª opção é chamar a assistencia em viagem.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

PMartins91

Post by PMartins91 »

Boas. Chamar a assistencia em viagem não dá por que o carro não tem seguro, apenas a carta verde.
Entao se ligar o contacto novo e dar a chave o carro pega e a direcção destranca? Um amigo meu disse-me que o melhor é partir a tranca de direcção. Será que é facil e não se estraga muita coisa?

Obrigado a todos

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Sim, mas de ter de rodar um pouco o volante para facilitar e aliviar a pressão. Partir a tranca= má ideia porque terás mais gastos a seguir e isto sem garantia de sucesso.
Agora, sem seguro, devias mesmo ver com um reboque nem que tenhas de pagar de mão a mão.Sempre sera menos barato de que uma multa passada pela GNR caso és apanhado. :wink:

PMartins91

Post by PMartins91 »

Hong Kong Syndicate wrote:Sim, mas de ter de rodar um pouco o volante para facilitar e aliviar a pressão. Partir a tranca= má ideia porque terás mais gastos a seguir e isto sem garantia de sucesso.
Agora, sem seguro, devias mesmo ver com um reboque nem que tenhas de pagar de mão a mão.Sempre sera menos barato de que uma multa passada pela GNR caso és apanhado. :wink:
Um reboque não faz sentido porque eu tou a 2 minutos de casa, vou tentar arranjar um contacto. Se não conseguir tenho que partir a tranca de direcção e fazer ligação directa, nem sei bem como mas pronto.

Obrigado por toda a ajuda :D

PMartins91

Post by PMartins91 »

rolando lima wrote:Bom! vou dar a minha ideia.
vê bem em que sitio partiu a chave. se foi mais ou menos ao meio, mete o resto da chave e tenta com jeito ligar o carro e com um pouco de sorte pões o motor a trabalhar, se não conseguires dar à chave mas ligas o carro, tenta por de empurrão, só para levares até casa e depois terás de desmontar tudo para substituir o canhão, ou desmontar esse e mandar fazer uma chave.(isso consegue-se desmontar)
é possivel fazer uma ligação direta, mas o pior é a direção trancada. tambem não é complicado desmontar isso nas bombas, desmontar o cilindro e ligar direto só até casa.
3ª opção é chamar a assistencia em viagem.

Já tentei enfiar o resto da chave e rodar mas não dá nada.

nuty

Post by nuty »

se a chave esta la dentro ela deveria rodar... esperimenta com uma chave de fendas e forçar bate para dentro para a chave ir ate ao sitio e roda!
eu ja tive um problema desses num opel e ainda hoje o carro esta assim (pois nao ha canhoes destes) saquei os fios e fiz (faço) ingnição directa...
mas com a direcção trancada... complicado...
Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Simples: desmonta o volante, o cómodo e sacas o bloco do neiman (isto tudo é de pouca ferramenta), e empurras até a casa :mrgreen:
Senão, procedimento acima (1er resposta) e com uma chave de parafuso largo, destrancas e empurras o carro.

PMartins91

Post by PMartins91 »

nuty wrote:se a chave esta la dentro ela deveria rodar... esperimenta com uma chave de fendas e forçar bate para dentro para a chave ir ate ao sitio e roda!
eu ja tive um problema desses num opel e ainda hoje o carro esta assim (pois nao ha canhoes destes) saquei os fios e fiz (faço) ingnição directa...
mas com a direcção trancada... complicado...
Já esperimentei enfiar uma chave de fendas e forçar o canhão mas mesmo assim não roda.
Vo tentar partir a tranca, tenho que rodar o volante para o lado até partir não é?

PMartins91

Post by PMartins91 »

Hong Kong Syndicate wrote:Simples: desmonta o volante, o cómodo e sacas o bloco do neiman (isto tudo é de pouca ferramenta), e empurras até a casa :mrgreen:
Senão, procedimento acima (1er resposta) e com uma chave de parafuso largo, destrancas e empurras o carro.

Desculpa mas não percebi uma coisa, se eu enfiar uma chave no n1 da figura a direcção destranca? desculpem estou um pouco confuso. :oops:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Eu não tentava, só vais danificar a direcção e o volante e com sorte um curto circuito :? O trinco é uma peça aço com 10 mm de diâmetro. Para uma peças a 10 ou 20€ podes estragar por uma larga centena deles.
Se não quiseres abrir o contacto, tenta sacar os dois parafusos que segura a coluna ao tablier, e desliga o neiman de dentro do carro, mas vais conduzir com o bloco todo a rodar (e nem sei se vai dar)

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

PMartins91 wrote:
Hong Kong Syndicate wrote:Simples: desmonta o volante, o cómodo e sacas o bloco do neiman (isto tudo é de pouca ferramenta), e empurras até a casa :mrgreen:

Desculpa mas não percebi uma coisa, se eu enfiar uma chave no n1 da figura a direcção destranca? desculpem estou um pouco confuso. :oops:
De memoria sim, mas na peça nº4 mas por isto tem de sacar o contacto com a chave.

PMartins91

Post by PMartins91 »

Hong Kong Syndicate wrote:Eu não tentava, só vais danificar a direcção e o volante e com sorte um curto circuito :? O trinco é uma peça aço com 10 mm de diâmetro. Para uma peças a 10 ou 20€ podes estragar por uma larga centena deles.
Se não quiseres abrir o contacto, tenta sacar os dois parafusos que segura a coluna ao tablier, e desliga o neiman de dentro do carro, mas vais conduzir com o bloco todo a rodar (e nem sei se vai dar)
O que é o neiman?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Isto:
Image

E estas a precisar disto:

Image

Post Reply