Máquinas de soldar

pedrosplit
✘✘

Máquinas de soldar

Post by pedrosplit »

quero abrir um topico para falarmos das maquinas de soldar.
tambem como "particular" ando a procura de alguma coisa muito barata e porreira :)
assim podiamos falar de modelos, tipos de soldadura.e assuntos relacionados. tecnicas para soldar, etc. (o professor VLAD, tem algo a dizer sobre este assunto)

nao sei onde colocar o topico. toiga ...escolha ai um sitio para o topico.
toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Que tal aqui? :lol: :lol:

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Máquina de soldar para fazer um restauro tem de ser uma Mig Mag... (Semi Automática na gíria)

Tenta arranjar uma nomofásica com 150/180 amperes... com isso consegues fazer tudo num restauro.

Claro que se quiseres passar para a soldadura de alumínio... terás de ir para uma Tig... mas estamos a falar de preços muito mais caros....

Em tempos estive a ver uma Tig que eu gostava de ter para fazer umas peças personalizadas e alguns radiadores de alumínio e ela ficava em torno de 1300 euros...

Não compres máquinas semi automáticas que não possam ser ligadas à garrafas de gás, porque depois vais te arrepender... isto por que?

Porque o preço delas é muito inferior, mas quando começas a ver o preço das recargas de fio fluxado, que custam em média 25 euros 0,5kg... até choras... (Esse é quase o preço de 15kg de fio de 0,8mm para a máquina "normal")

Outra coisa que vais ter de ver é onde arranjar as botijas de gás... normalmente tens de fazer um contracto com a Air Liquide... ou melhor ainda... se conheceres alguém que já tenha um contracto com eles... utilizas essa pessoa para servir de intermediário e compras através dele as tuas botijas....

A Mig é quase auto explicativa... Tenho pena que o toiga não tenha podido vir cá a casa experimentar a minha, porque assim teriamos já mais uma opinião acerca das soldaduras com Mig

cumps
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

veronique

Post by veronique »

E qual é o perço dessa maquina sabes? O maçarico de gaz e oxigenio não faz o mesmo efeito?

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Uma Mig como a que tenho aqui... ou como o Vlad tem na oficina ronda 700/800e mais coisa menos coisa...

Está é a mais simples de se utilizar...

Um maçarico faz o mesmo efeito...

Mas agora repara:

Para martelares um prego, podes usar um martelo, mas também podes usar um alicate, ambos servem o mesmo fim, mas um é mais profissional que outro :)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

700€ uma de 180

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

jean melin nao sei se tiveste uma cadeira do 4ano que se chama Tecnicas e processos de ligacao ou entao tecnologia mecanica. aqui em coimbra iamos á um fornecedor da ESAB e aprendiamos a soldar. eu exprimentei uma TIG e a maquina ensina-nos a soldar.
essa monofasica que falas quanto pode custar?
queria era uma em segunda mao. mesmo em segunda mao nao vou valorizar o investimento de a comprar. por isso gostava de algo para dar uns toques.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

veronique wrote:E qual é o perço dessa maquina sabes? O maçarico de gaz e oxigenio não faz o mesmo efeito?
O maçarico oxi/acetileno e o trabalho "old school" por excelência! Eu comecei a fazer soldadura desta maneira e acho que a soldadura quando e bem feirta é a mais resistente, o cordão mais uniforme mas, como aquece muito, tem tendencia a destemperar o metal...uma ferramenta para artistas. Depois de testar a semi-automatica, continuo fan do oxi/acetileno

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

também gostava de mexer numa máquina como a do Vlad....depois de o ver a fazer soldaduras, fiquei com o bichinho...
Tenho que aprender a soldar nas horas livres....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Jean Melim wrote:Uma Mig como a que tenho aqui... ou como o Vlad tem na oficina ronda 700/800e mais coisa menos coisa...

Está é a mais simples de se utilizar...

Um maçarico faz o mesmo efeito...

Mas agora repara:

Para martelares um prego, podes usar um martelo, mas também podes usar um alicate, ambos servem o mesmo fim, mas um é mais profissional que outro :)
750 euros! 1/3 ainda e minha!!!!! è sempre uma boa ideia partilhar investimentos destes com amigos! A mim valeu bem o dinheiro investido! Cooperativismo!!!!

Enz0

Post by Enz0 »

uma semi automatica em segunda mão também eu queria...mas arranjá-la é que está escasso.

a maçarico oxi/acetileno também ja soldei, e foi dos processos que demorei mais tempo a tentar fazer um cordão aceitável em moeda...mas fica excelente!

por acaso não tenho a noção de quanto poderá custar um maçarico com garrafas e isso...

Jorge
Automotive Technical Support and Training

zef

Post by zef »

mas para fazer 1 e apenas 1 restauro nao valera a pena uma mig sem gas (250€)

a soldadura fica diferente da mig com gas?

cumps

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Pela muita fraca experiência que eu tenho de soldar a MIG com ou sem gás, o mig com Co2 tem pelo menos a avantajem de não teres depois uma chapa toda as ondas, uma solda limpa (visto o fio ser puro e sem qualquer tipo de aditivo) e acho eu mais versátil com solda bem mais bonitas, que requer menos trabalho depois a rebarbar.
A procura tanbem
Now I have a machine gun HO-HO-HO

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

A Agriloja vende umas semi-automáticas made in china por 230 ou 240 euros, o problema é o custo do fio como o “Jean MeliM” já referiu, mas penso que para um restauro "faça você mesmo" serve perfeitamente. :roll:
(o\ | /o)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Hoje comprei uma máscara para soldar! Sábado vou para a oficina do meu tio treinar...

Foi a mais barata... mas fiquei apaixonado por uma de 160€... :P A máscara tem um sistema que empre que o maçarico acende, o vidro escurece automáticamente... é impecável... nada de baixar e levantar vidro... as duas mãos livres...

Não me lembro da marca... só sei que é cinza, com três camaleões... espectacular!

Agora estou ansioso para chegar às 10 de Sábado! :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply