quero abrir um topico para falarmos das maquinas de soldar.
tambem como "particular" ando a procura de alguma coisa muito barata e porreira
assim podiamos falar de modelos, tipos de soldadura.e assuntos relacionados. tecnicas para soldar, etc. (o professor VLAD, tem algo a dizer sobre este assunto)
nao sei onde colocar o topico. toiga ...escolha ai um sitio para o topico.
Máquina de soldar para fazer um restauro tem de ser uma Mig Mag... (Semi Automática na gíria)
Tenta arranjar uma nomofásica com 150/180 amperes... com isso consegues fazer tudo num restauro.
Claro que se quiseres passar para a soldadura de alumínio... terás de ir para uma Tig... mas estamos a falar de preços muito mais caros....
Em tempos estive a ver uma Tig que eu gostava de ter para fazer umas peças personalizadas e alguns radiadores de alumínio e ela ficava em torno de 1300 euros...
Não compres máquinas semi automáticas que não possam ser ligadas à garrafas de gás, porque depois vais te arrepender... isto por que?
Porque o preço delas é muito inferior, mas quando começas a ver o preço das recargas de fio fluxado, que custam em média 25 euros 0,5kg... até choras... (Esse é quase o preço de 15kg de fio de 0,8mm para a máquina "normal")
Outra coisa que vais ter de ver é onde arranjar as botijas de gás... normalmente tens de fazer um contracto com a Air Liquide... ou melhor ainda... se conheceres alguém que já tenha um contracto com eles... utilizas essa pessoa para servir de intermediário e compras através dele as tuas botijas....
A Mig é quase auto explicativa... Tenho pena que o toiga não tenha podido vir cá a casa experimentar a minha, porque assim teriamos já mais uma opinião acerca das soldaduras com Mig
cumps
Jean Melim
Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!
jean melin nao sei se tiveste uma cadeira do 4ano que se chama Tecnicas e processos de ligacao ou entao tecnologia mecanica. aqui em coimbra iamos á um fornecedor da ESAB e aprendiamos a soldar. eu exprimentei uma TIG e a maquina ensina-nos a soldar.
essa monofasica que falas quanto pode custar?
queria era uma em segunda mao. mesmo em segunda mao nao vou valorizar o investimento de a comprar. por isso gostava de algo para dar uns toques.
veronique wrote:E qual é o perço dessa maquina sabes? O maçarico de gaz e oxigenio não faz o mesmo efeito?
O maçarico oxi/acetileno e o trabalho "old school" por excelência! Eu comecei a fazer soldadura desta maneira e acho que a soldadura quando e bem feirta é a mais resistente, o cordão mais uniforme mas, como aquece muito, tem tendencia a destemperar o metal...uma ferramenta para artistas. Depois de testar a semi-automatica, continuo fan do oxi/acetileno
também gostava de mexer numa máquina como a do Vlad....depois de o ver a fazer soldaduras, fiquei com o bichinho...
Tenho que aprender a soldar nas horas livres....
Jean Melim wrote:Uma Mig como a que tenho aqui... ou como o Vlad tem na oficina ronda 700/800e mais coisa menos coisa...
Está é a mais simples de se utilizar...
Um maçarico faz o mesmo efeito...
Mas agora repara:
Para martelares um prego, podes usar um martelo, mas também podes usar um alicate, ambos servem o mesmo fim, mas um é mais profissional que outro
750 euros! 1/3 ainda e minha!!!!! è sempre uma boa ideia partilhar investimentos destes com amigos! A mim valeu bem o dinheiro investido! Cooperativismo!!!!
uma semi automatica em segunda mão também eu queria...mas arranjá-la é que está escasso.
a maçarico oxi/acetileno também ja soldei, e foi dos processos que demorei mais tempo a tentar fazer um cordão aceitável em moeda...mas fica excelente!
por acaso não tenho a noção de quanto poderá custar um maçarico com garrafas e isso...
Pela muita fraca experiência que eu tenho de soldar a MIG com ou sem gás, o mig com Co2 tem pelo menos a avantajem de não teres depois uma chapa toda as ondas, uma solda limpa (visto o fio ser puro e sem qualquer tipo de aditivo) e acho eu mais versátil com solda bem mais bonitas, que requer menos trabalho depois a rebarbar.
A procura tanbem
A Agriloja vende umas semi-automáticas made in china por 230 ou 240 euros, o problema é o custo do fio como o “Jean MeliM” já referiu, mas penso que para um restauro "faça você mesmo" serve perfeitamente.
Hoje comprei uma máscara para soldar! Sábado vou para a oficina do meu tio treinar...
Foi a mais barata... mas fiquei apaixonado por uma de 160€... A máscara tem um sistema que empre que o maçarico acende, o vidro escurece automáticamente... é impecável... nada de baixar e levantar vidro... as duas mãos livres...
Não me lembro da marca... só sei que é cinza, com três camaleões... espectacular!
Agora estou ansioso para chegar às 10 de Sábado!
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século" ""Patina" my ass, that's rust!"