Frigorífico numa Pão de forma

Post Reply
rkalda

Frigorífico numa Pão de forma

Post by rkalda »

Olá a todos.
Precisava da vossa ajuda/opinião acerca da ligação dos frigoríficos numa pão de forma.
A minha nova autocaravana VW "Fagundes"tem um pequeno frigorífico incorporado e que para dizer a verdade só pode ser activado ligando-o ao gerador e talvez à corrente eléctrica de um camping...coisa que convenhamos não dá muito jeito numa viagem. Falaram-me na hipótese de ter 2 baterias incorporadas de forma a que uma servisse para fornecer energia contínua ao frigorífico e outra claro para o resto.

Isto é possível de se fazer, é muito complicado e onero$o ($$$)? é que no verão não me faz sentido ter um frigorifico em part-time.

Digam de vossa justiça e um muito obrigado em avanço
-------------------

Rui Kalda

estevo
✘✘✘

Re: Frigorífico numa Pão de forma

Post by estevo »

Penso que já existe um tópico que fala nesse assunto.
(o\ | /o)

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tens que comprar uma bateria estacionária. Não uses as baterias de arranque para esse fim (as que são instaladas nos carros para pôr o motor a trabalhar)
Depois usas um relé ligado ao gerador de forma que a bateria carregue quando o motor está a trabalhar e fique desligada da bateria de arranque quando estás parado de forma a garantires que tens sempre uma bateria para pôr o carro a trabalhar

As baterias estacionárias são mais caras que as outras mas duram pelo menos 10 anos. Se ligares as de arranque a um frigorífico duram 6 meses. :mrgreen:

João
VW 1302 Jubilee

seixasbay

Post by seixasbay »

Encontrei aqui uma coisinha que deve ajudar :wink:

"Manual para la Instalación de Batería Auxiliar y Consumibles para Furgos Camper de auto-construcción"

http://www.furgovw.org/index.php?topic=16027.0
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

Post Reply