Travões de Disco atrás

Enz0

Post by Enz0 »

mas existe um fluído de silicone (caro mas eficaz) que se usa no restauro "a sério" de carros antigos. Segundo o fabricante, se não existirem fugas, nunca mais terás que meter óleo ou sangrar os travões....
bem, não sei se disse isso por ter dito que ia comprar um kit de reparaçao ou nao...qualquer das formas digo mais uma vez, que vou comprar o kit de borrachas para oleo DOT porque estas pinças usam outro tipo de oleo, o LHM...é obrigatória esta alteraçao.

mas tirando as duvidas mais uma vez, quem quer usar travoes disco atrás e quer travao de mao, tem que obviamente arranjar umas pinças que provenham de um carro que tenha travão de mao nessas pinças...o caso do vwtt nao me parece que tenha travao de mao, nao consigo ver bem, mas se nao tem e como é um buggy, isso tambem nao deve interessar muito...

nas minhas fotos, a parte em bronze que liga ao que está tapado pela protecçao de borracha, é onde vai ligar o cabo de travao de mao.

jcse, depois de tirar o DOT4 "todo", fazer boas sangradelas com DOT5, sei lá, sangrar até encher e vazar até umas 3, 4 vezes. deve ficar resolvida a questão...

no meu caso, mas só quando tiver também as pinças para a frente que ainda tenho que decidir, vou calcular o diâmetro do tubo de travão mais apropriado, de material adequado.

fiquem bem [[]]

Jorge
Automotive Technical Support and Training

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

eu n tenho problema pq fiz o trvão de mão hidraulico, como vêem na foto tenho travão de mão independente pra cada roda e se repararem akela manete pequena á frente é o q faz o travão de parque e se tudo trabalhar como tou a pensar vai dar também para os burnouts :twisted:

isto para um buggy, pra o carocha o melhor é as pinças do zx ou de um carro com travão de mão no disco

nós já aplicámos as pinças do bx num buggy e numa split e sem problemas, apenas o travão de mão n é grande coisa, mas isso também derivado a ser de disco trava mt menos se fôr de tambor, mas pra travão de parque serve perfeitamente mas pra quem pensa fazer peões com ele é melhor deixar os tambores

Image

Enz0

Post by Enz0 »

Pois é...agora que ensaiei a olho as coisas, deparo-me com um problema...a profundidade dos discos. estes discos do BX têm muito pouca profundidade, e tou a ver que os discos depois não chegam para caber na pinça :?

a peça que vou fazer, tal como o esquema que o HKS postou aqui, vai ficar posicionada assim:

Image

e ainda no esquema acima, a pinça é apertada depois do suporte...no caso das pinças que tenho, primeiro entra o parafuso, pela pinça, e aperta no suporte...e notem só a largura desde onde aperta até ao suporte na pinça lol

mas nem que ficasse assim, não sei se ia lá...

Image

é tudo uma questão de discos...o único senão, é que convém ter os discos que vou usar para saber a distância dos furos que vou fazer para fixar a pinça, para estar em conformidade com o disco.

vwtt, quando montou com as pinças do bx, montou com os discos de um bx? se não, já agora quais?

e para brincar, também tou com ideias de fazer coisa do género como essas 2 manetes...mas para as rodas traseiras, direita e esquerda :wink: mas é coisa que ainda não pensei, nem avaliei...

Jorge

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Discos de BX? Não, tens de usar discos de carocha para o esquema do Olivier!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Enz0

Post by Enz0 »

não, usando o esquema que postou, apenas precisamos de saber as medidas do que assinalei a negrito

Image

pois varia de pinça para pinça...seja, a distância entre furos da pinça, e distância de um ponto do suporte até à fixação da pinça, numa medida certa que seja o seu funcionamento correcto das pastilhas com o disco.

faço-me entender? pressuponho que o resto do esquema, tenha as medidas certas...qualquer das maneiras, vou confirmar, não volta...

no entanto, deixo imagem do uso de pinças bx em umm...

aqui vê-se a situaçao da fixaçao que falava, parafuso, passa pelo furo da pinça, e depois aperta no suporte. ok.

Image

como fazer primeiro o cubo...mesmo que não dê o disco, nao preciso de arranjar outro cubo.

a ver vamos...

Jorge

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Eu estou a obter isto:
Image
Mas disse uma aneira, o disco é um Sebro usado nos kits da Kercher, por isto a planta é a correcta com esses discos e pincas da Bendix. Desculpe Enzo. :/
agora, se calhar sera melhor fazer antes a adaptação do disco no veio da caixa e de la adapter a peça que vai suporta a pinça que poderas teres escolhido,
Seja se manten a questão do cubo. E tal é qual o mesmo sistema do que no Brasilia, mas em vez de teres um tambore tens um disco (aleas como na maioria dos carros modernos
Por isto tens de arranjar um tambore de 4 furos de carocha e mandar maquinar de modo a conserver um prato que mantem o encaixe sobre o veio e a furação. è este "prato" que uma vez encaixado do veio da caixa que vai supportar o disco. São colocado 4 pernos. O tamanho?
O tamanho deve ser de tal maneira que o prato deve poder entrar nas costas do disco. Sendo que o disco tem de ser tanbem maquinado para eliminar a gaiola aonde passa o semi-eixo, e os furos das porcas de rodas aberto "lisos" para o resto disco se appoiar sobre o prato.

Enz0

Post by Enz0 »

então quer dizer que os 39.76mm é a distância certa para esta pinça com estes discos? os 80.50mm de distância entre furos é que acho que não é a mesma...tenho aqui um rascunho a dizer 81.70, mas isso não é problema, ainda tenho que medir isso bem. se afinal estes discos dão para aplicar em termos da profundidade, não me admira que seja a distância de 39.76mm, porque quando ensaiei a olho deu-me cerca de 43mm, e a pinça ainda estava um pouco acima do que devia estar...

mas quando fizer o cubo, o tal "prato", logo confirmo se é essa a medida...se em primeira mão a medida que me der rondar essa, é porque é isso mesmo...

em relação ao cubo, é mesmo isso que me disse que vou fazer ;) já tenho na minha escola os tambores para quando tiver na minha disciplina de tornos e fresas, começar a fazer isso. no cubo, é melhor fixar uns pernos ou fazer rosca para apertar no cubo/prato os pernos?

Obrigado pela ajuda HKS :wink:

Jorge

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Para mi parece-me mais pratico ter pernos no prato, e depois ter o disco a se encaixar sobre os pernos, e ficar assim apertado entre o prato e a roda. E isto com dois furos para alinhar o prato e o disco, para não ter o disco a cair ou sair a cada manutenção. Áleas como nas carrinhas pão de forma em 5x112.
Nota: essas modificações não são homologadas e são só validas para uso em recintos fechados!

Enz0

Post by Enz0 »

sim, vou aproveitar os 2 furos à mesma que o disco tem para o segurar.
Nota: essas modificações não são homologadas e são só validas para uso em recintos fechados!
é preciso é calma :wink: infelizmente em portugal é assim...

Jorge

Post Reply