Alteração da suspensão da frente

Post Reply
P.SANTOS

Alteração da suspensão da frente

Post by P.SANTOS »

Boas.
:D Algém me sabe informar se é possivel alterar o eixo da frente de um carocha de 1960 para um 1968 com discos??

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Não da em "bolt on" no material de origem VAG, porque de um lado tens um sistema de suspensões de cavilhas (do inicio de produção até 65) e um sistema de suspensões de rotulas, e não ha qualquer tipo de componentes em comum. Não da para trocar um para outro sem trabalhos muito pesados (tipo mudar o nariz da plataforma)
O que é possível fazer é adaptar os discos do carocha ao semi eixo do teu 60, e fabricar um suporte para a pinça. Só que vais ficar limitado ao 4x130, e pouco mais.
Existem sim em “bolt on”, kits completos em 5x205 previstos para suspensões de cavilhas
Now I have a machine gun HO-HO-HO

P.SANTOS

Post by P.SANTOS »

Obrigado pela respostas, mas no entanto não sei se me fiz explicar correctamente, o que eu pretendia era trocar um eixo pelo outro no conjunto total e não partes dele, será possivel??

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Hong Kong Syndicate wrote:...Não da para trocar um para outro sem trabalhos muito pesados (tipo mudar o nariz da plataforma)...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Não estiveste a ler com attenção :P
Não da para trocar um para outro sem trabalhos muito pesados (tipo mudar o nariz da plataforma)
Estava a falar do eixo ao completo. :)
Edit: O Toiga foi mais rapido
Vou aproveitar: o problema é que a distançia entre entre os dois tubos da canga não é a mesma numa canga de rotulas e numa canga de cavilhas, por isto é impossivel subsituir uma por outra num simples apertar/ desapertar de parafusos.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

P.SANTOS

Post by P.SANTOS »

:( :( obrigado, pois foi não li com atenção.
tenho pena pois tenho um eixo bom estado de um carocha de 68 e pensei que era possivel essa alteração, mas paciência...

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Efectivamente a alteração só é possível trocando a frente da plataforma (a parte onde vão fixar os tubos do trem da suspensão dianteira).
A troca dessa frente da plataforma era frequente para reparação de um carocha que tivesse batido (mas os concessionários VW voltavam a soldar uma frente do mesmo tipo, para manter a mesma suspensão).
Para quem quer trocar a suspensão de cavilhas por uma de rótulas (para conseguir ter travões de disco) existe a opção de descravar/des-soldar a frente da plataforma e aplicar uma correspondente aos carochas mais recentes. Isto aparece bem descrito com fotos nas páginas 154 a 157 do livro Bodengruppentherapie que se pode encomendar por 25Euros na http://www.csp-shop.de/cgi-bin/shop2/sh ... 5654327680 indo a BOOKS, depois entre as opções "Books" e "CSP catalog" clicam em "Books" e trata-se do 5º livro que encontram.
Se prometerem que não o acusam de infringir direitos de autor, e tiverem interesse, enviem-me por mensagem privada o vosso endereço de E-mail, e eu peço ao Pai Natal para vos mandar uma cópia dessas fotos no Natal :wink:

Embora qualquer um possa remover a frente antiga, a aplicação da frente nova deverá ser feita por uma oficina que disponha de um calibre para garantir um alinhamento perfeito (costumo ver um no Alvaro, na Bidoeira)

Por acaso eu estou interessado num trem dianteiro completo dos antigos (de cavilhas) porque esses interessam para os carros com a suspensão levantada, para andar em todo-terreno.
Assim, posso dar algum dinheirito pelo trem da frente de cavilhas, e isso já ajudará a suportar os custos de mudar a frente da plataforma para aplicar o trem dianteiro de 1968 e assim beneficiar dos travões de disco.

Miguel

Post Reply