FUSCA 4X4 (CAROCHA 4X4)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A Fusca e Companhia nº25 fala duma combi 4X4... :roll:
Saiu aqui este mês, mas sei que tem um grande atraso em relação ao Brasil...

Qual o nº que ela vai aí, Júlio? :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Julio Guthemberg

detalhes

Post by Julio Guthemberg »

Caro amigo VWTT de Amoreira (é esquisito nos referirmos a alguém desta forma, mas infelismente não sei qual é o seu nome), vi as fotos de seu buggy e só posso parabeniza-lo pois o veículo é muito bonito! Algo interessante que pude observar é a instalação de um filtro de óleo no motor do buggy. Quanto ao motor que esta instalado no meu fusca, é o VW BOXER 1800cc (utiliza um kit para transformação do motor 1600cc) com turbocompressor ISHI. Conversando com alguns mecânicos, e após ter descoberto uma reportagem sobre "O Buggy do Ivan", chegamos a um consenso de que o FUSCA 4X4 deverá utilizar os seguintes componenetes: >suspensão dianteira do GOL BX (veículo que era fabricado no Brasil e que contava com um motor VW BOXER instalado na dianteira e cuja tração também era dianteira) - o que resolve a questão do tracionamento das rodas direcionais na dianteira; >suspensão traseira da VARIANT (veículo que, também, foi fabricado no Brasil) que é diferente da usada pelo Fusca e pode ser erguida, sem que “feche” as rodas, em até 15 cm. Quanto ao engenho para tracionamento a idéia vigente é a seguinte: >Colocar uma segunda caixa de marchas na dianteira e esta seria acionada por um eixo cardan acoplado ao eixo piloto da caixa normal, traseira. >O eixo-piloto da caixa traseira seria trocado por outro mais comprido, para que sobrasse uma ponta dele para fora e essa ponta seria frezada para ser encaixada à luva do Cardan. >O Cardan acionaria a caixa de marchas dianteira e esta, ao ser engatada, engrenaria a terceira marcha, trocando-se as engrenagens da terceira para dar uma relação de 1:1 - assim, ao engatarmos, por exemplo uma 1ª marcha, o eixo-piloto daria ao cardan uma rotação que fará as rodas dianteiras rotacionarem de forma igual às traseiras. Tudo isso parece ser razoável na teoria, mas ainda resta o problema do diferencial dianteiro, por essa razão me interessa ter mais conhecimento detalhado dessa caixa 4x4 à qual voçê se refere. Desde já agradeço sua ajuda. Veja a matéria sobre o "Buggy 4X4": http://www.primeiramao.com.br/editorial ... neno99.asp
Um forte abraço! :lol: :lol: :lol:

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Pelo que constato, a solução já está bem analisada aí no Brasil (eu também já me tinha lembrado do GOL).

Muita informação sobre soluções que não fazem recurso à transmissão do GOL, e que estão próximas da concepção original da VW para os rarissimos Carocha/Fusca e Kübelwagen construídos com 4x4 encontra-se em:
http://www.thesamba.com/vw/forum/viewto ... e23fdbe9aa

Vale a pena ir a cada uma das ligações (links) internet que são apresentadas.

Miguel

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Como em qualquer transmissão 4x4, o que faz sentido é a caixa de velocidades ter o veio secundário com mais uma saída; Não faz sentido ter 2 caixas de velocidades.

- Em http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=217152 no 3º comentário encontra-se uma foto de uma caixa de uma VW Syncro, e é visível que para a frente tem uma falange onde vai apertar um veio de transmissão que segue para a frente.
O veio primário é o que gira à velocidade do motor, e o veio secundário gira à velocidade desmultiplicada, consoante esteja engrenada a 1ª, a 2ª, a 3ª, ou a 4ª velocidade. Em qualquer caixa VW o veio secundário tem na sua extremidade traseira o pinhão, que trabalha na roda de coroa com o diferencial.
Numa caixa VW pode fazer-se o veio secundário de forma a ter na extremidade da frente uma parte estriada, onde se fixa uma falange para apertar um veio de transmissão (entre a falange e o veio é normal ter uma união homocinética, um cardan, ou uma união elástica, para compensar desalinhamentos entre a caixa e o diferencial que se monta à frente.
Na frente do carro é preciso ter um diferencial com um grupo cónico (pinhão e roda de coroa) com a mesma relação que atrás. Isso pode ser aproveitado de uma caixa de carocha/fusca, mas esta pode cortar-se, porque à frente só terá o grupo cónico e diferencial, e não leva as engrenagens das velocidades, nem da marcha-atrás.

Quanto à escolha do tipo de caixa de velocidades, eu só escolheria uma das caixas mais antigas (com redutoras junto às rodas) se quisesse fazer uma réplica dos poucos carros 4x4 que a VW fabricou durante a guerra.
A minha opção pessoal seria sempre escolher uma caixa de carrinha mais moderna (com uniões homocinéticas) pois assim as rodas não descrevem um arco quando a suspensão moleja, e tem-se muito mais tracção, e mais segurança a curvar.
Claro que ao escolher uma caixa dessas é preciso ter a suspensão traseira correspondente (com os braços oblíquos que suportam as rodas) e isso pode cortar-se de uma carrinha.
NOTA (para os entusiastas Brasileiros): Usei o termo "carrinha" que é muito usado aqui no Fórum para descrever o que eu sempre chamei "furgão" ou "transporter" e que acho que no Brasil chamam "perua"; Quanto à palavra "carrinha" eu sempre a usei para descrever o que em inglês designam por "station wagon" e que a VW designa por "Variant", mas reconheço que nos ultimos anos tenho notado que em Portugal se generalizou o uso da palavra "carrinha" pelos entusiastas dos VW Tipo 2.
É uma confusão chamar àquilo carrinha, porque as mesmas pessoas nunca usariam esse termo para se referirem aos Tipo 2 de ultima geração (chamam-lhes Transporter, Furgão, Multivan, etc. )

nafteiro

Post by nafteiro »

Julio Guthemberg
como já é dificil encontar o gol bx
se aparecer por ai o sistema de arrefecimento do bx, eu tenho interesse nisso...

tsch

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Está uma reportagem na Fusca e Companhia deste mês, sobre uma bay TT :wink:
Mas ainda não a li..
have a nice trip with VW

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Quanto ao interesse do NAFTEIRO pelo sistema de arrefecimento do GOL BX, eu ignoro se existem diferenças entre o GOL e essa versão BX, mas aqui há dias vi um comentário num Fórum Americano a indicar que o sistema de refrigeração do GOL é o pior que o Jake Raby testou até hoje em motores VW tipo 1 refrigerados a ar.
O comentário é para aí o 12ª que se encontra em http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=153387

Se esquecermos os engenheiros da VW que no final dos anos 60 gastaram milhares de horas a optimisar o sistema de refrigeração com o "doghouse", o Jake Raby deve ser quem dedicou mais tempo no mundo à medição de temperaturas de cada um dos cilindros dos motores VW usando diferentes sistemas de refrigeração.
O Jake Raby fornece um sistema que chama DTM (Down The Middle) pois o "carter" da turbina está concebido tendo em conta que os cilindros de um lado do motor ficam mais para a frente do que do outro lado do motor; E assim ele conduz o ar de forma a soprar perfeitamente ao centro de cada par de cilindros.
Podemos perguntar-nos porque é que a VW (e a Porsche no motor do 356) não o fez, e penso que foi pela complexidade que passaria a existir na construção do "carter" de turbina em chapa... E para um carro de baixo preço como os VW seria inviável usar fibra de vidro, que é o material usado pelo Jake Raby no seu sistema DTM.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

gol bx= gol boxer?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

O sistema de refrigeração a ar do motor Gol não é eficaz num carocha porque ele foi concebido para a frente do carro onde obtem também o ar proveniente da própia deslocação do carro, como acontece na maioria dos carros.
(o\ | /o)

Julio Guthemberg

sumi por causa do carnaval!

Oi pessoal da "boa terra", sumi uns tempos para aproveitar o CARNAVAL!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Agradeço a todos os meus amigos portuguesês pela colaboração que estão prestando ao meu projeto "Fusca 4x4". "KONG KONG", Gol BX é o Gol Boxer, que foi lançado no Brasil no começo dos anos 80, tendo um sistema de canalização do ar, para refrigeração do motor boxer, diferente do motor do fusca, já que o motor fica na dianteira do veículo, que também tem tração dianteira. Sendo assim o "Bay-Window" tem razão! Mesmo assim,"Nafteiro", se ainda tiver interesse, eu posso procurar para voçê as peças do sistema de refrigeração à ar do Gol BX. Achei muito esclarecedoras as explicações do "Miguel K.R." e agradeço os "linkes" que ele me sugeriu. Acredito que estou no caminho certo! :D :D :D

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Não tem nada a haver a mecânica utilizada, mas ficou engraçada a carrinha...
http://www.thesamba.com/vw/classifieds/ ... ?id=548445
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Olá Júlio,
Na revista Inglesa Volks World de Março de 2008, aparece um artigo de 2 páginas sobre Erineu Cicarelli que no Brasil restaurou um Schwimmwagen de 1944, e também construíu um outro carro anfíbio 4x4 com mecânica VW, que chamou o Batráquio.
Procurei na net e encontrei logo http://www.carroanfibio.com.br/batraquio.htm#
onde até aparece o telefone dele.
Assim vai ser mais fácil obter informação de alguém que já tem muita experiência em usar uma mecânica VW na construção de um 4x4.

Julio Guthemberg

Oi Miguel, muito obrigado pela dica! Veja só como são as coisas, o Sr Erineu, o inventor do "BATRÁQUIO", mora numa cidade bem próxima a São Paulo, é quase meu vizinho! Já conversei com ele por telefone e trocamos idéias sobre o sistema 4X4 que ele utilizou no seu carro anfíbio. Na verdade é um sistema parecido com aquele que eu já havia exposto aqui no "Garagem". Seu Ereneu também me passou o nome do mecânico que viabilizou o projeto, Sr Josué de Souza, cujo telefone é 44514578, da cidade de Santo André - SP. Vou contatar o Sr Josué e depois informarei quais foram os progressos obtidos. Um abraço a todos os amigos da "boa terra"! :D :D :D

Post Reply