Como em qualquer transmissão 4x4,
o que faz sentido é a caixa de velocidades ter o veio secundário com mais uma saída; Não faz sentido ter 2 caixas de velocidades.
- Em
http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=217152 no 3º comentário encontra-se uma foto de uma caixa de uma VW Syncro, e é visível que para a frente tem uma falange onde vai apertar um veio de transmissão que segue para a frente.
O veio primário é o que gira à velocidade do motor, e o veio secundário gira à velocidade desmultiplicada, consoante esteja engrenada a 1ª, a 2ª, a 3ª, ou a 4ª velocidade. Em qualquer caixa VW o veio secundário tem na sua extremidade traseira o pinhão, que trabalha na roda de coroa com o diferencial.
Numa caixa VW pode fazer-se o veio secundário de forma a ter na extremidade da frente uma parte estriada, onde se fixa uma falange para apertar um veio de transmissão (entre a falange e o veio é normal ter uma união homocinética, um cardan, ou uma união elástica, para compensar desalinhamentos entre a caixa e o diferencial que se monta à frente.
Na frente do carro é preciso ter um diferencial com um grupo cónico (pinhão e roda de coroa) com a mesma relação que atrás. Isso pode ser aproveitado de uma caixa de carocha/fusca, mas esta pode cortar-se, porque à frente só terá o grupo cónico e diferencial, e não leva as engrenagens das velocidades, nem da marcha-atrás.
Quanto à escolha do tipo de caixa de velocidades, eu só escolheria uma das caixas mais antigas (com redutoras junto às rodas) se quisesse fazer uma réplica dos poucos carros 4x4 que a VW fabricou durante a guerra.
A minha opção pessoal seria sempre escolher uma caixa de
carrinha mais moderna (com uniões homocinéticas) pois assim as rodas não descrevem um arco quando a suspensão moleja, e tem-se muito mais tracção, e mais segurança a curvar.
Claro que ao escolher uma caixa dessas é preciso ter a suspensão traseira correspondente (com os braços oblíquos que suportam as rodas) e isso pode cortar-se de uma
carrinha.
NOTA (para os entusiastas Brasileiros): Usei o termo "
carrinha" que é muito usado aqui no Fórum para descrever o que eu sempre chamei "furgão" ou "transporter" e que acho que no Brasil chamam "perua"; Quanto à palavra "carrinha" eu sempre a usei para descrever o que em inglês designam por "station wagon" e que a VW designa por "Variant", mas reconheço que nos ultimos anos tenho notado que em Portugal se generalizou o uso da palavra "carrinha" pelos entusiastas dos VW Tipo 2.
É uma confusão chamar àquilo carrinha, porque as mesmas pessoas nunca usariam esse termo para se referirem aos Tipo 2 de ultima geração (chamam-lhes Transporter, Furgão, Multivan, etc. )