Upgrade a motor 1600
- superalex
- ✘✘✘✘
Re: Upgrade a motor 1600
um poço é uma falta de continuidade na aceleração, tipo uma quebra de potência e depois retorno à aceleração. por vezes é causado pela má afinação da bomba de reprise
onde mais tenho lido a falar mal do 009 é nos forums americanos pelos gurus das altas performances, quanto a mim, não me chateia nada e a sua simplicidade e robustez compensam o "poço"
onde mais tenho lido a falar mal do 009 é nos forums americanos pelos gurus das altas performances, quanto a mim, não me chateia nada e a sua simplicidade e robustez compensam o "poço"
alexandre vicente
- rimas
- ✘
leio que o 009 é bom para altas rotações...apenas...
desconheço pelo que nada mais posso dizer....
cumprimentos
desconheço pelo que nada mais posso dizer....
cumprimentos
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
- VWaniac
Bem, tou a ver que esta história dos distribuidores vai dar "pano pra mangas"...
Acho que antes de tomar uma decisão definitiva vou ter de exprimentar os dois tipos de distribuidores...
Acho que antes de tomar uma decisão definitiva vou ter de exprimentar os dois tipos de distribuidores...
rolando lima
- ✘✘✘✘
Quem tiver distribuidores 009 e ande a baixas rotações e que não o queira pode mandar para minha casa que eu aceito de boa vontade e monto nos motores que andam a baixa rotação.
afinem bem o ponto do motor e depois digam-me alguma coisa.
afinem bem o ponto do motor e depois digam-me alguma coisa.
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
-
estevo
- ✘✘✘
Não sei se me fiz entender correctamente, mas a minha opinião é a seguinte:
Se tiverem um distribuidor de origem cheio de folgas ou não tiverem distribuidor nenhum, não vejo porque não comprar um 009, que até me parece ser mais barato que um novo original.
Agora quem tiver um distribuidor de origem a funcionar bem, não me parece que a troca por um 009 traga melhorias significantes.
Não tenho certeza, mas penso que os webers tem saída para o vácuo, portanto a alteração para carburadores duplos não justifica só por si a compra de um 009.
Os Kadrons/Empi que se vendem agora já tem essa saída para vácuo e nos antigos tb se pode mandar fazer facilmente.

Se tiverem um distribuidor de origem cheio de folgas ou não tiverem distribuidor nenhum, não vejo porque não comprar um 009, que até me parece ser mais barato que um novo original.
Agora quem tiver um distribuidor de origem a funcionar bem, não me parece que a troca por um 009 traga melhorias significantes.
Não tenho certeza, mas penso que os webers tem saída para o vácuo, portanto a alteração para carburadores duplos não justifica só por si a compra de um 009.
Os Kadrons/Empi que se vendem agora já tem essa saída para vácuo e nos antigos tb se pode mandar fazer facilmente.

(o\ | /o)
-
estevo
- ✘✘✘
A propósito deste assunto, estive a fazer uma pesquisa sobre o 009 e consegui a seguinte informação:
Este tipo de distribuidor era utilizado pela VW em motores industriais que como sabem trabalhavam constantemente em altas rotações. Penso que isso já diz alguma coisa sobre as características de um 009.
Este tipo de distribuidor era utilizado pela VW em motores industriais que como sabem trabalhavam constantemente em altas rotações. Penso que isso já diz alguma coisa sobre as características de um 009.
(o\ | /o)
-
estevo
- ✘✘✘
-
ricardo6965
Por acaso o meu 009 esta a fazer poço o q posso fazer?
eu tenho um 1600 com cames 120 e 2 carburadores brasilia
eu tenho um 1600 com cames 120 e 2 carburadores brasilia
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
Conheceram aquela publicidade que dizia: eu dou-me bem com..... ! e eu digo: eu dou-me bem com 009! o poço que sentem, muitas vezes poderá vir da bomba injetora do carburador ou do avanço do motor menos bem afinado.
Um abraço.
-
ricardo6965
o distribuidor esta afinado mesmo no traço da poli
-
jcse
- ✘✘✘
Quando aceleramos e o carburador abre a borboleta a mistura de gasolina fica pobre, porque o carburador tem um tempo de resposta até conseguir repor a mistura com o rácio correto. Quando aceleramos a mistura é pobre em gasolina o motor faz o chamado "poço".
Para resolver esse problema há duas soluções.
1- Quando a mistura é pobre em gasolina a frente de chama é mais lenta (a mistura demora mais tempo a explodir). Por isso o distribuidor avança para antecipar faísca. O 009 não tem como fazer essa compensação, porque só têm o avanço centrífugo Só responde às rotações do motor. Os distribuidores de origem tem uma campânula ligada ao carburador o por isso sabem quando o acelerador é pisado através do vácuo gerado quando a borboleta abre e fazem o avanço.
2- Colocar um sistema no carburador que adicione gasolina quando o acelerador é pisado para enriquecer a mistura. Este sistema é a chamado de bomba de aceleração que está do lado direito do carburador Solex e ligado por um sistema de tirantes ao acelerado. Essa quantidade de gasolina pode ser regulada no carburador ( + e - do lado direito do carburado).
Quando instalam um 009 o que geralmente fazem é colocar a bomba de aceleração do carburador no máximo, para tornar a mistura mais rica em gasolina e aumentar a frente de chama. Claro que aumentam os consumos e a poluição.
Espero ter ajudado
João
1- Quando a mistura é pobre em gasolina a frente de chama é mais lenta (a mistura demora mais tempo a explodir). Por isso o distribuidor avança para antecipar faísca. O 009 não tem como fazer essa compensação, porque só têm o avanço centrífugo Só responde às rotações do motor. Os distribuidores de origem tem uma campânula ligada ao carburador o por isso sabem quando o acelerador é pisado através do vácuo gerado quando a borboleta abre e fazem o avanço.
2- Colocar um sistema no carburador que adicione gasolina quando o acelerador é pisado para enriquecer a mistura. Este sistema é a chamado de bomba de aceleração que está do lado direito do carburador Solex e ligado por um sistema de tirantes ao acelerado. Essa quantidade de gasolina pode ser regulada no carburador ( + e - do lado direito do carburado).
Quando instalam um 009 o que geralmente fazem é colocar a bomba de aceleração do carburador no máximo, para tornar a mistura mais rica em gasolina e aumentar a frente de chama. Claro que aumentam os consumos e a poluição.
Espero ter ajudado
João
VW 1302 Jubilee
- superalex
- ✘✘✘✘
dois pontos a reter:
o 009 faz o avanço com a rotação do motor. tudo bem, mas os de vácuo também dependem da aceleração do motor, pois o vácuo é produzido pela velocidade do ar no venturi que também está dependente da rotação, pois é esta que faz aumentar o número de ciclos e consequentemente o volume de ar que atravessa o carburador.
o poço pode ser produzido por falta de gasolina como por excesso na bomba de reprise
sobre o 009 muito se tem escrito ultimamente e há quem o adore e quem o odeie
vou repetir: para mim, é fiável e simples, tal como tudo deve ser
o 009 faz o avanço com a rotação do motor. tudo bem, mas os de vácuo também dependem da aceleração do motor, pois o vácuo é produzido pela velocidade do ar no venturi que também está dependente da rotação, pois é esta que faz aumentar o número de ciclos e consequentemente o volume de ar que atravessa o carburador.
o poço pode ser produzido por falta de gasolina como por excesso na bomba de reprise
sobre o 009 muito se tem escrito ultimamente e há quem o adore e quem o odeie
vou repetir: para mim, é fiável e simples, tal como tudo deve ser
alexandre vicente
-
jcse
- ✘✘✘
Esta explicação está um bocado confusa.superalex wrote:dois pontos a reter:
pois o vácuo é produzido pela velocidade do ar no venturi que também está dependente da rotação, pois é esta que faz aumentar o número de ciclos e consequentemente o volume de ar que atravessa o carburador.
Quando vais a 60km/h em quarta numa subida e aceleras, as rotações do motor não variam de uma significativa, mas há variação de pressão no tubo, que liga o carburador ao distribuidor, por causa da alteração da posição da borboleta.
É essa variação de pressão, que o 009 não é capaz de sentir. O 009 não sabe a posição do acelerador só consegue saber as rotações do motor.
É com o vacum produzido pela borboleta de acelerador que controlas as rotações motor.
João
VW 1302 Jubilee
-
lubisomem01
talvez este post ajuda ao amigo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/2 ... abrir.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/2 ... abrir.html" onclick="window.open(this.href);return false;
- claudiopinto
jcse wrote:Quando aceleramos e o carburador abre a borboleta a mistura de gasolina fica pobre, porque o carburador tem um tempo de resposta até conseguir repor a mistura com o rácio correto. Quando aceleramos a mistura é pobre em gasolina o motor faz o chamado "poço".
Espero ter ajudado
João
Como sempre... um "poço" de informação
Abraços de Leiria