Carburadores Duplos

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A questão não é tão simples asim. Se tiverem uma narina grande ou duas pequenas a distância das narinas aos pulmões é sempre a mesma. :wink:
no caso dos carburadores já não é assim.
Para resolver este problema a Honda fez os VTEC. Os nossos motores standard estão preparados para colectores compridos e AQUECIDOS. São motores para ter binário a baixas rotações e não estão equilibrados para atingirem grandes rotações. Dois carburadores são bons para fazer rotações, mas para isso tens que começar a mexer em outras coisas. Vais passar o resto da vida a mudar peças porque achas que o motor podia ainda estar melhor.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Estava a fazer a analogio a dois pequeno simples em vez de um grande em central para um mesmo motor e volume :) Um pare de 34 ICT deve ser bem melhor que um 36 duplo em central num mesmo motor de tipo 1600 "stock" (E eu a dizer isto, e a pensar colocar o 32 NDIX em central)
O facto de ter collectores curtos traz igualmente uma mistura mais fresca, coisa que o motor aprecia.
Quanto a mudar peças, acho interessante para fazer evoluir o motor consuante as neccesidades, e vontade.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

eu não sei o que é uma "mistura fresca" :?

O problema tem a ver com a qualidade da mistura. a mistura de ar/gasolina tem que ser uniforme e a gasolina tem que estar bem vaporizada. Isso só se consegue com colectores longos e quentes.

Uma das formas de aumentar a potência nos diesel, consiste em aumentar a pressão de injecção com injectores com orifícios mais pequenos para se conseguir uma maior vaporização.

A qualidade dos carburadadores tem a ver com a sua capacidade de manter uma mistura de 13.8 para 1 em todos os regimes. Para conseguir uma mistura o mais uniforme possivel em baixos regimes, os colectores têm que ser compridos e aquecidos em todos os motores e não só nos refrigerados a ar. Nos refrigerados ar são usados os gases de escape nos refrigerados a água o líquido refrigerante.
Um carburador central grande, com colectores de grande diâmetro vai ter pouca performance em baixos regimes, mas o motor vai conseguir fazer mais rotações. Isto na teoria, porque na prática, se tens a mesma árvore de cames e válvulas o resultado vai ser marginal.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Por mistura fresca: a mistura a se deslocar no longo colector central tem tendencia em "aquecer" (ok, não é la muito) ao contacto do colector. O que não acontece nos colectores curtos
Mas é como tudo, a o pro e os contras! Sou pro duplos carburedores, com algumas alteraçoes em "bolt-on" que dão resultados muitos sympaticos sem dar cabo da carteira.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Desculpa mas parece-me que estás a ver o filme ao contrário. Os colectores curtos em aluminio aquecem bastante.
Um colector longo para carburador central SÓ FUNCIONA se a base estiver MUITO QUENTE. Se a mistura estiver "fresca" o carro vai engasgar quando aceleras. "Flat Spot"

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Expliquei-me mal. Ambos aquecem, mas a deslocação muita mais curta resulta na mistura mais "fria" nos colectores curtos. Mas é verdade que os colectores aquece, da ai o interesse de colocar um escudo em baquelique. Tanbem fiquei um pouco espantado, mas ja verifiquei que a temperatura das cabeças ficava mais baixa com colectores duplos. Uns bons 10ºc, o que não é pouca coisa. Claro que um motor com dois duplos fica mais caracterial em baixo, mas não se pode ter tudo

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se a mistura estiver rica a temperatura das cabeças também baixa. Como é que mediste a temperatura?

Será que são os colectores os reponsáveis?
O avanço era o mesmo?
A configuração do motor era a mesma?

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Com uma dessas pistolas de medição de tº a laser. E num mesmo motor 1600 de admissão dupla. O motor estava em "normal" (controlo das velas) Admito que não percebi muito bem

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

HKS, só agora é que reparei na questão da baquelite.
Posso estar enganado mas a baquelite serve para isolar os carburadores do colector, porque os carburadores não devem aquecer muito. Os colectores são apertados directamente às cabeças com uma junta fina apenas para evitar fugas de ar. :wink: Quase que me enganavas :lol:

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O que vocês estão a falar tem a ver com um "IMDU
(Inlet Manifold De-icing Unit)" ?

http://www.cjroberts.com/steve/ht/imdu.htm
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Isto acontece quando o tubo de pre aquecimento esta entupido=> A mistura congela no colector.

nafteiro

Post by nafteiro »

este topico é mesmo fixe...

1º para + potencia + ar , logo carburadores maiores neste caso 36 se for 40 ten k reduzir os venturis

2º pinela errado, se é mais curto aquece + a mistura e não emulsiona a gasolina com o ar correctamente

3º se quem tem 2 carburadores IDF e muda para um ou é burro ou não tem quem lhe afine os carbs, porque se 2 é dificil 1 pior porte vao ter k fazer passar o dobro do ar e gasolina por 1 so.

3º afinal estao a falar dos defeitos por não terem os carbs afinados
se não tem baixas é porque o venturi é incorrecto e não emulsiona a gasolina, os curto mandam gasolina a jorro la para dentro e por defeito so no T3 devem ser usados, quanto maior mais acelaração de entrada melhor emulsificaçºõa e mais potencia

os IDF sao a melhor escolha dependendo do motor pode ser 1 ou 2
o progressivo da cerca de 10 a 15cv dependendo do motor

os IDF conforme já falei em topico pode dar 50cv

mas não se pode descurar o 34 k pode ser modificado, com gigler ,venturi
não vai ter o arranque de duplos mas pode la chegar em ponta...

o ultimo k modifiquei 34pict 1302 1600cc reconstruido dava a descer 180klm
a empurrar um X3 ... com facilidade

se regularem bastante bem os carbs os carros andam melhor e mais

tsch

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

He! He! Isto esta bonito! Vamos a uns 1/4 miles?
Plastic cars sucks!

type82e

idf

Post by type82e »

nafteiro
nao estou a perceber nada, estas a dizer que com um par de idf podemos ter mais 50cv, é isso ?

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Bom, mais curto aquece (?), é uma verdade mas havias de ver o meu carro agora na autopista...não há engasgos nem poços. Aliás, tens um bom exemplo nos tipo 3, são uns colectores bem mais pequenos e nunca tive problemas por isso!
Plastic cars sucks!

Post Reply