Motor 1914 CC Low Budget

Post Reply
PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde...

Este fim de semana desmontei um motor 1600 bloco AS41 para recuperar algumas peças e fiquei super contente... :D

Pois o BLOCO estava em optimo estado; jà tenho um bloco bom para o 1915cc.
Falta rectifica-lo para receber os cilindros em 94mm e fazer a alteração para FULL FLOW.

Mais tade vou colocar fotos deste jà retificado... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

nelsonsoares

Post by nelsonsoares »

Pavik axas que o meu motor 1200 de 1961 consigo fazer um projecto assim como tu falas???

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia Nelson...

O teu bloco é um bloco antigo com galerias de oleo de pequeno diametro; Não te aconselho esse bloco para este projecto... :(

Tenta encontrar um bloco mais recente...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Podes comprar um bçoco bnovo por 500 euros. Às vezes mais vale começar um projecto novo e potênte com uma base sólida (bloco e cambota)

João

PAVIK

Post by PAVIK »

Não é necessàrio comprar um bloco novo para este projecto...

O objectivo é fazer um motor com o minimo de investimento mas que funcione para mostrar que é posivel tirar alguns cavalinhos dum motor carocha com relativamente pouco dinheiro... :D

Mas fazendo as coisas com um bom control de todas as peças utilisadas...

Por isso encontrem blocos em bom estado e mãos a obra.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

O mês passado desmontei um motor que tinha sido preparado por alguém que não interessa mencionar o nome. Mas que nos dà um bom exemplo.

Como jà vos tinha falado a rodagem da arvore de cames é muito importante... :D

Durante vinte minutos vamos dar vida aos nossos motores se essa rodagem não for bem feita pade ter resultados catastroficos...

Por isso tomem atenção " durante 20 minutos (10+10) fazer rodar o motor entre as 2500 e 3000RPM dependendo das arvores de cames por exemplo SCAT aconselha 2500, por sua vez WEBCAM diz 3000 RPM "

Antes disso é preciso fazer subir a pressão de oleo. Para rodar o motor com o motor de arranque é melhor desmontar as velas, e desmontar os martelos das valvulas para que as toches não forcem sobre a arvore de cames enquanto o motor roda a baixa rotação. Somente depois é que montamos tudo par po-lo a trabalhar...OK

Se não o resultado é este que vous vou mostrar:

Image

Image

Image

Como podem ver as tuches têm micro ranhuras devido a uma rodagem mal feita... :cry:

Na ultima foto vemos uma came em que ficou bem danificada com ranhuras profundas...( não serve para mais nada o tratamento de superficie foi-se)

Deste motor foi investido muito dinheiro para nada, ao fim de poucos kilometros começou a dar problemas...

O nosso objectivo neste projecto é fazer um bom motor mesmo com peças de ocasião e algumas peças novas...OK

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

Post by Ricardo Meneses »

PAVIK wrote:Bom dia Blueproject...

Sim vais notar muita diferença se passares a 1914cc

Eu lanço um desafiu " CRIAR UMA CLASSE 1914 ", para isso é preciso adeptos para fazermos varios motores 1914 cada um com uma configuração pessoal; para depois compararmos e possivelmente fazer uma prova num circuito... :D

Quem alinha nisto????????????????

Vamos là malta toca a preparar esses motores... :lol:

Até breve...
Bem PAVIK, eu ja tenho um motor dentro dessa classe!! :P O meu tem a seguinte configuração:

*Cilindros e pistões Mahle para 1915cc
*Cambota contrabalançada
*Câmaras de combustão trabalhadas e admissões polidas
*Arvore de cames ENGLE 120
*Distribuidor 009
*Bobina Petronix Flamethrower
*2 Carburadores Weber 40 com admissões CB Performance

De salientar que tem também alguns pormenores a nível de funcionamento dos martelos das válvulas para não ter tanto atrito em altas rotações (as alterações feitas no motor foram pensadas também para lhe dar saúde! :P) e que o motor ainda não foi testado com a ENGLE 120! Ele é mais ou menos recente...

Proximas aplicações

(+/- curto prazo :P ):
Breether e bomba de gasolina eléctrica de alto débito.

(+/- longo prazo):
Umas Magnum 44 ou Street Eliminator (é o meu sonho...)
Ricardo Meneses

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia Ricardo...

Fico contente em saber que jà tens o teu motor 1915 a andar... :D

Assim jà tens avanço em relação ao restantes participantes e podes motivar a malta...

Quanto as cabeças que tens; podes-me dizer os detalhes???????

Se pensares mudar de cabeças não compres as STREET ELIMINATOR. Pois são umas cabeças que jà estão fora de moda. Porque aquecem e não dão para andar na estrada; e a nivel de potencias jà estão ultrapassadas pelas MAGNUM 044.

Eu no meu projecto 1915 ainda não sei o que vou montar; estou indeciso entre as MAGNUM ou umas 040 bem trabalhdas com valvulas 40X35 com molas duplas... :D

Passa o teu carocha num Banco de potência e mostra-nos os resultados do teu motor...OK

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

PAVIK wrote:Bom dia Ricardo...

Fico contente em saber que jà tens o teu motor 1915 a andar... :D

Assim jà tens avanço em relação ao restantes participantes e podes motivar a malta...

Quanto as cabeças que tens; podes-me dizer os detalhes???????

Se pensares mudar de cabeças não compres as STREET ELIMINATOR. Pois são umas cabeças que jà estão fora de moda. Porque aquecem e não dão para andar na estrada; e a nivel de potencias jà estão ultrapassadas pelas MAGNUM 044.

Eu no meu projecto 1915 ainda não sei o que vou montar; estou indeciso entre as MAGNUM ou umas 040 bem trabalhdas com valvulas 40X35 com molas duplas... :D

Passa o teu carocha num Banco de potência e mostra-nos os resultados do teu motor...OK

Até breve...
O meu carro neste momento encontra-se desmontado por isso para já, nem rola nem dá pra ir a banco de potência! :P Mas é mais uns tempos... espero eu...!!

Em relação às cabeças, na altura que o motor foi desmontado, elas tinham umas chapas no interior que diziam "042". Por isso pensamos que seriam recondicionadas e na altura ficamos com a ideia que seriam umas intermédias entre as 040 e as 044 (posso tar a dizer a maior das babuseiras mas por favor, quem souber, que me explique ao certo o que significa isso!). As válvulas realmente pareciam um pouco diferentes das originais mas não sei. O que elas levaram foi um tratamento artesanal! As camaras foram retrabalhadas e as condutas de escape foram todas polidas!

De resto o maior trabalho que elas tiveram (como se o trabalho artesanal já fosse pouco :P ) foram mesmo a nível dos martelos das válvulas! Os originais têm umas molas que fazem com que haja atritos, o que já não se passa com estes, pois essas molas deixaram de existir.
Ricardo Meneses

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos

Em relação as cabeças existem vàrios modelos com varias referncias 040 , 041 , 042 , 043 , 044 entre elas exitem diferenças; Mas aparentemente são todas iguais.

Hoje estão mais na moda as 043 como base para preparação devido a sua grande capacidade de arrefecimento e ao design das comdutas de admissão. ( menos trabalho e melhores resultados mas admitem no maximo valvulas de 42x37mm).

As 044 são cabeças que devido a sua robustez permitem montar valvulas grandes do tipo 44mm admissão e 37,5 mm para o escape ou valvulas em titanio de 45 e 38 mm. ( com estas cabeças é possivel passar a barreira dos 200 Cv ).

Eu para o meu projecto 1915cc vou utilisar possivelmente de 040 com valvulas 40x35,5mm bem trabalhadas para tirar o maximo de potencial... :D

Para a proxima vou colocar aqui umas fotos das cabeças em fase de preparação...

Até breve...
Last edited by PAVIK on 01 Dec 2008 22:26, edited 1 time in total.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

@Pavic,

tivemos a ver o numero do bloco e é AS563263, como é que se sabe se é um AS41?

em relação às alterações que nós queremos fazer, estavamos a pensar no seguinte;

Bloco rectifcado para pistons 1914cc
cambota de origem aligeirada
Bielas de origem
arvore de cames original
cabeças "rebaixadas" com válvulas originais e admissões polidas
2 Carburadores Weber 040
Distribuidor original
volante aligeirado

como deves calcular este projecto é mesmo low-cost achas que se obteria bons resultados com esta configuração?

abraço

João e Gui

Ricardo Meneses

51reutter wrote:@Pavic,

em relação às alterações que nós queremos fazer, estavamos a pensar no seguinte;

Bloco rectifcado para pistons 1914cc
cambota de origem aligeirada
Bielas de origem
arvore de cames original
cabeças "rebaixadas" com válvulas originais e admissões polidas
2 Carburadores Weber 040
Distribuidor original
volante aligeirado

como deves calcular este projecto é mesmo low-cost achas que se obteria bons resultados com esta configuração?

abraço

João e Gui
Boas olha vou dar-te a minha opinião!

Desde que entrei nestas brincadeiras dos motores "kitados", sempre me disseram que se queres um carro para andar na estrada e fiável, não rebaiches as cabeças do motor... acho que consegues ir buscar a mesma potência (ou quase a mesma) por outros lados, sem colocares em risco a fiabilidade e integridade do motor para usares no dia-a-dia. Trabalha a admissão e os escapes por exemplo...e se calhar em vêz de gastares dinheiro num torneiro para te fazer o rebaichamento, porque não investires numa arvore de cames? Por exemplo uma "Bugpack 110" (que era a que eu tinha anteriormente)...é mais "aguçada" e faz com que as valvulas fiquem um pouco mais tempo abertas e é o suficiente para entrar mais mistura para as camaras de combustão! E mais mistura=maior explosão!

Olha eu lembro-me que só com a alteração dos escapes originais para uns "artesanais", senti uma diferença brutal!

Acho que não disse nada de errado! Corrijam-me por favor! :P:P
Ricardo Meneses

Loyo

Post by Loyo »

Boas João e Gui
Também importante para um bom desempenho e afinação é um 009 e ainda mais com dois duplos.
Cumprimentos

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

O interesse deste projecto é que cada um faça a sua pròpria configuração dentro das suas possibilidades. Quando tivermos os motor a andar passarmos ao banco de potência e tirarmos conclusões todos em conjunto...

Quanto as vossas questões:

51Reutter gostei da tua configuração, sò discordo em deixares uma arvore de cames de origem. Pois assim vais ter um motor com um binàrio enorme e com dificuldade em subir de regime. Precisas de abertura nas valvulas para encher esses cilindros de 94mm.

Ricardo quanto a preparação das cabeças e a taxa de compressão é um assunto que eu tenho jà alguma experiência... :D
Posso te dizer que as cabeças são preparadas em função das arvore de cames utilizadas. Para uma arvore de cames menos eficiente precisas de mais taxa de compressão; por sua vez para uma arvore de cames eficiente podes trabalhar com taxas de compressão de 8 a 9:1.
Por exemplo um motor com uma arvore de cames ENGLE W110 podemos utilizar uma taxa de 8,5:1 para uma utilização de todos os dias. Mas para uma W120 que é mais eficiente podemos trabalhar com uma taxa de 8:1.
Eu gosto de utilizar taxas entre 9 e 10:1 com arvore de cames eficientes... :D

Loyo tens razão para uma configuração com dois carburadores duplos é necessàrio no minimo um distruibuidor 009. Mas isso é uma peça que se pode substituir facilmente durante as afinações do motor e verificar os resultados de imediato. Mas as arvore de cames temos de escolher bem porque para a trocar implica desmontar todo o motor... :cry:

Até breve e boas preparações...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

51reutter wrote:@Pavic,

obrigado pelas respostas, mas em relação ao bloco, como sei se é um AS41?

então deveremos por uma ENGLE W110? melhor opção valor/qualidade?

gracias

João

Post Reply