alterar cilindrada

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Era bom sber qual o teu proposito nesse motor. Os que apresentaste são motores concebidos para o 1/4 mile, provas curtas de arranque, onde a vida do motor é curta, importando unicamente fazer o percurso no menor tempo possível!

Se queres um motor para o dia a dia, é sempre aconselhavel avançar para uma cilindrada não tão alta para não encurtar demasiado a vida do motor, com os devidos upgrades no sistema de refigeração e afins.
Plastic cars sucks!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Difficilemente se podera comparar o motor boxer arrefecido a ar dos VW com um conceito de base dos anos 50 que conheceu pouca evoluição e um motor moderno arrefecido a agua.
Para colocar um turbo "DIY" num motor vw ar, varios problemes vão se colocar como
-a escolha de um turbo, que não pode ser muto grande, nem muito pequeno. Resolver o problema da lubrificação, e do espaço para um intercooler (se intercooler)
-a escolha de do modo do turbo, a soprar ou a aspirar no ou nos carburedores
-a escolha do/ dos carburedores, e a modificação do/ do(s) mesmo(s) se o turbo esta a soprar dentro
-o avanço total da distribuição
-a escolha da arvore de excentricos (para limitar o lag)
E assim por continuar :/
Nada é impossivel, mas requier alguma experiença acho eu.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Finalmente tenho um tempo para escrever umas palavras.

A escolha do combo de um motor recai sempre sobe o uso a que se quer dar.
Mas há coisas que são eternas:
- Cilindros mais largos dão binário
- Combota maior dá mais potencia.
- Rotações matam o motor.

Para saber que cilindradas podes fazer podes usar este engine calculator. Tens combotas de 64 (1.2), 69 (1.3 a 1915), 72, 76, 78, 82 e 84mm. Tens cilindros de 77 (1.2 e 1.3), 83 (1.5), 85.5 (1.6), 87, 88, 90.5, 92 e 94mm.

EM relação à construção dum motor grande, turbo ou não, a cilindrada mais concretamente a combota e os pistons são os elementos de menor preocupação. Basta comprar de boa qualidade que não nos preocupamos mais com eles. Agora são as pequenas coisas que dão problemas. Bielas, parafusos, bronzes é que podem não aguentar a potencia do combo.

Tou a planear e a comprar o material para fazer um motor assim: 2180cc . Este motor segue a regra presente na trindade aqui representada. Um carro barato e rápido nunca vai ser fiável e um motor rápido e fiável nuca vai ser barato.

Rápido
|........\
|...........\
|..............\
|.................\
|....................\
|.......................\
Fiável-----------Barato

Esta trindade aplica-se sempre, independentemente das capacidades do construtor, se é turbo ou não, se é para street ou strip.

Hangover

Post by Hangover »

Pelo que tenho lido aqui, vou ter que estudar muito sobre os motores VW aircooled, antes de me dedicar ás "invençoes".
Eu quero ver se monto um que tenha bastante power, na casa dos 200 + cv, bastante fiavel e acima de tudo que nao me arruine a conta bancaria :lol: .

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

É bom que tenhas uma carteira muito, mas muito grande....porque depois de teres o motor vais partir a caixa de velocidades e depois de trocares a caixa por uma mais robusta e mais comprida vais partir os semi-eixos....e depois de acelerares vais precisar de travar e como a estrada também tem curvas vais precisar de curvar.... :wink:

João

Enz0

Post by Enz0 »

falando nas intençoes de motor do Hangover, motores que se vê na net como as imagens que postou, fora o ultimo com compressor penso, são motores contruidos do zero...por vezes, blocos construidos de raíz, assim como o resto. um bloco tipo 1, com um 2100cm3 montado, fica muito fragilizado...só mesmo para "runs" ao fim de semana

se quiseres um coisinha para começar, com um volksrod que pelo que vejo é o objectivo, primeiro tratar do carro todo, tratar de suspensão, travões, chassis, reforços ou não...pensar muito bem isso, para nao acontecer como jcse diz.

e para um 1st stage, se calhar um 1600 reconstruido, com uns pózinhos, arvore de cames, capas e bronzes como deve de ser, tudo bem rodado e depois assapar...e depois se calhar um turbo sem debitar muita pressão. mas para o turbo, a arvore de cames claro que tem que ter o diagrama de distribuição apropriado.

a nivel de carburaçao pode faze-lo pondo o carburador na admissao do compressor (respectivamente o caracol da admissao e compressao do turbocompressor, para nao confundir) ou depois da compressao..este ultimo facilita uma instalaçao de um intercooler, impossivel no primeiro que referi, mas tem que ser um carburador/es preparado para tal, de preferencia vindo de outro carro turbo, ou um carburador que tenha disponivel juntas que suportem a carga do turbocompressor.

e se calhar com este 1600, low budget, pode andar ai assapar durante uns 25.000km e curtir, até passar para outro "stage". nao quer dizer que nao faça mais km's, mas fazer cerca de 30.000km, com um motor de origem apenas reconstruido e com alguns pós, acho bastante bom, até porque quem faz isto nao quer ficar com o mesmo motor durante anos. também é facil fazer com que faça 50.000 ou 100.000 com pouco mais...cilindros, pistons e cabeças principalmente como deve de ser, já agr uma cambota com pesos e tudo equilibrado para nao haver desgraças :p
mesmo um de geometria variavel
turbos de geometria variavel só em carros a diesel :wink: a porsche já implementou um modelo que não me recordo qual, a gasolina claro, com um turbo de geometria variavel..que eu saiba ainda foi a unica a implementar tal. isto porque alhetes que fazem a geometria variar o fluxo de admissão, nao suportam o poder calorifico dos gases de motores a gasolina, cerca de 200 - 300 ºC.

vamos primeiro aprender a andar, antes de começar a correr :wink:

bem, chega de testamento eheh

espero ter podido ajudar em alguma coisa :D
Automotive Technical Support and Training

Hangover

Post by Hangover »

Bom com isto tudo descobri que tou no local certo para ter ajuda, de gente muito entendida na matéria.
A todos obrigado pelos esclarecimentos e vou entao começar por comprar um carocha completo para Volksrod restauro e dps sim pensar no motor.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Enz0 wrote:falando nas intençoes de motor do Hangover, motores que se vê na net como as imagens que postou, fora o ultimo com compressor penso, são motores contruidos do zero...por vezes, blocos construidos de raíz, assim como o resto. um bloco tipo 1, com um 2100cm3 montado, fica muito fragilizado...só mesmo para "runs" ao fim de semana,
è possivel andar no dia a dia com um motor envenenado acima dos 2l que seja muito fiavel e muito potente, basta olhar para os catalogos da Berg por exemplo para ver que ha soluçoes para todos os desejos mais segredos de Subaru Killers, mas os custos de construção e assemblagem, bem, vão ser brutais, digamos uns 55/60€ por cavalo? Sem falar da manutenção

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Sem querer iniciar qualquer polémica, vou expressar a minha opinião sobre este tema.

Já estive nos Estados Unidos, mais concretamente na California, onde tive a oportunidade de visitar algumas das firmas de restauro, preparação e alteração de VW assim como de venda de peças, muitas delas publicitadas na VWTrends americana.

Vi e experimentei alguns carochas com motores alterados, desde 1776, 1835, 1915 a 2200 cc.

Fiquei absolutamente decepcionado.

a potência anunciada, só mesmo a muito altos regimes...

consumos astronómicos... ( a gasolina lá, mede-se não ao litro , mas sim aos galões, cerca de 5 litros ),

Com excepção dos motores 1776, nenhum dos outros estava montado em carochas que circulassem no dia a dia...

Os enormes carburadores Webber, KAdron, etc., são de uma dificuldade extrema na respectiva afinação...

Trajectos curtos e de cidade, significam uma visita à oficina para nova regulação...

Nenhum dos preparadores, na venda de um motor completo, dava garantia superior a 10.000 Kms...

Conheço apenas um preparador, na Alemanha, que dá garantia da preparação de motores tipo IV e efectua a restante alteração nos carochas ( chassis, amortecedores, molas, travões, caixa de velocidades ) permitindo uma utilização no dia a dia com potências entre os 110 e os 190 cavalos e consumos muito moderados.
Custos: a partir de 30.000 EUR.

Não tenho a menor dúvida sobre a total falta de fiabilidade, inadequação para uso diário, consumos elevados, manutenção exigente e permanente, custos elevadíssimos da quase totalidade das alterações divulgadas e publicitadas com excepção dos motores 1776, nas versões bem construídas

Os carochas não foram concebidos para atingirem prestações de potência e velocidades elevadas...

Acho que é preferível optar então por um Porsche 911 ou um VW Porsche 914 que acabam por custar menos dinheiro e têm potência, fiabilidade e possibilidades de utilizar diáriamente.

Continuam no universo dos motores boxer, refrigerados a ar, tracção traseira...

Para fianalizar. Qual o interesse de ter um motor caríssimo para acompanhar durante pouquíssimos kilómetros um automóvel moderno?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Embora a base é igual, o conceito europeu dos VW Ar alterados é bastante differente, por responder a necessidades differentes, e so preparadores US pouco evoluir desde dos anos 80, enqaunto a Europa ja lhe passou a perna.
Ja andei un 1915, com o qual fiz mais de 25oookm antes de partir (sobre uma falha da escolha de uma peças, e no meu caso as molas das valvulas, falta de experiença e de dinheiro...para não dizer de juizo :) ), e ja dei cabo de um 1300 em 20 (vinte) km :/ muito mal montado.
Na minha visão das coisas um preparado montado com todos os cuidados, com a escolha certa de peças (the right combo), utilizado com respeito (ler, não lhe meter pé dentro a frio) e com uma manutenção rigorosa, num uso daily e umas brincadeiras de fim de semana podera viver bem alem de 50000km antes de começar em pensar em mudar um jogo de camisas/ pistoes (menos por os kit tipo 1641, 1677, 1835, seja os montagem de camisa fina)
Os 55/60€ é para cada cavalo em compra de peças, a mão de obra é outra historia
Agora algo que é facto nos EUA, os cavalos são vendidos para satisfazer o cliente, mas a realidade é outra. È cada vez mais comun ver no The Samba motores "key on" pour "meia duzia" de dollars com xpto cavalos, e de facto como o disse o Kasten são autenticos sacos rotos, bem aquem do esperado, mas a factura esta bem ai.
Depois no mesmo site vez gajos a chorar os 3000$ pagos, quando se descobre que o motor esta montado aos trambulhoes, com as taxas diffrentes de piston a piston, cambota de fundição, cabeças apertadas a chave de roquete pneumaticas, etc.... E ha os outros
E como tudo, ha de se separar o trigo do joio.
Last edited by Hong Kong Syndicate on 22 Aug 2007 20:08, edited 1 time in total.

Chris

Post by Chris »

outra foto com turbo montado, bem giro :twisted:

Image
If the Van is Rockin' don't come Knockin'!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Eu vi eseses motores em Pomona, era engraçado velos a dar ao starter e a pular em cima de caixotes!

Eu cada vez mais acho que um 1600 ou 1300 bem preparado e com os devidos pesos e medida podem satisfazer quem quer andar dia a dia, com uns cavalos de sobra.
Plastic cars sucks!

zef

Post by zef »

hqs quando falas de 60€ por cv, num 1600 std (50cv) para aumentar para 80 cv tenho que pagar os 30 cv que faltam x 60€ (1800€), ou tenho que pagar os 80cv x 60€ (4800€)

cumps

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Se fores a 100% de peças novas para um motor novo...sim
Agora se tiveres uma base boa e completa de 1600 ou 1300 (um bloco as 41) em bom estado podes te safar por "pouco" mais do que um kit camisa/ pistons, arvore de excentrico, touches compativeis, capas, e uns collectores (carburedores e escape), um 009, tirantes e filtros, e em segunda mão uns 36 idf ou dell em sucata, e algumas horas de trabalho para ter os teus 80cv. Sao as grandes linhas. :roll:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Não esquecer o devido upgrade em refrigeração...
Plastic cars sucks!

Post Reply