Motor 1914 CC Low Budget

Post Reply
Loyo

Post by Loyo »

51reutter wrote: então deveremos por uma ENGLE W110? melhor opção valor/qualidade?

gracias

João
Convem fazer um estudo bem elaborado antes de comprar material, por exemplo o preço de uma 110 ou uma 120 ou outra da Engle são iguai.
E como o Pavik referiu as Cames só com motor aberto.
Cumprimentos

Ricardo Meneses

Post by Ricardo Meneses »

Mas PAVIK então por experiência própria, achas que não há problemas em fazer um rebaixamento das cabeças? No meu caso que tenho o motor desmontado e com uma ENGLE 120 pra lá meter, sendo ele um 1915 achas que seria necessário fazer um rebaixamento? Por acaso não sei como está a taxa de compressão do meu mas posso tentar descobrir...

Abraços!
Ricardo Meneses

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Aqui tem um quadro que ajuda a escolher o veio de excêntricos mais adequado, tendo em conta o tipo de utilização que pretendemos fazer.

Nota:
Quem escolhe o lado esquerdo do quadro tem "binário" em baixas rotações.
Quem escolhe o lado direito do quadro tem potência em altas rotações.

“Tradução”:
Daily Driver = Condução diária
Week-end driver = Condução aos fins-de-semana
Competition = Corridas

Image
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde...

Obrigado Estevo, esse quadro conheço bem e jà tinha pensado em colocar-lo aqui no forum...

Responde a muitas perguntas sobre as arvore de cames... :D

Os ângulios que estão no quadro para cada arvore de cames são os ângulos de abertura a partir de 0,50" (1,27mm), esse ângulo é que interessa pois da-nos a abertura utilisavel em graus para cada arvore de cames.

Utilisando este ângulo e o maximo de levantamento das valvulas é que podemos comparar os vàrios modelos de arvore de cames existentes no mercado... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

rala

Post by rala »

um bloco de um 1500 da para montar um motor destes? ou não é o mais indicado? é que me fizeram venda de um motor 1500 completo a trabalhar por 200 euros, nao sei se é bom negocio ou não. em principio depois é para montar o motor a 1914cc! que dizem?

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde RALA...

Eu penso que não é uma boa base...

Pois é um motor de admissão simples; depois precisas de comprar cabeças de admissão dupla. O bloco é um com galerias de oleo de pequeno diametro, logo mais trabalho para modificar as galerias...

Eu não te aconselho essa base para este projecto... :cry:

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

rala

Post by rala »

obrigado pelo conselho! este negocio só é bom porque é meter o motor no carro e andar logo! porque por agora o problema é falta de verba para montar um motor desses e também eu não perceber nada de mecânica! quanto custara um motor 1600 completo a trabalhar ou outra base que de para evoluir para um projecto desses? desculpem la tar a desviar o assunto do topico inicial!

Ricardo Meneses

Ricardo Meneses wrote:Mas PAVIK então por experiência própria, achas que não há problemas em fazer um rebaixamento das cabeças? No meu caso que tenho o motor desmontado e com uma ENGLE 120 pra lá meter, sendo ele um 1915 achas que seria necessário fazer um rebaixamento? Por acaso não sei como está a taxa de compressão do meu mas posso tentar descobrir...

Abraços!
Boas PAVIK! ;)

Olha não me chegaste a responder... supondo que no caso do meu motor a taxa de compressão não é a correcta e que seria necessário fazer o rebaixamento das cabeças, achas que isso se faz na boa? Sem tirar fiabilidade ao motor?

Abraços!
Ricardo Meneses

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia Ricardo...

Em primeiro mede o volume das tuas camaras de combustão, depois medes o teu DH altura do topo do piston ao topo do cilindro quando o motor està no ponto morto superior.

Depois de teres esses valores então podemos calcular a tua taxa de compressão e sò depois te possso dizer se tens de rebaixar as cabeças ou não.( eu não posso adivinhar que taxa tu tens; nem que cabeças são as tuas para te dar um conselho)...OK

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

;) ok PAVIK.

Vou ver se arranjo os valores!

Obrigado na mesma!
Ricardo Meneses

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde Ricardo...

Não te esqueças que com uma ENGLE W120 é obrigatòrio utilizar molas duplas nas valvulas para um bom funcionamento... :D

A partir de uma ENGLE W110 é limite para uma utilização de molas simples EMPI, ou BUGPACK, ou SCAT...(interdição de passar das 6000 RPM).O ideal é utilizar molas duplas... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

PAVIK wrote:Boa tarde Ricardo...

Não te esqueças que com uma ENGLE W120 é obrigatòrio utilizar molas duplas nas valvulas para um bom funcionamento... :D

A partir de uma ENGLE W110 é limite para uma utilização de molas simples EMPI, ou BUGPACK, ou SCAT...(interdição de passar das 6000 RPM).O ideal é utilizar molas duplas... :D

Até breve...
Obrigado pelo concelho! Por acaso não tenho duplas! Que marcas aconcelhas? Existem diferentes tipos conçoante as cabeças que se tenha? E preços?

Abraços!
Ricardo Meneses

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde...

Eu utilizo as molas BUGPACK HI-PERF pois têm uma boa relação preço qualidade, por vezes utilizo também as GENE BERG, as EMPI são a evitar...

Tens também as CB performance que são medias...

Podes ver no topico "preparação motor TYPO 4 2366cc" um comparativo que fiz sobre as molas de valvulas...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

Já estive a ver o topico! ;)

Tu lá dizes para ter em atenção a cambota que se vai usar... tipo tem que ser alguma em especial ou uma qualquer contrabalançada serve? É que não sei a marca da minha mas é contrabalançada e se não me engano, forjada também! Comprei-a nova na Mechatechnic... custou cerca de 300€...
Ricardo Meneses

Gui

Post by Gui »

Pavik,

Neste motor "1914cc" é necessário abrir o bloco por causa da passagem das bielas ?

Nova configuração do motor do Gui e João (51reutter)

Bloco rectifcado para pistons 1914cc
cambota de origem aligeirada
Bielas de origem
arvore de cames ENGLE W110
cabeças "rebaixadas" com válvulas originais e admissões polidas
2 Carburadores Weber 040
Distribuidor 009
volante aligeirado

A ideia principal sobre este motor é conseguir um binário bom sem necessidade de puxar rotação para potencia.

Fico a aguardar opiniões

Abraço

Gui

Post Reply