Pneus

User avatar
Jorge Silva
Posts: 758
Joined: 02 Oct 2007 08:37
Location: Arneiro - Carcavelos

Post by Jorge Silva »

eu diria mais ainda :roll: :shock:

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Post by HUGO bOSS »

É verdade... o meu Ford Comercial teve de levar dois pneus desses por causa disso mesmo... mais carotes... também desconhecia até à altura... :?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

1959
Posts: 628
Joined: 03 Jul 2007 16:57
Location: quinta do conde/sesimbra

Post by 1959 »

gostava de fazervos uma pergunta
um pneu 165/80/15 é equivalente a 165/380 certo?
ja agora adquiri-os e nao sao reforçados (letra c) vai chumbar na inspecçao?.
e ja agora tenho de mudar alguma coisa no livrete, colocando eu uma equivalencia nas medidas actuais^?

penso que nao, mas quem estiver mais por dentro que me possa exxplicar, porque este topico nao esta muito claro nesse aspecto.

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Post by jcse »

Nunca vi um pneu com a referêncai 165/380 :?

Se no livrete tem C então o pneu tem que ter C senão chumba. O que está escrito no livrete da tua carrinha?

João

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Post by SplitBusFan »

essa medida 165/380 deve ser de algum carro inglês ou francês, que em tempos tiveram essa moda de equipar carros com medidas de pneus onde a jante vinha expressa em milimetros. 380 mm são 14.96 polegadas, quase 15".

1959
Posts: 628
Joined: 03 Jul 2007 16:57
Location: quinta do conde/sesimbra

Post by 1959 »

o livrete diz pneus~:165/380 sem C sem nada
e o carro é portuga nao é ingles
era um pneu diagonal e nao radial
ja encomendei pneus para aminha menina 165-80-15 bem se nao dá eu parto tudooooooooooo loll :shock:

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Post by SplitBusFan »

cruzes canhoto, a tua split vem mesmo com essa medida averbada no livrete?

User avatar
Jorge Silva
Posts: 758
Joined: 02 Oct 2007 08:37
Location: Arneiro - Carcavelos

Post by Jorge Silva »

O livrete da minha carrinha vem averbado 7.00X14

Dirigi-me a um centro de inspecções e perguntei qual era a equivalência daquela medida para medida radial.

Resposta:
185R14
195/80R14

e ainda me disseram outra medida que não decorei, salvo erro era 175, qualquer coisa.

Se fosse necessário o C, eles teriam dito.

Por acaso, comprei 185R14C, mas foi pelo preço que me foi oferecido e não a pensar que iria chumbar na inspecção, que não chumbava de certeza absoluta, pois só existe uma tabela de equivalências e será igual em todos os centros.

Efectivamente o C quer dizer que tem as telas do pneu reforçadas e estes pneus são utilizados nas carrinhas de transporte de mercadorias.

Mesmo que algum inspector "embirre" pela falta do C, é só pedir-lhe que veja a equivalência do diagonal para o radial.

Acho que tem a ver também com o peso bruto, digo eu...

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Post by jcse »

O índice de carga de um pneu tem a ver com o peso bruto. O índice de velocidade tem a ver com a velocidade máxima que o carro pode atingir independentemente da velocidade que se pode circular legalmente.

João

zef
Posts: 712
Joined: 24 Jan 2007 18:30
Location: Ericeira

Post by zef »

boas

tenho uma duvida em relaçao aos pneus.
em que ano mudaram de R15 para R14

cumps
VW 1302 S daily "RAT" driver

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Post by SplitBusFan »

jcse wrote:O índice de carga de um pneu tem a ver com o peso bruto. O índice de velocidade tem a ver com a velocidade máxima que o carro pode atingir independentemente da velocidade que se pode circular legalmente.

João
Uma pequena correcção, o indice de carga tem a ver com o Peso Máximo admissivel por eixo (ou peso bruto por eixo, como preferirem chamar) e não tem nada a ver com o Peso Bruto do carro, são coisas diferentes, não as misturem.

Já a letra C não tem nada a ver com indice de carga.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Post by Carlos Baptista »

Antigamente as medidas dos pneus eram expressas em polegadas.

Ora, se uma polegada tem qualquer coisa como cerca de 23 mm (corrijam-me) é só fazer as contas e encontrar a medida de pneu radial que mais se aproxima.

Antigamente, até se metiam mais duas libras de pressão, nos pneus radiais do que nos pneus normais.

O curioso da questão é que o pessoal dizia que os pneus radiais eram pneus de baixa pressão, quando era precisamente o oposto.

Mas como os radiais faziam aquela bochechinha!....

Lembro-me de haver clientes que só calçavam pneus michelin XAS. Não sei se ainda existem.

Outros havia que queriam as rodas de trás equilibradas! Tá bem abelha!

Se o cliente estivesse ao pé de nós! Que remédio!

1959
Posts: 628
Joined: 03 Jul 2007 16:57
Location: quinta do conde/sesimbra

Post by 1959 »

de facto tenho averbado 165/380
mas de facto um dos pneus velhinhos que estavam na carrinha diziam esssa mesma medida ou seja 7.00/14 penso que seria o suplente pois os outros têm jante 15 loloooo :D
isto é que vai ali uma açordaaaaaaa
uma jante 14
e 4 rodas jante 15 pneus apenas diziam old fashion(que marca seria aquela porra toda recequida.
bem mas ja arranjei pneus novitos mas alguem me sabe dizer se a tinta para plasticos agarra no perfil do pneu?
´q ue tem la uma tira do pneu que gostaria de pintar, caso desse.
ja alguem esperimentou se da para pintar ou nao

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Post by SplitBusFan »

1959, no meio dessa açorda toda vê lá se não estás a comprar pneus errados.

zef
Posts: 712
Joined: 24 Jan 2007 18:30
Location: Ericeira

Post by zef »

ja que niguem me liga voltou a por a mesma questao
:(

tenho uma duvida em relaçao aos pneus das carrinhas
em que ano mudaram de R15 para R14

cumps
VW 1302 S daily "RAT" driver

Post Reply