Pneus
- Jorge Silva
- ✘
- Posts: 758
- Joined: 02 Oct 2007 08:37
- Location: Arneiro - Carcavelos
-
HUGO bOSS
- Site Admin
- Posts: 25808
- Joined: 24 Jan 2007 19:17
- Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL
-
1959
- ✘
- Posts: 628
- Joined: 03 Jul 2007 16:57
- Location: quinta do conde/sesimbra
gostava de fazervos uma pergunta
um pneu 165/80/15 é equivalente a 165/380 certo?
ja agora adquiri-os e nao sao reforçados (letra c) vai chumbar na inspecçao?.
e ja agora tenho de mudar alguma coisa no livrete, colocando eu uma equivalencia nas medidas actuais^?
penso que nao, mas quem estiver mais por dentro que me possa exxplicar, porque este topico nao esta muito claro nesse aspecto.
um pneu 165/80/15 é equivalente a 165/380 certo?
ja agora adquiri-os e nao sao reforçados (letra c) vai chumbar na inspecçao?.
e ja agora tenho de mudar alguma coisa no livrete, colocando eu uma equivalencia nas medidas actuais^?
penso que nao, mas quem estiver mais por dentro que me possa exxplicar, porque este topico nao esta muito claro nesse aspecto.
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
- Posts: 3477
- Joined: 08 Feb 2008 00:17
- Location: Santarém
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
- Posts: 3477
- Joined: 08 Feb 2008 00:17
- Location: Santarém
- Jorge Silva
- ✘
- Posts: 758
- Joined: 02 Oct 2007 08:37
- Location: Arneiro - Carcavelos
O livrete da minha carrinha vem averbado 7.00X14
Dirigi-me a um centro de inspecções e perguntei qual era a equivalência daquela medida para medida radial.
Resposta:
185R14
195/80R14
e ainda me disseram outra medida que não decorei, salvo erro era 175, qualquer coisa.
Se fosse necessário o C, eles teriam dito.
Por acaso, comprei 185R14C, mas foi pelo preço que me foi oferecido e não a pensar que iria chumbar na inspecção, que não chumbava de certeza absoluta, pois só existe uma tabela de equivalências e será igual em todos os centros.
Efectivamente o C quer dizer que tem as telas do pneu reforçadas e estes pneus são utilizados nas carrinhas de transporte de mercadorias.
Mesmo que algum inspector "embirre" pela falta do C, é só pedir-lhe que veja a equivalência do diagonal para o radial.
Acho que tem a ver também com o peso bruto, digo eu...
Dirigi-me a um centro de inspecções e perguntei qual era a equivalência daquela medida para medida radial.
Resposta:
185R14
195/80R14
e ainda me disseram outra medida que não decorei, salvo erro era 175, qualquer coisa.
Se fosse necessário o C, eles teriam dito.
Por acaso, comprei 185R14C, mas foi pelo preço que me foi oferecido e não a pensar que iria chumbar na inspecção, que não chumbava de certeza absoluta, pois só existe uma tabela de equivalências e será igual em todos os centros.
Efectivamente o C quer dizer que tem as telas do pneu reforçadas e estes pneus são utilizados nas carrinhas de transporte de mercadorias.
Mesmo que algum inspector "embirre" pela falta do C, é só pedir-lhe que veja a equivalência do diagonal para o radial.
Acho que tem a ver também com o peso bruto, digo eu...
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
- Posts: 3477
- Joined: 08 Feb 2008 00:17
- Location: Santarém
Uma pequena correcção, o indice de carga tem a ver com o Peso Máximo admissivel por eixo (ou peso bruto por eixo, como preferirem chamar) e não tem nada a ver com o Peso Bruto do carro, são coisas diferentes, não as misturem.jcse wrote:O índice de carga de um pneu tem a ver com o peso bruto. O índice de velocidade tem a ver com a velocidade máxima que o carro pode atingir independentemente da velocidade que se pode circular legalmente.
João
Já a letra C não tem nada a ver com indice de carga.
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
- Posts: 5404
- Joined: 19 Sep 2007 19:28
- Location: Concelho de Torres Vedras
Antigamente as medidas dos pneus eram expressas em polegadas.
Ora, se uma polegada tem qualquer coisa como cerca de 23 mm (corrijam-me) é só fazer as contas e encontrar a medida de pneu radial que mais se aproxima.
Antigamente, até se metiam mais duas libras de pressão, nos pneus radiais do que nos pneus normais.
O curioso da questão é que o pessoal dizia que os pneus radiais eram pneus de baixa pressão, quando era precisamente o oposto.
Mas como os radiais faziam aquela bochechinha!....
Lembro-me de haver clientes que só calçavam pneus michelin XAS. Não sei se ainda existem.
Outros havia que queriam as rodas de trás equilibradas! Tá bem abelha!
Se o cliente estivesse ao pé de nós! Que remédio!
Ora, se uma polegada tem qualquer coisa como cerca de 23 mm (corrijam-me) é só fazer as contas e encontrar a medida de pneu radial que mais se aproxima.
Antigamente, até se metiam mais duas libras de pressão, nos pneus radiais do que nos pneus normais.
O curioso da questão é que o pessoal dizia que os pneus radiais eram pneus de baixa pressão, quando era precisamente o oposto.
Mas como os radiais faziam aquela bochechinha!....
Lembro-me de haver clientes que só calçavam pneus michelin XAS. Não sei se ainda existem.
Outros havia que queriam as rodas de trás equilibradas! Tá bem abelha!
Se o cliente estivesse ao pé de nós! Que remédio!
-
1959
- ✘
- Posts: 628
- Joined: 03 Jul 2007 16:57
- Location: quinta do conde/sesimbra
de facto tenho averbado 165/380
mas de facto um dos pneus velhinhos que estavam na carrinha diziam esssa mesma medida ou seja 7.00/14 penso que seria o suplente pois os outros têm jante 15 loloooo
isto é que vai ali uma açordaaaaaaa
uma jante 14
e 4 rodas jante 15 pneus apenas diziam old fashion(que marca seria aquela porra toda recequida.
bem mas ja arranjei pneus novitos mas alguem me sabe dizer se a tinta para plasticos agarra no perfil do pneu?
´q ue tem la uma tira do pneu que gostaria de pintar, caso desse.
ja alguem esperimentou se da para pintar ou nao
mas de facto um dos pneus velhinhos que estavam na carrinha diziam esssa mesma medida ou seja 7.00/14 penso que seria o suplente pois os outros têm jante 15 loloooo
isto é que vai ali uma açordaaaaaaa
uma jante 14
e 4 rodas jante 15 pneus apenas diziam old fashion(que marca seria aquela porra toda recequida.
bem mas ja arranjei pneus novitos mas alguem me sabe dizer se a tinta para plasticos agarra no perfil do pneu?
´q ue tem la uma tira do pneu que gostaria de pintar, caso desse.
ja alguem esperimentou se da para pintar ou nao
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
- Posts: 3477
- Joined: 08 Feb 2008 00:17
- Location: Santarém