Motores tipo-4 1700, 1800, 2000

Post Reply
Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

obrigado jnar. sempre no ponto!

já agora se alguém poder falar da diferença entre a caixa do 2000 que o vwtt tem e as caixas dos 303 e 303s, força.

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Olá

Pelo pouco que sei as caixas dos 1303 não tem a mesma robustes necessaria para uma carrinha.

No entanto se optares por estas acho que te deves contentar com a caixa do 1303 e não a do "S" pois tem relações mais curtas.

É que uma carrinha é um belo trambolho para arrastar contra o vento.

A diferença esta no dif e na relação final 8x33 no 1303 ou 8x31 no "S"

Espero ter ajudado (nem que seja a confundir...)

Um abraço amigo

RIcardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

Eu moro numa zona de montanha ( trancoso ). Irei fazer umas viagens quer por portugal quer pela Europa ( espero ). Vou notar muitas diferenças com a caixa do 303 ou do 303s?

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

olá, aqui vai a minha opinião:

Vale a pena meter 2 carburadores (são + 350euros)?
Se a carrinha for para campismo, pesada com os móveis e tudo, eu deixaria os carburadores de origem porque assim o motor tem mais binário a baixa rotação e permite uma condução mais descansada.
Mas se o objectivo for andar bastante depressa, e aguentar o barulho do motor a maior rotação (eventualmente com uns tampões nos ouvidos nas viagens mais longas :lol: ) então eu colocaria os carburadores (mas para não ser o maior cliente da GALP, o melhor seria adaptar um sistema a gás... não tenho experiência com isso, mas o ar deverá continuar a passar pelos carburadores, embora a alimentação de gasolina seja fechada quando trabalha a gás, e os carburadores Duplos Dellorto ou Weber continuam a ser interessantes).
ATENÇÃO: Apesar de uma Bay ser muito mais segura do que uma Split a curvar, é um veículo alto, e eu tenho muito respeito e receio por veículos altos (na minha juventude virei um Jeep Willys a fazer uma rotunda a dar gás para andar de lado com 4 amigos... Por imensa sorte ninguém morreu, e foram todos projectados, mas ainda hoje digo que foi uma sorte o pendura não se ter agarrado com a mão direita ao montante do pára-brisas, pois teria perdido alguns dedos...). Por isso, eu só andaria depressa numa Bay com a suspensão rebaixada atrás e à frente, com uns amortecedores de maior taragem, e com barra estabilisadora mais grossa à frente, e mais outra barra estabilisadora atrás.
Encontra tudo por exemplo na www.JustKampers.co.uk mas os amortecedores que lá têm penso que são os KYB, que são os mais baratos mas acho que são muito duros. Os bons acho que eram os KONI ajustáveis e penso que tenho 2 conjuntos (mas não quero vender).
Tem um link muito completo sobre isso:
http://www.ratwell.com/technical/Koni.html

compensa meter outra caixa? qual a melhor caixa para o motor 2000?
Se mantivesse a caixa 1600, com o motor 2000 ia arrancar sempre em 2ª e depois ao ir em 4ª andaria sempre à procura de outra mudança para meter.
Por isso é imperativo fazer alguma coisa. Uma solução é usar a caixa de uma carrinha 2000 que tem relação de diferencial 4,57:
- o Jorge Daniel, pai do VWTT pode pegar na sua caixa de carrinha 1600, e com mais uma caixa de uma carrinha de 3ª geração (posterior a 1980), e que fosse de uma carrinha com motor 2L refrigerado a ar, ou com motor Waterboxer ele prepara uma caixa igual às que tinham as carrinhas Bay de 1975 a 1979 com motor 2L. Acho que já expliquei isso aqui no fórum, neste tópico ou noutro. Também terá que imprimir cópia dos meus pormenores sobre a ponta do veio primário da caixa, para dar ao Jorge Daniel.
Com esta solução, poderá usar o motor 2000 com o seu volante original e com a embraiagem de 228mm. Isso tem as seguintes vantagens:
- Uma embraiagem de 228mm aguenta muito mais sem queimar o disco.
- Poderá negociar com o Álvaro um desconto, porque ele assim fornece-lhe o motor 2000 com o volante e a embraiagem de origem, em vez de ter que ir arranjar um volante e embraiagem de um motor 1700, que são os unicos que cabem na cloche da caixa de carocha.
- Como mantém uma caixa de carrinha, o Álvaro evita todo o trabalho (que para o Luís seria um custo) de ter que fazer fixações para uma caixa de carocha na carrinha, e de ter que ligar essa caixa ao tirante da alavanca de velocidades.

Quanto a caixas de carocha:
Estou com preguiça de ir verificar os meus Manuais VW, até porque há menos de 1 mês coloquei aqui no Fórum informação sobre as relações de caixas.
- Há as caixas dos carochas com motor 1300 (ou seja, os 1302 e 1303).
- Há a caixa do primeiro carocha com motor 1600 (ou seja, o 1302-S)
- Há a caixa do segundo carocha com motor 1600 (ou seja, o 1303-S).

Penso que a caixa do 1302-S é mais comprida do que a caixa da carrinha 2000 (ou seja, a relação de diferencial da caixa dos 1302-S é numéricamente inferior à relação de diferencial de 4,57 das carrinhas 2000).
Ora com uma caixa mais comprida, não aguentaria a 4ª nas subidas.

A caixa de carocha 1303-S é ainda mais comprida do que a do 1302-S e estaria completamente excluída.

Quanto às caixas dos 1302 e 1303, acho que não se justifica o trabalho de as aplicar numa carrinha, pelos custos da aplicação, e por ser mais frágil que uma caixa de carrinha (para já não falar de que eu iria sempre para uma caixa de carrinha com cloche de 2000 ou de um Waterboxer, para usar o volante e a embraiagem de 228mm do motor 2000).

Se o Jorge Daniel (pai do VWTT) não tiver lá uma caixa de carrinha com a relação de diferencial de 4,57 o Álvaro da Bidoeira tem várias.
Ora o Álvaro não mexe no interior das caixas VW, que é uma especialidade do Jorge Daniel (dos seus tempos do Autocross), pelo que deverá ser o Jorge Daniel a pegar numa caixa de carrinha posterior a 1980 e com relação de diferencial de 4,57 para lhe trocar a frente e substituir o selector lateral pelo selector frontal que corresponde às Bay.

Espero ter ajudado o Luís,
e acho que também estou a contribuir para que o Álvaro e o Jorge Daniel se especializem na especialidade que cada um tem.

Miguel

Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

mais uma vez mto obrigado. este topic tá a ficar muito esclarecedor nesta matéria.

tenho uma ideia aqui em mente que quando tiver tempo já a explico e que acho que seria um contributo fundamental para todos os que ainda virão. algo tipo tutoriais por tema.

já agora, (não sei se fez isso nas apresentações), como é que sabe tanto disto?

Luis Plácido

Quinhentos

Post by Quinhentos »

O Miguel é um espectáculo.
Já agora Miguel acho que temos uma coisa em comum. Conheces os irmãos Pedro e Francisco Ramilo de Alcanena?

Cumprimentos,

Carlos F.

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

Miguel

boa

como fan do T4 sem perceber grande coisa na prática é sempre bom ir lendo os posts de quem sabe

nuno g

narg

Post by narg »

Excelente post Miguel.
Pelo pouco que sei de mecânica e que tenho vindo a aprender nos últimos meses, todas as caixas de velocidades quando estão em quarta velocidade o diferencial anda à mesma velocidade que a cambota do motor, logo pela pouca experiência que tenho e pelo que li também, cada motor leva a sua caixa de velocidades proporcional à força e rotação do motor.

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Caro "Quinhentos".

Efectivamente sou amigo do Francisco e do Pedro. Fui colega de curso do Francisco do 1º ao ultimo ano do curso, e vivíamos na mesma residencial universitária.
Segui com atenção o desenvolvimento dos Kartcross em que o Francisco foi pioneiro. Acabei o curso em Julho de 1984 e lembro-me de nos 2 ou 3 anos anteriores passar muitas horas com o Francisco a desenvolver projectos e ideias para os Kartcross. Tenho fotos minhas de 1986 ao volante de 2 Kartcross em Mação (ainda tinham motor Casal 125 e suspensão atrás de braço oscilante parecida com os atrelados para os cães). E tenho fotos de 1988 ao volante de um Kartcross da Semog muito parecido com os actuais, mas com motor 2CV.

Como és de Sintra, já estou a imaginar que és tu que trabalhas com fibras, pois o Francisco já me disse muitas vezes que eu iria adorar visitar-te.
Caso sejas realmente a pessoa das fibras, posso adiantar-te que deve ser na próxima época que a Barqueta vai participar a sério nas rampas.
Eu vou dar todo o meu apoio técnico, e ainda mais algum apoio ao preparador que a vai colocar a correr...

Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

Falei destas opiniões ao Álvaro pelo que ele me referiu do quanto teórico podem ser estas dicas.

Segue para debate:

1) O Álvaro considera que colocando os carburadores duplos afinados a carrinha consome o mesmo ou possivelmente menos. Aconselhou a colocar.

2) Considera também que a caixa do 303s é a mais aconselhável. Permite tanto maior velocidade como menos consumo. Diz que obviamente que não sobe a serra da estrela em quarta, mas que raramente é necessário meter a 3ª.

Estou realmente a ficar confuso com estas questões. Tenho de tomar decisões e não consigo. Agradeço os vossos comentários.

Cumprimentos

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Podes ter a certesa que dois carburadores á cabeça é mais economico, sem duvida. Digo de esperiência propria e recomendo. Só é mais chato para tirar o motor pois em certos casos tens de os retirar antes.

Quanto á caixa 1302/3, lembra-te que foi feita para um veiculo que desloca cerca de 800 kilos e é baixo, enquanto as carrinhas deslocam 2200 kg e são altas, desenvolvem mais resistência ao vento. Se optas por um motor tipo 4 a caixa do vwtt é a opção ideal, senão mantem a que tens.
Plastic cars sucks!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

tenho uma dúvida e como acho que não tem muita lógica, estar a espalhar tópicos sobre temas aproximados pelo fórum, fica aqui.
tinha um motor 2000 que estava completamente desfeito (excepto, talvez aquilo que realmente interessa a alguns, cabeças e bloco) e acabei por o trocar, por um motor mais completo 1700 tipo IV, mas que ao abrir, descobriu-se que uma das cabeças estava um pouco picada. Como o Miguel deu-me, como parte do negócio, para além dos pistões que estão no motor uns outros de alta compressão, o Rodrigo indicou-me umas cabeças para um Porsche 914, para usar convenientemente, esses pistões extra. O que eu queria saber é:

- quantos cv's tem um motor com estas "características"?

- existe alguma vantagem em usar um motor destes face a um 2000 numa Bay Camper?

- Há alguma peça (carburadores, por exemplo) que eu possa aplicar para melhorar o desempenho? (relembro que o que pretendo é força e não velocidade - quero reduzir as minhas "subidas" a 30-40 km/h)

- que escape será o ideal para usar num motor destes: um original, ou existe alguma alternativa melhor?

Obrigado,
João.

p.s.: (como sou muito nabo, espero estar a chamar os nomes correctos às peças)
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

segundo este site, os 914 têm 80 cv's....estará correcto?

http://www.i0100.com/pt/porsche-914-1.7_ts780mt_p0.htm

se realmente é assim, têm que ter algo mais do simplesmente uns pistões de alta compressão e umas cabeças com valvulas maiores, correcto?
:?
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

GOODBAY

Post by GOODBAY »

Óla a todos e perdoem a ignorancia, mas gostava de saber a vossa opinião em relação ás principais desvantagens no uso de uma caixa 1303s num motor 2l numa bay visto eu ter adquirido este conjunto para equipar a minha carrinha. Apenas pretendo menor consumo a uma velocidade 100 120 pois conto fazer muitos quilometros de estrada.

nafteiro

Post by nafteiro »

boas

para meter o motor T4 2000cc na caixa do T1 é nesseçario uma rebarbadora logo para começar, e se for de origem porsche nem a rebarbadora resolve.

tsch

Post Reply