Preparação MOTOR TIPO IV 2,4 L

Loyo

Post by Loyo »

Parabéns PAVIC
Um trabalho Muito Bom, com a particularidade de o expores com todos os pormenores. :shock:
Obrigado pela partilha, é do melhor que tenho visto pela net em relação á construção de um motor VW AR.
:wink:
Quanto mais fotos melhor :shock:
Cumprimentos
Loyo

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Muito obrigado LOYO... :D

Aqui vão mais umas fotos da montagem deste motor...

Image

Image

Na primeira foto pesei o piston sem a cavilha e na segunda o conjunto completo com segmentos que faz um total de 660 gramas...

Image

Image

Controlei as faces do bloco onde acentam os cilindros par ter a certeza que os cilindros vão ficar bem prependiculares as cabeças para uma boa superficie de contacto... :D

Image

Montei a cambota com os respectivos bronzes e a arvore de cames sobre um meio carter para verificar se rodam bem em conjunto sem pontos duros; Antes de passar a montagem do bloco completo.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Montar sobre a metade esquerda do carter. Os detalhes são importantes assim como alinhar os pontos marcados na cambota com a árvores de cames. :wink:

João

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

Esta manhã estive a controlar duas outras arvores de cames para vos mostrar:

Em primeiro comecei por uma BAS 316° aqui estão as fotos e os resultados...

Image

Image

Image

Image

Resultado: a primeira came corresponde as valvulas de escape do 1 e 3 cilindros com um levantamento de 9,80mm
A segunda came corresponde a admissão dos mesmos cilindros com um valor de 9,72mm
A terceira came corresponde as valvulas de admissão do 2 e 4 cilindros com um valor de 9,71mm.
A quarta came comanda as valvulas de escape dos mesmos cilindros com um levantamento de 9,80mm

A abertura das valvulas de admissão é igual a 9,72 X 1.33 = 12,92mm
Para as valvulas de escape multiplicamos por 1.28 X 9,80 = 12,54mm

De seguida vamos comparar com uma arvore de cames de origem de um motor type 4 1700cc.

Image

Image

Image

As medidas da primeira e ultima cames foram iguais ou sejam o valor de levantamanto das valvulas de escape é de 6,92 X 1.28 = 8,85 mm.

Para a came que comanda o 1 e 3 cilindros o valor de levantamento medido é de 7,45 que equivale a 9,53 mm de abertura das valvulasde admissão.

Para a came do 2 e 4 cilindros o valor medido foi de 7,46 que equivale a uma abertura das valvulas deadmissão de 9,54 mm.

Image

CONCLUSÃO:

___________ WEBCAM 86C________BAS 316°________TYPE 4 1700cc
1 Cams E.....9,86 / 12,62..........9,80 / 12,54.........6,92 / 8,85 mm
2 Cams A.....9,90 / 13,16..........9,72 / 12,92.........7,45 / 9,53 mm
3 Cams A.....9,90 / 13,16..........9,71 / 12,91.........7,46 / 9,54 mm
4 Cams E.....9,86 / 12,62..........9,80 / 12,54.........6,92 / 8,85 mm
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite...

Continuação da preparação do motor TYPE 4:

Image

Image

Image

Image

Esta tarde estive a finalizar as bielas; com uma pequena passagem com lixa fina e depois uma polidela para dar um bom acabamento. Finalmente ficaram todas com 800 gramas.

Image

Image

Pesei o conjunto piston biela para saber o valor e regista-lo; depois meti as bielas dentro de oleo para as conservar até a sua montagem definitiva...

Image

Image

Contolei o peso dos quatro pistons AA e fiquei bastante supreso pois havia somente uma diferença de uma grama; o que não acontece com os pistons MAHLE chegam a ter uma diferença de 8 gramas... :?

Image

Image

Limpei bem a cambota e coloquei os bronzes bem oleados; depois passei aos carteres que foram muito bem limpos para finalizar e soprados por todos os orifìcios, para retirar todas as limalhas e poiras possiveis... :D

Image

Image

Tudo estava pronto foi somente fechar os carteres e apertar com a chave dinamométrica; ao mesmo tempo controlar se a cambota não ficava bloqueada... :D

Image

Image

Passavam uns dez minutos das 20 horas quando acabei de apertar o Bloco e montar o volante de motor para verificar se a cambota rodava bem...

Fiquei contente pois està tudo a correr optimamente; brevemente vamos ter motor a roncar... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Blueproject

Post by Blueproject »

Até vontade de abrir o meu outra vez!! :twisted:

tiago1302_s

Post by tiago1302_s »

amigo Pavik,

Tu pões-me a babar...
Adorava fazer uma coisa dessas...
Adoro mexer em motores , mas não há tempo :cry: :cry:
Air cooled vw is the best.....

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

tenho aqui pela garagem um motor 1200 a mais. o que é possível fazer com isto? até que cilindrada é possível ir?

oddie

Post by oddie »

Boas,

e as bielas ?
não é costume monta-las na cambota antes de fechar o bloco???
Pelo que tenho visto, costumam montar as bielas na cambota antes de fechar o bloco, ou estou errado ??
Last edited by oddie on 14 Nov 2008 14:39, edited 1 time in total.

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Eu, na realidade, tambem sempre montei os motores carocha, com as bielas já montadas no lugar, isto porque, muitas das vezes ao apertar e depois cravar as porcas, acontece que ficam presas, e tem que se dar uma pancadinha de lado para ficarem leves sem prisões. para ver se há prisões e para ter o aperto certo,nas bielas, tem que ser apertadas a SECO! só depois é que se unta com bastante oleo. foi assim que sempre aprendi.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

emorais27

Post by emorais27 »

Boas people

Assim sim, dá gosto ver :twisted:

Eu pouco percebo de mecânica, mas é assim que se aprende 8)
Parabéns Pavik, será que a máquina aguenta gasolina dos aviões lol?!?!? É que já pouco lhe deve faltar para voar :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Continuação de bom projecto e força nisso :wink:

Fiquem bem
Morais

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Eu sempre montei as bielas depois de fechar o bloco... :D
Assim posso controlar se a cambota roda bem; depois de apertar o bloco por completo. As bielas são montadas na cambota antes para controlar se não existem prisões. Mas depois desmonto-as para montar a cambota no bloco, é mais facil para min este processo; porque o conjunto cambota e bielas e bastante pesado logo é mais dificil de centrar os pinos que vão sobre os bronzes e de manusear o conjunto.( Eu utiliso esta tecnica a muitos anos, sò este ano é oitavo motor que preparo).

Eu sabia que este processo ìa criar curiosidade, pois não são muitos que utilisão esta forma de montar os motores VW; mas não se admirem porque ainda não acabei a montagem possivelmente vão ver coisas diferentes...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Neste momento vou ter de esperar um pouco para continuar com a montagem do motor...

Pois foi necessàrio rectificar os cilindros porque estavam mais compridos de 3mm; para obter um DH de 1,5 mm com volume de 60cc na camara de combustão faz uma taxa de compressão de 9,2:1 . Depois explico-vos em promenor estes calculos.. :D

Quando montei provisoriamente os cilindros com os pistons controlei a altura que vai do topo dos pistons ao topo dos cilindros e medi DH=4,5 mm que é enorme... :?

Como tal sou obrigado a "cortar" os cilindros para ter a altura DH pertendida.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Aqui vão mais umas fotos da montagem do motor...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Nestas ultimas fotos podemos ver a diferença que vai do topo do piston a altura do topo do cilindro...

Este valor DH é de 4,5 mm que é enorme por isso neste momento os cilindros estão a retificar para ter um DH correcto de 1,5 mm... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a Todos...

A montagem do motor TYPE 4 vai continuar pois recuperei os cilindros já rectificados, os pistons foram limpos e o topo dos mesmos foram passados a lixa fina...

Image

Image

Image

Image

Os cilindros foram montados sem pistons para verificar se a cambota ou as bielas não tocam nos mesmos...

Isto devido aos cilindros terem descido de 3 mm dentro do bloco mas está tudo bem, existe ainda uma margem de alguns milimetros para a cambota passar no seu movimento rotativo... :D

Image

Image

Deste lado cilindros 1 e 2 já estão montados... :D
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply