Mundar lampadas Standart para LEDS

Post Reply
catfish

Mundar lampadas Standart para LEDS

Post by catfish »

Ora bem estou com ideia de mudar algumas lampadas do carocha para lampadas LEDS tendo em conta o consumo das LEDS, é possivel fazer isso sem qualquer tipo de alteração e já agora quem souber os tipos de lampadas que o carocha leva pedia que me dissessem para assim poder saber quais as lampadas que posso comprar.
Cumprimentos,

Bruno Leite

SplitBusFan
✘✘✘✘

Re: Mundar lampadas Standart para LEDS

Post by SplitBusFan »

o carocha ou qualquer outro vw ar usam lâmpadas iguais a qualquer outro carro, a diferença está só na voltagem, de 6 ou 12 V.

se procurares nos manuais de instruções no thesamba por exemplo, até vem com as potências (W), mas nem aí há muito que enganar:
Stops, piscas, marcha-atrás ou luz de nevoeiro (consoante quem tenha estes extras todos): 21W
minimos: 2, 5 ou 10W

Médios: 45W
Máximos: 55W

Há que ter em atenção ao tipo dos encaixes, quer nos stops/minimos que são de dois contactos (lâmpadas com duas resistências)

Nos máximos/médios: o mais comum são as os encaixes (no farol, não da ficha que são iguais)deste tipo:

Image

mas há adaptadores para usar as modernas H4 que são isto

Image

há também lâmpadas "H4" (não me lembro agora a designação correcta) com o encaixe antigo, dispensando o adaptador

Quanto aos Leds:

Isto agora há leds para tudo e mais alguma coisa, que podem substituir as lâmpadas incandescentes com algumas vantagens. Na minha carrinha socorri-me de um parzinho de leds nos minimos e stops para contornar a descoloração dos farolins, mas se tivesse usado lâmpdas incandescentes de vidro encarnado teria resultado melhor, são é mais dificeis de se encontrarem dos que os leds. A superficie catadióptrica da lente corta um bocado do brilho do led.

Os leds têm outros problemas, que são as tonalidades das cores, há leds que são vendidos/anunciados como brancos mas ficam com uma tonalidade um bocado para o azulada (brancos azulados ou arroxeados, amarelos alaranjados, etc), e isso pode dar chatices numa operação stop ou inspecção, como há coisas que não são carne nem peixe fica-se à mercê de quem está a avaliar e a decidir sobre aquilo, logo a escolher leds convém escolher material que dê luz de cores bem definidas.

De resto não há problema em usar leds desde que respeitem os códigos de cores para cada luz previsto no código da estrada.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

no caso de substituir lâmpadas de incandescência por leds nos piscas, podes ficar com o relé mais lento ou mesmo sem abrir o contacto (luz fixa)
alexandre vicente

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

obrigado pela dica superalex, mas já devem haver leds preparados para isso ou pelo menos forma de solucionar o problema não?
sei que já há leds que para luzes que apagam progressivamente (fade) e para carros com rede can bus.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

não sei, mas há uns relés electrónicos que podem ser utilizados para resolver o problema. se deixares ficar uma das lâmpadas de incandescência (a de trás ou a da frente)com o relé normal em princípio não vais haver problema faz é o intermitente mais lento o que até te a sua piada
alexandre vicente

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Tenho aqui um colega que já "mundou" (mudou) tudo numa 250 (mota) e resulta, não foi necessário "mundar" (mudar) nada, foram só as lampadas pelos leds.
Mas não fica tipo "alentejano" fica =.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

é porque já tem o tal relé electrónico
alexandre vicente

fabio alexandre

Post by fabio alexandre »

Boas catfish

ate se pode trocar td para leds mais vais ao inpeçao chumba te o carro dizendo que aquele tipo de luzes nao sao regulamentares do carro foi a mesma coisa que me disserem com um mini e com um clio de 99 por isso se vais a inspeçao tens de tirar td e voltar a montar e tens o dobro do travbalho

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

eu não sei onde é que vocês vão à inspecção, mas pelas histórias que ouço parece que há por aí muito inspector sem muito que fazer
alexandre vicente

fabio alexandre

Post by fabio alexandre »

Boas superalex

eu customo ir com os carros ao pe da minha casa e sempre que vou la tenho de tirar td o que e leds e tenho de meter de origem que se nao chumbam me o carro

Fernando Palmela
★★★

Ó fabio alexandre, mas o superalex é o dono do IPO em Tavira.
Está explicado.
JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJáÁÁÁÁÁAÁÁÁÁ´FFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

nem pensar, palmela. cá em tavira é que os inspectores são bem formados e tipos com os pés assentes na terra. sabem bem distinguir entre o razoável da mesquinhice. os meus cangalhos passam porque eles sabem perfeitamente que um carro com 50 anos não foi fabricado com os parâmetros de hoje em dia e nem sequer é conduzido com a descontracção que os de hoje em dia permitem, logo, não diria que desculpam muita coisa mas têm a tolerância qb para não andarem a chumbar os carros a torto e a direito.

e já tenho levado muito chumbo mas é no meu plástico
alexandre vicente

Fernando Palmela
★★★

estou de acordo, mas aqui por cima gostava que fosse assim, ainda "apertam" mais com os antigos, que com os plástimoveis, infelizmente. :evil: :evil: :evil:
vou contar por aqui uma história, quando em 2009, fui para ir com o rato à inspeção, um gajo pediu-me 70€, ó palmela aquilo é canja deixa isso comigo, e eu respondi, com 70 aérios ando kilometros à brava, vai para o c@r.........lho, foi e não chumbou quem o levou fui eu. :mrgreen: ando dentro do carro com os amigos/netas/patroa/filhota/sobrinho e com quem quizer boleia. :wink: :wink: tem de estar a 100%.
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Post Reply