Vw Bus Split - Travões de disco e caixa de velocidades
-
nuty
- ★
Vw Bus Split - Travões de disco e caixa de velocidades
Boas pessoal,
Pois é, a minha carrinha Split de 1959, partiu a caixa o ano passado, é estranho mas aconteceu. Ainda hoje o Rodrigo me indicou que não é nada normal ... que por norma o partir é só quando existe mau trato e sempre a porrada no mato etc etc... Infelizmente a carrinha não fez nada disso mas partiu na mesma.
Posto isto, a carrinha teve a marinar quase 1 ano, e agora decidi fazer o que deveria ter feito quando alterei algumas coisas na mecânica: retirar as redutoras; substituir a suspensão para IRS; colocar uma caixa de velocidades mais recente; travões de disco.
De principio, como "tinha" uma carrinha sem documentos, esta iria ser uma dadora de peças, como esta desapareceu tive de começar a procura outras formas de fazer esta alteração. De forma a tentar ajudar alguem que queira fazer esta alteração vou aqui colocar as peças que convém ter para iniciar este projecto/alteração:
1 - Eixo da frente completo de Bay pós 71, com travões de disco ( o meu eixo é pós 73 e já tem apoio para colocar o servo do travão que irá ser um futuro projecto).
2 - Eixo de trás completo, de Bay até 70.
3 - Caixa de Velocidades 1302 / 1303 / 1303S
Pois é, a minha carrinha Split de 1959, partiu a caixa o ano passado, é estranho mas aconteceu. Ainda hoje o Rodrigo me indicou que não é nada normal ... que por norma o partir é só quando existe mau trato e sempre a porrada no mato etc etc... Infelizmente a carrinha não fez nada disso mas partiu na mesma.
Posto isto, a carrinha teve a marinar quase 1 ano, e agora decidi fazer o que deveria ter feito quando alterei algumas coisas na mecânica: retirar as redutoras; substituir a suspensão para IRS; colocar uma caixa de velocidades mais recente; travões de disco.
De principio, como "tinha" uma carrinha sem documentos, esta iria ser uma dadora de peças, como esta desapareceu tive de começar a procura outras formas de fazer esta alteração. De forma a tentar ajudar alguem que queira fazer esta alteração vou aqui colocar as peças que convém ter para iniciar este projecto/alteração:
1 - Eixo da frente completo de Bay pós 71, com travões de disco ( o meu eixo é pós 73 e já tem apoio para colocar o servo do travão que irá ser um futuro projecto).
2 - Eixo de trás completo, de Bay até 70.
3 - Caixa de Velocidades 1302 / 1303 / 1303S

-
nuty
- ★
Re: Vw Bus Split - Travões de disco e caixa de velocidades
Para o eixo da frente, para ficar tudo em ordem, temos de contar com:
1 - KIT REPARAÇÃO BOMBAS TRAVÃO DISCO
2 - JOGO PASTILHAS TRAVÃO
3 - TUBOS TRAVÃO BORRACHA
4 - FOLES ROTULA DIRECÇÃO
5 - FOLES ROTULA SUSPENSÃO
6 - Rotulas, nem sempre é preciso mas eu tive de colocar
e no meu caso também um KIT REBAIXO SUSPENSÃO FRT, neste caso da CSP.
retirar o velho

e o novo

No entanto, não é um eixo que dê para retirar de uma bay e colocar directamente numa Spli, tem ligeiras alterações, eu depois vou tirar fotos com mais pormenores, mas tem de se cortar para ficar mais achatado e soldar esta zona, com a seta branca.
nesta foto já com as rotulas novas a azul.

depois temos de ter em atenção que a frente das bays é mais pesada e alta, por isso temos de cortar os batentes para poder baixar mais um pouco e tratar bem essa zona para que não venha a ficar estragada com ferrugem etc.
para ficar mais suave e baixa podemos também retirar algumas laminas do seu interior, como esta foi cortada para levar o Kit de rebaixar aproveitamos e retiramos "2/4" laminas.
limpar bem o eixo, pintar, verificar se é necessario algum retentor/vedante e pelo melhor alterar tudo para novo.
1 - KIT REPARAÇÃO BOMBAS TRAVÃO DISCO
2 - JOGO PASTILHAS TRAVÃO
4 - FOLES ROTULA DIRECÇÃO
5 - FOLES ROTULA SUSPENSÃO
6 - Rotulas, nem sempre é preciso mas eu tive de colocar
e no meu caso também um KIT REBAIXO SUSPENSÃO FRT, neste caso da CSP.
retirar o velho

e o novo

No entanto, não é um eixo que dê para retirar de uma bay e colocar directamente numa Spli, tem ligeiras alterações, eu depois vou tirar fotos com mais pormenores, mas tem de se cortar para ficar mais achatado e soldar esta zona, com a seta branca.
nesta foto já com as rotulas novas a azul.

depois temos de ter em atenção que a frente das bays é mais pesada e alta, por isso temos de cortar os batentes para poder baixar mais um pouco e tratar bem essa zona para que não venha a ficar estragada com ferrugem etc.
para ficar mais suave e baixa podemos também retirar algumas laminas do seu interior, como esta foi cortada para levar o Kit de rebaixar aproveitamos e retiramos "2/4" laminas.
limpar bem o eixo, pintar, verificar se é necessario algum retentor/vedante e pelo melhor alterar tudo para novo.

-
nuty
- ★
Eixo de trás,
1- BOMBITOS TRAVÃO TRÁS
2 - JOGO CALÇOS TRAVÃO
4 - BORRACHAS BRAÇO SUSPENSÃO
5 - Vedantes / Rolamentos
Como decidi ficar com a furação original (5*205), deparei me com os preços das peças, que em alguns casos, são mais do dobro do que os preços da furação mais recente (5*112).
Neste caso vou usar as jantes que tenho BRM e as jantes normais de tampões.
Aqui as barras da Bay são maiores e mais largas do que as da Split porque é mais estreita, por isso temos de usar umas peças da Split

independentemente da furação que se queira usar, temos de usar estas laminas de bay até 1970.

como a caixa de velocidades não vai ficar fixa o sistema de suspensão tem de ser colocada e fixada noutro lugar (anteriormente ficava agarrada a caixa de velocidades)
ou seja estas peças tem de ser soldadas, mais atras de forma a segurar a roda devidamente e roda a roda

Exemplos de trabalhos feitos noutro tipo de chassis, mas que a ideia é mais ou menos indentica

1- BOMBITOS TRAVÃO TRÁS
2 - JOGO CALÇOS TRAVÃO
4 - BORRACHAS BRAÇO SUSPENSÃO
5 - Vedantes / Rolamentos
Como decidi ficar com a furação original (5*205), deparei me com os preços das peças, que em alguns casos, são mais do dobro do que os preços da furação mais recente (5*112).
Neste caso vou usar as jantes que tenho BRM e as jantes normais de tampões.
Aqui as barras da Bay são maiores e mais largas do que as da Split porque é mais estreita, por isso temos de usar umas peças da Split

independentemente da furação que se queira usar, temos de usar estas laminas de bay até 1970.

como a caixa de velocidades não vai ficar fixa o sistema de suspensão tem de ser colocada e fixada noutro lugar (anteriormente ficava agarrada a caixa de velocidades)
ou seja estas peças tem de ser soldadas, mais atras de forma a segurar a roda devidamente e roda a roda

Exemplos de trabalhos feitos noutro tipo de chassis, mas que a ideia é mais ou menos indentica

Last edited by nuty on 15 Apr 2014 15:21, edited 2 times in total.

-
nuty
- ★
Caixa de velocidades,
1 - Caixa de velocidades 1303
2 - Cardans, metade carocha metade carrinha (devido a carrinha ser mais estreita)
3 - Borrachas vedantes...
Falta as fotos, vou procurar
1 - Caixa de velocidades 1303
2 - Cardans, metade carocha metade carrinha (devido a carrinha ser mais estreita)
3 - Borrachas vedantes...
Falta as fotos, vou procurar

-
nuty
- ★
- RicardoV
- ✘✘
Obrigado Nuno.
Excelente!!! Já só me falta tudo para por a minha assim!
Excelente!!! Já só me falta tudo para por a minha assim!
- superalex
- ✘✘✘✘
ui, tens aí muito trabalhinho pela frente
alexandre vicente
-
joao
- ✘✘✘✘
vais encurtar o eixo da frente também?
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]
-
nuty
- ★
joao wrote:vais encurtar o eixo da frente também?
Se não estou em erro, sim, teve de ser cortado.

-
joao
- ✘✘✘✘
cortar o eixo da frente Nuno?
-
estevo
- ✘✘✘
Tens aí imagens do tipo 3 que não tem nada a ver com essa transformação.
(o\ | /o)
-
nuty
- ★
estevo wrote:Tens aí imagens do tipo 3 que não tem nada a ver com essa transformação.
Sim Estevo, é só fotos com a forma como é soldado, não é fotos da minha carrinha (não consegui tirar)

-
nuty
- ★
joao wrote:cortar o eixo da frente Nuno?
vou verificar e depois respondo, mas teve de ser mexido em certos pontos.

-
joao
- ✘✘✘✘
mas sim, eu percebo, e tu percebeste-me 
-
nuty
- ★
joao wrote:mas sim, eu percebo, e tu percebeste-me
foi cortado apenas nos pontos de fixação para aligeirar e entrar/sair sem esforço, e também para colocar o kit para rebaixar
agora vai levar mais umas coisitas de forma a travar com segurança.