Upgrade a motor 1600

VWaniac

Upgrade a motor 1600

Post by VWaniac »

Boas pessoal!
Ando aqui a ponderar em fazer, num futuro próximo, um upgrade ao motor da minha Lady.
Obviamente, carburadores duplos é algo que terá de ter, mas é apartir daqui que os meus conhecimentos começam a ser poucos ou nenhuns... :oops:

O que recomendam que eu altere mais?
Cames? Volante do motor? Bomba de oleo? O bloco é um AS41...

A sério pessoal, pronunciem-se... a indicação de marcas tb é bem vinda... :wink:

VWaniac

Re: Upgrade a motor 1600

Post by VWaniac »

Hum...
Ninguém se pronuncia? :cry:

Ok... vou continuar a investigar por outras paragens... :|

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Gostaria de ajudar um pouco, mas nada foi escrito sobre aquilo que quer fazer, ou seja que potencia deseja mais ou menos..
Para meter uma arvore de cames, será preciso abrir o motor completamente e possivelmente rectificar a cambota e carteres do motor, levar bronzes e bronzinas novas, possivelmente segmentos novos ou camisas e pistons, as cabeças não se sabe o estado delas, se estão rachadas ou não, se são de admissão simples ou duplas, isto por veses querem meter carburadores duplos e quando se diz que as cabeças não dão ficam de queixo caído. portanto fazer uma coisa destas tudo depende daquilo que as pessoas tem para gastar (€) e aquilo que querem do motor.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

VWaniac

Post by VWaniac »

Bem visto amigo Rolando, realmente eu podia ter fornecido mais informação... "mea culpa"! :oops:

O que eu pretendo basicamente do upgrade ao motor é um pco mais de economia, e um pco mais de potência (nada de exagerado, apenas o qb para "atacar" uma subida sem ter de andar a jogar mto com a caixa), e manter a fiabilidade a que estes motores nos habituaram. :wink:

O motor em questão é um 1600 de admissão dupla, stock, e aparentemente, não tem problema nenhum (pelo menos nunca me deixou ficar mal).
Ok, já sei que vão dizer "Se o motor está bom, não mexas nele!", mas é como escrevi no inicio: não pretendo nada de extraordinário, apenas o necessário para ser um pco mais económico e com um pco mais de potência.

Neste momento, está em projecto a troca do distribuidor de origem por um kit completo da Petronix, e uns Kadrons de 40mm.
Imagino que isto já vá fazer uma diferençazita... :D

rimas

Post by rimas »

Boas, como o motor já é 1600, eu fazia um teste de compressão, estando tudo ok então avançava com esses afinos....

cumprimentos
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Na minha opinião um motor 1600 é fraco para uma carrinha. Os motores 1600 praticamente só foram utilizados nas carrinhas dos países mais pobres.
Não tens que inventar nada, apenas aproximares-te do que a fábrica fez para o mercado normal.

Um kit cilindros/pistões 1776 e uns kadrons já fazem uma grande diferença. É claro que isso implica reveres todo o motor.
(o\ | /o)

VWaniac

Post by VWaniac »

estevo wrote:Um kit cilindros/pistões 1776 e uns kadrons já fazem uma grande diferença. É claro que isso implica reveres todo o motor.
Sim, imagino que faça mta diferença, mas a alteração para 1776 cc implica a maquinação do bloco e eu não tenho mto interesse nisso agora... tlv mais tarde, num outro motor... :twisted:

E agora se me permitem, eu tenho uma dúvida que me persegue á algum tempo: Qual o melhor distribuidor para uma dupla carburação?
Um com vacuo, ou um 009? Desculpem a pergunta "parva", mas ainda há mtos assuntos que eu não domino, e distribuidores é um deles... :oops:

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

VWaniac wrote:

E agora se me permitem, eu tenho uma dúvida que me persegue á algum tempo: Qual o melhor distribuidor para uma dupla carburação?
Um com vacuo, ou um 009? Desculpem a pergunta "parva", mas ainda há mtos assuntos que eu não domino, e distribuidores é um deles... :oops:
Eu não conheço nenhuma vantagem em ter um 009, antes pelo contrário só oiço queixas que faz poço.
O 009 foi muito popularizado com a utilização dos kadrons porque não tinham a saída para o vácuo e portanto o distribuidor normal não dava. Mas agora já se vendem esses carburadores com essa opção e quem os tiver antigos tb pode mandar fazer essa alteração que fica muito mais barato que a compra de um 009.
(o\ | /o)

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Para resolver o problema de ignição, a melhor coisa é meter-lhe um kit completo (usado) da bosch, fica com uma ignição eletrónica igual aos golf's, (fiavel). o distriuidor terá de ser maquinado para o carocha, ou então os do alfa mas sem o modulo agarrado no distribuidor.
Um abraço.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

o 009 faz um pouco de poço mas não é nada de escandaloso. acho que é um distribuidor fiável e simples
alexandre vicente

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

superalex wrote:o 009 faz um pouco de poço mas não é nada de escandaloso. acho que é um distribuidor fiável e simples
No sistema de platinados é a melhor coisa, e mesmo para meter um modulo eletrónico. Tive um num motor meu e nunca notei poço de aceleração com ele.
Um abraço.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

não sei se se poderá chamar um poço. tenho 2 motores com 009 e o que noto é que a uma determinada rotação, talvez a 1500, 2000, o motor ganha mais potência. assim de uma forma um pouco mais brusca. será que as massas abrem de repente a essa rotação. ou será que abrem muito cedo e a ignição está muito avançada para a baixa rotação e de repente se equilibra

não sei mas é pouco perceptível, não chega a ser incomodativo sequer
alexandre vicente

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Eu para ser sincero, nunca senti nenhum poço com o meu motor do 1303 tambem ele tem um 009 a diferença talvez é compensada pelo carburador tenho um weber duplo progressivo nao tenho nenhuma alteração entre os regimes mais baixos para os altos mesmo quando a passagem é brusca.
Mas tenho em vista uma ignição electrónica para ver qual é a diferença.

nuty

Post by nuty »

superalex wrote:não sei se se poderá chamar um poço. tenho 2 motores com 009 e o que noto é que a uma determinada rotação, talvez a 1500, 2000, o motor ganha mais potência. assim de uma forma um pouco mais brusca. será que as massas abrem de repente a essa rotação. ou será que abrem muito cedo e a ignição está muito avançada para a baixa rotação e de repente se equilibra

não sei mas é pouco perceptível, não chega a ser incomodativo sequer

penso que o meu é também um 009, e também sinto um pouco isto.
Image

rimas

Post by rimas »

segundo entendo na gíria mecânica o poço é um tipo de falha, tipo corte.....sendo assim nao vejo porque nao gostam dele.....

tenho que testar... :mrgreen:

cumprimentos
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!

Post Reply