Alterar motor t3 \ t25
-
split4ever
- ✘✘✘✘
- Posts: 3138
- Joined: 12 Feb 2007 00:11
- Location: Alcochete
Alterar motor t3 \ t25
Não sei se é aqui, ou no off topic.
Mas na dúvida, coloco aqui.
Tenho em vista um motor 1.9TDI oriundo de um Ibisa de 99, de injeção mecanica.
Estou a pensar em colocar uma caixa de 5 e um motor deste género na minha T3.
Alguém sabe o que preciso de alterar, de mudar e de comprar, para conseguir colocar lá esse motor?
Encontrei este site, mas não domino o inglês:
http://www.syncro-bernd-jaeger.de/ENGLI ... umbau.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Há um monte de caixas de 5 velocidades, qual acham que é a mais indicada para fazer umas viagens grandinhas com alguma carga, a velocidades na ordem dos 100 kms/h, sem ir em esforço.
http://rjes.com/html/gearbox_types.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas na dúvida, coloco aqui.
Tenho em vista um motor 1.9TDI oriundo de um Ibisa de 99, de injeção mecanica.
Estou a pensar em colocar uma caixa de 5 e um motor deste género na minha T3.
Alguém sabe o que preciso de alterar, de mudar e de comprar, para conseguir colocar lá esse motor?
Encontrei este site, mas não domino o inglês:
http://www.syncro-bernd-jaeger.de/ENGLI ... umbau.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Há um monte de caixas de 5 velocidades, qual acham que é a mais indicada para fazer umas viagens grandinhas com alguma carga, a velocidades na ordem dos 100 kms/h, sem ir em esforço.
http://rjes.com/html/gearbox_types.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
-
jcse
- ✘✘✘
- Posts: 2372
- Joined: 24 Jan 2007 14:39
- Location: Leiria
Re: Alterar motor t3 \ t25
Sem o código do motor TDI é difícil saber. (3 primeiras letras)
Tens que mudar o cárter ou fazer um.
Poder ter que construir apoios do motor.
Tens que mudar a posição do tubo de retorno do óleo do turbo.
Vais encontrar mais problemas de certeza.
Procura no fórum http://forums.tdiclub.com/ mais informação.
João
Tens que mudar o cárter ou fazer um.
Poder ter que construir apoios do motor.
Tens que mudar a posição do tubo de retorno do óleo do turbo.
Vais encontrar mais problemas de certeza.
Procura no fórum http://forums.tdiclub.com/ mais informação.
João
VW 1302 Jubilee
- rimas
- ✘
- Posts: 538
- Joined: 18 Aug 2014 00:56
- Location: Por ai....
Re: Alterar motor t3 \ t25
split4ever wrote:Não sei se é aqui, ou no off topic.
Mas na dúvida, coloco aqui.
Tenho em vista um motor 1.9TDI oriundo de um Ibisa de 99, de injeção mecanica.
Estou a pensar em colocar uma caixa de 5 e um motor deste género na minha T3.
Alguém sabe o que preciso de alterar, de mudar e de comprar, para conseguir colocar lá esse motor?
Encontrei este site, mas não domino o inglês:
http://www.syncro-bernd-jaeger.de/ENGLI ... umbau.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Há um monte de caixas de 5 velocidades, qual acham que é a mais indicada para fazer umas viagens grandinhas com alguma carga, a velocidades na ordem dos 100 kms/h, sem ir em esforço.
http://rjes.com/html/gearbox_types.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Boas, o teu amigo P.R tá a preparar uma com um 1.9 etc para um cliente deve saber responder te....
olha que um motor 1.6 com um turbito k16 ou um t-19 LDA trabalhado a jeito, cabeça de bomba maior etc.... ficas surpreso....
so te fica a faltar a 5 mudança....segundo me disse o paulo o 1.9 td é de aplicação directa, apenas precisa mudar carter...
com certeza mais algumas coizitas...altera primeiro o 1.6 penso que vais gostar...se fosse aqui fazia-te isso a troco dum jantar....
uma vez que essas alterações diesel são a minha praia...bombas, turbos TGV e toda a geração diesel antiga...
um abraço
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
split4ever
- ✘✘✘✘
- Posts: 3138
- Joined: 12 Feb 2007 00:11
- Location: Alcochete
Re: Alterar motor t3 \ t25
Diesel não é de todo a minha praia. Estou a ver se aprendo alguma coisa.rimas wrote:
Boas, o teu amigo P.R tá a preparar uma com um 1.9 etc para um cliente deve saber responder te....
olha que um motor 1.6 com um turbito k16 ou um t-19 LDA trabalhado a jeito, cabeça de bomba maior etc.... ficas surpreso....
so te fica a faltar a 5 mudança....segundo me disse o paulo o 1.9 td é de aplicação directa, apenas precisa mudar carter...
com certeza mais algumas coizitas...altera primeiro o 1.6 penso que vais gostar...se fosse aqui fazia-te isso a troco dum jantar....
uma vez que essas alterações diesel são a minha praia...bombas, turbos TGV e toda a geração diesel antiga...
um abraço
O turbo é algo deste género:
http://esqueiros.olx.pt/volkswagen-golf ... -467679050" onclick="window.open(this.href);return false;
http://alfena.olx.pt/vendo-turbo-para-m ... -458231635" onclick="window.open(this.href);return false;
Um K16:
http://palmela-palmela.olx.pt/turbo-kkk ... -463094871" onclick="window.open(this.href);return false;
É de fácil aplicação no meu motor?
Isto com uma caixa de 5, anda "bem" a 100 kms\h?
Abraço
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
- rimas
- ✘
- Posts: 538
- Joined: 18 Aug 2014 00:56
- Location: Por ai....
Re: Alterar motor t3 \ t25
Boas, a tua carrinha é atmosférica de origem ?
adaptar o turbo é fácil, basta usar o teu colector, temos duas soluções 1- soldar ao teu colector a falange do turbo que queremos montar que é cortada
do colector do dador do turbo, ou fazemos fazemos uma bolacha que aperte o turbo ha saída do teu colector....para os que nao acreditam nas soldaduras
em ferro fundido, caso de termos que soldar para que o turbo fique enquadrado no motor, para alem de melhor funcionamento, tenho aqui diesel
alterados assim, com mais de 200 cv....portanto o mais fácil é comprar um turbo adequado a tua cilindrada. temos no mercado N de turbos, até os
TGV turbo geometria variável, mas no caso do motor 1-6 as cabeças sao fracas para tanta pedalada.....
qualquer turbo marca KKK sao bons, tens desde o k14, ao k16, ao k 24, dentro desta marca o 14 entra mais cedo, disponibilizando logo potencia
desde as 1000 rpm, o 16 tens boas baixas, e boas medias, ja em altas se cala, tens o 24 que só faz altas so começa a partir das 4 mil rpm, enxendo
e dando aquele impulso.....tens outras opçoes de turbos no mercado deste os t-2 t-3 etc etc...eu optava pelo kkk barato e bom....
eu optava por um kkk 16 tem boas baixas, boas medias, e em altas faz a sua parte.....depois tens que ou meter um LDA na tua bomba, ou meter
uma bomba ja com LDA, o LDA fica no topo da bomba, é simplesmente uma peça que trabalha em conjunto com o turbo, ou seja, permite mandar a
quantidade certa de diesel consoante a pressão de turbo, para alem de corrigir os fumos...ou seja se montares um turbo num motor sem compensador
LDA, tens que dar debito em função do bom funcionamento preposicional do turbo e motor, o que acontece é que esse debito que deste é fixo,
o que significa que em baixa rotação terás excesso de fumo, pois nao tens rotação para "queimar" tanto diesel, diesel esse que precisa ter um afino x
para te dar potencia acimas das x rotações !! esse lda pode ser trabalho e alterado, para melhor performances, podes também mudar a cabeça da
bomba, a cabeça de bomba pode ser de 9mm e podes meter por ex de 11, existe mais, mas um 1.6 nao tem capacidade e tolerância mecânica para
tanto...uma cabeça de bomba permite mais gasol tal como ao metermos giglers maiores no carocha...mesmo principio....
resumo escolher um turbo para o que desejamos, no entanto um turbo que tenha prestações em todas rotações é o certo.
escolher um turbo fiavel.
quando da compra não pode existir folgas no cor do turbo, naquela "palheta" nao pode ter folga axial nem lateral, a folga axial é pior que a lateral
pois alguma da folga lateral é compensada e minimizada pelo oleo !! escolher um turbo sem arrefecimento de agua....que na sua montagem permita que
o oleo que retorna ao carter saia por gravidade....com o motor a trabalhar o oleo entra por ex
no turbo a 1,5 kilos saindo a por ex 0-5, mas com o motor parado ele tem que sair por gravidade, livre e o mais rápido possível....caso contrario
ao meteres o motor a trabalhar a pressão a que o turbo está sujeito para enviar o oleo ao carter faz com que o mesmo comesse a passar-se para a
a admissão !!! sendo misturado com o diesel, e claro fumo de todas as raças....dentro do turbo temos um deflector esse quando afogado em pressão
deixa passar o oleo.....
um bom turbo por ex um kkk16
bomba mexida
bom escape
bom filtro de ar "ar frio muito importante"
tudo afinado sem fumos, tudo mecanicamente fiável, mantendo apesar de todas as alterações um consumo médio bom, ficas muito bem servido com
um 1-6. se nao quizeres ter trabalho procura um glf 2 turbo ja com bomba com lda e etc...depois com afinos ficas satisfeito garanto te...
quando era mais puto preparei esses motores, mas ja la vai alguns anos, e já me esqueci de alguns pormenores...que me irei lembrar quando a minha
rolar
agora preparo outros diesel com mais pistoes
alguns chegam a 8
um abraço
adaptar o turbo é fácil, basta usar o teu colector, temos duas soluções 1- soldar ao teu colector a falange do turbo que queremos montar que é cortada
do colector do dador do turbo, ou fazemos fazemos uma bolacha que aperte o turbo ha saída do teu colector....para os que nao acreditam nas soldaduras
em ferro fundido, caso de termos que soldar para que o turbo fique enquadrado no motor, para alem de melhor funcionamento, tenho aqui diesel
alterados assim, com mais de 200 cv....portanto o mais fácil é comprar um turbo adequado a tua cilindrada. temos no mercado N de turbos, até os
TGV turbo geometria variável, mas no caso do motor 1-6 as cabeças sao fracas para tanta pedalada.....
qualquer turbo marca KKK sao bons, tens desde o k14, ao k16, ao k 24, dentro desta marca o 14 entra mais cedo, disponibilizando logo potencia
desde as 1000 rpm, o 16 tens boas baixas, e boas medias, ja em altas se cala, tens o 24 que só faz altas so começa a partir das 4 mil rpm, enxendo
e dando aquele impulso.....tens outras opçoes de turbos no mercado deste os t-2 t-3 etc etc...eu optava pelo kkk barato e bom....
eu optava por um kkk 16 tem boas baixas, boas medias, e em altas faz a sua parte.....depois tens que ou meter um LDA na tua bomba, ou meter
uma bomba ja com LDA, o LDA fica no topo da bomba, é simplesmente uma peça que trabalha em conjunto com o turbo, ou seja, permite mandar a
quantidade certa de diesel consoante a pressão de turbo, para alem de corrigir os fumos...ou seja se montares um turbo num motor sem compensador
LDA, tens que dar debito em função do bom funcionamento preposicional do turbo e motor, o que acontece é que esse debito que deste é fixo,
o que significa que em baixa rotação terás excesso de fumo, pois nao tens rotação para "queimar" tanto diesel, diesel esse que precisa ter um afino x
para te dar potencia acimas das x rotações !! esse lda pode ser trabalho e alterado, para melhor performances, podes também mudar a cabeça da
bomba, a cabeça de bomba pode ser de 9mm e podes meter por ex de 11, existe mais, mas um 1.6 nao tem capacidade e tolerância mecânica para
tanto...uma cabeça de bomba permite mais gasol tal como ao metermos giglers maiores no carocha...mesmo principio....
resumo escolher um turbo para o que desejamos, no entanto um turbo que tenha prestações em todas rotações é o certo.
escolher um turbo fiavel.
quando da compra não pode existir folgas no cor do turbo, naquela "palheta" nao pode ter folga axial nem lateral, a folga axial é pior que a lateral
pois alguma da folga lateral é compensada e minimizada pelo oleo !! escolher um turbo sem arrefecimento de agua....que na sua montagem permita que
o oleo que retorna ao carter saia por gravidade....com o motor a trabalhar o oleo entra por ex
no turbo a 1,5 kilos saindo a por ex 0-5, mas com o motor parado ele tem que sair por gravidade, livre e o mais rápido possível....caso contrario
ao meteres o motor a trabalhar a pressão a que o turbo está sujeito para enviar o oleo ao carter faz com que o mesmo comesse a passar-se para a
a admissão !!! sendo misturado com o diesel, e claro fumo de todas as raças....dentro do turbo temos um deflector esse quando afogado em pressão
deixa passar o oleo.....
um bom turbo por ex um kkk16
bomba mexida
bom escape
bom filtro de ar "ar frio muito importante"
tudo afinado sem fumos, tudo mecanicamente fiável, mantendo apesar de todas as alterações um consumo médio bom, ficas muito bem servido com
um 1-6. se nao quizeres ter trabalho procura um glf 2 turbo ja com bomba com lda e etc...depois com afinos ficas satisfeito garanto te...
quando era mais puto preparei esses motores, mas ja la vai alguns anos, e já me esqueci de alguns pormenores...que me irei lembrar quando a minha
rolar
um abraço
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
Fernando Palmela
- ★★★
- Posts: 15056
- Joined: 03 Apr 2007 15:11
- Location: Cascais Portugal
Re: Alterar motor t3 \ t25
Tenho uma ligeira impressão ó rimas, o split4rever depois de ler isso vai-te mandar a carinha para a ilha,........................

Olha...olha o que split4ever anda a enjandra....................

Olha...olha o que split4ever anda a enjandra....................
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
-
split4ever
- ✘✘✘✘
- Posts: 3138
- Joined: 12 Feb 2007 00:11
- Location: Alcochete
Re: Alterar motor t3 \ t25
Resumindo, o que me aconselhas, para ser uma alteração fácil e com uma boa relação desempenho \ preço?
Não percebo mesmo nada disto

Não percebo mesmo nada disto
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
-
jcse
- ✘✘✘
- Posts: 2372
- Joined: 24 Jan 2007 14:39
- Location: Leiria
Re: Alterar motor t3 \ t25
Quanto estás disposto a gastar?
Depois tens que fazer uma lista das peças que precisas e preços.
Primeiro que tudo tens que fazer um orçamento.
Atenção todas as alterações têm custos e problemas escondidos
Para mim os motores TDI (AGR e ALH) são os melhores mas também são aqueles que apresentam mais problemas técnicos para resolver. (cárter, cablagem, apoios do motor, sensor de velocidade e acelerador)
O desempenho e a fiabilidade é a melhor possível.
João
Depois tens que fazer uma lista das peças que precisas e preços.
Primeiro que tudo tens que fazer um orçamento.
Atenção todas as alterações têm custos e problemas escondidos
Para mim os motores TDI (AGR e ALH) são os melhores mas também são aqueles que apresentam mais problemas técnicos para resolver. (cárter, cablagem, apoios do motor, sensor de velocidade e acelerador)
O desempenho e a fiabilidade é a melhor possível.
João
VW 1302 Jubilee
-
nuty
- ★
- Posts: 7283
- Joined: 25 Feb 2009 19:06
- Location: Torres Novas
Re: Alterar motor t3 \ t25
Eu já troquei 2 vezes o motor na minha passat de 1.6 GTD-GT (1991, versão Alemã, caixa de 5velocidades), a 1ª vez por um motor 1.9TD de um Golf (70mil milhas), ficou uma carrinha que parecia um trator (arrancava em 4), e agora por um motor 1.9tdi 90cv de 1997(600mil km), ambas as trocas foi apenas tirar e colocar na passat.
As ligações electricas do motor 1.9TD em comparação ao 1.6, eram mais simples e encaixavam tudo no sitio certo sem qualquer tipo de alteração (mas a caixa ficou muito curta).
As ligações electricas do motor 1.9TDI em comparação ao 1.9TD, já eram um bocado mais complexas, no entanto foi só montar e o unico problema que tive, foi na ligação do " I" e nos tubos do turbo que ficavam numa posição mais alta (não passa os 160/170).
de resto, o motor roda a 140km/h sem problemas, tem ido 2 a 3 vezes por semana a Santander Espanha, e faz mais de 1500km com um deposito.
e tudo foi feito em casa por mim e pelo meu Pai, sem grandes conhecimentos de mecanica.
As ligações electricas do motor 1.9TD em comparação ao 1.6, eram mais simples e encaixavam tudo no sitio certo sem qualquer tipo de alteração (mas a caixa ficou muito curta).
As ligações electricas do motor 1.9TDI em comparação ao 1.9TD, já eram um bocado mais complexas, no entanto foi só montar e o unico problema que tive, foi na ligação do " I" e nos tubos do turbo que ficavam numa posição mais alta (não passa os 160/170).
de resto, o motor roda a 140km/h sem problemas, tem ido 2 a 3 vezes por semana a Santander Espanha, e faz mais de 1500km com um deposito.
e tudo foi feito em casa por mim e pelo meu Pai, sem grandes conhecimentos de mecanica.

-
talagaia
- ✘
- Posts: 961
- Joined: 14 Sep 2009 20:55
- Location: povoa de varzim
Re: Alterar motor t3 \ t25
boas...
tenho para vender motor vp 110cv completo
centralina
adaptador caixa carocha para esta motor com volante do motor incluido
se for isto que precisas avisa
tenho para vender motor vp 110cv completo
centralina
adaptador caixa carocha para esta motor com volante do motor incluido
se for isto que precisas avisa
Volksporsche engine 911 2.2t
- rimas
- ✘
- Posts: 538
- Joined: 18 Aug 2014 00:56
- Location: Por ai....
Re: Alterar motor t3 \ t25
Na minha opinião nao usava a centralina meto uma bomba mecânica alterada...afinadinha.....ou melhor "desafinada"
fica de estalo...
mas tá claro sao opções...
abraço
fica de estalo...
abraço
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
split4ever
- ✘✘✘✘
- Posts: 3138
- Joined: 12 Feb 2007 00:11
- Location: Alcochete
Re: Alterar motor t3 \ t25
Boas,talagaia wrote:boas...
tenho para vender motor vp 110cv completo
centralina
adaptador caixa carocha para esta motor com volante do motor incluido
se for isto que precisas avisa
Manda PM com valores e pormenores.
Isso é bom para o que pretendo? Adapta-se fácil? É de injeção? Como se adapta a injeção?
Obrigado
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
-
jcse
- ✘✘✘
- Posts: 2372
- Joined: 24 Jan 2007 14:39
- Location: Leiria
Re: Alterar motor t3 \ t25
Na minha opinião, dá mais trabalho alterar um bomba e transforma um TDI num TDM que nunca vai trabalhar bem do que pôr a centralina a trabalhar.
O melhor do TDI é a centralina.
João
O melhor do TDI é a centralina.
João
VW 1302 Jubilee
- rimas
- ✘
- Posts: 538
- Joined: 18 Aug 2014 00:56
- Location: Por ai....
Re: Alterar motor t3 \ t25
jcse wrote:Na minha opinião, dá mais trabalho alterar um bomba e transforma um TDI num TDM que nunca vai trabalhar bem do que pôr a centralina a trabalhar.
O melhor do TDI é a centralina.![]()
João
a centralina sem duvida tem uma melhor gestão...preparo uma bomba dessas rapido....alterar veio LDA, o governador, mudar cabeça, avanços
interno....prato resaltos..............e por ai fora....trabalhar bem ficam posso garantir-lhe.....
uma bomba como manda a lei, com um TGV com uma westage mecânica própria para gerir toda a geometria do tgv, fazer geometria como manda
a lei....bom escape, muito ar frio. Dispenso a centralina...mas como disse antes sao opções....sou ainda da velha guarda e gosto de mexer com cheiro
a gasoil
v8 biturbo....
abraço
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
jcse
- ✘✘✘
- Posts: 2372
- Joined: 24 Jan 2007 14:39
- Location: Leiria
Re: Alterar motor t3 \ t25
A centralina tem uma gestão mais eficiente e tem muito mais potencial.
Por aquilo que eu li parece que a bomba mecânica não tem tanta pressão de injeção, mas isso já foi há mais de 5 anos.
Eu optei por usar a centralina e não estou arrependido. Trabalhou à primeira e tem muito binário.
João
Por aquilo que eu li parece que a bomba mecânica não tem tanta pressão de injeção, mas isso já foi há mais de 5 anos.
Eu optei por usar a centralina e não estou arrependido. Trabalhou à primeira e tem muito binário.
João
VW 1302 Jubilee