Alteração de motor 1500 - 1914
-
ludo
Alteração de motor 1500 - 1914
Bom dia a todos.
Preciso de abrir o motor para fazer uma revisão completa e trocar segmentos.
Vou aproveitar para apimentar o mesmo por é um 1500.
Tenho em caso dois duplos dellorto 40 com o kit de instalação.
A ideia era aumentar a cilindrada e mudar arvore de cames. Com os dellorto o carro deve ficar bem vivo.
Inicialmente tinha pensado em alterar para 1770, mas desafiaram-me para passar logo para 1914.
Estou com algum receio que seja potência à mais e que o bloco ou a caixa não aguente.
Gostava de ouvir a vossa opinião.
Preciso de abrir o motor para fazer uma revisão completa e trocar segmentos.
Vou aproveitar para apimentar o mesmo por é um 1500.
Tenho em caso dois duplos dellorto 40 com o kit de instalação.
A ideia era aumentar a cilindrada e mudar arvore de cames. Com os dellorto o carro deve ficar bem vivo.
Inicialmente tinha pensado em alterar para 1770, mas desafiaram-me para passar logo para 1914.
Estou com algum receio que seja potência à mais e que o bloco ou a caixa não aguente.
Gostava de ouvir a vossa opinião.
-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
Re: Alteração de motor 1500 - 1914
mas esse motor é de admissão dupla ou simples?
-
ludo
De origem tinha admissão simples, mas quando instalei os duplos Dellorto triquei por cabeças de dupla admissão.
-
nuty
- ★
-
ludo
Opiniões são bem vindas.
-
nuty
- ★
Com o aumento de potencia (pistões maiores / arvore de cames / combotas / carburadores / martelos / etc...) irá fazer com que o bloco sofra uma maior "pressão" e sobreaquecimento, como estás a pensar manter o motor mais frio?
O bloco que vais usar, quais são as letras dele? já tem duplo "canal" de oleo para o arrefecimento do cilindro 3 se não estou em erro (alguns não tem esse canal)

- toiga
- Site Admin
Boas,
Há um tópico nas catacumbas desta secção sobre a alteração para fazer um 1914cc. Procura que tens boa informação lá. Assim de repente o que sei é que o bloco 1500 (tb tenho um e tinha a mesma ideia que tu) tem as passagens de oleo finas (de 8mm) contra as de 10mm dos blocos 1600.
Se tiveres isso em consideração e montares um radiador externo com uma bomba de óleo mais forte não deverás ter problemas desde que não andes a esticar as mudanças e a ripar com o carro.
Com esse bloco e essa configuração eu mandava-me para uma arvore de cames mais "fraca" para fazer um monstro de binário e não ir atrás da cavalagem à custa de rotações. Imagina que ficarias com um motor tipo diesel, os antigos 1.9d da vw e da renault que independentemente da inclinação e carga, iam sempre à mesma velocidade
Há um tópico nas catacumbas desta secção sobre a alteração para fazer um 1914cc. Procura que tens boa informação lá. Assim de repente o que sei é que o bloco 1500 (tb tenho um e tinha a mesma ideia que tu) tem as passagens de oleo finas (de 8mm) contra as de 10mm dos blocos 1600.
Se tiveres isso em consideração e montares um radiador externo com uma bomba de óleo mais forte não deverás ter problemas desde que não andes a esticar as mudanças e a ripar com o carro.
Com esse bloco e essa configuração eu mandava-me para uma arvore de cames mais "fraca" para fazer um monstro de binário e não ir atrás da cavalagem à custa de rotações. Imagina que ficarias com um motor tipo diesel, os antigos 1.9d da vw e da renault que independentemente da inclinação e carga, iam sempre à mesma velocidade
Fiquem bem .::. Tiago Baginha .::. White Rhino - '71 vw 1200 .::.
>> Como inserir imagens << >> Regras de utilização <<
-
nuty
- ★
Uma arvore de cames mais fraca subentendo que é com menos "graus/avanço"?toiga wrote: ↑24 Oct 2019 15:23Boas,

- toiga
- Site Admin
Boas,
Expliquei-me mal e pevo desculpa. Quero dizer uma arvore de cames after market mas não muito pontuda, prai uma engle 110 ou uma 120 no máximo
Expliquei-me mal e pevo desculpa. Quero dizer uma arvore de cames after market mas não muito pontuda, prai uma engle 110 ou uma 120 no máximo
-
ludo
Obrigado pelas vossas opiniões.
A ideia passa sempre pela alteração do radiador do óleo bem como substituição da bomba de óleo e ainda alteração do circuito de saída de pressão do motor.
No caso em concreto, o motor é de um buggy, pelo que o que me interessa é ter o carro mais vivo e solto nos arranques e não a velocidade, pois acima dos 120 o vidro da frente faz muita pressão na fibra.
O meu receio é que seja potência a mais para o bloco.
A ideia passa sempre pela alteração do radiador do óleo bem como substituição da bomba de óleo e ainda alteração do circuito de saída de pressão do motor.
No caso em concreto, o motor é de um buggy, pelo que o que me interessa é ter o carro mais vivo e solto nos arranques e não a velocidade, pois acima dos 120 o vidro da frente faz muita pressão na fibra.
O meu receio é que seja potência a mais para o bloco.
-
ludo
Pelo que estive a ler nos post mais antigos de preparação de um 1914, começo a ter receio de me meter numa aventura desta sem a ajuda de um "profissional".
Conhecem algum bom mecânico / preparador no sul do país para me trabalhar o meu 1500.
Sem ter de retificar as cabeças ou o bloco, qual a cilindrada que posso meter no meu bloco?
Vou estar durante esta semana no centro do país, se me indicarem uma boa oficina onde pudesse passar para ver alguma coisa para o meu motor era genial. É sempre melhor ver ao vivo e falar pessoalmente que por mensagens.
Conhecem algum bom mecânico / preparador no sul do país para me trabalhar o meu 1500.
Sem ter de retificar as cabeças ou o bloco, qual a cilindrada que posso meter no meu bloco?
Vou estar durante esta semana no centro do país, se me indicarem uma boa oficina onde pudesse passar para ver alguma coisa para o meu motor era genial. É sempre melhor ver ao vivo e falar pessoalmente que por mensagens.
-
nuty
- ★
tens a OSGA; o Edgar ponte sor; em lisboa ha uns poucos; o Loyd no algarve; deve haver mais.ludo wrote: ↑28 Oct 2019 11:30Pelo que estive a ler nos post mais antigos de preparação de um 1914, começo a ter receio de me meter numa aventura desta sem a ajuda de um "profissional".

- toiga
- Site Admin
Boas,
Tens a clinica do carocha em Fernão ferro, o filipe parrula e mais algumas.
O bloco 1500 tem as aberturas no bloco e nas cabeças que não aceita mais nada. Será sempre necessário ir ao torneiro abrir o bloco e as cabeças. Com um bloco 1500 eu abria para fazer um 1775cc mas fica sempre a faltar o trabalho nas cabeças
Tens a clinica do carocha em Fernão ferro, o filipe parrula e mais algumas.
O bloco 1500 tem as aberturas no bloco e nas cabeças que não aceita mais nada. Será sempre necessário ir ao torneiro abrir o bloco e as cabeças. Com um bloco 1500 eu abria para fazer um 1775cc mas fica sempre a faltar o trabalho nas cabeças
-
ludo
Loyd ?? em que zona do Algarve?nuty wrote: ↑28 Oct 2019 18:57tens a OSGA; o Edgar ponte sor; em lisboa ha uns poucos; o Loyd no algarve; deve haver mais.ludo wrote: ↑28 Oct 2019 11:30Pelo que estive a ler nos post mais antigos de preparação de um 1914, começo a ter receio de me meter numa aventura desta sem a ajuda de um "profissional".
Tem algum contacto?
Agradeço desde já a ajuda de todos.
-
nuty
- ★
ludo wrote: ↑03 Nov 2019 23:33Loyd ?? em que zona do Algarve?nuty wrote: ↑28 Oct 2019 18:57tens a OSGA; o Edgar ponte sor; em lisboa ha uns poucos; o Loyd no algarve; deve haver mais.ludo wrote: ↑28 Oct 2019 11:30Pelo que estive a ler nos post mais antigos de preparação de um 1914, começo a ter receio de me meter numa aventura desta sem a ajuda de um "profissional".
Tem algum contacto?
Agradeço desde já a ajuda de todos.
https://www.siestacampers.com/pt/