refrigeração...

Post Reply
scastro

refrigeração...

Post by scastro »

Boas

No meu carocha tenho um radiador de óleo na frente do carro, no qual permite o bom arrefecimento do motor queria fazer a mesma coisa na carrinha alguem já fez isso?
será uma boa ideia ?

obrigado

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Penso que é uma boa ideia.
Aquilo que eu me tenho perguntado várias vezes, é que não deve ser fácil mudar o óleo. Muito óleo usado deve ficar nos tubos e no radiador adicional.

João

scastro

Post by scastro »

jcse wrote:Penso que é uma boa ideia.
Aquilo que eu me tenho perguntado várias vezes, é que não deve ser fácil mudar o óleo. Muito óleo usado deve ficar nos tubos e no radiador adicional.

João
O meu mecânico muda o óleo levantando o carro na parte da frente mas quando muda são muitos litros... prai uns 7 ou 8 para ficar ok!

Agora para a carrinha n sei bem o sitio mais apropriado ...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Arranja um espaço ao lado da caixa de velocidades. Assim gastas menos óleo em cada muda.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Apesar de nunca ter aplicado este tipo de material, eu não sou lá muito fã de radiadores simplesmente colocados na linha de arrefecimento do óleo.
Eu vejo vários problemas:
- dificuldade do óleo em subir em tº, e atingir a tº ideal de funcionamento
- funciona bem o radiador a frente...quando estas em movimento
- radiador numa zona escondida como acima da caixa (ou na zona): arrefece com quê? Como se evacuam as calorias do radiador?

Colocar um radiador com um shunt equipado de um termostato com disparo a por exemplo 100º, um radiador com uma ventoinha eléctrica com disparo automático a partir de uma determinada tº, ou manual...já e parece mais interessante
A ver
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Fiquei a pensar na indicação: "O meu mecânico muda o óleo levantando o carro na parte da frente mas quando muda são muitos litros".
É que não me parece fácil o óleo das tubagens e do radiador recuar e passar para trás na bomba de óleo. E por outro lado, ele também não irá sair pelos circuitos de lubrificação do motor.
Mas ainda bem que assim é, pois se o óleo saísse, ao arrancar com o motor depois da mudança de óleo ia demorar um certo tempo até a bomba conseguir encher as condutas e o radiador com óleo, e o motor estaria sem lubrificação durante alguns segundos, o que seria péssimo.

O facto de não se mudar o óleo por completo não é um problema tão grave como isso num motor que tenha filtro exterior. Já há muitos anos que nas revisões o óleo passou a ser chupado através do furo da vareta de óleo, em vez da antiga solução de retirar o bujão para tentar retirar todo o óleo e sujidades.
Na verdade, nos motores VW refrigerados a ar já temos um radiador de óleo dentro do "carter de turbina" e esse volume de óleo não é mudado.
No caso dos Porsches, não haveria problema em esvaziar as tubagens e o radiador, pois são alimentados pela bomba do carter seco, e ao arrancar com o motor haveria sempre pressão por existir a segunda bomba que envia o óleo do reservatório para os circuitos do motor. Mas mesmo assim, o processo de mudança de óleo previsto pela Porsche corresponde a uma mudança parcial, não se mudando o óleo das condutas e radiador.

Pensando no assunto, convém que a quantidade de óleo que leva o motor seja bastante superior à que fica nas condutas e no radiador, para se assegurar que se muda uma percentagem considerável do volume de óleo. Como um motor VW leva poucos litros de óleo, para se conseguir mudar uma maior percentagem do volume total, será uma boa ideia usar uma extensão do carter.
Pensando especificamente nos motores VW refrigerados a ar, que não têm filtro de óleo, será de toda a conveniência adaptar um filtro (de preferência num circuito "full flow", que assegura que todo o óleo bombeado passa pelo filtro, e não um filtro no circuito do radiador interior, onde só começa a passar óleo depois de o termostato deixar de fazer by-pass). É que num motor sem este filtro, a mudança completa do óleo é a unica maneira de retirar particulas e sujidades.

Post Reply