Escape VW MOTORSPORT.... Quais as vossas opiniões?

Jean Melim
✘✘

Escape VW MOTORSPORT.... Quais as vossas opiniões?

Post by Jean Melim »

Boas

Tenho montado no meu motor um escape VW MOTORSPORT e gostava de saber quais as vossas opiniões acerca desse escape...

Para quem não sabe que escape é... aqui fica uma foto dele:

Image

Vou falar acerca da minha experiência:

Acho que o motor responde muito bem, tem força, ao ralenti não faz quase barulho, a puxar faz um bocado... a nível de consumos não sei, porque o meu carro é um dos felizardos... que só gasta aquilo que tiver no depósito por isso ainda não fiz nenhuma média...

Agora o que passa é o seguinte:

Acho que o escape aquece muito a saia traseira... mas como nunca tive o escape de origem para comparar, não sei se será normal ou não...

Quem mais aqui do forum tem esse escape, ou teve, e tem opiniões acerca dele?

E já agora quais as possiveis causas para o aquecimento e possíveis soluções...

Já agora o carocha em causa tem a tampa de trás das 4 grelhas ;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Ao longo dos mais de 10 anos em que tive um 1303 S de 74, usei alguns escapes não originais: de uma saída, em inox, de "rendimento ".

O aquecimento da saia traseira era constante, pintura estalada e quanto a rendimento,nunca notei nada de assinalar,a não ser um ruído enorme...

A panela de escape de origem revelou-se sempre a melhor opção: o ruído tradicional, maior economia de consumo, fim das estaladelas na saia traseira.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Pois, tive uma pessoa conhecida que guiava um 1303s com um escape de rendimento e acontecia isso.

Se calhar o ideal são aqueles silenciadores que ficam dentro dos guarda-lamas...ou colocar um elemento qqer dispersador sobre a panela. podes soldar uma chapa afastada uns milimetros da panela, um pouco á imagem do duplo tecto que os Land Rovers utilizam em Africa para dispersar o calor do sol sobre o tejadilho...é uma ideia.
Plastic cars sucks!

zef

Post by zef »

boas

tambem sofro do mesmo.

nao tenho manometro de temp. mas mesmo a "olho nu" dá para ver que aquece bastante mais que o de origem.

uma das soluçoes que já pensei fazer, é passar uma fita "COOL IT" nao sei se alguem aqui do forum tem ou já exprimentou (so para saber se funciona)

cumps

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Nunca usei este tipo de escape, mas ele tem algo que me faz confusão
1/ è um 4 em 1 a desembocar a direito :/
2/ a desembocar num espaço com um parede a frente, os gazes vão bater de frente, rebolar, procurar uma saida, que esta do outro lado...e durante este tempo os gazes estão a sobreaquecer o escape , e no mesmo tempo estão os gases a arrefecer, o que faz que eles já não saiam, e fica bloquear o escape, e os gazes presos atraz a querer sair e se acumular quentes etc...:/ e quem diz escape diz cabeças, valvulas, etc...
Certo ou não... não sei mesmo
Last edited by Hong Kong Syndicate on 28 Sep 2007 01:52, edited 1 time in total.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Essa fita, se é o que penso, pode ser a solução, mas so para o colector...mas HKS deve de ter razão, se sobreaquece, não esta a dissipar calor como deve de ser.

Uma maior cilindrada deve de implicar maior escape e admissão, inclusive no tamanho das valvulas e colectores. O que estará mal?
Plastic cars sucks!

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Segundo o Toiga que também tem um escape destes, o carro dele ficou mais económico com este escape.

Eu como não cheguei a andar com o de origem não sei, mas nota-se que está a aquecer essa saia e por condução acaba por aquecer o fecho do capot...

E como fiquei triste com esta situação queria saber se alguém mais tinha esse problema.

Quanto a fita térmica eu tenho uns 8 metros dela, mas acho que nem me vou dar ao trabalho de colocar nos colectores.. vou estudar a melhor solução...

Obrigado pelos comentários ;)

HKS concordo contigo é um bocado estupido... obviamente que se cortar a panela fora e soldar um stinger aí vou ficar com um escape bem solto e um carro bem rápido e ilegal :D
Jean Melim

a.s

Post by a.s »

Exacto hong! a "aranha" faz com que os gazes andem às voltas pois têm um pouco a percorrer, e o tempo que levam até à saida fazem com que a dissipação do calor seja demasiadamente retardada.

Eu anteriormente tinha um escape original, sentia o carro activo e a aquecer o normal, quando coloquei um 4/1 senti realmente o compartimento do motor a aquecer um pouco mais, e o carburador necessitava de uma afinaçãozinha para que o motor ficasse mais adequado à compressão, verifiquei se todas as chapas do motor estavam direitas para que o papel de dissipação fosse o melhor, não tinha mais nada a fazer pois o meu capon é de quatro entradas, a temperatura na mesma alterou-se sem duvida :? , o que posso dizer é que um factor tambem a ter em conta é garantir que todas as juntas do escape estejam em excelentes condições para que não haja fugas. Mas sem duvida que são escapes muito divertidos, fazem um som excepcional :twisted: Sobre os consumos...não sei...mas penso que será psicológico :)
André Silvino

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

O que notei com este escape:

- Menos força (menor backpressure que o original)

- melhor resposta em altas

- Melhores consumos (é verdade - 3 vezes seguidas pus 30 litros e por 3 vezes o carro fez 400 e poucos kms, coisa que não fazia antes)

- Aquecimento excessivo do compartimento do motor.

Acho que o maior problema do aquecimento esteja relacionado com a proximidade dos colectores à chapa e não da propria panela de escape em si. A ideia de uma chapa colocada a milimetros de distancia e presa aos colectores parece-me e é o que vou tentar fazer em aluminio.

57Cabrio

Post by 57Cabrio »

No meu Oettinger tenho exactamente a mesma panela com exactamente o mesmo problema. Aquece muito mesmo! Estou mesmo a pensar retirar a panela e substituí-la por outra. O problema é que uma original é capaz de ser pouco pra o motor 1.8... O que acham? Coloco a original ou há outras soluções/panelas comprovadamente eficientes que lá possa colocar?
vw airCOOLed

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Só para completar as dicas que já foram apresentadas:

Para isolar os colectores de escape e também a panela, o material vulgarmente usado em carros de competição é do seguinte tipo:
http://www.demon-tweeks.co.uk/products/ ... e=NIM11151

Outra solução é minimisar a transferência de calor por radiação, recorrendo a placas de aluminio ou aço-inox polido, ou ainda a fita adesiva de aluminio.
Ao optar por montar uma placa, é preferivel fixá-la à chapa do carro, e não ao escape ou colector, pois nesse caso iria receber calor por condução através das fixações, e ficando a chapa mais quente, iria transferir mais calor para a pintura do carro.
A fita adesiva de aluminio aplica-se sobre a chapa do carro (pois com o calor descolaria dos colectores ou da panela). Mas vale a pena ter em conta que se os colectores e a panela fossem em metal polido (por exemplo cromado) dissipariam muito menos calor do que sendo pretos. O cromado é uma solução cara, mas já se deve conseguir uma pequena melhoria pintando os colectores e o escape em cinzento brilhante para escapes, em vez de preto.
Como é óbvio, esta solução de pintar de cinzento ou cromar só é válida no caso de não se aplicar a banda isoladora.

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Da minha experiencia este escape sobreaqueceu tanto que ficou em brasa nas falanges de aperto a cabeça.

Ainda tentamos retirar as saidas pois segundo o meu mecanico o escape era estrangulado e fizemos umas saidas com tudos de inox de 50mm.

Mesmo assim continuava a aquecer demais.

Por isso voltei a colocar o escape de origem.

Não sei se o carburador Weber 36DCNF não teve também grande influência neste comportamneto do escape.

Gostaria de voltar a exprimentar esta mais que testada solução mas para tal queria que alguem que tenha experiência no assunto me aconselha-se gigleurs e afinações de avanço.

Num dos primeiros numeros da super vw magazine fizeram um teste com um 1600 original e varias configurações de escape.

Com o bloco std um caburador Weber 36 DCNF um distribuidor bosch 009 sem platinado e com electronico e um duplo t bird retivam do motor 70 a 75 cv ou que é bem melhor que os 44cv de origem.

Com este escape 4 em 1 penso que não se chega a tanto mas mesmo que se chega-se a 60 65 cv já era bem melhor.

Até porque o motor fica a gastar menos 2 litros aos 100km o que equivale a dizer 7,5 em velocidades moderadas.
Saudações VW

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Eu vou experimentar mudar o avanço do motor... o aquecimento pode vir daí...

E depois se ficar mais frio o escape, então vou andar a volta dos gicleurs... e depois vou vos dizendo os resultados..

Ontem montei o filtro de admissão directa que tinha aqui e o escape ficou um pouco mais fresco...

Até agora, gasolina 98 e filtro de ar de admissão directa foram as experiências que fiz e ele ficou mais fresco, mas ainda aquece um bocado...

cumps
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Boas...

Então é assim... depois de experimentar várias afinações do ponto do motor, consegui ter o escape mais frio, mas não o suficiente para o meu gosto...

Por isso para já vou colocar um escape de origem até ter dinheiro e tempo para explorar melhor este escape

cumps e obrigado a todos
Jean Melim

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Com tanto engenheiro a criar o standard na fábrica, é difícil fazermos melhor...

Standard é sempre melhor, mais durável, menos complicado, e por vezes... mais barato.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Post Reply