PREPARAÇÃO LIGHT SEM ABRIR O MOTOR

Loyo

PREPARAÇÃO LIGHT SEM ABRIR O MOTOR

Post by Loyo »

Um estudo e comparativo de várias opções para tirar rendimento de um motor 1600 sem o abrir. 8)

Parte 1 - Com carburador central
http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=38262

Parte 2 - Com dois carburadores
http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=39753

Cumps
Loyo
Last edited by Loyo on 25 Jan 2008 01:34, edited 1 time in total.

Loyo

Post by Loyo »

UM CAROCHA A FAZER 10.52 SEGUNDOS DE A 100, :D MAIS RÁPIDO DO QUE MUITOS DESPORTIVOS DA ÉPOCA DELE :wink:
Loyo
Last edited by Loyo on 26 Jan 2008 20:14, edited 2 times in total.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Isso é o que se chama "bolt on tunning"

Tens um livro interessante sobre isso chamado "How to hot rod VW engines" de Bill Fisher. È um livro dos anos 70, cheio de opções vintage mas ainda bastante actualizado.

Outro é "VW Perfvormance Handbook" do Guru Keith Seume. Ambos bons
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se isto é verdade vem confirmar aquilo que eu penso há muito tempo.

1-O carburador 34-pict3 é um carburador muito bom para um 1600 e aqui está a prova. (Deixem de inventar)

2- É muito importante LIMPAREM os filtros como deve ser.

João

Loyo

Post by Loyo »

Tenho o "How to hot rod VW engines" á uns 15 anos e para mim é dos melhores na transformação de VW.(não só motores)
Quanto ao 34-pict3 por experiência num motor 1600 com cabeças de dupla admissão tira-se muito rendimento o problema são os consumos que são superiores a ter dois carburadores solex. Os motores na fórmula V com um carburador chegavam aos 200 km/h.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Com que peso? E o 34 do teste esta bastante alterado (não tem venturi, tem umas passagem abertas, etc...)
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O 34 está alterado mas sem ser alterado não tem uma diferença para os outros que justifice o dinheiro e o trabalho, pelo menos na minha opinião.

João

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Falando de literatura sobre preparação de motores ou sobre carochas, o livro do Bill Fisher apesar de ter sido escrito há mais de 30 anos, é uma excelente obra. Mas a revistas VW TECH (editadas pela Super VW Magazine) têm vindo a publicar alguns bons artigos em que entram bastante em detalhe, e tem excelentes fotos a cores e desenhos para ilustrar os temas. Nalguns casos ajudou-me a perceber coisas que nunca tinha conseguido perceber completamente no livro do Bill Fisher.
Dois outros livros muito bons sobre preparação de motores e de carochas são os 2 volumes do Theo Dekker que foram publicados há uma duzia de anos, mas infelizmente estão esgotados (só é pena é serem em Alemão).
Em Alemão há um livro excelente sobre a preparação dos carochas (suspensão, chassis, travões, e caixa de velocidades, mas não inclui motores), e ainda se encontra à venda em:
http://www.tuning.de/html/index.php?csx=book

Loyo

Post by Loyo »

Boas
Miguel K.R.
Se tens revistas VW TECH, tens a da adptação da caixa do R5 no Carocha, consegue-se pela revista perceber e ficar elucidado para se meter mãos á obra?
Cumprimentos

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Esta montagem esta explicada no site da Flat4Ever

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu a ficar doente...estou a ver tudo à roda...será que estou a ter um pesadelo??? Pior que isso só um transplante de um fígado de rato numa pessoa.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Imagina só: um motor Alfa 33, uma caixa de R5, bancos de Honda CRX, travoes de BX atras e de Talbot a frente :mrgreen: Estas melhor?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A caixa de 5 velocidades de um R5 foi colocada num carocha num artigo da Super VW mas não explicavam como (infelizmente a Tech não existe cá à venda)....

Sempre era uma solução mais barata do que uma caixa dum Porsche para a Auto estrada... para um carro com motor mais potente... :roll: Sem muitas náuseas... :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Quanto à aplicação de uma caixa de Renault 5 num carocha, ela vinha descrita no nº 22 da revista VW TECH (o link que dá acesso à apresentação do ultimo numero da revista é o seguinte, e depois podem ir ao fundo da página e clicar no nº 22):
http://www.supervwmag.com/vwtech/vwtech.htm
O artigo explica bem a montagem, mas indica que a ligação do tirante da caixa era complicada, ainda estava em fase de optimização, e seria apresentada em detalhe no numero seguinte (mas não a encontrei nos numeros 23, 24 ou 25).

Há informação interessante no seguinte fórum francês, em que falam de um novo desenvolvimento dos tirantes do selector da caixa, que é posterior à apresentação do artigo na revista VW TECH:
http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=14832&page=14

Provávelmente agora já vendem em França as peças do tirante, mas sem isso a modificação é trabalhosa.
Acho mais simples (e não fica tão caro como isso) comprar as engrenagens da 3ª e da 4ª mais longas para a caixa VW.

Sem ser para um carocha, mas sim para uma carrinha (por acaso é de 3ª geração) encontrei um excelente artigo sobre a aplicação da caixa do Renault 25 (é em Alemão, mas dá para ver as fotos, e se alguem estiver interessado basta enviar-me o endereço de E-mail por mensagem aqui do fórum, e eu envio-lhe a tradução que preparei em Português:
http://home.arcor.de/stefani-m/bilder/unigetriebe.pdf
Comprei recentemente em Torres Novas uma caixa destas por 200Euros e tinham lá mais.

Post Reply