Martelos XPTO (de curta duração)

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OiMestre
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Martelos XPTO (de curta duração)

Post by OiMestre »

Boas modificações ao menos comigo não deram grande utilidade (por enquanto), a tempos tinha visto uma preparação numa revista, e comprei uns martelos xpto (uma barbaridade de preço), mas geralmente eles tem afinação nos topos nas valvulas (originais), estes que tenho são como os da foto la do descritivo têm afinação nas varetas!
Aquilo até trabalhou se tanto uns 30 minutos, para tentar afinar os carburadores tira gigler mete gigler! O carro arrancou nem saiu da rua, degolou a cabeça dos afinadores!!!! As varetas tambem são xtpo e nem dobraram nem nada cabeça do afinador partui! Alguem opina o porque? Eu deduzo que os afindores são descartaveis! De má qualidade (tipo descartavel) e não suportam a pressão das molas?? que me dizem? Thanks

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Hong Kong Syndicate
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Post by Hong Kong Syndicate »

Podes meter a marca mas quase de certeza que é da Scat de rotulas XD. Agora como é que afinaste a folga lateral dos martelos, e que eixo usaste, origem? reforcado?
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OiMestre
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Post by OiMestre »

não sei ao certo a marca dos martelos, foram comprados ca em Portugal, mas folga e afins ta todo como manda a lei, o motor foi fechado por um ex mecanico da Guerim folgas e afins ele domina essa area, o material dos afinadores e que deixa mto a desejar como disse o torneiro (aço de figueira), já foram feito em aço com tempra novos afinadores mas antes de voltarem para o local rectificar com os "BBT" telefonicamente para ver que justificação dão para aquilo aconteçer. É certo que as cabeças foram trabalhadas, camara de combustão redimensionada, valvulas de maior diametro, molas reforçadas, sei lá eu, com as varetas de origem dobraram logo foi so rodar o volante do motor, ficaram todas marrecas!

OiMestre
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Post by OiMestre »

ja me esquecia o eixo dos martelos, vem no conjunto, quando comprei foi um conjunto de martelos ja feitos, uns 1.4! que diga-se de passagem custaram uma fortuna! da CSP tambem tem martelos mas bem mais caros mas as tantas aqueles e que são dos a serio e da CSP existe 1.5, que eram os pretendidos de quem fez o estudo da alteração.

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Post by Hong Kong Syndicate »

Mas a rampa foi desmontada para ver estava tudo bem? Ja tive um jogo de martelos da Scat que tinham difficuladades em rodar num eixo da marca e tive que as mandar corrigir. Dissseste que as cabeças foram alteradas...como? Tipo maquinadas para aumentar a taxa de compressão, o facto de ter dobrado as varete de alumio a rodar o motor a mão faz-me pensar nisto=> Muitas grandes
As varetas rigidas foram recortadas ou entrar assim directo, com que folga foram elas afinadas?
Ja agora qual é configuração do motor
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jcse
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Post by jcse »

Para dobrar as varetas é porque tens aí umas molas que deviam estar na suspensão e não nas válvulas :shock:

João

OiMestre
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Post by OiMestre »

as cabeças são de velas de canhão comprido e foram compradas 0 kilometros novas e std, depois um amigo que domina a materia escolheu (engenheiro mecanico da velha guarda) as valvulas, com um diametro bem superior (salvo erro do BMW 2002) e ate as guias das valvulas foram feitas para umas valvulas salvo erro de admição mais finas no eixo, molas de alta pressão, todo o trabalho de torneiro foi feito perto de Massama no Dercio, e a camara de compressão tambem foi trabalhada, as varetas já são umas dimensionadas para lá, daquelas que são cortadas a medida mas isso já esta cinco estrelas, o motor original é um 1500cc, a cilindrada foi alterada para 1641, cambota nova mas de origem, arvore de cames Engle w120, 2 duplos Weber idf 40 ignição Bosch transistorizada, radiador oleo extra instalado por cima da caixa de velocidades, volante do motor modificado, cambota calibrada para o volante do motor (numa casa no pior velho). Esse veio dos martelos que fala era mesmo do conjunto das peças ou foi um kit feito "artesanal"? já agora uma dica onde posso arranjar emulsores para os IDF? desde já os meus agradecimentos pela vossa disponiblidade para ajudar

OiMestre
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Post by OiMestre »

as varetas isso ai já ta operacinal com umas em chrome, a treta toda são os martelos.

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Post by Hong Kong Syndicate »

Era um veio Scat, mas o conjunto em si não era grande coisa (como muito material Scat aleas)
Os martelos rodam livremente no veio? Consegues desmontar para ver se tem marcas de atrito no veio?
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OiMestre
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Post by OiMestre »

o veio ta limpo nada de ricos! aparentemente livre semcomplicações, ate ao fim domes ao de la morrer novos afinadores em aço xpto ver se partem depois comunico.

Miguel K.R.
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Post by Miguel K.R. »

Já há muitos anos que não pego no seguinte livro:
http://www.amazon.com/How-Hot-Rod-Volks ... 259&sr=1-1
Mas tenho a ideia de lá ter lido que os martelos com a relação de 1,4 são bons para usar com uma árvore de cames mais ou menos de origem, mas com uma árvore de cames mais "pontuda" o curso das válvulas fica tão grande que comprime muitissimo as molas, e daí o enorme esforço.

No fundo, se uma árvore de cames especial já der um grande curso de abertura às válvulas, parece que não faz sentido usar os martelos com a relação de 1,4 (mas posso estar enganado, pois apesar de ter muita literatura sobre motores tipo-1, tenho mais presente na memória o que se aplica para os tipo-4).

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Post by Hong Kong Syndicate »

Bem visto. De facto a elevação e a vélocidade da Engle 120 com os 1,4/1 é capaz ter sido demais para os martelos. Os engle 100 a 140 são dados martelos 1,1, e 1,25. Só os FK são 1,4/1 :/
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OiMestre
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xi patrao que desgosto

Post by OiMestre »

provavelmente têm razao, andei a ver na VWPERFORMANCE nº 2 vem la uma listagem de relação de arvores de arvores de cames martelos, e provavelmente e mesmo isso, a arvore e uma engle 120 já é muito espigada, com aqueles martelos da raia! que desgosto! são quase 400 euros! mais 50 euros de torneiro para fazer os novos afinadores em aço xpto! substituir o arvore de cames, perder a juventude a sacar os carburadores WEBER40, o kit para acelarar, desligar o radiador de oleo externo, sacar o escape (pois porque o escape MotorSport ñ entra agarrado ao motor bate lá é pincel) abrir o motor todo e os carter são de origem do carro 1968 como podem imaginar já são bem velhotes. para não falar em comprar nova arvore de cames, e ficar com uma nova (trabalhou 1 hora se tanto) ai ai ai!

Miguel K.R.
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Post by Miguel K.R. »

"um amigo que domina a materia escolheu (engenheiro mecanico da velha guarda) as valvulas, com um diametro bem superior (salvo erro do BMW 2002) e ate as guias das valvulas foram feitas para umas valvulas salvo erro de admissão mais finas no eixo, molas de alta pressão, ..."

Será frustrante estoirar assim com 400Euros.
Nisto de árvores de cames, há que escolher a àrvore de cames e as molas correspondentes recomendadas pelo fabricante da árvore de cames.
Usar outras molas, é um risco muito grande, e neste caso o problema maior foram os martelos com a relação de 1,4 pois ao aumentarem a abertura das válvulas, também aumentaram a compressão das molas, fazendo os esforços aumentar muitissimo.

O melhor é não inventar, e aplicar soluções comprovadas (sejam as apresentadas na VW Performance, na francesa VW Tech, ou por especialistas como o Berg ou a CB Performance.

Já agora, um dos grandes problemas dos VWs é não terem uma lubrificação suficiente da árvore de cames, o que é critico para a sua rodagem, e leva a que muitas sejam destruídas nos primeiros minutos ou na primeira hora que o motor trabalha. O Gene Berg é que alertava muito para isso, e há muitos livros como o do Tom Wilson em que recomendam que ao colocar o motor pela primeira vez a trabalhar, se eleve de imediato a sua rotação para as 3000rpm, de forma a que a pulverização de óleo assegure a lubrificação da árvore de cames:
http://www.amazon.com/Rebuild-Volkswage ... 837&sr=1-1
Na montagem do motor também aplico na árvore de cames e nas tuches massas grafitadas (ou de Disulfido de molibdénio), e recentemente mandei revestir umas tuches com um tratamento anti-fricção denominado WS2. Eventualmente a escolha das massas que indiquei poderá não ser a correcta, pelo que vos deixo a responsabilidade de estudarem qual a melhor a aplicarem.

OiMestre
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Post by OiMestre »

a pois é! 400 euros e muita mão de obra (e boa da verdade os alemães fizeram este motor para nascer e morrer de origem), mas hoje ao fim de olhar para aquilo assim um tempo valente vi que as varetas de origem têm um furo ao meio mas ate largo, as varetas que comprei (são de aquelas de ajustar) têm um furo muito mais fino. sera que a lubrificação torna-se dificiente? ou sera que ao seram finas tem explicação? perdido por 100 perdido por mil! 6feira vou ao torneiro e furar aquilo a medida como as varetas originais meter no carro e experimentar. se partir partui, com os afinadores em aço xpto se era por falta de lubrificação, tambem se partir leva os martelos originais! modificações desde já vos digo, que e feito por "amigos" e por desporto mas uma coisa e certa fiablidade como a de origem so mesmo de origem :0)

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