Sal e Pimenta

Post Reply
SuperVeeOrange

Sal e Pimenta

Post by SuperVeeOrange »

SuperVeeOrange

Image

Como o prometido é devido, cá estamos de novo para falarmos de “Sal e Pimenta”

Para já vamos abordar duas versões distintas das mecânicas VW.

Primeiro o já conhecido “ Pega Monstros “ e em segundo o “ Pega convencidos “

Image

Base 1300 cc, 40 bhp, com um Kit Tipo 2 Compressor Supercharged by Judson, para uns respeitáveis 58 bhp.

Trata-se de uma mecânica complicada $$$$$$$ de montar, uma vez que é bastante rara. A que ilustra este exemplo é proveniente dos USA.

Segundo o “ Pega convencidos “. Trata-se de uma mecânica mais convencional de “fabrico caseiro” e bem eficiente, que o digam os convencidos dos 1302 S e 03 S e os seus 1600 cc com 50 bhp ( pudera também são mais gordos, digo pesados, mais 50 kg e 70 kg respectivamente que o SuperVee, pneus largos, não sei para quê, etc, etc ).

Image

A base é um bloco F 1300 cc como não poderia deixar de ser ( os olhos também comem ), 1600 cc de admissão simples, cabeças 1500 S Tipo 3 com taxa de compressão de 8,5 % ( de origem ) contra 7,5 % dos 1302 S e 03 S. Lembro que o 1500 S era o motor mais potente da linha VW com 54 bhp de série.

Image

Quanto ao esperado aquecimento face à ausência das grelhas do capot do motor, fácil, não foi preciso abrir buracos ou outras coisas esquisitas, tão só utilizar uma turbina e um radiador de óleo da ultima geração, problema resolvido e aspecto conforme.

Para finalizar, uma caixa de velocidades 1500 com desmultiplicação de 0,89, utilizada nos 1302 S e 03 S.

Ficou bem, tem um aspecto “normal” e é prata da casa.

Para além desta solução, existem outras, sempre recorrendo a receita ao centro, não é que não goste dos dois carburadores, mas todos sabemos os inconvenientes destes “ afinação, velas, sincronização, etc, etc.

Abaixo alguns exemplos, que espero ensaiar dentro em breve.

Image

1500/1600 single-port manifold for Bug-Spray carburateur, muito usado na época.

Image

Image

Image

1500/1600 manifold for Nikki Carb, um sistema bastante raro comercializado para a Europa.

Image

Image

Image

Destaca-se a grande facilidade de instalação.

Como podemos ver, já está tudo inventado.

Para finalizar, uma pequena amostra do carro mais simpático da linha VW ( para mim é claro ). É confortável, desportivo, boas prestações, é raro, barato e não há milhões.

Image

Para que não existam duvidas é um refrigerado a ar.

Saudações refrigeradas a ar

Fiquem bem

JLima SuperVeeOrange

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não tinha conhecimento do 1500S para mim só existia o 1500 com 44hp
Ainda tenho que tirar a limpo quantos hp tem o gordinho do meu 1302. É um motor que engana os menos atentos :lol:

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

O "Nikki" não me entusiasme muito....carburador japones em carro alemão :/ é lindo mas pouco me convença, por que um carburedor mais ou menos performante com um adaptador para um colector de origem, que é tudo mesmo eficiente...não sei. Para mi ficava a brilhar nuam prateleira :wink:
mas o kit com o colectore (Hooley ou Empi) com o Bug Spray é outra coisa :) Tenho um colector da Thundrbird NOS em casa, mas eu continua a caça de um de um Zenith 32 NDIX (mais "Porsche"), mas bom com os Solex 40 do 356 me aparecer, e agora o 022,....Porsche do pobre Power!
O meu sonho mesmo assim, e acho que fica um mimo em qualquer VW Ar, o kit da Speedwell com os dois carburedores verticais SU. Falhei um por pouco :cry:
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Só duas coisas me levantam dúvidas:

- O que o HKS disse, de meter carburador possante, mas com adaptador, para entrar do tubo antigo atrofiado de admissão. Melhora-se no carburador, mas perde-se pelo cano...

- O filtro de rede, baixinho (para caber), mas que só funciona bem quando limpo, e isso dura pouco tempo (digamos 25000km's). Já usei e desisti. Está sempre sujo, e acaba a fazer de rolha para o ar. Antes o de origem, a óleo, desde que lá caiba.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Image

Onde compraste, se se pode saber? Ando á procura de um para 1200cc.

SuperVeeOrange

Post by SuperVeeOrange »

Boas

TheSamba.com

Saudações refrigeradas a ar

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

ok, Encontrei isto:
http://www.thesamba.com/vw/classifieds/ ... ?id=398379
Image

Já mandei um email ao vendedor.

SuperVeeOrange

Post by SuperVeeOrange »

Boas
Uma das caracteristicas deste carburador é manter o "starter" electrico para o arranque a frio, conforme os solex, o que resulta numa utilização agradável a frio.

Jlima

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Vou ser mais exacto...
O funcionamento a frio ou com frio depende do aquecimento do colector e nesse caso parece que é um pouco fraco...mas até pode ser.
O outro... o eléctrico é para facilitar o arranque pois só deve funcionar durante 30 segundos.

João

Post Reply