o meu 1302 ta na chapa, o mecanico agora falou-me que era melhor tirar o motor porque está a perder oleo pela caixa....
Mas não é este o assunto, penso em vir a trocar os travões de tambor por disco á frente, gostava de saber o que fazer o que tenho q trocar e se esta operação sai muiiiiito cara
obrigado a todos
Trocar tambor para discos
-
madbeetle
Depende, se queres por mangas de eixo de origem ou não.
Material:
2 mangas de eixo para disco
2 discos (+ 2 conjuntos de rolamentos)
2 Bombas (+ 2 conjuntos de pastilhas)
2 chapas de proteção do disco
humm acho que é tudo
Podes aproveitar as tuas mangas de eixo e colocar uns adaptadores que podes comprar ou mandar fazer, mas o resto vais ter mesmo de comprar.
Se comprares as bombas em 2ª mão, preparate para gastares mais em 2 kit de reparação de bombas e no trabalho que dá, por isso o melhor era comprares tudo novo.O resto do material nem pensar um comprar usado, excepto as mangas de eixo originais (já não há novas) que podem ja vir com as chapas de proteção.
Material:
2 mangas de eixo para disco
2 discos (+ 2 conjuntos de rolamentos)
2 Bombas (+ 2 conjuntos de pastilhas)
2 chapas de proteção do disco
humm acho que é tudo
Podes aproveitar as tuas mangas de eixo e colocar uns adaptadores que podes comprar ou mandar fazer, mas o resto vais ter mesmo de comprar.
Se comprares as bombas em 2ª mão, preparate para gastares mais em 2 kit de reparação de bombas e no trabalho que dá, por isso o melhor era comprares tudo novo.O resto do material nem pensar um comprar usado, excepto as mangas de eixo originais (já não há novas) que podem ja vir com as chapas de proteção.
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
-
jcse
- ✘✘✘
Já pensei em fazer isso ao meu. As mangas de eixo do 1302s não são fáceis de encontrar. A outra solução são uns adaptadores. Com os adaptadores não pode levar as chapas de proteção, pelo menos é essa a informação que tenho.
Não deve ficar barato. Só as bombas não devem custar menos de uns 80 euros cada uma.
João
Não deve ficar barato. Só as bombas não devem custar menos de uns 80 euros cada uma.
João
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
"...penso em vir a trocar os travões de tambor por disco á frente"
Se não vão aumentar a potência, para quê aumentar a travagem?
Em minha opinião, mudar para polies novas a estrear, sem ser as empenadas e rectificadas, faz toda a diferença.
É mais simples e barato pôr tudo novo, mas standard: bomba central, tubos flexíveis, polies, bombitos, calços, liquido de travões melhorado DOT5 ou melhor, e está feito.
Se não vão aumentar a potência, para quê aumentar a travagem?
Em minha opinião, mudar para polies novas a estrear, sem ser as empenadas e rectificadas, faz toda a diferença.
É mais simples e barato pôr tudo novo, mas standard: bomba central, tubos flexíveis, polies, bombitos, calços, liquido de travões melhorado DOT5 ou melhor, e está feito.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Re: Trocar tambor para discos
O motor não pesde oleo pela caixa mas sim, pelo retentor da cambota que deve de ser substituido.pma wrote:o meu 1302 ta na chapa, o mecanico agora falou-me que era melhor tirar o motor porque está a perder oleo pela caixa....
Mas não é este o assunto, penso em vir a trocar os travões de tambor por disco á frente, gostava de saber o que fazer o que tenho q trocar e se esta operação sai muiiiiito cara
obrigado a todos
Quanto ao upgrade do sistema de travagem, faço minhas as palavras do Miguel: Para quê colocar discos se tens um motor de origem? Mais compensa comprares umas polis novas e reparares as fugas do motor. Não vale a pena gastar dinheiro quando não ha necessidade...a não ser que não saibas o que fazer a ele...podes sempre me oferecer!!! Ha! Ha!
Plastic cars sucks!
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Em plena selva das caraíbas, na Riviera Mexicana a caminho de Tulum, numa longa recta plana, em Abril de 1997, ia eu ao volante de um carocha, um Vocho desse mesmo ano, novinho e com cerca de 9000km's, com travões de tambores.
Motor 1600 com catalisador, barras de torsão e alarme integrado.
Ia a 90km/h, tirei as mãos do volante, desengatei e travei sem tocar em mais nada. De imediato passei a 60, a 50, 40 e nem fugiu da linha. Novo é novo...
E para testar os cintos de segurança com enrolador, travei a fundo, parei em meia dúzia de metros, os travões bloqueados, numa nuvem de fumo, pendurado pelos cintos para não bater com a cara no vidro. Podem acreditar que as polies param bem o carro...
E actualmente, no meu 1200 de 1963, quando tinha polies velhas precisava mudar de calços aos 30-40 ooo km's. Agora já fiz 60 000 km's com polies novas, os calços não se gastam, apenas precisam de reafinar, e o desgaste ainda não é relevante.
Com material novo, poupa-se dinheiro, aumenta-se a segurança e a facilidade de uso, e reduz-se o consumo.
Motor 1600 com catalisador, barras de torsão e alarme integrado.
Ia a 90km/h, tirei as mãos do volante, desengatei e travei sem tocar em mais nada. De imediato passei a 60, a 50, 40 e nem fugiu da linha. Novo é novo...
E para testar os cintos de segurança com enrolador, travei a fundo, parei em meia dúzia de metros, os travões bloqueados, numa nuvem de fumo, pendurado pelos cintos para não bater com a cara no vidro. Podem acreditar que as polies param bem o carro...
E actualmente, no meu 1200 de 1963, quando tinha polies velhas precisava mudar de calços aos 30-40 ooo km's. Agora já fiz 60 000 km's com polies novas, os calços não se gastam, apenas precisam de reafinar, e o desgaste ainda não é relevante.
Com material novo, poupa-se dinheiro, aumenta-se a segurança e a facilidade de uso, e reduz-se o consumo.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Eu no meu 1302 instalei-lhe umas mangas dum 1302s. Discos novos da Brenbo e pombas novas da ATE. As duas custaram cerca de 100€, vindas da Alemanha.
Os discos são relativamente baratos.
Mangas dos 1ºs 1303S também dão.
As mangas dos 1500, alemãos ou brasileiros são diferentes, apesar das bombas serem iguais. 
Os discos são relativamente baratos.
Mangas dos 1ºs 1303S também dão.
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
-
pma
De facto o mecanico falou no retentor da cambota, no entanto disse pra olhar para a caixa que via o oleo a escapar por lá e mostou uma poça de oleo q ele deitou, já agora será por isto que os cilindros impares deixam de trabalhar ficam isolados pela gasolina? eu de mecanica não percebo nada, tento perceber...
lembrei que talvez possa estar a perder pressão ou assim...
em relação aos travões, não quero aumentar significativamente a potencia, apenas o suficiente para que seja um pouco mais agil, não interessa a ponta.
bom vistos os preços que por aqui se falam..... vai ter que ficar para mais tarde, prefiro "reconstrui" o de origem
Obrigado a todos
lembrei que talvez possa estar a perder pressão ou assim...
em relação aos travões, não quero aumentar significativamente a potencia, apenas o suficiente para que seja um pouco mais agil, não interessa a ponta.
bom vistos os preços que por aqui se falam..... vai ter que ficar para mais tarde, prefiro "reconstrui" o de origem
Obrigado a todos