A minha kombi, vai levar uns pneus novos, agora a dúvida é que não sei bem a medida a por. A kombi está rebaixada, com jantes 15" e a minha opção era por ou uns 195/50/15 ou 195/65/15.
Tenho um bom preço para uns 195/50/15 Michelin Exalto 2
Pelo que vi no site da Michelin cada pneu aguenta 475 kg aproximadamente. Isto multiplicado por 4 da 1900kg.
A carrinha pesa cerca de 1000kg e sobra-me 900kg para pessoas (8 max) + carga.
tendo em conta a carrinha como está talvez ficasse bem uma medida entre essas 2 que indicaste.
Porque penso que o 195/65/15 é capaz de ser demais e o 195/50/15 um pouco baixo. se quiseres passa lá por casa para experimentares os 195/55/15, Tenho um conjunto com essa medida.
Abraço
estás certo, mas não é daquela forma que se calcula.
os indices de carga determinam-se de duas formas:
ou pelo nº de telas, ou pelo indice de carga em função do peso bruto de cada eixo, tendo também em conta o tipo de rodado, simples ou duplo.
no caso das tipo 2, se estivermos perante um livrete dos antigos, vem logo inscrito o nº de telas junto com a medida do pneu a usar, por ex: 7.00-14 (6), em que o nº seis entre parentessis é o nº de telas minimo que o pneu tem que ter. Se estivermos perante um livrete dos novos onde provavelmente já não virá expresso o nº de telas, virá indicado os pesos brutos de cada eixo ou pesos máximos admissiveis. Explica-se melhor com um exemplo:
Imaginemos que temos um livrete que diz que o PB do 1º eixo (frente) é de 1000 kg, e o PB do 2º eixo (trás) é de 1500 kg. E a medida indicada é 185R15. Para o eixo da frente temos que montar pneus com indice de carga de pelo menos 500 kg por pneu, e para o eixo de trás de pelo menos 750 kg por pneu. Ou seja, para o 1º eixo os pneus têm que ter um indice de pelo menos 84 e no 2º eixo de pelo menos 98, conforme se pode verificar numa tabela de códigos de indices de carga, que se podem encontrar em qualquer site sobre pneus.
Pessoalmente acho que é sempre bom cada um de nós saber calcular os indices de carga correctos para o seu carro, particularmente para quem tem carrinhas, onde o 2º eixo tem normalmente um PB superior ao 1º. Normalmente os vendedores das casas de pneus olham só para o eixo com maior PB e recomendam (ou impingem) 4 pneus iguais muito bons para usar atrás. Ok, à frente também não ficam mal, mas estamos a comprar pneus para a frente sobredimensionados, com um indice de carga mais elevado do que realmente é preciso. Voltando ao exemplo acima, podiamos ter 4 pneus com indice 98, mas estávamos a desperdiçar dinheiro nos pneus da frente que não precisam um indice tão alto quando um 84 chegava.
Bonito fica mas olha que teem de ser "reinforced" ou seja reforçados, senão acabas com pneus quadrados num instante.
Fiz uma viagem ate Berlim na minha com pneus não reforçados á frente e quando cheguei tinha os pneus facetados, o piso tinha ganho irregularidades incriveis! Sucata!
A carrinha esta bem bonita mas eu punha a medida standart com faixas vermelhas nos pneus, isso sim era perfeito com essas jantes cromadas! O contraste perfeito com a pintura e os cromados.
Friso todo á volta da carrinha, como os modelos americanos tambem era brutal!
Borrachas com friso cromado tambem era perfeito ( tenho uma de tras com friso que vendo barato)