Medida Aconselhada - Pneus

TPimpao

Medida Aconselhada - Pneus

Post by TPimpao »

Boa tarde,

A minha kombi, vai levar uns pneus novos, agora a dúvida é que não sei bem a medida a por. A kombi está rebaixada, com jantes 15" e a minha opção era por ou uns 195/50/15 ou 195/65/15.

O que que cham mais indicado?

Obrigado :wink:

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Eu acho mais indicado o que está registado no livrete ou Certificado de Matricula. :roll:
(o\ | /o)

TPimpao

Post by TPimpao »

Tenho um bom preço para uns 195/50/15 Michelin Exalto 2

Pelo que vi no site da Michelin cada pneu aguenta 475 kg aproximadamente. Isto multiplicado por 4 da 1900kg.
A carrinha pesa cerca de 1000kg e sobra-me 900kg para pessoas (8 max) + carga.

O que acham?

miguel_f

Post by miguel_f »

tendo em conta a carrinha como está talvez ficasse bem uma medida entre essas 2 que indicaste.
Porque penso que o 195/65/15 é capaz de ser demais e o 195/50/15 um pouco baixo. se quiseres passa lá por casa para experimentares os 195/55/15, Tenho um conjunto com essa medida.
Abraço
Image
Carocha para sempre

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

O ideal para uma carrinha é sempre o 185/80, quando muito o 195/80 embora fique mais ruidoso.

Se colocas uns pneus rebaixados, um facto é que fica esteticamente mais lindo mas perdes em velocidade de ponta e ganhas em consumo.

Eu, que ando frequentemente com a minha nunca o faria por retirar fiabilidade a carrinha e dinheiro do meu bolso. Mas gostos são gostos...
Plastic cars sucks!

gonzorat61

Post by gonzorat61 »

Eu recomendo 185 55 pelo menos na frente...

flw

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

Menininhos. 205/60/16. Atravessem a carrinha se conseguirem. :twisted:
Powered by AMSOIL

Albarda-se o burro à vontade do dono.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Atenção que as carrinhas têm que ter pneus reforçados (R) senão chumbam e podem não ser seguros.

João

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

eu acho que estás a embrulhar as contas no que toca à capacidade de carga dos pneus...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Mas parece-me que de qualquer modo que os pneus das tipos 2 tem um indicio de carga para respeitar, ou estou errado?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

estás certo, mas não é daquela forma que se calcula.

os indices de carga determinam-se de duas formas:

ou pelo nº de telas, ou pelo indice de carga em função do peso bruto de cada eixo, tendo também em conta o tipo de rodado, simples ou duplo.

no caso das tipo 2, se estivermos perante um livrete dos antigos, vem logo inscrito o nº de telas junto com a medida do pneu a usar, por ex: 7.00-14 (6), em que o nº seis entre parentessis é o nº de telas minimo que o pneu tem que ter. Se estivermos perante um livrete dos novos onde provavelmente já não virá expresso o nº de telas, virá indicado os pesos brutos de cada eixo ou pesos máximos admissiveis. Explica-se melhor com um exemplo:

Imaginemos que temos um livrete que diz que o PB do 1º eixo (frente) é de 1000 kg, e o PB do 2º eixo (trás) é de 1500 kg. E a medida indicada é 185R15. Para o eixo da frente temos que montar pneus com indice de carga de pelo menos 500 kg por pneu, e para o eixo de trás de pelo menos 750 kg por pneu. Ou seja, para o 1º eixo os pneus têm que ter um indice de pelo menos 84 e no 2º eixo de pelo menos 98, conforme se pode verificar numa tabela de códigos de indices de carga, que se podem encontrar em qualquer site sobre pneus.

Pessoalmente acho que é sempre bom cada um de nós saber calcular os indices de carga correctos para o seu carro, particularmente para quem tem carrinhas, onde o 2º eixo tem normalmente um PB superior ao 1º. Normalmente os vendedores das casas de pneus olham só para o eixo com maior PB e recomendam (ou impingem) 4 pneus iguais muito bons para usar atrás. Ok, à frente também não ficam mal, mas estamos a comprar pneus para a frente sobredimensionados, com um indice de carga mais elevado do que realmente é preciso. Voltando ao exemplo acima, podiamos ter 4 pneus com indice 98, mas estávamos a desperdiçar dinheiro nos pneus da frente que não precisam um indice tão alto quando um 84 chegava.

pmachado

Post by pmachado »

Alguem me pode dizer quais eram as medidas de origem dos pneus das tipo 2 ate 1967?

rato

Post by rato »

Boas! A minha tem 700x14
abraço
imagination is the only weapon in the war against reality.

TPimpao

Post by TPimpao »

Obrigado pela vossa colaboração, mas optei por montar os 195/50/15

Aqui fica umas fotos

Image

Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Bonito fica mas olha que teem de ser "reinforced" ou seja reforçados, senão acabas com pneus quadrados num instante.

Fiz uma viagem ate Berlim na minha com pneus não reforçados á frente e quando cheguei tinha os pneus facetados, o piso tinha ganho irregularidades incriveis! Sucata!

A carrinha esta bem bonita mas eu punha a medida standart com faixas vermelhas nos pneus, isso sim era perfeito com essas jantes cromadas! O contraste perfeito com a pintura e os cromados.

Friso todo á volta da carrinha, como os modelos americanos tambem era brutal!

Borrachas com friso cromado tambem era perfeito ( tenho uma de tras com friso que vendo barato)

Força no restauro.
Plastic cars sucks!

Post Reply