Boa noite a todos...
Para começar a preparação das cabeças eu começo por abrir as admissões; para isso se for necessàrio mudar as guias e melhor retira-las para trabalhar as admissões e no fim montar as guias novas...
Neste caso eu não desmontei as guias e começo por abrir com uma pequena fresa as admissões onde elas estão mais obstruidas ( na direcção das 10 horas e 2 horas respectivamente da esquerda para a direita ).
Como podemos verificar na foto as admissões na parte superior das guias elas estão extremamente fechadas e nas cabeças 040 existe uma bossa em torno das guias.
Nesta cabeça 043 podemos verificar a ausencia de bossas em torno das guias o que facilita o trabalho; pois logo de inicio temos um FLUXO superior...
Observem o que foi retirado com a fresa por cima da guia na direcção das 10 horas e comparem coma foto seguinte da cabeça 040 que ainda não foi trabalhada...
Podem verificar a existência da bossa e toda a obstrução que existe nesta admissão na parte superior; os gases tem dificuldade em passar...
Comparando as duas cabeças podemos verificar as diferenças; normalmente podemos utilizar as 043 para uma preparação mais radical sem retiramos as guias. Por sua vez se quizermos chegar ao mesmo nivel com umas 040 somos obrigados a retirar as guias para eliminar as bossas que envolvem as guias e aumentar ao maximo o fluxo...
Depois colocamos as juntas para ao mesmo tempo que retocamos a admissão finalisamos as juntas. Para depois transferir o mesmo desenho para o colector de admissão; que deve ser bem alinhado com a cabeça...
Para alinhar bem os colectores de admissão eu utiliso umas pequenas guias de 10 mm de diametro exterior que são aparafusadas nos pernos das cabeças; por sua ver os furos dos colectores passam de 8 para 10 mm.
O objectivo é que os colectores se montem justos sem o minimo de jogo para termos um perfeito alinhamento com as admissões...
Passando agora as saidas de escape; como podem ver nas fotos temos de retirar o maximo das bossas que contornam as guias...
Para finalisarmos as saidas de escape devemos deixar o mais lisas possiveis. (Idieal é mesmo polir como espelhos, pois vai permitir ao maximo de saida dos gases)
De seguida passamos as camaras de combustão; em que o seu desenho é bastante importante...
Nesta camara podemos verificar que ainda està muito fechada em torno da valvula de admissão. Temos de fazer um cone em torno das valvulas...
Este trabalho vou mostrar-vos para a proxima.
Ao mesmo tempo vou mostrar como se fazem os 3 e 4 ângulos sobre as sedes das valvulas com as fresas seguintes:
Com este conjunto de fresas posso fazer ângulos de 15 , 30 , 45 , 60 e 70 graus...
Até breve...