COMO PREPARAR Cabeças VW a AR

PAVIK

COMO PREPARAR Cabeças VW a AR

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Vou começar este topico para vos despertar a curiosidade sobre este assunto...

As Cabeças VW de dupla admissão são as bases ideais para as diversas preparações possiveis... :D

Existem vàrios modelos de cabeças VW eu vou mostrar-vos os modelos que são da minha preferência... :D

Image

Image

Existe outro modelo de cabeça 043 que eu não tenho por agora fotos mas a referência conheço-a bem 043 101 375-2; são bastante utilisadas por vàrios preparadores...

Mas as minhas preferidas são as seguintes:

Image

As MAGNUM 044 que existem em vàrios modelos...

Image

Image

Neste momento estou a preparar dois pares de 044 e ao mesmo tempo estou acabar outros dois pares de 040 e 043...

Vou mostra-vos detalhes de estas preparações e quais as principais diferenças entre estes modelos de cabeças...OK

Image

Image

Nesta foto vemos uma cabeça 040 depois de ter sido limpa numa cabine com micro esferas de vidro. Deve ser o primeiro passo quando utilisamos cabeças de ocasião, para verificar se não existem estaladelas nas camaras de combustão... :cry:

Jà me aconteceu começar a trabalhar uma cabeça e depois verificar que tinha uma rachadela entre a vela e a sede de escape... :cry:

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Loyo

Post by Loyo »

Parabéns PAVIC
Mais um tema de muito interesse, e em falta. :wink:

Já agora se tiveres a transformação das de origem para ajudar os possíveis projectos do MOTOR 1914 CC LOW BUDGET Cabeças de origem rectificadas com valvulas 37X32 mm.

Era uma óptima ajuda. :D

Cumprimentos

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia LOYO...

é isso mesmo que tensiono fazer...

As cabeças 040 e 043 que apresento aqui são cabeças de origem que vou transformar para receberem valvulas em 37X32 e 37X33 com dois niveis de preparação... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Loyo

Post by Loyo »

OK

É mesmo isso pôr ai o pessoal a abrir as goelas ás cabeças :D :D :D

Cumps

PAVIK

Post by PAVIK »

Isso mesmo " ABRIR AS GOELAS "

como podem ver nesta foto:

Image

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

Para começar a preparação das cabeças eu começo por abrir as admissões; para isso se for necessàrio mudar as guias e melhor retira-las para trabalhar as admissões e no fim montar as guias novas...

Neste caso eu não desmontei as guias e começo por abrir com uma pequena fresa as admissões onde elas estão mais obstruidas ( na direcção das 10 horas e 2 horas respectivamente da esquerda para a direita ).

Image

Como podemos verificar na foto as admissões na parte superior das guias elas estão extremamente fechadas e nas cabeças 040 existe uma bossa em torno das guias.

Image

Nesta cabeça 043 podemos verificar a ausencia de bossas em torno das guias o que facilita o trabalho; pois logo de inicio temos um FLUXO superior... :D

Image

Observem o que foi retirado com a fresa por cima da guia na direcção das 10 horas e comparem coma foto seguinte da cabeça 040 que ainda não foi trabalhada...

Image

Podem verificar a existência da bossa e toda a obstrução que existe nesta admissão na parte superior; os gases tem dificuldade em passar... :?

Image

Comparando as duas cabeças podemos verificar as diferenças; normalmente podemos utilizar as 043 para uma preparação mais radical sem retiramos as guias. Por sua vez se quizermos chegar ao mesmo nivel com umas 040 somos obrigados a retirar as guias para eliminar as bossas que envolvem as guias e aumentar ao maximo o fluxo...

Image

Depois colocamos as juntas para ao mesmo tempo que retocamos a admissão finalisamos as juntas. Para depois transferir o mesmo desenho para o colector de admissão; que deve ser bem alinhado com a cabeça... :D

Image

Para alinhar bem os colectores de admissão eu utiliso umas pequenas guias de 10 mm de diametro exterior que são aparafusadas nos pernos das cabeças; por sua ver os furos dos colectores passam de 8 para 10 mm.
O objectivo é que os colectores se montem justos sem o minimo de jogo para termos um perfeito alinhamento com as admissões...

Passando agora as saidas de escape; como podem ver nas fotos temos de retirar o maximo das bossas que contornam as guias...

Image

Image

Para finalisarmos as saidas de escape devemos deixar o mais lisas possiveis. (Idieal é mesmo polir como espelhos, pois vai permitir ao maximo de saida dos gases)

De seguida passamos as camaras de combustão; em que o seu desenho é bastante importante...

Image

Nesta camara podemos verificar que ainda està muito fechada em torno da valvula de admissão. Temos de fazer um cone em torno das valvulas...
Este trabalho vou mostrar-vos para a proxima.
Ao mesmo tempo vou mostrar como se fazem os 3 e 4 ângulos sobre as sedes das valvulas com as fresas seguintes:

Image

Image

Com este conjunto de fresas posso fazer ângulos de 15 , 30 , 45 , 60 e 70 graus... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Blueproject

Post by Blueproject »

Babei-me todo.......
Adoro fazer estas cenas :twisted: :twisted: :twisted:
Grande post Pavik!!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Não esquecer um pormenor ao abrir as condutas (acho que não o vi explicado), logo a base da bossa das guias existe um "bump", não se pode o desbastar, mas só se pode o limpar/ arredondar/ alisar para facilitar a passagem do fluxo, porque corresponde ao apoio das molas, e ha muito pouco matéria nesta zona, é um descuido basta para furar (experiência própria :( )
Now I have a machine gun HO-HO-HO

PAVIK

Post by PAVIK »

Tens razão HKS eu conheço alguns que jà lhe aconteceu o mesmo ...

Essa bossa para o reforço do apoio das molas é necessàrio ter cuidado e medir a espessura que resta de materia para saber até onde podemos ir... :D

Foste longe de mais HKS não é nessa zona que precisas de abrir as admissoões para ganhar alguns cavalinhos... :D

até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Fiz uma derrapagem, estava a afinar a ponta da guia e "zip" :roll: Acontece

PAVIK

Post by PAVIK »

E então o que fizes-te para resolver esse problema... :D

Consegiste recuperar essa cabeça ou não??????????
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Mandei recargar, na época foi feito na Feller Servico pelo Jean René. Ou como descobrir que a solda é dura como o caraça comparada com a liga da cabeça, acho que era uma 040, ou 041 :lol:
Sobre conselho do JR (há mais das habituais) eu tinha melhorado a circulação do ar a volta das alhetas, limpar as rebarbas da fundição, chapa tipo 3, etc... Ja não me lembre muito bem, ja la vão 14 ou 15 anos (+/-), mas era copiada das S/H (?) do seu 59.

PAVIK

Post by PAVIK »

Aqui vão mais umas fotos...

Image

Podemos verificar que nesta cabeça 040 as bossas de reforço da base das molas ainda estão presentes; foram ligeiramente retocadas... :D

Image

Por sua vez nas cabeças 044 essas bossas jà são quase inexistem, para aumentar um pouco o fluxo das condutas de admissão e ao mesmo tempo a velocidade dos geses... :D
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Ricardo Meneses

Post by Ricardo Meneses »

As minhas cabeças tiveram este tipo de "tratamento" :P!! Eu sei porque fiquei algumas noites a assistir o meu amigo a fazer isto!!
Ricardo Meneses

tiago1302_s

Post by tiago1302_s »

Amigo????
Ah ah ah ah ah ah....
Deixa-me rir... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Air cooled vw is the best.....

Post Reply