Onde colocar colunas numa bay?

seixasbay
Posts: 589
Joined: 06 Sep 2007 18:43
Location: Parede - Cascais

Onde colocar colunas numa bay?

Post by seixasbay »

A questão deve ter múltiplas respostas, mas coisa torna-se mais difícil quando proprietário (EU!) é "esquisitinho"... :) Passo a explicar:

Queria colocar 2 colunas à frente e 2 atrás.

Á frente:
- Não queria furar os painéis laterais nas portas

Atrás:
- Não queria furar os painéis laterais
- Apesar do banco traseiro ser articulado para cama não vou colocar nenhma "caixa/ tampa" de madeira á frente como é costume (não gosto de ver)

Posto isto, que sugerem?
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Post by SplitBusFan »

tecto. fiz isso na minha. furei o platex que faz de forro. convém isolares 1º.

seixasbay
Posts: 589
Joined: 06 Sep 2007 18:43
Location: Parede - Cascais

Post by seixasbay »

Hum... no tecto...? Não sei se me vai agradar ver uns "discos pretos" lá pregados... :?

Para além disso o meu tecto vai levar aquela "lona branca com furinhos"...
Mas obrigado pela sugestão :wink:
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

User avatar
seventropical
Posts: 8862
Joined: 24 Jan 2007 14:34
Location: Guimarães Portugal
Contact:

Post by seventropical »

no teu caso tá complicado,porque não queres :

- furar os painéis laterais frente.

- nenhuma "caixa/ tampa" de madeira á frente dos bancos .

- furar os painéis laterais.

- no tecto...? Não.

instalas um radio com phones..... :lol: :lol: :lol: :lol:

seventropical.... :lol:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

The_Bug
Posts: 341
Joined: 25 Jan 2007 01:58

Post by The_Bug »

Que tal debaixo dos bancos viradas para baixo?

Podes até tentar colocá-las dentro do banco (dependendo do tipo de banco), ficando à face.

Algo como isto:
Image

Não sei é se se perderá muito o volume e qualidade do som.

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

podes meter nos paineis da frente, por baixo do tablier...e atrás, podes criar um pequeno móvel que fica por cima da porta de trás..serve para levar bagagem e ainda podes lá meter as colunas (viradas para a frente ou para baixo)....

mas olha lá....já tens a carrinha pronta??
:mrgreen:

malkovitch
Posts: 184
Joined: 28 Jun 2007 15:53
Location: Costa de Caparica
Contact:

colunas

Post by malkovitch »

Já coloquei por 3 vezes em bays por baixo do tablier de ambos os lados. Contra: só com colunas de caixa e a qualidade do som deixa a desejar VS colunas de embutir.
[img][img]http://i239.photobucket.com/albums/ff28 ... ns/1-1.jpg[/img][/img]

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

O meu projecto de som que ainda esta na forja inclui a hipotese do malcovitch mais uns sub oofers por debaixo do banco trazeiro e algo como isto
http://www.bose.co.uk/GB/en/home-entert ... /index.jsp
por de baixo das molas da tampa de carga de traz. São estas pquenas colunas bastante discretas que acho perfeitas pela sua potencia e compacticidade.

Outra chace é fazer uma caixa para arrumações por cima da cabeça, em cima da zona de carga e embutir uns altifalantes, um de cada lado, tal como nas campers.

Image

Podes fazer esta estrutura sem apoio lateral, fixando nas longarinas interiores. Aliás é uma zona perfeita de arrumação que não rouba espaço praticamente nenhum...acho que vai ser a munha opção de futuro.

Outra ideia é criares um comando de som na zona do banco de tgraz para que alguém que viaje contigo possa dispensar o teu som ou o controlar á sua maneira sem te aborrecer! Um luxo!
Plastic cars sucks!

seixasbay
Posts: 589
Joined: 06 Sep 2007 18:43
Location: Parede - Cascais

Post by seixasbay »

Malta, muito obrigado pelas ideias! :wink:

Até agora a opção do Jnar é a que mais me agrada, mas mais uma vez, "moveizinhos" não faziam parte dos meus planos...

@ malkovitch - és capaz de ter razão, por baixo do tablier o som não deve sair grande coisa...

@ jnar - acabei de actualizar o topico da BenFas, vai lá ver. E como posso construir/adaptar caixinha maravilha para arrumaçao/colunas atrás sem que pareça que está ali alguma coisa a mais?
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

já vi. pode ser que consiga passar no álvaro amanhã, para dar uma espreitadela.
a minha ideia, é como o móvel que se vê na foto que o pinela meteu...no tópico da Rosa do CPinto, também existe uma boa foto, onde se vêem bem as colunas de trás e o móvel...agora, pode ser mais achatado para passar mais despercebido, e aí, as colunas ficam viradas para baixo...só que nesse caso, ficas sem grande espaço para arrumação....
:roll:

The_Bug
Posts: 341
Joined: 25 Jan 2007 01:58

Post by The_Bug »

Quando comprei a carrinha, vinha com "móveis" ao longo do tejadilho.
À frente (batia lá com a cabeça), de lado e atrás.
Tirei-os todos...

Para além de não gostar deles, nunca os usei.

seixasbay, se quiseres um exemplo:

Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Esse movel colocado por de cima da zona da bagagem, atraz do banco trazeiro é no meu ver uma boa opção por não estragar a zona de carga. Ate a zona do pneu sobresselente pode ficar vazia.

É uma zona quase morta que assim fica bastante util.

Se feita com bom gosto é boa tanto para arrumação como para o som.
Plastic cars sucks!

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

Esse móvel, pode ser mais espalmado, se quiseres. Só tens que ter em atenção, às molas da porta e respectivos suportes, e perceber que quanto mais espalmado, menos caixa de ressonância terás, para as colunas....(e obviamente, menos espaço para arrumação, se quiseres :wink: )

"(...)por não estragar a zona de carga. Ate a zona do pneu sobresselente pode ficar vazia."

isso depende muito da utilização dada à carrinha. Se há area que costuma ser mal aproveitada, é mesmo essa....O facto de as camas rebaterem para trás, é um completo desperdício de espaço, caso a carrinha transporte alguma bagagem...e a zona existente para o pneu, é simplesmente absurda, numa camper. É tanto assim, que os engenheiros viram-se na necessidade, de passar a roda para a frente das carrinhas, com todos os inconvenientes, que essa solução tem, por não terem espaço para a manter lá dentro....
:roll:

seixasbay
Posts: 589
Joined: 06 Sep 2007 18:43
Location: Parede - Cascais

Post by seixasbay »

jnar wrote:Esse móvel, pode ser mais espalmado, se quiseres. Só tens que ter em atenção, às molas da porta e respectivos suportes, e perceber que quanto mais espalmado, menos caixa de ressonância terás, para as colunas....(e obviamente, menos espaço para arrumação, se quiseres :wink: )
Pois, mas é que há 2 "problemas"
1 - O tecto vai ser forrado com aquele "tecido com buraquinhos" por isso como ficaria o móvel?? Teria que cortar tecido?
2 - A construir um móvel seria certamente em contraplacado (mais barato) com folha branca para condizer com o branco do interior (porque em madeira iria ficar foleirríssimo!! :twisted: )

jnar wrote: isso depende muito da utilização dada à carrinha. Se há area que costuma ser mal aproveitada, é mesmo essa....O facto de as camas rebaterem para trás, é um completo desperdício de espaço, caso a carrinha transporte alguma bagagem...
Pois aminha vai ter o banco a rebater DE CERTEZA!! :D
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

hahahaha..ok ok....Há gostos para tudo!
ainda bem que não gostamos todos de carrinhas pintadas de vermelho... :wink:

há várias cores de madeira.... :roll:
ou várias cores para pintar a madeira :roll:

O móvel pode ser aplicado por cima do forro, sem problemas...Também podes fazer apenas uma prateleira. repara na que estava montada na minha carrinha (também tinha o tejadilho forrado com a mesma napa):

Image

Post Reply