Como melhorar os travões de um carocha

jcse
✘✘✘

Como melhorar os travões de um carocha

Post by jcse »

Quero abrir este tópico para podermos trocar ideias de como melhorar a travagem de um Carocha desde os split aos 1303S

Muito se tem falado de motores mas os travões também são importantes à medida que a potência e velocidade aumenta.

Mesmo no dia a dia quando andamos na cidade os travões são importantes, porque a toda hora vemos carros com travões potêntes e ABS a meterem-se à nossa frente ou a travarem a fundo. Fora da cidade podemo-nos defender melhor, porque podemos deixar uma distância maior para o carro da frente.

João

Manecas

Re: Como melhorar os travões de um carocha

Post by Manecas »

Colocar travões de disco à frente nos modelos mais recentes e estar com as revisões dos travões em dia! Por outro lado carochas muito tempo parados degradam o sistema de travões! Saudações! :lol: :lol: :lol:
VW 1300L 69 - simply the best!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Isto é um tema que dá pano para mangas.

Antigamente fazia-se muito sacar os tambores trazeiros do tipo 3 para o carocha...agora pode ser considerado crime!!!

As opções que o mercado hoje oferece são muitas, já nem é necessario mudar de cavilhas para rotulas para obter travão de disco.

Mas para um veiculo ate 1600 cc basta a meu ver uns discos á frente.
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu sei que uns disco podem ajudar.

Que tipo de pinças é que se podem usar para aumentar a potência de travagem? Sei que as do Talbot Horizon dão mas são impossíveis de arranjar novas.

Estou interessado em aprender truque e adaptações, além daquilo que a VW instalava de origem.

João

zef

Post by zef »

boas

as do golf I da para adaptar no 1302s?
se da, e presiso alguma alteraçao ?

cumps
VW 1302 S daily "RAT" driver

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Para colocar travão de disco tipo original basta ver o que se vende hoje nas lojas do carocha. Há muitos tipos de maxilas que atye são melhores que as originais.

Para outro tipo de travão mais XPTO só vejo necessidade qd se tem motores com 80 cv ou mais. O carocha é leve e trava bem qd afinado. O mesmo para travão de disco a traz.
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Gosta de saber a opinião de quem trocou os tambores por discos. Quem fez essa alteração que escreva a sua experiência.
Sei que o Pavik queria falar sobre este assunto, mas não o tenho visto por cá.

João

robalo

Post by robalo »

No 1500 tenho travão de disco de origem e a travagem é boa, para comparar na réplica que tambem tem chassi de um 1500 mais tarde coluquei discos atrás e noto melhoria na travagem.
À frente meti bombas novas nos dois porque as de origem necessitavam de reparação e o preço do kit mais pastilas e mão de obra, acabou por compensar as bombas novas que comprei.
A trás coluquei a adaptação das bombas do golf IV com o aproveitamento dos discos velhos da frente

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos...

Eu estive de férias aí em Portugal, quando eu digo férias são férias, pois estive três semanas sem aparecer por aqui no FORUM...

Como estou de volta podem contar comigo... :D

Eu penso que ter um bom poder de travagem nunca é demais independentemente de termos 50 ou 150 cavalos, quando rolamos a 120 km/h e temos de parar 800kg não interessa a potência...
Mas sim a capacidade de passar de 120 a 0 km/h no espaço mais curto possivel... :D

Sabendo que o peso do carocha está todo concentrado a trás e que o centro de massa se situa na linha entre os suportes para o macaco...

Uns kit de discos traseiros ajuda muito no poder de travagem. Se aumentarmos o poder de travagem no trem traseiro ganhamos significativamente e com uma boa repartição chegamos ao TOP...

Por minha experiencia já faz muitos anos que utiliso travões de discos as 4 rodas com bastante exito...

Posso vos dar vários exemplos de sistemas de travagem que funcionam bem... :D
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Então quando poderes, coloca uns exemplos. :wink:
Do mais ao menos sofisticado.
João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

No meu 1302 coloquei-lhe as mangas do 1302S e discos novos da Brembo.
As pinças originais (que levavam os calços só com uma orelha) estavam estragadas e decidi comprar novas, igualmente da ATE, (de duas orelhas) e a travagem melhorou. Os calços são os da Ferodo (para mim a melhor combinação disco/calço em termos de qualidade/preço/fiabilidade) e óleo de travão DOT5, por causa de aquecimentos. Todos os tubos (flexíveis e rígidos) foram novos... resultado: trava muito bem... melhor do que os 4 tambores originais... faltou o servo freio...

Será que dará para adoptar um? (neste caso para o Peças)... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Eu fiquei surpreendido com a capacidade de travagem dos discos de origem do 1500.
Para tempo seco e velocidades até 100Km/h chega e sobra. Já fiz algumas "experiências" em estrada fechada e aquilo responde tão bem que até anda de zorro! :lol:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

josé alves da silva

Post by josé alves da silva »

Olá a todos

No caso de carros, onde não foram feitas grandes alterações e mesmo nestes, não bastará meter ou trocar discos, pastilhas, etc., mas verificar bem o funcionamento dos embolos nas bombas das pinças (eventualmente substituir os retentores e limpar bem os embolos) e nos bombitos atrás (no caso de calços) e o mesmo na bomba central (ver se não está picado o corpo interior).
Algo muito importante substituir os flexíveis por novos.
Antes de montarem os flexiveis, lavar muito bem com gasolina e compressor de ar todas as linhas da tubagem, desde a bomba central até às extremidades das 4 rodas.
A quantidade de borra acumulada dentro dos tubos é tal que provoca estrangulamentos nalguns sítios o que faz perder muita eficiência de travagem e desequilíbrios entre as rodas do mesmo eixo.
Depois disto meter sempre óleo novo
Abraço

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos...

No meu carocha Azul FAST FOOD tenho 4 discos.

Os discos da frente são de origem com Bombas GIRLING de 1303S com as Pastinhas redondas pois tem mais superficie de contacto com o disco. Tenho os tudos em malha de aço com Raccords GOODRIDGE que saiem da bomba central ATE e vão até as bombas GIRLING isto a frente. No trem traseiro tenho o Kit de discos KERSCHER com bombas BOSCH da VW Sharan (normalmente vem com bombas do GOLF) os tubos em malha de aço vão das bombas até ao repartidor, do repartidor até a bomba central utilisei o tubo rigido de origem...

Utiliso oleo DOT5 e posso vos dizer que trava muito bem e não bloquei as rodas da frente devido a uma boa repartição de travagem...

O meu unico problema é que os discos da frente já são os terceiros porque os discos aquecem muito e ficam empenados, tenho de passar a discos ventilados á frente, quanto aos discos traseiros vou colocar uns perfurados para prevenir quando montar o motor 2275cc...

Mas regra geral 4 discos no carocha permite-lhe ter um optimo poder de travagem... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite

Aqui vão umas fotos dos discos para o meu proximo projecto...

Image

Image

Image

Mas este sistema de travões são enormes para um carocha...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply