Tracção às 4 rodas

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Tracção às 4 rodas

Post by Carlos Baptista »

Isto da tracção às 4 rodas, é uma ideia que já me passou várias vezes pela cabeça.

Uma vez, em conversa com o nosso amigo Jorge Daniel (pai do Rodrigo -VWTT) falei-lhe disso e ele mostrou-me logo um adaptador para o efeito, sendo este, acoplado à parte dianteira da caixa de velocidades.

No entanto, não entrei em pormenores técnicos, ficando apenas a saber que isso é possível e que já houve manos dos nossos carros, com tracção total.

Porque se trata de um assunto pertinente e atendendo a que, devido ao momento que atravessamos, em termos de condições atmosféricas, (neve,gelo)seria de bastante utilidade ter essa mais valia, venho então lançar este tema, esperando que os camaradas que tenham documentação e boas ideias, deem a sua "bicada"

até já!
Image

Caboche

Post by Caboche »

Isso pro meu buggy entao, é que era Carlos...
Abracos.

Caboche

Post by Caboche »

Entao, mas ninguem sabe nada sobre isto??? :shock:

emorais27

Post by emorais27 »

boas caros amigos

Sr. Carlos Baptista, falando nas condições atmosféricas que atravessamos, especialmente as enormes temperaturas negativas que pairam sobre as nossas instituições bancárias :roll: :oops: :evil: a brincadeira deve ficar 1 bocadinho puxadote...mas que deve ser brutal ter 1 carocha com tracção às 4 deve :twisted:
Trata-te de mais 1 grande tópico a acompanhar :D

1 Abraço e peões do meu camisola amarela (1302 S) :twisted:
Morais

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Haviam Type 2 de tracção às 4 rodas... foram feitos alguns protótipos nos anos 70s... estando ainda um deles no museu da VW...

Mais tarde foram mesmo produzidas as "Syncro" com base nestes estudos... talvez por aí consiga-se encontrar alguma coisa... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

que tal estudar um chassis de um GOLF syncro (bem estudado) e aplicar uma carroçaria do carocha? ( c'est faisable) meu deus!!!!!
um abraço
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Folheando a minha 'enciclopédia VW' descobri um CAROCHA 4x4 type 287.
aqui vão algumas fotos.

Image

Image
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Mcânica do schiwnwagen
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

boas tenho quase todo o material preciso para fazer um vw 4x4, tenho 2 caixas do 1302/3 4x4, diferencial para a frente, etc

nunca foi feito pq n vemos nenhuma vantagem nisso, só mesmo para dizer q é 4x4, os buggy 4x2 já envergonham os jipes á força toda, ter mais um diferencial só trazia mais peso e mais avarias, para puxar as 4 rodas já n podia ser um motor normal e a caixa de certeza q n aguenta pneus grandes como tenho no meu buggy

nafteiro

Re: Tracção às 4 rodas

Post by nafteiro »

esse kit provavelmente é de origem francesa e deve ser principio anos 90
encontras muitos no autocross, na altura com motor R21 turbo e cx VW

no que posso falar motor 1835cc, bem transformado e com 4x4 buggy patinava as 4 ate 3ª...
no fim partia sempre qualquer coisa no volante motor ou cambalhota... com 8 pinos sem pinos , etc , quando finalmente se resolveu o problema do motor , a cx deixou de por a 3ª k devido a sticada do motor a fazia saltar do seu lugar no veio de cx

a mecanica golf 2 é possivel de ser utilizado o dif traseiro , mas pode ser outro qualquer

jcaldeira

Post by jcaldeira »

nafteiro wrote:esse kit provavelmente é de origem francesa e deve ser principio anos 90
encontras muitos no autocross, na altura com motor R21 turbo e cx VW

no que posso falar motor 1835cc, bem transformado e com 4x4 buggy patinava as 4 ate 3ª...
no fim partia sempre qualquer coisa no volante motor ou cambalhota... com 8 pinos sem pinos , etc , quando finalmente se resolveu o problema do motor , a cx deixou de por a 3ª k devido a sticada do motor a fazia saltar do seu lugar no veio de cx

a mecanica golf 2 é possivel de ser utilizado o dif traseiro , mas pode ser outro qualquer
amigo nafteiro esse carro em era do Luisao de S BRAZ?

nafteiro

Post by nafteiro »

não sei bem... mudou de donos varias vezes
mas é possivel , não o conheço por esse nome

jcaldeira

Post by jcaldeira »

nafteiro wrote:não sei bem... mudou de donos varias vezes
mas é possivel , não o conheço por esse nome
se estivermos a falar do mesmo carro em questão, está numa oficina do electricista IDALECIO em Sao Braz de Alportel

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Ao fim de todo este tempo de ter lançado o tópico, pensei que a coisa evoluísse noutro sentido.
Eu explico:
Era minha intenção que se discutisse aqui técnica e experiências de quem saiba do assunto.

Que alguem colocasse fotos e que exemplificasse como a coisa é feita e tal...
Apenas pretendia isso! Não estava a pensar em potências, corridas, cavalos etc.

É verdade que tal como o Rodrigo disse, só com duas rodas já se fazem oitos, mas se houver quatro rodas tractoras, se calhar safamo-nos melhor.
Tambem se pode bloquear o diferencial, o que ajuda muito, mas só em terra!

Em termos de todo-o-terreno, estava a pensar no turístico.
Nada de corridas
Para mim agora, as corridas, só se for em carrinhos de rolamentos! :D
Image

Britanico

Post by Britanico »

Por estes lados, existem paes de forma "Synchro",que curiosamente nunca vi em Portugal. Com cardado á maneira e tal. Por vezes, ser apenas 4x4 não chega. Um veículo 4x4 patina tanto como um de tracção traseira se fôr preciso. É necessário obter alguma forma de desmultiplicação para conseguir retirar alguma "Paz" do usufruto de um 4x4.

Podemos ir por dois caminhos: O primeiro, é enveredar por transformações caras , a precisar de peças vindas do estrangeiro, e fiabilidade comprometida. Porque só quem experimentou situações "todo-o-terreno" sabe como é facil ficar metido num molho de bróculos em menos de nada. Do meio do nada, enquanto passeavamos por terreno " que parecia estavel", surgem situações desesperantes, e em poucos minutos estamos mergulhados em lama até aos joelhos, com quatro pneus a atirar jorros de lamaçal e pedras para todo o lado. Com o correspondente "gritar" do motor. Lá ´saltam cá para fora as cordas, "High lifts" ou tapetes perfurados ( para quem os trouxe) ou na maioria dos casos, ajudantes de outros carros a tentar desesparados empurrar algo que basicamente é um cofre maciço cheio de cimento enterrado em meio metro de lama.

Não é nada elegante, ter de chamar a esposa do Senhor Manuel que vinha no outro carro,para também ela nos ajudar a empurrar. O segredo da aplicação dos carochas em todo-o-terreno, está não muito em aplicar 4x4, mas sim na sua LEVEZA. Não nos esqueçamos que o Kubelwagen tinha grande taxa de sucesso porque podia ser desatolado facilmente por quatro Nazis, e colocado na estrada de novo. Normalmente não eram os Nazis que desatolavam, mas camponenses das redondezas coagidos por "Shmeizers". "O carocha é um competente todo-o-terreno, mas não convém sobrecarrega-lo com peso e mecanicas complicadas. ( Ler "How to build VW based off- roads de Jeff Hibbard")

A segunda hipótese, para quem insiste mesmo em "transformar" um VW em 4x4, é tirar-lhe a carroçaria e colocá-la em cima da mecanica de um Suzuky Samurai. Pronto!... LIvrete e documentos Suzuki, mas feeling "carochístico" praticamente intacto.

Só uma ideia.
A inveja é uma homenagem que a mediocridade tributa ao mérito

Post Reply