Caixa de velocidades

cobrashelby

Caixa de velocidades

Post by cobrashelby »

podem me ajudar nesta duvida as caixas de um vw de 1970 e o motor dá bem num de 1958?
é necessário muitos ajustes?
é que surgiu a oportunidade de comprar um 59 sem motor e caixa.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Não da no sentido de apertar/ despertar... Et voila!
O problema resida no nariz da caixa, porque a fixação é muita diferente entre um 59 e um 70,assim, vais ter duas escolhas, ou soldar um apoio de caixa moderno na tua plataforma de 58, ou adaptar a caixa de 70 no 59.

Neste ultimo caso vais precisar de:
-uma caixa completa com os seus eixos, tubos, e etc...(evita as de 65/67) só se quiseres manter uma via de trás estreita (e evita mesmo 67 muito danado devido a algumas peças bem especificas), ou de post 67 para uma via mais larga (uma 1500 é bestial)
-um nariz de caixa de uma pão de forma "split" (a referenciá VW : 211 301 211 x) e do selector que esta dentro

Seja vais ter de substituir o nariz de caixa do ano que escolheste por o nariz da caixa de pão de forma, e ter de bater um pouco a chapa na zona dos pontos centrais dos cintos passageiros para poder colocar a caixa. Isto por que o nariz novo é mais volumoso na sua parte superior.

Abraços
NB: se quiseres mais esclarecimento e/ ou mais informaçoes, peço-te um pouco de paciença, vou estar daqui a horas em Toulouse a "brincar" :roll:
Now I have a machine gun HO-HO-HO

matos
✘✘

Post by matos »

Hong Kong Syndicate wrote:vou estar daqui a horas em Toulouse a "brincar" :roll:
E "brincas" assim de cidade em cidade?
Há gajos com sorte :!:
Boa viagem João e "diverte-te" qb.
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

estevo
✘✘✘

Re: Caixa de velocidades

Post by estevo »

cobrashelby wrote:podem me ajudar nesta duvida as caixas de um vw de 1970 e o motor dá bem num de 1958?
é necessário muitos ajustes?
é que surgiu a oportunidade de comprar um 59 sem motor e caixa.
Boas!

Se tens um motor e cx de 70, o melhor é tentares vender ou trocar por um motor e cx de um modelo da época do carro. É a maneira mais simples e também a mais correcta. :wink:

Recorre a alguem, como por exemplo o Alvaro da Bidoeira.
(o\ | /o)

cobrashelby

Post by cobrashelby »

Obrigado a todos

pois a ideia era circular com um antigo mas com um motor 1600, eu caixa de 58 talvez arranje se ela aguentar com um 1600 recente era optimo.
e não sei se a caixa de 58 a gloche dá no motor 1600?

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

Cobrashelby
Eu aconselho-te a utilizares a caixa e o motor 1600. Para montares a caixa basta substituires o suporte do nariz da CX. No chassi também tens de soldar o suporte para o respectivo suporte da caixa. Este suporte podes encontrar com facilidade sobre um chassi de 1300 ápos 68 ou de um 1302.

Se quizeres montar o 1600 na caixa de 58 o volante de motor não entra tens de retificar a caixa a toda a volta para conseguires fazer entrar o volante motor.

No Oval do TO-ZE eu utilizei um suporte retirado de um 1302 montado com um suporte de caixa em poliuretano. Quanto ao cumprimento das transmissões existe uma pequena diferença da alguns milimetros, mas é possivel montar com as mesmas transmissões. Mas se quizeres as transmissões que vão bem eu posso te dar as informações das dimensões das mesmas...

Boas montagens e diverte-te... :D

Até breve
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

cobrashelby

Post by cobrashelby »

Obrigado PAVIC

vou seguir as tuas dicas
se puderes colocar aqui as informações das dimensões agradeço

xau

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

já agora, um motor 1600 dá numa caixa de 65?
Last edited by SplitBusFan on 10 Apr 2009 12:49, edited 1 time in total.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Pergunta de ignorante!

E se em vez de rectificar a caixa, trocar os volantes?

Dá?
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

ninguem nos passa cartão, carlos :cry: :cry:

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

calma,calma!! já lá vamos! deixem-me ter tempo. sim porque tambem é preciso tempo, e... disposição.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Split!

Eu acho que dá, mas...
Nada como aguardar a opinião dos técnicos.

No entanto, podes ensaiar isso e ter em atenção quatro pormenores importantes.

1º - A posição dos furos de aperto do motor à caixa (acho que é igual)

2º - Se os dentes do bendix do motor de arranque encaixam bem na cremalheira.

3º - Se o diâmetro do volante do motor não é superior ao diâmetro do que equipava o carro originalmente.

4º - Se o veio primário encaixa bem nas estrias do disco da embraiagem.

Vai vendo isso e depois é só aguardares a confirmação dos técnicos.
Image

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos

Em primeiro não se deve trocar os volantes de motor pois eles estão equilibrados com a respectiva cambota se trocarem desequilibram tudo...

Depois em segundo os motores 1,6L vem normalmente com volantes de motor para 12V. Os motores de arranque de 6V que vem montados nas caixas até 1967 se não estou errado (corrijam-me SFF) não são compativeis com os volantes de 12V. Se mudarem o motor de arranque numa caixa por exemplo de 65, têm de mudar o casquilho em bronze onde entra o eixo do motor de arranque sobre a caixa. Depois tem de desbastar um pouco dentro da caixa para que o volante de 12V possa rodar...

Depois eu pergunto: Qual o interesse de colocar uma caixa curta num motor 1600 que deve funcionar com uma caixa com relações mais longas???

Procurem uma caixa de 1500 que têm normalmente boas relações e que funciona muito bem com um motor 1600 de origem ou alterado...

Outra solução é uma caixa de brazilia mas esta têm uma 4 muito longa em relação a 3 que origina uma pequena quebra na passagem de 3 para 4.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

bem, na parte que me toca a este tópico, o meu interesse em meter um motor 1600 numa caixa de 65 é o de apenas poder usar a carrinha enquanto o motor original é reparado. Como consigo arranjar um motor 1600 a trabalhar e em razoável estado estava capaz de o comprar e meter na minha split enquanto o 1500 original é diagnosticado e reparado. Depois voltava a colocar como estava (e ainda está).

cobrashelby

Post by cobrashelby »

Boas PAVIK

Obrigado pelas dicas :wink:
Vou descrever o que vou fazer se estiver mal agradeço a correcção:

VW de 1958 respectivo chassis
Motor (para já 1600 dupla carburação futuramente mais :twisted: ) de 1303
Caixa de um 1500
as ponteiras do 1500

se percebi só vou ter de colocar o apoio para esta caixa e transformar o selector das mudanças?

abraço

Post Reply