Deem-me luz...
-
ricardoliveira
Deem-me luz...
1º, o carocha tem 4 luzes no conta km... 1 luz a meio em cima, 2 em baixo que acendem quando eu dou a chave, a 4ª é dos piscas. Das redondas, a de cima e as duas do lados dos piscas para que servem ? confesso que nunca me dei ao trabalho de ler o manual.
2ª depois, de noite dentro do meu so tenho o conta km iluminado, nao deveria ter tb a do combustivel ? é que vou naquela de "devo ter gasolina"... lol... so vejo o ponteiro quando passo debaixo de um poste...
a 3ª questão... que tipo de lampadas gasta o carocha ? quais recomendam para ter uma luz decente ? este sabado as 2 da manha andei pelo monte entre sever e vale de cambra, tive que vir 99% percurso de maximos, é que da mesmo pouca luz em medios... queria meter lampadas melhores, mas de potencia igual para nao queimar os fios de origem...
Obrigado !
2ª depois, de noite dentro do meu so tenho o conta km iluminado, nao deveria ter tb a do combustivel ? é que vou naquela de "devo ter gasolina"... lol... so vejo o ponteiro quando passo debaixo de um poste...
a 3ª questão... que tipo de lampadas gasta o carocha ? quais recomendam para ter uma luz decente ? este sabado as 2 da manha andei pelo monte entre sever e vale de cambra, tive que vir 99% percurso de maximos, é que da mesmo pouca luz em medios... queria meter lampadas melhores, mas de potencia igual para nao queimar os fios de origem...
Obrigado !
Vw Fuscão 1500 - www.mygarage.tk
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
Re: Deem-me luz...
bom, vamos lá a ver se a gente se entende!
o c/km, tem várias lampadas
3 no fundo- a do meio para os piscas, as laterais para a bateria, e para o oleo
2 laterais- para os minimos, e uma um pouco mais acima do lado dt para informação de máximos.
existem modelos com uma lampada de informação do aquecimento do vidro traseiro.
se não cosegues ver nada de noite, roda com o botão das luzes, para direita, porque isso tem uma resistencia, para dar mais ou menos luz.
um abraço
o c/km, tem várias lampadas
3 no fundo- a do meio para os piscas, as laterais para a bateria, e para o oleo
2 laterais- para os minimos, e uma um pouco mais acima do lado dt para informação de máximos.
existem modelos com uma lampada de informação do aquecimento do vidro traseiro.
se não cosegues ver nada de noite, roda com o botão das luzes, para direita, porque isso tem uma resistencia, para dar mais ou menos luz.
um abraço
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
cuidado que os postes podem cair 
Um abraço.
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
"ma foi!! on sei jamé" 
Um abraço.
-
ricardoliveira

Ora aqui está...
Eu de luzes só tenho isto... e um manípulo normal de luzes, onde dou os piscas... e passo de médios para máximos... mas ao andar de máximos, não tenho nenhuma indicação que vou em máximos...
é simplex o meu fusca... nada de nada... de noite a minha visão nocturna é apenas um círculo redondo iluminado... eh eh eh...
Ha, o truque da resistencia... lol... isso claro que sei, mas so tenho isso no golf, o fiat tb nao tem... simplex novamente... se tem está a mais... é mais uma coisa electronica que pode avariar...
E que tipo de luzes usa o fusca ? H1, H2, Hx ??? Potencia ??? Quero meter umas novas... aquilo de noute... eu a frente de um C5 dos novos, ve-se à minha frente a sombra do meu fusca ;o) e em médios !!!
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
tens por aí vários problemas eléctricos, desde lâmpadas fundidas no tablier, a provavelmente farois com o espelhado estragado, ligações eléctricas, fios e regulador já pouco famosos. Mudar de lâmpdas provavelmente não te trará grandes beneficios - até porque para os automóveis não há assim um sortido tão grande de potências como há nas lâmpadas para as casas - o ideal seria substituir ou refazer todo o sistema eléctrico, o que calculo que seja caro, em alternativa mais cómoda podes procurar um electricista que passe isso a pente fino e elimine todas as percas de corrente ao longo da instalação, o que sinceramente não sei se compensará comparando o custo final de uma opção ou outra com a qualidade da iluminação e da própria instalação eléctrica. Em qualquer caso, mandar espelhar sempre os farois.
-
ricardoliveira
Olá,
Porque achas que tenho problemas eléctricos no sistema ?
Eu por acaso sou eng electrotecnico ;o) tenho material para mudar tudo, mas... será que tenho mesmo problemas ? Quando o desmontei tive o cuidado de verificar a fiarada, está tudo impecável ! e o carro esteve parado uns 20 anos...
No golf andava a pensar... raios, isto ja nao da luz, saquei as lampadas, casquilhos cheios de ferrugem, lampadas negras, nao me lembro de ter trocado de lampadas desde que o tive... será que eram de origem ? aposto que sim... meti umas philips bluevision e... fez-se luz !!!
A parte electrica do carocha parece-me bem... onde devia eu ver luzes se no conta km so tenho as 3 que sao visiveis na foto ? ele devia ter mais alguma ? existe mais alguma no tablier ou assim ? Quando dou máximos devia-se acender alguma luz azul ?
Help ! Alguem tem um com este tipo de tablier ?
Eu por acaso sou eng electrotecnico ;o) tenho material para mudar tudo, mas... será que tenho mesmo problemas ? Quando o desmontei tive o cuidado de verificar a fiarada, está tudo impecável ! e o carro esteve parado uns 20 anos...
No golf andava a pensar... raios, isto ja nao da luz, saquei as lampadas, casquilhos cheios de ferrugem, lampadas negras, nao me lembro de ter trocado de lampadas desde que o tive... será que eram de origem ? aposto que sim... meti umas philips bluevision e... fez-se luz !!!
A parte electrica do carocha parece-me bem... onde devia eu ver luzes se no conta km so tenho as 3 que sao visiveis na foto ? ele devia ter mais alguma ? existe mais alguma no tablier ou assim ? Quando dou máximos devia-se acender alguma luz azul ?
-
fan
- Site Admin
-
ricardoliveira
Obrigado pela informação, no fim de semana ja vou ver o que se passa...
e as outras duas luzes ao lado dos piscas ? para que servem ?
direita ?
esquerda ?
O manometro da gasolina tem alguma lampada ?
Qual o tipo de lampadas que gasta ? H1 ? H2 ? H4 ? recomendam alguma alteração ou lampada para o carro ?
Obrigado !
e as outras duas luzes ao lado dos piscas ? para que servem ?
direita ?
esquerda ?
O manometro da gasolina tem alguma lampada ?
Qual o tipo de lampadas que gasta ? H1 ? H2 ? H4 ? recomendam alguma alteração ou lampada para o carro ?
Obrigado !
-
Fernando Palmela
- ★★★
Ricardo no meu 1300 por baixo do 80, quando passo de médios para máximos fica azul, do lado esquerdo dos piscas quando se liga a chave de ignição fica vermelha enquanto se dá à chave e depois apaga do lado direito fica verde é o dinamo a indicar que está a carregar a bateria se não acender estão fundidas ou não tem lampadas.........mas se tens manual perde uma hora e lê o manual os manuais são para ser lidos antes de colocar qualquer objecto em andamento seja ele qual for desde carros a pilhas a aviões

(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
-
ricardoliveira
confesso... nao li...
do golf li... alias, da primeira vez que pedi o carro para sair ao meu pai, nos loucos anos de 1998... 1999... ele saiu, voltou 2/3 minutos depois, entregou-me o manual e disse... lê... depois sais...
e resultou...
Eu sábado vou ver o que se passa, e vou ler o manual... so nao o li porque tive medo de o estragar ao abrir, é de "orige"... mas vou imprimir um que tenho em pdf...
do golf li... alias, da primeira vez que pedi o carro para sair ao meu pai, nos loucos anos de 1998... 1999... ele saiu, voltou 2/3 minutos depois, entregou-me o manual e disse... lê... depois sais...
e resultou...
Eu sábado vou ver o que se passa, e vou ler o manual... so nao o li porque tive medo de o estragar ao abrir, é de "orige"... mas vou imprimir um que tenho em pdf...
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
@ricardoliveira: pelo que percebi do teu post inicial, o teu carocha deve ter luzes pouco mais intensas do que um par de velas, e assim sendo custa-me a acreditar que isso se deva apenas a lâmpadas velhas, espelhados ferrugentos e orientação baixa. Agora se já te certificas-te que está tudo bem com o sistema eléctrico, então presumo que as luzes estejam normais, não podes é esperar que um carocha ilumine tão bem a estrada quanto um carro 10, 20 ou 30 anos mais novo. Qualquer carro dessa idade por mais material novo que tenha nunca vai igualar um carro moderno, isto pensando só em lâmpadas de incandescência, já nem pensando em Xenons e leds, aí então a diferença seria maior.ricardoliveira wrote:Olá,
- superalex
- ✘✘✘✘
ricardo, para engenheiro electrotécnico és pouco curioso. porque razão não desmontaste já isso tudo para ver os tipos de lâmapadas que tem?
além disso é muito fácil encontrar um esquema eléctrico na net. vai ao samba.org. com o esquema na mão vais ficar a saber tudo sobre as luzes do conta km num instante. o sistema é mesmo muito simples.
no entanto, posso andiantar já que o mostrador do velocímetro possui 2 lâmapadas para a retroiluminação e o mostrador do nível de gasolina também possui 1.
tanto as lâmpadas de retroiluminação como as dos sinalizadores são iguais e é fácil aceder a elas por trás do velocímetro. são de encaixe tipo baioneta e os casquilhos são desmontáveis, aliás os casquilhos são de latão e or vezes oxidam e perde-se o contacto, é bom retirá-los e limpá-los de vez em quando.
o sinalizador que está na parte de cima do mostrador do velocímetro é para dar a indicação de máximos. é uma lâmpada branca como as outras mas está lá colocado um filtro que faz a cor azul (se não estiver já queimado)
na parte inferir tens ao centro o indicador de piscas, do lado esquerdo tens o indicador do gerador de corrente (filtro vermelho)e do lado direito o indicador da pressão de óleo (filtro verde).
todas estas lâmpadas possuem o envólucro do casquilho ligado à massa excepto o indicador de piscas.
espero ter ajudado
além disso é muito fácil encontrar um esquema eléctrico na net. vai ao samba.org. com o esquema na mão vais ficar a saber tudo sobre as luzes do conta km num instante. o sistema é mesmo muito simples.
no entanto, posso andiantar já que o mostrador do velocímetro possui 2 lâmapadas para a retroiluminação e o mostrador do nível de gasolina também possui 1.
tanto as lâmpadas de retroiluminação como as dos sinalizadores são iguais e é fácil aceder a elas por trás do velocímetro. são de encaixe tipo baioneta e os casquilhos são desmontáveis, aliás os casquilhos são de latão e or vezes oxidam e perde-se o contacto, é bom retirá-los e limpá-los de vez em quando.
o sinalizador que está na parte de cima do mostrador do velocímetro é para dar a indicação de máximos. é uma lâmpada branca como as outras mas está lá colocado um filtro que faz a cor azul (se não estiver já queimado)
na parte inferir tens ao centro o indicador de piscas, do lado esquerdo tens o indicador do gerador de corrente (filtro vermelho)e do lado direito o indicador da pressão de óleo (filtro verde).
todas estas lâmpadas possuem o envólucro do casquilho ligado à massa excepto o indicador de piscas.
espero ter ajudado
alexandre vicente