que motor devo colocar na kombi de 60?
- superalex
- ✘✘✘✘
que motor devo colocar na kombi de 60?
gosto muito de passear na minha kombi split de 1960 mas preciso de mais um pouco de potência nas subidas, pois às vezes chego a perder muita velocidade. por vezes não consigo passar dos 30 - 35km/h em 3ª. sei que incomodo os outros utilizadores da estrada, por isso tenho de encostar muitas vezes para dispersar a fila.
o meu 1200cc está cansado, precisa de um reparação a fundo mas não quero gastar dinheiro com ele, pois mesmo reparado, receio que a sua potência não seja suficiente para me tirar deste apuro, em vez de uma reparação, preferiria uma alteração que passaria pela troca de motor e caixa de velocidades, ou só apenas motor, ou então alteraria o meu motor.
pergunta 1:
sabendo que a kombi tem as caixas de redutoras, posso trocar a caixa de velocidades por uma de 1300 e consequentemente o motor? até já tenho a conversão para 12v feita e tudo. assim poderia montar um motor com maior cilindrada a partir de um bloco de 1300.
pergunta 2:
posso partir do meu bloco 1200 e aumentar a cilindrada um pouco? assim não teria de trocar a caixa de velocidades.
ou então outra qualquer solução.
o meu 1200cc está cansado, precisa de um reparação a fundo mas não quero gastar dinheiro com ele, pois mesmo reparado, receio que a sua potência não seja suficiente para me tirar deste apuro, em vez de uma reparação, preferiria uma alteração que passaria pela troca de motor e caixa de velocidades, ou só apenas motor, ou então alteraria o meu motor.
pergunta 1:
sabendo que a kombi tem as caixas de redutoras, posso trocar a caixa de velocidades por uma de 1300 e consequentemente o motor? até já tenho a conversão para 12v feita e tudo. assim poderia montar um motor com maior cilindrada a partir de um bloco de 1300.
pergunta 2:
posso partir do meu bloco 1200 e aumentar a cilindrada um pouco? assim não teria de trocar a caixa de velocidades.
ou então outra qualquer solução.
alexandre vicente
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Re: que motor devo colocar na kombi de 60?
O que tenho visto nesses casos é basicamente e num primeiro estagio colocar a mecânica do carocha, ou seja, abolir as redutoras e por uma caixa mais moderna.É um passo á frente que implica transformar algumas coisas mas nada complicado.
Outra hipotese é substituir o trem trazeiro por um IRS da Bay e assim tens já hipotese de colocar uma caixa de cardans e depois motores de preperação, outro estagio seria motor e caixa Porsche, o que é sim uma grande maluqueira...
O Miguel Brito sei que tem um motor 1600 na carrinha dele mas não faço a minima ideia o que fez ás redutoras ou se a caixa é a mesma embora se fosse uma caixa de 1500 não haveria problemas com motores mais recentes.
Outra hipotese é substituir o trem trazeiro por um IRS da Bay e assim tens já hipotese de colocar uma caixa de cardans e depois motores de preperação, outro estagio seria motor e caixa Porsche, o que é sim uma grande maluqueira...
O Miguel Brito sei que tem um motor 1600 na carrinha dele mas não faço a minima ideia o que fez ás redutoras ou se a caixa é a mesma embora se fosse uma caixa de 1500 não haveria problemas com motores mais recentes.
Plastic cars sucks!
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
fazer essas alterações todas, não vai acabar por custar o mesmo que reparar esse motor todo de alto a baixo?
- Digas®AET
Eu tenho a oportunidade de andar regularmente numa 1200 de 63' ainda a 6v e de arrastadeira não tem nada... Convém é adaptar a condução ao veículo e não fazer o mesmo que se faz no tdi lá de casa...
65' VW typ1 1200 Limousine Deluxe
- superalex
- ✘✘✘✘
o problema é mesmo esse. para gastar, já agora gastava em algo com mais músculo.SplitBusFan wrote:fazer essas alterações todas, não vai acabar por custar o mesmo que reparar esse motor todo de alto a baixo?
alexandre vicente
- superalex
- ✘✘✘✘
queres dizer que a falta de potência da minha carrinha é uma questão de condução?Digas®AET wrote:Eu tenho a oportunidade de andar regularmente numa 1200 de 63' ainda a 6v e de arrastadeira não tem nada... Convém é adaptar a condução ao veículo e não fazer o mesmo que se faz no tdi lá de casa...
lol
alexandre vicente
- superalex
- ✘✘✘✘
obrigado pelas sugestões eduardo.
não me importo de conservar as redutoras, pois o meu problema não é tanto a velocidade máxima mas a falta de potência.
e também não queria fazer alterações do tipo cortar e soldar. se o motor 1300 encaixasse directamente na caixa 1200 é que era...
não me importo de conservar as redutoras, pois o meu problema não é tanto a velocidade máxima mas a falta de potência.
e também não queria fazer alterações do tipo cortar e soldar. se o motor 1300 encaixasse directamente na caixa 1200 é que era...
alexandre vicente
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Olha Alex, eu já tive uma vez uma split, salvoerro de 62 como daily driver durante uma ano(é verdade) e sempre achei que o carro era equilibrado, especialmente quando embalava, até mais que uma bay 1600...porque não das mazé umas voltas valentes e habituas-te é vesatilidade do bicho? A não ser que queras ser mesmo radical, acho que serve como foi feita.
Abraços
Abraços
Plastic cars sucks!
- Digas®AET
Tira as conclusões que bem entenderes...superalex wrote:queres dizer que a falta de potência da minha carrinha é uma questão de condução?Digas®AET wrote:Eu tenho a oportunidade de andar regularmente numa 1200 de 63' ainda a 6v e de arrastadeira não tem nada... Convém é adaptar a condução ao veículo e não fazer o mesmo que se faz no tdi lá de casa...
lol
Tens aí um tópico acima do meu que vai dar ao mesmo.
cumps!
65' VW typ1 1200 Limousine Deluxe
- superalex
- ✘✘✘✘
agradeço as sugestões e não quero entrar em conflitos de opiniões com ninguém, mas neste tópico peço conselhos para saber o que devo colocar na carrinha e não se devo manter ou alterar.
com este tópico apenas pretendia que quem tem experiência em alterações do tipo da que pretendo fazer me aconselhasse e me elucidasse sobre compatibilidades motor/caixa, enumerando aspectos de fiabilidade, segurança, consumos, custos da alteração, dificuldades em arranjar as peças, etc.
com este tópico apenas pretendia que quem tem experiência em alterações do tipo da que pretendo fazer me aconselhasse e me elucidasse sobre compatibilidades motor/caixa, enumerando aspectos de fiabilidade, segurança, consumos, custos da alteração, dificuldades em arranjar as peças, etc.
alexandre vicente
-
f_valentim
- ✘✘
Para mim, motor 1600 de admissão simples é que é. Força e andamento. Mas o melhor era meteres um 1800