GPL
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
tenho um amigo que tem uma carrinha a GPL (fotos da carrinha dele no meu tópico). Tem um motor 1600cc igual ao meu e até agora nunca teve problemas. Os furos que foram feitos foram mínimos. A carrinha faz uma média equivalente a 7 litros de gasolina aos 100kms dentro da cidade (o que é excelente) e bastante menos em estrada. Estou a pensar sinceramente em fazer o mesmo, mas como queria meter o meu motor com 1776cc não sei se será possível conciliar uma coisa com outra. Se não for possível, terei que optar pelo que for mais racional para o uso que quero (voltar) a dar à minha.
Pelo andar da carruagem, parece-me ser uma atitude acertada...
viewtopic.php?t=21&postdays=0&postorder=asc&start=75
(final da página)
Pelo andar da carruagem, parece-me ser uma atitude acertada...
viewtopic.php?t=21&postdays=0&postorder=asc&start=75
(final da página)
-
nelsonfelix
- ✘
Depois de tudo o que se falou em relação às gasolinas e aditivos, este será certamente mais um ponto de discordia.
Cada um é como cada qual, tudo vai depender de motor para motor.
Agora que se poupa no combustivel isso n há duvida, e na potência e o preço de toda a instalação, quantos km's temos que fazer para ir buscar o € investido? será que eventualmente se poupa de um lado para gastar no outro?
Cada um é como cada qual, tudo vai depender de motor para motor.
Agora que se poupa no combustivel isso n há duvida, e na potência e o preço de toda a instalação, quantos km's temos que fazer para ir buscar o € investido? será que eventualmente se poupa de um lado para gastar no outro?
Abraço
Nelson Félix
1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40
Nelson Félix
1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
essa questão tem toda a lógica...daí eu ter escrito e repito:
"Se não for possível, terei que optar pelo que for mais racional para o uso que quero (voltar) a dar à minha".
No caso deste meu amigo que anda com ela todos os dias (ou quase todos os dias), não tenho dúvidas que o retorno do investimento vai ser rápido (se é que esse retorno já não foi feito).
Ele pagou 1000€ pela transformação, perto da oficina do Vlad, na recta do Taguspark, Oeiras.
Para além disso, ouvi dizer que o GPL faz com que o motor dure mais
mas não sei até que ponto é que isto será verdade.
"Se não for possível, terei que optar pelo que for mais racional para o uso que quero (voltar) a dar à minha".
No caso deste meu amigo que anda com ela todos os dias (ou quase todos os dias), não tenho dúvidas que o retorno do investimento vai ser rápido (se é que esse retorno já não foi feito).
Ele pagou 1000€ pela transformação, perto da oficina do Vlad, na recta do Taguspark, Oeiras.
Para além disso, ouvi dizer que o GPL faz com que o motor dure mais
-
Enz0
- ✘
eu penso que compensa...mesmo não usando todos os dias. o GPL nos motores, nao tem ou nao tem tantos depositos de carvao nos componentes do motor respectivos...ou seja, o motor anda mais limpo, emissões muito baixas.
o que acontece é que o GPL não tem tantas propriades lubrificantes como a gasolina...pode acontecer, é a substituição principalmente das válvulas de admissão mais cedo penso eu de que...mas faz-se kms à vontade com isso!
eu apoio ao uso de GPL, nas carrinhas pelo menos...
Jorge
o que acontece é que o GPL não tem tantas propriades lubrificantes como a gasolina...pode acontecer, é a substituição principalmente das válvulas de admissão mais cedo penso eu de que...mas faz-se kms à vontade com isso!
eu apoio ao uso de GPL, nas carrinhas pelo menos...
Jorge
Automotive Technical Support and Training
-
rui marques
vw gpl
boas
a utilização do gpl em nada danifica o motor. a lubrificação deste está sempre a cargo do oleo e não da gasolina.
o material de que são feitas as válvulas, permite-lhes resistir um pequeno aumento da temperatura.
eu devo ter feito uns 30.000 kms num 1303.
o problema reside unicamente na legalização, já que na maioria dos casos o aquecimento do gás é feito no escape e a legislação não o permite.
cumps, rui
a utilização do gpl em nada danifica o motor. a lubrificação deste está sempre a cargo do oleo e não da gasolina.
o material de que são feitas as válvulas, permite-lhes resistir um pequeno aumento da temperatura.
eu devo ter feito uns 30.000 kms num 1303.
o problema reside unicamente na legalização, já que na maioria dos casos o aquecimento do gás é feito no escape e a legislação não o permite.
cumps, rui
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Não sei como funciona o GPL, mas ouvi uma vez dizer que os motores a carburadores como os VW não são boa base de transformação, porque a cuba do carburador fica a funcionar em vazio, com a boia a bater até que se parte e avaria. Será verdade? Nesta ideia, os carros a passar para GPL deveriam ser apenas os de injecção.

"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Quente
O problema reside no facto de não existir um sistema de refrigeração a agua que aquece o gaz afim de ser pulverizado no carburador.
Normalmente isto é feito com uma serpentina instalado em volta ou do escape ou das condutas de chauffage. O problema reside normalmente pelo facto de estes motores serem assistidos muitas vezes desmontados fora do carro, danificando as condutas do gaz com frequência.
Normalmente isto é feito com uma serpentina instalado em volta ou do escape ou das condutas de chauffage. O problema reside normalmente pelo facto de estes motores serem assistidos muitas vezes desmontados fora do carro, danificando as condutas do gaz com frequência.
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
-
rui marques
gpl
boas
o aquecimento do gás também pode ser feito através do circuito do oleo.
é verdade que os carros de injecção quando funcionam a gás os injectores ficam desligados, enquanto que no gpl não existe essa possibilidade.
no entanto até ter problemas no carburador vão uns milhares de kms mt grandes.
o carro que eu conduzi uns 30.000 kms nunca me deu problemas, e a media geral andava na ordem dos 10 litros/100 km.
cumps, rui
o aquecimento do gás também pode ser feito através do circuito do oleo.
é verdade que os carros de injecção quando funcionam a gás os injectores ficam desligados, enquanto que no gpl não existe essa possibilidade.
no entanto até ter problemas no carburador vão uns milhares de kms mt grandes.
o carro que eu conduzi uns 30.000 kms nunca me deu problemas, e a media geral andava na ordem dos 10 litros/100 km.
cumps, rui
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Ha mais de 3 anos, o Carlos fez a assemblagem de um 1776 numa carrinha (bay) que vinha com GPL e que foi mantido. O sisteme que usaca inicialmente o aquecimento do escape foi alterado para ser aquecido pelo oleo de um filtro de oleó montado em full-flow.
Até agora, sem qualquer problema!
Se fosse agora se calhar ia com valculas inox e sedas de muita boa qualidade para limitar os riscos
Note, a carrrinha de 3 geração a motor tipo 4 do Carlos anda a GPL, sem qualquer problema
Saudaçoes
Se fosse agora se calhar ia com valculas inox e sedas de muita boa qualidade para limitar os riscos
Note, a carrrinha de 3 geração a motor tipo 4 do Carlos anda a GPL, sem qualquer problema
Saudaçoes
Now I have a machine gun HO-HO-HO
-
rui marques
boas
quando a intenção é restaurar um carro para que fique original, instalar o gpl, significa algumas pequenas alterações. neste caso, provavelmente o carro também não vai andar tantos kms assim que justifique o investimento.
por outro lado para quem gosta de fazer kms, é a melhor solução aos combustíveis tradicionais, não danificando a vida do motor.
com facilidade o equipamento também pode ser retirado.
cumps, rui
quando a intenção é restaurar um carro para que fique original, instalar o gpl, significa algumas pequenas alterações. neste caso, provavelmente o carro também não vai andar tantos kms assim que justifique o investimento.
por outro lado para quem gosta de fazer kms, é a melhor solução aos combustíveis tradicionais, não danificando a vida do motor.
com facilidade o equipamento também pode ser retirado.
cumps, rui
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
isso que escreveste aqui, para mim, é ouro sobre azul....é precisamente isso que estou a pensar fazer: um 1776 a GPL (ou gasolina)....Hong Kong Syndicate wrote:Ha mais de 3 anos, o Carlos fez a assemblagem de um 1776 numa carrinha (bay) que vinha com GPL e que foi mantido. O sisteme que usaca inicialmente o aquecimento do escape foi alterado para ser aquecido pelo oleo de um filtro de oleó montado em full-flow.
Saudaçoes
Só não sei onde meter o depósito
-
Enz0
- ✘
rui marques, tem toda a razão...em relação à lubrificação, estava a confundir com motores diesel.
no entanto continuo a achar quando no uso de gpl, o uso de válvulas em inox e boas sedes ou assim, como o HKS disse, bastava, para manter igual ou superior fiabilidade como se a gasolina se tratasse.
nos dias que correm, continuo a achar um muito bom investimento para quem usa o seu VW air cooled com alguma frequência...
Jorge
no entanto continuo a achar quando no uso de gpl, o uso de válvulas em inox e boas sedes ou assim, como o HKS disse, bastava, para manter igual ou superior fiabilidade como se a gasolina se tratasse.
nos dias que correm, continuo a achar um muito bom investimento para quem usa o seu VW air cooled com alguma frequência...
Jorge
Automotive Technical Support and Training