Upgrade motor tipo1 para BAY WINDOW
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Upgrade motor tipo1 para BAY WINDOW
Este tópico pretende dissipar algumas duvidas referentes ao aumento da potência dos motores das Bay Window.
A minha historia é a seguinte:
O motor da original minha carrinha tem uma configuração que já não há substituição no mercado nesta altura, cabeças com valvulas pequenas, baixa compressão, pistons concavos e embraiagem 215mm.
Qd perguntei em varias casas estrangeiras qual a melhor opção de aumento de potência, sem fugir muito á arquitectura original mas procurando usar a mesma receita do motor que lá estava, todos me aconselharam o motor 1600 que se vende para os carros!
Como já vi em varias Bay estrangeiras upgrades para maior cilindrada em carros que fazem muitos KM, parece-me que a historia podera ser contada de outra maneira, aliás os motores tipo 4 montados nas Bay obedecem a esta receita (baixa compressão) e são bastante fiaveis. Será que um 1700 com baixa compressão, cabeças originais e melhor refrigeração não fara a festa?
Agradeço toda a opinião achando que este tópico pode ajudar a todos!
A minha historia é a seguinte:
O motor da original minha carrinha tem uma configuração que já não há substituição no mercado nesta altura, cabeças com valvulas pequenas, baixa compressão, pistons concavos e embraiagem 215mm.
Qd perguntei em varias casas estrangeiras qual a melhor opção de aumento de potência, sem fugir muito á arquitectura original mas procurando usar a mesma receita do motor que lá estava, todos me aconselharam o motor 1600 que se vende para os carros!
Como já vi em varias Bay estrangeiras upgrades para maior cilindrada em carros que fazem muitos KM, parece-me que a historia podera ser contada de outra maneira, aliás os motores tipo 4 montados nas Bay obedecem a esta receita (baixa compressão) e são bastante fiaveis. Será que um 1700 com baixa compressão, cabeças originais e melhor refrigeração não fara a festa?
Agradeço toda a opinião achando que este tópico pode ajudar a todos!
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Pois
Pois mas isto implica tambem substituir a caixa de velocidades para colocar um motor 2000, alguêm sabe as relações das caixas tipo 2?
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
vwtt
- ✘✘
boas,
miguel onde é q descubriste o "jota", essa carrinha foi alterada pelo dono mas aki na nossa oficina, trazia um motor 1200 q foi vendido para o toiga
as alterações foram um motor 1800cc de 68cv, retirou-se a cx de redutoras e aplicou-se uma do 1302 ou 1303 encontrada num campo coberta em ervas
, depois de tudo montado ficou a andar mt bem e a consumir menos, o pedrosplit q o diga q se viu negro pra o apanhar na figueira
a minha vw transporter ia a fundo a marcar os 165km/h a descer a A8 pra loures, ele passou por mim
, velocidade nao sei porque a split só marca até aos 120, o ponteiro ia a bater nos 0km/h, mas devia ia a uns 170 e poucos
miguel onde é q descubriste o "jota", essa carrinha foi alterada pelo dono mas aki na nossa oficina, trazia um motor 1200 q foi vendido para o toiga
as alterações foram um motor 1800cc de 68cv, retirou-se a cx de redutoras e aplicou-se uma do 1302 ou 1303 encontrada num campo coberta em ervas
a minha vw transporter ia a fundo a marcar os 165km/h a descer a A8 pra loures, ele passou por mim
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
disseste bem: "(...) feita para assapar (...)".
Ela tem um motor tipo 4 lá dentro, certo?....semelhante ao que a Westfalia amarela que desmontei tinha (só que neste caso um 2000 cc).
E se uma pessoa só quiser um pouco mais de potência numa subida e não andar a assapar?....
Um 1775 cc é o mais correcto?
O HKS está sempre a dizer-me para eu montar o tipo 4 na minha carrinha e estar quieto com a ideia de meter o meu 1500 e tal (1600 cc original) com os tais 1775 cc....mas isso implica muita alteração no carro, para além de que passa muito menos despercebido (se olharem lá para dentro)
.
Não existe uma opinião geral?....é que farto-me de ler a cada um tem a sua ideia...
Para mim, que (ainda) sou um COMPLETO leigo na matéria, fico na mesma....
(desculpa pinela se estou a desvirtuar o teu tópico - só queria partir de mais um exemplo concreto).
Ela tem um motor tipo 4 lá dentro, certo?....semelhante ao que a Westfalia amarela que desmontei tinha (só que neste caso um 2000 cc).
E se uma pessoa só quiser um pouco mais de potência numa subida e não andar a assapar?....
O HKS está sempre a dizer-me para eu montar o tipo 4 na minha carrinha e estar quieto com a ideia de meter o meu 1500 e tal (1600 cc original) com os tais 1775 cc....mas isso implica muita alteração no carro, para além de que passa muito menos despercebido (se olharem lá para dentro)
Não existe uma opinião geral?....é que farto-me de ler a cada um tem a sua ideia...
(desculpa pinela se estou a desvirtuar o teu tópico - só queria partir de mais um exemplo concreto).
-
jotavw
Olá pessoal fico contente por ver fotos da minha carrinha como exemplar
.
Na minha opinião a principal transformação é a cx pois se não fizerem essa transformação a carrinha nunca vai fazer velocidade de cruzeiro de 110 ou 120 e fazer uma média de 8 ou 8.5 em viagens grandes.
Acho que a cx do 1302 e um bom motor 1600 já fica uma carrinha bastante boa para efectuar viagens.
Eu digo um motor 1600 porque são mais fáceis de encontrar, mais baratos, mais fáceis de reparar e não é necessário cortar qualquer tipo de chapa na carrinha.
Jota
Na minha opinião a principal transformação é a cx pois se não fizerem essa transformação a carrinha nunca vai fazer velocidade de cruzeiro de 110 ou 120 e fazer uma média de 8 ou 8.5 em viagens grandes.
Acho que a cx do 1302 e um bom motor 1600 já fica uma carrinha bastante boa para efectuar viagens.
Eu digo um motor 1600 porque são mais fáceis de encontrar, mais baratos, mais fáceis de reparar e não é necessário cortar qualquer tipo de chapa na carrinha.
Jota
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
^N desvirtua nada, antes pelo contrario, já me tinha constado da tua ideia do 1775, pelo q ja ouvi a grande solução esta nas caixas como sempre mas...e em relação ás caixas tipo2, era interessante saber as diferenças, eu tenho duas, além da que esta na carrinha, que é a original e penso que só o motor mais potente ñ é solução. Já guiei uma 2000 e a caixa é bastante mais longa, uma 140 penso eu.jnar wrote:disseste bem: "(...) feita para assapar (...)".
O HKS está sempre a dizer-me para eu montar o tipo 4 na minha carrinha e estar quieto com a ideia de meter o meu 1500 e tal (1600 cc original) com os tais 1775 cc....mas isso implica muita alteração no carro, para além de que passa muito menos despercebido (se olharem lá para dentro).
Em relaç~õa ás caixas 1302/3 não teremos um problema de resistência, comparado com as grandes tipo 2? Lembrem-se dos 'Coisas' 181, é que a bay pesa 2300 kg e a split 1600...
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Embora eu percebe pouco de caixa, ha algo do qual tenho a certeza, a escolha de uma caixa (tal como para um motor) tanbem tem a ver com o uso que pretendes fazer com ela!
Depois são os compromissos, porque se calhar podera ser optimo para o Eduardo, não sera o mesmo para ti João
Depois são os compromissos, porque se calhar podera ser optimo para o Eduardo, não sera o mesmo para ti João
Now I have a machine gun HO-HO-HO
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
vwtt
- ✘✘
Em relaç~õa ás caixas 1302/3 não teremos um problema de resistência, comparado com as grandes tipo 2?
pela logica sim, mas o jota não é nada meigo com a carrinha, acreditem
já durou alguns anos sem problemas nenhuns, e foi uma caixa q estava perdida num terreno em q as ervas já eram o dobro da altura da cx