Upgrade motor tipo1 para BAY WINDOW

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Upgrade motor tipo1 para BAY WINDOW

Post by Eduardo Pinela »

Este tópico pretende dissipar algumas duvidas referentes ao aumento da potência dos motores das Bay Window.

A minha historia é a seguinte:

O motor da original minha carrinha tem uma configuração que já não há substituição no mercado nesta altura, cabeças com valvulas pequenas, baixa compressão, pistons concavos e embraiagem 215mm.

Qd perguntei em varias casas estrangeiras qual a melhor opção de aumento de potência, sem fugir muito á arquitectura original mas procurando usar a mesma receita do motor que lá estava, todos me aconselharam o motor 1600 que se vende para os carros!

Como já vi em varias Bay estrangeiras upgrades para maior cilindrada em carros que fazem muitos KM, parece-me que a historia podera ser contada de outra maneira, aliás os motores tipo 4 montados nas Bay obedecem a esta receita (baixa compressão) e são bastante fiaveis. Será que um 1700 com baixa compressão, cabeças originais e melhor refrigeração não fara a festa?

Agradeço toda a opinião achando que este tópico pode ajudar a todos!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Eu acho que é quanto baste para mais potência. Basta ver este caso:
Image
Image
E anda que se farta...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Pois

Post by Eduardo Pinela »

Pois mas isto implica tambem substituir a caixa de velocidades para colocar um motor 2000, alguêm sabe as relações das caixas tipo 2?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

A manter os 1600cm3 de origem? Sem abrir nada? etc?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

boas,

miguel onde é q descubriste o "jota", essa carrinha foi alterada pelo dono mas aki na nossa oficina, trazia um motor 1200 q foi vendido para o toiga

as alterações foram um motor 1800cc de 68cv, retirou-se a cx de redutoras e aplicou-se uma do 1302 ou 1303 encontrada num campo coberta em ervas :D, depois de tudo montado ficou a andar mt bem e a consumir menos, o pedrosplit q o diga q se viu negro pra o apanhar na figueira

a minha vw transporter ia a fundo a marcar os 165km/h a descer a A8 pra loures, ele passou por mim :twisted:, velocidade nao sei porque a split só marca até aos 120, o ponteiro ia a bater nos 0km/h, mas devia ia a uns 170 e poucos

Chris

Post by Chris »

pelo que me chegou ao ouvido, as caixas de velocidade compatíveis com uma bay são as do 1302s e 1303s...estas caixas com um motor bem preparado já é, penso eu, mais que suficiente.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Aquelas duas fotos do "jota" foram nas Caldas da Rainha, num encontro de carochas, penso que há uns dois anos atrás. Estava toda "kitada": travões de uma marca, eixo doutra, peças de todos os anos, uma salganhada feita para assapar. E andava bem...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

disseste bem: "(...) feita para assapar (...)".
Ela tem um motor tipo 4 lá dentro, certo?....semelhante ao que a Westfalia amarela que desmontei tinha (só que neste caso um 2000 cc).

E se uma pessoa só quiser um pouco mais de potência numa subida e não andar a assapar?....
Um 1775 cc é o mais correcto?
O HKS está sempre a dizer-me para eu montar o tipo 4 na minha carrinha e estar quieto com a ideia de meter o meu 1500 e tal (1600 cc original) com os tais 1775 cc....mas isso implica muita alteração no carro, para além de que passa muito menos despercebido (se olharem lá para dentro) :roll: .
Não existe uma opinião geral?....é que farto-me de ler a cada um tem a sua ideia...
Para mim, que (ainda) sou um COMPLETO leigo na matéria, fico na mesma....

(desculpa pinela se estou a desvirtuar o teu tópico - só queria partir de mais um exemplo concreto).
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jotavw

Post by jotavw »

Olá pessoal fico contente por ver fotos da minha carrinha como exemplar :D.
Na minha opinião a principal transformação é a cx pois se não fizerem essa transformação a carrinha nunca vai fazer velocidade de cruzeiro de 110 ou 120 e fazer uma média de 8 ou 8.5 em viagens grandes.
Acho que a cx do 1302 e um bom motor 1600 já fica uma carrinha bastante boa para efectuar viagens.
Eu digo um motor 1600 porque são mais fáceis de encontrar, mais baratos, mais fáceis de reparar e não é necessário cortar qualquer tipo de chapa na carrinha.
Jota

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

jnar wrote:disseste bem: "(...) feita para assapar (...)".
Ela tem um motor tipo 4 lá dentro, certo?....semelhante ao que a Westfalia amarela que desmontei tinha (só que neste caso um 2000 cc).

E se uma pessoa só quiser um pouco mais de potência numa subida e não andar a assapar?....
Um 1775 cc é o mais correcto?
O HKS está sempre a dizer-me para eu montar o tipo 4 na minha carrinha e estar quieto com a ideia de meter o meu 1500 e tal (1600 cc original) com os tais 1775 cc....mas isso implica muita alteração no carro, para além de que passa muito menos despercebido (se olharem lá para dentro) :roll: .
Não existe uma opinião geral?....é que farto-me de ler a cada um tem a sua ideia...
Para mim, que (ainda) sou um COMPLETO leigo na matéria, fico na mesma....

(desculpa pinela se estou a desvirtuar o teu tópico - só queria partir de mais um exemplo concreto).
^N desvirtua nada, antes pelo contrario, já me tinha constado da tua ideia do 1775, pelo q ja ouvi a grande solução esta nas caixas como sempre mas...e em relação ás caixas tipo2, era interessante saber as diferenças, eu tenho duas, além da que esta na carrinha, que é a original e penso que só o motor mais potente ñ é solução. Já guiei uma 2000 e a caixa é bastante mais longa, uma 140 penso eu.
Em relaç~õa ás caixas 1302/3 não teremos um problema de resistência, comparado com as grandes tipo 2? Lembrem-se dos 'Coisas' 181, é que a bay pesa 2300 kg e a split 1600...

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

eduardo...ninguém nos liga... :oops:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Embora eu percebe pouco de caixa, ha algo do qual tenho a certeza, a escolha de uma caixa (tal como para um motor) tanbem tem a ver com o uso que pretendes fazer com ela!
Depois são os compromissos, porque se calhar podera ser optimo para o Eduardo, não sera o mesmo para ti João :wink:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

tens razão joão.... :oops:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

E que as carrinhas, tem dois problemes
O peso
O aerodinamismo
Vou ver se um dia eu comença a olhar isto melhor das caixas

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

Em relaç~õa ás caixas 1302/3 não teremos um problema de resistência, comparado com as grandes tipo 2?

pela logica sim, mas o jota não é nada meigo com a carrinha, acreditem :twisted: é rara a vez q a carrinha sai e n faz um arranqe ou um slide na rotunda
já durou alguns anos sem problemas nenhuns, e foi uma caixa q estava perdida num terreno em q as ervas já eram o dobro da altura da cx

Post Reply