Problemas com o Stand

Post Reply
Lusi

Problemas com o Stand

Post by Lusi »

Boa tarde, cansei-me de esperar pelo telefonema do Stand para ir buscar o meu futuro Carocha, e decidi telefonar para saber o ponto de situação, uma vez que estava a planear ir buscá-lo este fim de semana.

Ficaram de me ligar mais tarde para me por ao corrente e obtive a seguinte resposta:

Já fomos com o carro á inspecção, uma inspeção de tibo B e está tudo bem, mas a matricula está bloqueada e estamos a tratar disso, deverá levar umas duas semanas o processo junto do IMTT, mas se quizer pode vir buscar o carro pode, trabalhamos com algumas companhias de seguro que mesmo assim lhe podem fazer um seguro para o poder levar a rodar até casa.
Fiquei um pouco assustado com o que me foi dito, pois com os outros dois carros que comprei ficou tudo tratado na hora.

Perguntei se teria algo a ver com a inspeção, pois vi na altura que a última inspecção tinha sido feita em 2004, ao que me foi dito que não era esse o motivo.

E que o anterior dono, que o terá entregue ao stand como retoma por um outro carro ainda não o teria passado para seu nome, e por esse motivo não o poderiam passar ainda para meu nome.

Custa-me a acreditar que um stand receba uma retoma de um carro nestas condições, e por não conhecer o stand estou sinceramente um pouco assustado.

Já pedi que me enviassem cópia do certificado de inspeção "para alegadamente fazer o seguro junto de um conhecido" com o objectivo de ficar com a matricula do carro, e que infelizmente não memorizei; estava mais interessado nos outros pormenores.

E estou a pensar telefonar para o IMTT para tentar exclarecer o que realmente se está a passar.

Não quero correr o risco de comprar um Carocha que depois não possa tirar da garagem, como aconteceu com um amigo meu, que num leilão do estado comprou um Carocha cabriolet de origem que foi apreêndido por se ter verificado que o nº série do chassis tinha sido adulterado, e como tal, apezar de o ter em seu nome, o mesmo não tem matricula, nem forma de lhe ser atribuida, estando o mesmo em esposição num stand.

Gostaria de saber a opinião e conselhos do pessoal aqui do forum relativamente a este assunto; se não fosse o elevado valor do sinal que já entreguei tinha desistido na hora :(

SplitBusFan
✘✘✘✘

Re: Problemas com o Stand

Post by SplitBusFan »

ui... que caldeirada aí vai... infelizmente muitos stands trabalham dessa forma que descreves e que te custa a crer, isto para não dizer pior. aperta com o stand para que te mostrem os certificados de inspecção extraordinária, foram emitidos dois, um relativo à extraordinária outro relativo à periódica obrigatória. o primeiro serve para repor a matricula, o segundo é aquele com o qual tens que circular, acompanha os documentos e destacas o selo para colocar no vidro. tenta perceber se o carro ficou ou não aprovado.
Quanto ao seguro não embarques nessa de te fazerem um seguro seja de que tipo e preço fôr se o carro tem a matricula cancelada, isso pura e simplesmente é ilegal de se fazer, mesmo que algum mediador te diga que sim e te entregue documentação a afirmar que o carro está seguro e legal, porque não está. as declarações de venda dos stands que supostamente substituem os documentos também não têm qualquer valor. tem muito cuidado com essa situação. não te quero alarmar, aliás a reposição de matricula é um pouco demorada, mas é um processo que nem sempre é simples e barato de resolver.

boa sorte com isso

BigFred

Post by BigFred »

Será que face a toda esta confusão não tens aqui matéria para poderes legalmente exigir a devolução do sinal?
Não tenho conhecimentos juridicos, mas penso que te devias informar/aconselhar sobre esta hipótese.

Boa sorte
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

Lusi

Post by Lusi »

SplitBusFan wrote:ui... que caldeirada aí vai... infelizmente muitos stands trabalham dessa forma que descreves e que te custa a crer, isto para não dizer pior. aperta com o stand para que te mostrem os certificados de inspecção extraordinária, foram emitidos dois, um relativo à extraordinária outro relativo à periódica obrigatória. o primeiro serve para repor a matricula, o segundo é aquele com o qual tens que circular, acompanha os documentos e destacas o selo para colocar no vidro. tenta perceber se o carro ficou ou não aprovado.
Quanto ao seguro não embarques nessa de te fazerem um seguro seja de que tipo e preço fôr se o carro tem a matricula cancelada, isso pura e simplesmente é ilegal de se fazer, mesmo que algum mediador te diga que sim e te entregue documentação a afirmar que o carro está seguro e legal, porque não está. as declarações de venda dos stands que supostamente substituem os documentos também não têm qualquer valor. tem muito cuidado com essa situação. não te quero alarmar, aliás a reposição de matricula é um pouco demorada, mas é um processo que nem sempre é simples e barato de resolver.

boa sorte com isso
Obrigado,

Enviaram-me por email cópia dos documentos do carro e da inspecção técnica periodica (apenas parte da frente) onde estão os seguintes dados:

CD 9931007
Matricula: ID-92-81
Ano 1967.11.9
Data/Hora 2012.01.24 17:32

A ausência de anotações de deficiências significa a conformidade do veiculo com a regulamentação em vigor, no momento em que foi mencionado.

Observações complementares

Todos os items constantes da legislação foram vistos de acordo com a mesma á excepção dos assinalados.

Ver a classificação do tipo de deficiências no verso . "No entanto não tenho o versso do certificado"

RESULTADO

Aprovado

Não me foi enviado nada sobre a inspecção extraordinária.

Pelo que entendi, estes documentos por si só não significam que tudo está correcto?

Obrigado desde já pela resposta.

Lusi

Post by Lusi »

Já estive a consultar no site do IMTT e confirma-se, a matricula está cancelada :?

Contactei novamente o stand e indicaram-me que a inspecção extraordinária foi feita e que foi entregue a documentação a um despachante.

Que assim que tivessem noticias me iriam telefonar de volta.

Vamos ver o que vai dar, e se as duas semanas não vão ser meses até o assunto estar resolvido, vi tambêm no site que o carro com a matricula cancelada não pode circular, contrariando o que me foi dito pelo stand.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

pelos vistos o stand está a tratar das coisas da forma correcta, apesar de um bocado desleixada. o processo de reposição de matricula pode ser um bocado lento pelo que agora é só esperar mesmo, pacientemente.

Lusi

Post by Lusi »

Já ouve alguma evolução, de momento já me foi enviado um documento a comprovar que foi solicitada a reposição de matricula, e no site do IMTT a matricula já não se encontra cancelada.

Resposta á minha última questão

Boa tarde!

Por enquanto ainda não podemos fazer a transferência de propriedade porque o processo para a reposição de matrícula faz-se em várias fazes e ainda não está concluída.

Em primeiro lugar tem que se ir a uma inspeção mais rigorosa que é a inspeção tipo B, depois tem que se dar entrada do processo no IMTT, e entregar os documentos neste caso o antigo modelo 2 dado ser um processo antigo.

Quando esse processo estiver concluído é feita a transferência para nosso nome, porque fomos nós que tratamos de todo o processo, nessa fase estão automaticamente as matrículas repostas. Aí sim já posso transferir para seu nome. Porque sem a reposição das matrículas não é possível fazer a transferência de propriedade para terceiros, neste caso para si, como cliente final.

Agora é só o tempo de o IMTT finalizar o processo.

O contacto do anterior proprietário é ###########, Srº ##############, mas nem sempre é fácil falar com ele porque faz internacional e nem sempre está contactável.

Qualquer dúvida que tenha, disponha.

Com os melhores cumprimentos.
############################

Noto por parte do Stand bastante vontade para que eu levante o carro o mais rápido possivel, e segundo os mesmos com os dados em minha posse já posso fazer o seguro e ir buscar o carro, e apesar de eu estar bastante ansioso por esse dia tenho algum receio de fazer a totalidade do pagamento e levantar o carro antes de poder ser tratada toda a documentação para o por em meu nome; pois não sei se existe ou não o risco de haver alguma falha que impossibilite a passagem do carro para meu nome, ou a sua circulação.

Agradecia o conselho de quem já anda por estas andanças á bem mais tempo do que eu, e tem bastante mais experiência com este tipo de problemas que para mim são uma novidade.

Com o contacto do anterior proprietário estou tambêm a tentar saber o que for possivel apurar do carro.

- O carro está em condições de fazer 120km sem riscos?
- Há quanto tempo o carro está parado?
- Quando foi a última vez que teve uma troca de óleo e filtros? ( Se o último serviço foi realizado á muito tempo terei de ponderar uma troca de óleo e filtros antes de fazer a viagem)
- Quem transformou o carro e quando?
- Que tipo de reforços foram feitos á carroçaria e chassis?
- O carro já sofreu algum restauro, pintura, foi feito algum trabalho de maquilhagem para esconder alguns problemas antes da entrega ao Stand?
- Ouve a substituição de algumas partes, ou o mesmo encontra-se de origem? ( a data da primeira matricula é de 9-11-1967) e pela pesquisa que fiz foi um ano de transição, no entanto tenho algumas dúvidas nos para-choques e nos bancos da frente.
- Tem a lona, que não foi entregue junto com o carro? (mesmo que não esteja em condições seria bastante útil para mim de forma a restaurar, ou mesmo copiar).

Resumindo, muita ansiedade, muitas noites sem dormir, e muitas dúvidas sobre as surpresas que vou encontrar; tal e qual um adolescente nas vesperas do primeiro encontro com a primeira namorada.

Post Reply