Ajuda na reparação do meu primeiro Carocha

Post Reply
Lusi

Ajuda na reparação do meu primeiro Carocha

Post by Lusi »

Finalmente o Carocha chegou há sua nova casa...

Depois de resolvido o problema com os documentos fui hoje buscar o Carocha, como já indiquei trata-se de Carocha de Novembro de 1967 cortado que não se encontra em muito bom estado.

A viagem correu bem, com a esposa e o pequenote sempre atrás ao longo de 120km, no entanto a uma velocidade de 60 a 70 km/h o carro tinha uma grande "vibração" lateralmente, era como se estivesse alguêm ao lado do carro a dar empurrões, o volante tambêm ele se sentia a dançar a essas velocidades.

A velocidades mais altas, 70 a 90km/h deixava de se sentir, apezar de ser uma "vibração" pouco usual sempre pensei que podesse der algum pneu mal calibrado; no entanto no final da viagem, e quando parei, a minha esposa disse-me que quando ia atrás de mim parecia que um dos pneus traseiros estava a ir para dentro e para fora, o que me leva a pensar que haverá um desalinhamento das rodas.

Gostava de saber a opinião dos peritos. :?

A pintura apezar de ao longe estar com um exelente aspecto, tirando um ou outro risco, dá para ver que está em péssimo estado, pois ao perto deu para ver muitas estaladelas, e ao meter a unha e puxar a tinta simplesmente se solta da chapa, na parte trazeira e atrás dos para-choques, notei algumas bolhas na tinha, o que me leva a crer que será ferrugem.

Para uma pintura em condições, mesmo tendo eu pouco ou nenhum conhecimento já deu para entender que será necessário retirar toda a tinta velha até á chapa, no entanto a minha dúvida é a seguinte:

Para um trabalho bem feito será sempre necessário separar a carroçaria do chassis, ou não é obrigatório?

Eu acredito que sim, e tinha como objectivo fazer essa separação, decapar o carro e fazer alguns trabalhos de preparação para reduzir os custos mas tenho algumas dúvidas:

- Estando o carro cortado a carroçaria deve estar fragilizada na zona central, não será um risco fazer a separação neste caso?

- Caso decida fazer eu mesmo a decapagem do carro, com ou sem a separação da carroçaria será necessário após a decapagem colocar um primário.
- Se eu colocar esse primário, mesmo tendo o cuidado de desengordurar a chapa antes da aplicação, não tendo eu qualquer experiência de pintura será necessário o pintor remove-lo posteriormente para uma boa pintura, e nesse caso aconselhável um primário provisório, ou a sua aplicação não têm influência na qualidade da pintura e eu poderei ver com o pintor qual o primário adequado e colocar logo o primário definitivo poupando trabalho ao pintor e reduzir os custos, quer com o pintor, quer o custo do primário provisório?

Lusi

Re: Ajuda na reparação do meu primeiro Carocha

Post by Lusi »

Aqui ficam as fotos do do ID-92-81

Image
Image
Image

Há primeria vista não parece em muito mau estado, mas vendo com mais detalhe bastantes surpresas desagradáveis que mostram o estado da pintura.

Image
Image

Parece-me que será obrigatório limpar tudo até há chapa. :?

Segundo o antigo proprietário o chassis tinha sido reparado, 500€ de reparação, ~mas não me soube dizer como foi feita a reparação, e decidi investigar.

Descolar as várias camadas de alcatifa para descobrir o segredo...

Uma chapa coberta de alcatifa que estava em frente aos pés do passageiro.

Image

Continuando a retirar alcatifas...

Image

Muita ferrugem e chapa em péssimo estado.
Image

Visto pela parte inferior, aparentemente a dita reparação não foi nada mais, nada menos que rebitar um pedaço de chapa na zona danificada e cobrir com antigravilha...

Image

Levantado o assento traseiro...

Image
Image

Os vidros não abrem, este é o motivo

Image

Dentro do porta luvas uma borrachas que não sei o que são, alguêm tem uma ideia?

Image
Image

Debaixo do capot...

Uma chapa solta que não faço ideia o que seja.

Image

Muitos fios soltos e sem estarem isolados.

Image
Image

Agora que estou a carregar as fotos é que estou a pensar que devia ter desligado a bateria por uma questão se segurança

Algumas outras fotos

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Este é o meu ponto de partida para tentar recuperar um carro, e todos os conselhos são bem-vindos visto que não tenho a minima experiência no ramo.

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Estou a ver que tens uma pequena "dor de cabeça" para resolver tudo vai depender do que queres que seja esse carro a nivel de transformação não é das melhores se estivesse no teu lugar e sem ter conhecimentos em reparações mantinha o carro sempre com a perspectiva de gastar o mínimo porque tudo o que investires no carro não o vais recuperar e na primeira oportunidade trocava ou vendia-o e tentava apilcar as minhas forças e dinheiro num projecto com um rendimento mais seguro.
As borrachas que falas são para tapar o acesso aos afinadores dos bombitos das rodas, a chapa não é do carro pode estar a tapar algo que tenha sido alterado.
Todos nós começa-mos por um lado qualquer, tu estas com um menino nas mãos agora só tens um sentido é para a frente fala com alguém que entenda da coisa e nos por cá fazemos o resto.
Vai dando noticias

jouca_1

Post by jouca_1 »

CORTADOS, DECAPITADOS,

para mim uma das muitas M...AS que foram e continuam à ser feitas ai em Portugal.

Transformar Spits em Ovais,
Ovais em pós '57,
Panels de 3 lugares em 8/9 lugares (com janelas),
ou autovivendas (Westfalia ou outras)

Depois à F..A é para quem compra, e depois vai pedir a Volkswagen o certeficato de conformidade,
e descobre que: O QUE COMPRO NAO É O QUE PENSAVA!?!?!?

No teu caso ja pensastes porque é que à Wolkswagen fabricou carochas de caixa fechada,
e carochas de caixa Alberta????

À nivel de estrutura sao totalemente differentes......

Nas fotos que apresentas onde estao os reforços por baixo do carro ao nivel das longarinas??
Ao nivel do banco de traz onde esta à viga de reforço???
Ao nivel das portas tambem???

Para conferir vai ver o topico do Joao (alias 51reutter) na seçao Projetos, T1>67.

Se eu estivesse no teu lugar seguia o conselho do PAULOSIMOES,
mantinha o carro assim, ou entao procurava uma carrosaria para o por original.

Porque à nivel estrutural, como esta, vai sempre trabalhar (torcer).

Escolhe bem ;) .

Cmpts.

José.

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Em relação a chapa agora que olhei para ela de novo identifiquei o sitio, ela é para ser monada no topo lateral inferior do banco, lado exterior é fixa com uma chapa em forma de barra.

Lusi

Post by Lusi »

PAULOSIMOES wrote:Em relação a chapa agora que olhei para ela de novo identifiquei o sitio, ela é para ser monada no topo lateral inferior do banco, lado exterior é fixa com uma chapa em forma de barra.
Obrigado Paulo, na proxima terça-feira vou ver se começo a descolar todas as alcatifas, e vou seguir a tua dica e ver se descubro o local exacto da chapa, e qual o motivo porque não está no sitio.

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Boas,

Acompanhei toda a tua 'novela' no outro tópico que criaste por causa do stand, nunca me pronunciei porque vi que estavas entusiasmado na compra e não te quis tirar o ânimo, acredito que mais membros tenham pensado o mesmo.

Por natureza 'decadpitados' são um mau negócio, isto porque são veículos que de originalidade têm zero, não digo que o valor seja igualmente zero mas tendo em conta isto ganham um valor comercial pequenito, mas quem os tem sempre os inflaciona! Depois de ver as fotos do teu carro, e visto que já tens o negócio feito, a opinião que te posso dar é a seguinte: se tiveres possibilidade gasta o minimo possível nisso, e poupa o dinheirinho para comprares algo com valor... Disfruta desse agora mas pensa nisso! Estou-te a dar a opinião mais sincera possível...

Tens muito dinheiro para gastar aí e nunca vais ficar com o carro em condições e só te vai trazer complicações... Até posso estar errado mas no teu lugar era assim que pensava!

Grande abraço,
RD

Lusi

Post by Lusi »

Agradeço a sinceridade, e após fazer o negocio, e de fazer várias pesquisas sobre o carro para tentar saber a melhor forma de o recuperar o melhor possivel fiquei a saber que por melhor que seja o restauro e por mais que me mantenha fiel ao original dentro das limitações evidentes, o seu valor comercial vai ser sempre muito reduzido.

Será sempre um carro alterado e já tenho em mente gastar o menos possivel com ele, e fazer eu mesmo tudo o que estiver ao meu alcance para o recuperar.

Irei tentar que tenha uma aparência o mais possivel parecida aos carros da época mas não entrar em locuras para o conseguir, e tentar não gastar mais com ele do que aquilo que poderei recuperar no futuro.

Com isso espero ganhar experiência e aprender com os meus próprios erros, para que quando ouver oportunidade € poder ter o que realmente idealizei.

Tenho em mente gastar apenas alguns Euros em materias, ferramentas e na pintura que prefiro não arriscar a fazer, apezar de planear fazer eu a preparação da chapa.

camali

Post by camali »

Boas Lusi
depois do que passaste para para trazer o carro para casa não me parece que o queiras vender
se gostas de mexer na ferrugem já tens com que te entreter,
com algum trabalho, algum dinheiro e muita paciencia podes por o carro a teu gosto
já vi carros bem piores e hoje estão um brinco
em relação a recuperar o investimento esquece!
bons passeios
fica bem
camali

Lusi

Post by Lusi »

Boa noite, hoje decidi meter mão há obra e começar a desmontar, retirei todos os fios, capas e tubos da sofagem que não estavam em condições e enviei para o lixo.

Retirei todas as alcatifas, forras e tapetes do carro até á chapa para poder ver com atenção os possiveis podres, e retirei os vidros e elevadores das portas uma vez que não fechavão.

Encontrei como seria de esperar muitos podres, alguns normais tendo em atenção o que tenho visto aqui no forum, e alguns com os quais não contava.

No entanto o que mais me preocupa é o chassis, que me deixou bastante assustado, tanto pelo pessimo estado, como pelas "reparações" cujo unico objectivo foi esconder os problemas em vez de eliminá-los.

Image
Image

Agradecia muito a vossa opinião, será preciso separar chassis da carrocharia para reparar estes fundos ou é possivel substituir as chapas de o fazer?

Outro pormenor que me chamou a atenção, e a meu ver o que mais me assusta por me parecer anormar é esta foto do túnel.

Image

Aparenta ter uma moça de um dos lados, e nunca reparei em tal nas fotos de outros restauros, é mesmo o tunel que está torto?
A primeira coisa que me veio á cabeça foi f...... por estar cortado o tunel deve estar a torcer e o que se vê é uma deformação do tunel devido ao esforço.

Se estou certo," e rezo a todos os anjinhos para que me digam que estou errado " é possivel repará-lo?

Um outro pormenor que me chamou a atenção foi que me parece que uma das dobradiças da porta direita está soldada á carrocaria.

Image

E um outro; os elevadores das portas são diferentes em ambas as portas, o que não me parece normal.

Image
Image

Fico a aguardar a vossa opinião sobre as várias dúvidas que tenho de momento.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Lusi wrote:Agradecia muito a vossa opinião, será preciso separar chassis da carrocharia para reparar estes fundos ou é possivel substituir as chapas de o fazer?
Não terás outra hipótese que não seja a de separar. É sempre a melhor forma de resolver os problemas.
A parte boa de tudo isso é que existem muitas chapas de substituição... nada de pânico porque o estar mais ou menos podre vai quase dar ao mesmo,

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Bom Dia

Lusi

Porque não arranjas uma carroçaria em bom estado, e voltas a colocar esse carro um verdadeiro VW, esse tipo de transformações para além de não terem originalidade nenhuma, podem ser um grande risco a nível de segurança, tanto para ti como para os outros condutores. Já para não falar de estar aí uma " decapitação " vergonhosa, em que a preocupação foi disfarçar os podres e tapar todas as misérias, para o comprador não ver.
Espero que saibas o que vais gastar para o colocares em alguma coisa de jeito...
Com isto não te quero estar a desmoralizar nem nada do género, e tu não tens culpa de fazerem este tipo de trabalhos, apenas te quiseste integrar no espiríto VW eu compreendo...
Queres um conselho? Eu dou-to na mesma, começa pelo chassi, arranja fundos novos, arranja a mecânica toda e enquanto isso vais tendo a certeza do que realmente queres fazer.

Espero que não leves a mal este tipo de observações.

Saudações refrigeradas a ar

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

jouca_1

Post by jouca_1 »

Pedro 1300 wrote:Bom Dia

Lusi

Porque não arranjas uma carroçaria em bom estado, e voltas a colocar esse carro um verdadeiro VW, esse tipo de transformações para além de não terem originalidade nenhuma, podem ser um grande risco a nível de segurança, tanto para ti como para os outros condutores. Já para não falar de estar aí uma " decapitação " vergonhosa, em que a preocupação foi disfarçar os podres e tapar todas as misérias, para o comprador não ver.
Espero que saibas o que vais gastar para o colocares em alguma coisa de jeito...
Com isto não te quero estar a desmoralizar nem nada do género, e tu não tens culpa de fazerem este tipo de trabalhos, apenas te quiseste integrar no espiríto VW eu compreendo...
Queres um conselho? Eu dou-to na mesma, começa pelo chassi, arranja fundos novos, arranja a mecânica toda e enquanto isso vais tendo a certeza do que realmente queres fazer.

Espero que não leves a mal este tipo de observações.

Saudações refrigeradas a ar

Pedro Cabral
Pedro ==>> Give me Five (ou seja : da-me um aperto de mao :wink: ).

Lusi o Pedro tem toda a razao.

Começa pelos fundos (chassis) e mecanica, e vai procurando na net uma carroçaria em bom estado.

Vi uma a pouco tempo por 250€00 completa, e com os interiores.
A pessoa que a tinha a venda, so queria o chassis com a documentaçao para fazer um Buggy.

Assim jà ficas com um carro com um valor comercial certo,
e nao com um decapitado, onde nunca vais conseguir recuperar nada $$$$$

Ou entao compra uma carroçaria de Buggy e faz um verdadeiro; tambem é um cabriolet :wink: :wink: ...

Nao desanimes com isto, eu tambem apanhei um grande barrete :oops: :oops: ,
e com tempo, corragem, e Euros vou me safando dele :lol: :lol:

José.

Lusi

Post by Lusi »

É mesmo por ai que vou começar, pelo chassis e depois logo vejo qual o melhor caminho.

Mas para isso vou ter de comprar já um aparelho de soldar para colocar umas barras na carroçaria e a reforçar ou corro o risco de ele partir ao meio na hora de separar.

Já andei a procurar por todo o lado e vi que são bastante caros, o mais barato que vi andava pelos 270€, não trazia tubo nem manoredutor e não me parecia grande coisa, se lhe juntar o aluger da garrafa, gaz e mascara de soldar um ordenado mal vai chegar...
Sei que os MIG de fio fluxado auto-protegido apezar de não serem a melhor solução ao nivel da qualidade de soldadura, são muito mais baratos e já li por ai que fazem o trabalho.

Alguêm me pode indicar um bom e barato, e onde o posso comprar?

Post Reply