Preparação/restauro relogio Split

nugomes

Preparação/restauro relogio Split

Post by nugomes »

Boas,
Vou partilhar neste tópico o prazer de recuperar relógios, especialmente para os nossos vw.
Neste caso é um relógio de um Split de 10/1950.
Image
Image
O relógio está completo, aro em bom estado, a face aparenta estar também muito boa, o relógio não funciona, se o abanar ele trabalha alguns segundos voltando a parar, por isso vamos abrir para ver o que se passa ;)
Começamos por retirar o aro e vidro
Nesta foto posso confirmar que a face está realmente em muito bom estado, aspeto muito importante no momento de adquirir um relógio antigo, pois é a parte mais difícil de encontrar ou restaurar, existem algumas películas com os números etc... que nada têm a ver com a qualidade original.
Image
Depois retiramos os ponteiros com uma ferramenta adequada de forma a não danificar nada.
Image
Depois de retirar os ponteiros podemos retirar a face e eis a primeira surpresa, reparem onde anda a lâmpada
Image
Retiramos os 3 parafusos na parte de forma a ficarmos apenas com o mecanismo do relógio.
Image
A primeira impressão é bastante positiva, a sujidade não é muita logo o desgaste é mínimo por consequência a reparação será menor.
Começamos por desmontar as rodinhas onde apertam os ponteiros.
Image
Image
Agora vamos á parte mais delicada, isto é um relógio a corda, a corda é uma espécie de mola, ao darmos corda estamos a colocar a mola sobre pressão, essa pressão fará com que o relógio trabalhe +-8 dias.
Um dos grandes problemas é que normalmente quando o relógio deixa de funcionar temos tendência a dar corda, isto é a pior coisa que se pode fazer, se o relógio não trabalhar depois de 3 ou 4 voltas de corda, parem por ai, apertar a corda ao máximo e abandonar o relógio na prateleira, vai fazer com que a corda perca força, com o passar do tempo, acabando por ter de ser substituída €€€ ;)
Este relógio não foge á regra a corda está apertada ao máximo, ou seja é um verdadeiro custilo, que teremos de desarmar com cuidado um erro nesta fase pode causar danos irreparáveis nos componentes do relógio.
Vamos utilizar um chave própria nesta função,
Image
Reparem no trinco que segurava o carreto onde está a mola, se não tivesse a chave a segurar o carreto iria rodar violentamente, a função da chave é permitir que o carreto rode lentamente de forma controlada.
Image
Image

Neste momento já podemos desmontar todo o mecanismo, ao desmontar todas as peças passam por um primeiro controle visual de forma tentar descobrir qual ou quais as razões do relógio não funcionar.
Image
Aqui podem ver o veio já sem ferrugem depois de ter sido polido.
Image
Todas estas peças vão ao banho, bem precisam depois de mais de 60 anos de trabalho ;)

E chega para hoje que já são horas de dormir ;)
Last edited by nugomes on 15 Apr 2012 05:20, edited 1 time in total.

Rúben Marcelo
✘✘

Re: Preparação/restauro relogio Split

Post by Rúben Marcelo »

Dos tópicos mais interessantes de acompanhar.

Aguardo novos ensinamentos amanha :wink:

alex_fx

Post by alex_fx »

Nuno,
Que relógio lindo... e antigo! Já sabes que vou acompanhar este forum como nunca acompanhei outro!
Tenho a certeza que vai ficar um restauro muito bom tendo em conta outros que já vi. O outro relógio "champagne" também vai ter direito a um forum? Como tenho o hábito de dizer neste teu caso em particular: "A sabedoria é filha da experiência".
Força Nuno e por favor dorme menos que está tudo ansioso pela conclusão! :D
Abraço
Alexandre

nugomes

Post by nugomes »

já que vocês insistem apesar de serem horas de estar a dormir :D aqui ficam mais algumas fotos do trabalho já realizado.

Aqui podemos ver as peças no merecido banho depois de tantos anos de trabalho.
Image
Enquanto a sujidade vai amolecendo, estive a limpar a mola, que não vai ao banho uma vez que o liquido de limpeza iria atacar o aço.
Na foto podemos ver a mola (não é nada mais que uma fita em aço) depois de limpa, já com óleo/massa próprio aplicado. Para terem uma ideia o frasco de 20ml custa +-25€.
Aquelas voltas 3 ou 4 voltas da mola que vemos ao centro são o indicio que a mola esteve apertada vários anos, na melhor das hipóteses o relógio vai trabalhar apenas 7 dias em vez de 8, na pior terei de abrir novamente o relógio para substituir a mola.
Image

Depois das peças limpas e como não detetei nenhuma anomalia de maior vamos iniciar a montagem do relógio.
Na foto podemos ver as varias peças limpas, uma das partes do relógio aplicada num suporte próprio.
Image
quase tudo pronto para fecharmos a caixa ao motor :D
Image
Motor fechado, faltando apenas o carburador que é a peça que vemos ao lado, que vai ter direito a tratamento especial.
Image
Aqui podemos ver o que eu chamo de carburador, terá naturalmente outro nome técnico que desconheço em Português :oops: :oops: já são muitos anos fora do nosso Pais à beira mar plantado ;)
Esta é a peça que regula a velocidade de funcionamento do relógio, é também a parte que mais sujeita está a desgaste, aqui detetei um casquilho que apresenta um desgaste elevado, o furo no centro do mesmo em vez de ser redondo está oval, ou seja têm folga e tem de ser substituído.
Image
Casquilho que terá de ser substituído.
Image
Maquina que vamos utilizar para trocar este casquilho, está é bem antiga, a firma Boley já não existe, como queria muito esta ferramenta indispensável tive de comprar 2 usadas de forma a conseguir ter um conjunto completo, estamos a falar em +-450€. Existe naturalmente firmas que produzem estas ferramentas nos dias de hoje com design moderno etc... mas não seria a mesma coisa ;)
Image
Image
Casquilho retirado
Image
Aqui vemos mais uma ferramenta indispensável, podemos também ver o tamanho milimetrico do casquilho. ou seja não vemos :lol:
Image
Depois de obtermos as medidas do casquilho, vamos tentar encontrar o casquilho certo, digo tentar porque nem todas as medidas estão disponíveis nos dias de hoje.
O melhor que encontrei foi o casquilho em bronze da firma Alemã KWM, n°kl 235, este é mais largo que o original, pelo que vamos ter retificar a peça de forma a podermos aplicar.
Diâmetro do veio é 0,19mm logo o furo do casquilho tem de ser mais largo dai os 0,22mm do serem ideais.
Irei explicar tudo isto num próximo relógio onde tenha de aplicar um casquilho maior, este é demasiado pequeno para tirar fotos.
Image

Novamente montado de pois de ter ido novamente ao banho. Em principio vai ter de levar mais 1 casquilho, parece ter demasiada folga onde está assinalado, não deu para detetar antes uma vez que havia sujidade dentro do furo.
Image

Bom aqui são 08:00 da manha e eu vou agora dormir, pois trabalhei a noite toda, trabalhar por turnos é duro.
Alexandre tens de admitir que não dormi muito ;)
Last edited by nugomes on 24 Apr 2012 05:36, edited 1 time in total.

nuty

Post by nuty »

:mrgreen:
Image

alex_fx

Post by alex_fx »

:shock:
Oi Nuno,
Rapaz endiabrado... :D Tu a deitar e eu a levantar :roll:
Estou com tanto serviço que este fim de semana tive de vir trabalhar, claro que as pausas são para o café/garagemvw.
Esse frasco de 25ml não gastes muito! Ainda dizem que o gasóleo está caro!?!
Bom trabalho, escusado seria dizer. És mesmo como um relógio Suiço, trabalhas certinho, pois compreendo perfeitamente o que dizes relativamente a essa maquina antiga. Tenho a certeza que "faz ver" a muitas máquinas novas. Vá lá descansa (mas não abuses) para continuares com o excelente trabalho. Não devia dizer (para não dormires muito) mas acho que para trabalharmos bem, também precisamos de descansar bem.
"A beira mar plantado", onde eu já ouvi essa...
Fica bem, abraço
Alexandre

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Nem quero saber se no fim vai trabalhar a minha pontuação são a´19 valores fica cá um para no caso de me supreenderes
parabéns.

Blueproject

Post by Blueproject »

IMPRESSIONANTE!!!!!!!!!!

O trabalho mais louco que já vi e claro feito em PT.
Apenas maravilhado com todo o conjunto, ferramentas antigas e a delicadeza do reconstructor :wink:
Parabens!

moshinho

Post by moshinho »

Penso que o nome em português seja balanço.
Penso que aí está a ponte do balanço com o próprio balanço.
Quando se tem o fundo da caixa transparente, de modo a que se consiga ver o mecanismo, nos Unitas 6497 ou 6498, à quem corte e molde a ponte do balanço para ficar mais bonito e alguns dizem...mais preciso.
Não sei se será mesmo assim em termos de precisão, mas tem termos de estética fica mais bonita trabalhada.
Abraço e bom trabalho :wink:

ps: adoro ver estes trabalhinhos em relógios :mrgreen:

nugomes

Post by nugomes »

Boas,
Começo por agradecer os comentários e passo logo de seguida ás fotos :D :D
Enquanto aguardava a chegada de algum material e equipamento, recuperei 2 relógios das Splitscreen, um de 1959 outro de 1966 ambos estão em fase final de teste, depois coloco algumas fotos.
Voltando ao relógio deste tópico, como não me agradava a folga já antes detetada acabei por desmontar e aplicar mais 2 casquilhos, como quase conseguem ver na foto :D
Image
Nesta foto podem ver o balanço novamente montado, em cima de um medidor de magnetismo, isto é muito importante, se os vários componentes estiverem magnetizados, acabam por trabalhar um contras os outros, como se fossem vários ímanes em certas posições atraem noutras afastam, seria impossível regular a velocidade de funcionamento do relógio com todas essas forças.
Image
nesta foto podem ver uma chave magnetizada, isto porque eu cometi o erro de a utilizar na reparação de um radio.
Image
A mesma já desmagnetizada com um aparelho próprio Antimag Am (não tirei nenhuma foto podem ver na pagina em baixo) aparelhos Made in Switzerland país do bom chocolate e relógios caros :)
A pagina está a ser remodelada mas dá para sacar os catálogos, para quem estiver interessado não olhem para os preços :mrgreen:
http://www.greinervibrograf.ch/
Image

Nesta foto podemos ver outras peças que foram devidamente tratadas, nada de especial, lixar, pintar polir etc...
Image
Eis o parte do material que estava á espera, 3 tipos de óleo e 3 aplicadores que são excelentes, permitem aplicar o óleo com precisão apenas onde é necessário, evitando o desperdício do mesmo, o que vêm na foto veio acompanhado com uma vela fatura de quase 400€ sendo que o frasco maior vale quase 100€ :shock: :shock: eu sabia que ia doer mas mas não esperava que fosse tanto :shock:
Image
Depois de montar e olear o relógio, o mesmo já está a funcionar e a ser testado com uma balança do tempo (deve existir algum nome mais correto ???)
Esta ferramenta é nova para mim já á muito que queria comprar uma, depois de muito escolher optei por esta, é um modelo semi-profissional, uma vez que as profissionais estavam fora de questão €€€€€, podem obter informações nesta pagina
http://www.prelis.de/shop/index.php?a=44
Image
Para já o relógio fica a trabalhar umas horas.
Last edited by nugomes on 30 Apr 2012 23:15, edited 1 time in total.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock: :? :? sem comentários, eu dou 18 para não rebentar com a escala, e o relógio tem de funcionar a 100%...................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

seventropical

Post by seventropical »

De facto é impressionante o trabalho realizado no relógio............. :shock: :shock:
Parabéns Nuno...... :wink:

seventropical....... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

moshinho

Post by moshinho »

Esse óleo é caro mas é muito bom.
O aparelho serve para medir a precisão e para afinar os relógios, correcto?
Muito bom mesmo.

nugomes

Post by nugomes »

O que eu chamo de balança do tempo, é um aparelho que tem um relógio interno com uma precisão de alguns milésimos de segundo ao ano.
Através de um microfone obtém a velocidade do relógio que pretendemos regular, essa é comparada com a velocidade do relógio interno, a diferença aparece no monitor com essa informação posso regular/afinar a velocidade do relógio ;)
Nesta foto podemos ver onde e como regular o relógio, neste relógio temos acesso ao interior do mesmo através do buraco onde é aplicado o suporte com a lâmpada.
Image

VW1303s

Post by VW1303s »

Parabéns isto sim é restaurar :wink: .

Abraço,
Mauro Ferreira

"Quem poder sentir a graça que o velho mosteiro esconde,
não tem bem que melhor faça,
É ISTO VILA DO CONDE!"

Ventura do Paço, meu avô.

Post Reply