Ajuda sff Suspenção e Travões Porsche 924/944 em Carocha

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Ajuda sff Suspenção e Travões Porsche 924/944 em Carocha

Post by VW1600S »

Gostaria de saber se alguem aqui já adaptou as suspenções de um Porsche 924 Turbo ou 944 num Carocha 1303. Tenho muitas perguntas e duvidas:
Gostaria de saber se se pode usar os braços da suspenção dianteira do 1303 <Agosto 73 ou se tem que mudar os braços da suspenção.
Image Susp. antiga e nova - "igual" á do Porsche.
ImageImage
Os braços da suspenção >Agosto 73 podem ser aplicados nos modelos anteriores?Image
A barra estabilisadora tmb tem que ser mudada (ie. é diferente)?
Tenho suspenções dianteiras dum 944, tem 4 porcas no cimo enquanto o Carocha tem 3.
Image
Estas são iguais nos dois tipos de Carochas? Dá para trocar as do Porsche por estas do Carocha ?
Li que ao usar a suspenção dianteira do 944 tinha-se que usar as molas do Carocha pois o 944 é mais rijo.

http://www.kerscher-tuning.de/kaefer/in ... che-Bremse
Tmb é preciso mudar os braços da direcção?
Last edited by VW1600S on 19 Aug 2016 23:36, edited 1 time in total.

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

Já liguei e falei para a Kerscher e informaram-me que não dá para usar as suspenções mais antigas com os 3 parafusos.
Disseram que os "steering links" eram diferentes pois haviam 2 tipos diferentes de suspenções nos ultimos e ambos ficavam curtos. http://www.kerscher-tuning.de/kaefer/in ... che-Bremse

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

Vou aqui opinar um pouco.
realmente os braços de suspenção do 1303 de 73 é um pouco complicado (não impossivel) de montar com os amortecedores e travões do 944. para mais fácil fazer o trabalho será arranjar uma suspenção completa do 924 ou 944, e aplicar os braços do 1303 pós 74, mas no chassis de 73, tem de fazer uma pequena alteração nos braços para os poder montar no aperto do chassis, isto porque os braços tocam ferro com ferro no chassis . (foi o que tive de fazer no meu). a parte de cima do amortecedor (apoio) tira-se do carocha e mete-se nos amortecedores (molas) do porsche. as molas tem o mesmo diametro. eu no meu tenho amortecedor e mola completo do 924.
se optar pelos braços de origem do 1303 de 73 terá de montar o amortecedor original vw e substituir apenas a mola, mas neste caso vai ter de fazer um suporte para aplicação das pinças de travão.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

vwtt
✘✘
Posts: 1316
Joined: 24 Jan 2007 14:49
Location: Amoreira - Óbidos
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by vwtt »

qual a vantagem desse trabalho todo??

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

vwtt wrote:qual a vantagem desse trabalho todo??
A vantagem é a suspensão que é totalmente diferente a começar pela altura do carro. no meu caso, primeiro mandei rebaixar as minhas molas originais incluíndo baixar os pratos das molas, mas a suspensão não me agradou, ficou um pouco dura (para a estrada o conforto era pouco) depois arranjei umas do 924 com o amortecedor completo. aí sim, fiquei com uma suspensão segura e muito mais confortável a ponto de andar na auto estrada a 200 em curva ligeira e nem sequer notar que se vai a curvar.
quanto a travões como deves saber são muito mais seguros e resistentes à fadiga. isto se forem os do originais, nem que sejam os do 924, agora se forem os do 944 isso é outra história, ficas com o pedal muito, mas muito mais macio e a travar seguro!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

Formei a ideia de meter suspenção e travões 944 para fazer um upgrade de ambos posto serem travões ventilados e de um carro com melhor performance e da mesma "casa". Gosto do German look, mas não quero que seja só de vista (jantes com adaptadores), as jantes com as pinças Porsche ficam a matar! (No caso do 924 para travões traseiros ventilados terá que ser de um 924T) Segundo a minha pesquisa usa-se a suspenção dianteira toda do Porsche mas com a mola do Carocha porque se não a suspenção ficava demasiado dura. Tem alguma lógica posto o dador ter o motor (mais peso) á frente.
Gostaria de saber se existem ou se foram fabricados 2 tipos de braços de suspenção: A Kerscher tem 2 tipos de barras de direcção "steering link set Käfer ab 09/74 2 pc. 47 cm" e "steering link set Beetle 8/73-7/74 2 pc. 43cm".
Sei que existem 2 tipos de Cxs de direcção mas quanto aos braços não sei.

http://chrisescars.com/bugster-a-car-ma ... ter-parts/

Estes já cá moram
Image

Image


Não sou o unico viewtopic.php?f=8&t=6920&p=170142#p122584
Last edited by VW1600S on 04 Sep 2016 23:59, edited 3 times in total.

vwtt
✘✘
Posts: 1316
Joined: 24 Jan 2007 14:49
Location: Amoreira - Óbidos
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by vwtt »

nunca se deve mandar rebaixar a mola, esse é o principal motivo dos carros ficaram rigissimos, nessas suspensões basta uma boa mola e um amortecedor normalíssimo, afinar a altura com o prato da mola e fica-se com uma suspensão impecável para as curvas que vierem

rolando no seu carro sei que uns bons travões e suspensão fazem a diferença mas é um carro quase raro em PT, atenção que o limite é 120km/h :D
fazer essas aplicações todas para um carro praticamente normal ou mesmo que esteja alterado acho demasiado trabalho não falando dos preços que andam a pedir por esse material
já existe bons discos ventilados e pastilhas à venda, nem é preciso trocar a bomba para se ter uma travagem muito boa

no meu velhinho 1200 tenho os tambores originais, suspensões quase originais e mostra bons resultados nos rally no meio de grandes carrões

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

Arranjei o material Porsche já á bastante tempo a bom preço, já outros fizeram e assim é o desafio, o trabalho o que me afeiçoa mais a cada um deles (como se isso fosse possivel) :lol:
Por vezes este material aparece a bom preço e há que aproveitar. Os aftermarket não dizem Porsche. Irei tirar fotos do material e post para entusiasmar a malta. AVISO: isto é um projecto a longo, longo, longo, mt longo prazo, com mt calma e tentar obter o maximo de info possivel antes de iniciar. Tanto assim que ainda nem começei a perguntar p'la bomba central a usar..... :mrgreen:
Os travões de disco também têm a vantagem de terem menos manutenção (afinação) e darem certo nas inspecções.
Last edited by VW1600S on 11 Jun 2012 23:10, edited 1 time in total.

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

A minha bomba central de travões é uma que comprei à + ou - 20 anos, nem sequer é de origem! é uma simples bomba. com os 4 travões de disco fica o pedal muito macio, quase como servo freio.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

rolando lima wrote:A minha bomba central de travões é uma que comprei à + ou - 20 anos, nem sequer é de origem! é uma simples bomba. com os 4 travões de disco fica o pedal muito macio, quase como servo freio.
As pinças que tem no Megasquirt são as de 2, 4 ou de 6 pistões ?

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

As minhas pinças tanto as da frente como as traseiras são de 4 pistons da brembo que vem a equipar o porsche 993.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

Então são como as que arranjei:
Image
Image
Agora a diferença
Image
IMPONENTE

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

Para poder montar isso que tem nas fotos precisa de trocar o apoio superior das molas de arranjar os braços suspenção do pós 74 e meter umas rótulas nos braços especiais para a manga d'eixo. existem no mercado.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

VW1600S
Posts: 853
Joined: 05 Feb 2010 18:13
Location: Lisboa
Contact:

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by VW1600S »

É essa mesma info que a minha procura na net chegou. Porque é que a Kerscher tem 2 braços de barras de direcção de diferentes comprimentos? É mesmo necessario substituir os que lá estão? As rotulas de direcção que ligam ao material Porsche são as mesmas, ie as que lá estão servem?

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3182
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Ajuda sff Suspenção e Travões 944 em Carocha

Post by rolando lima »

VW1600S wrote:É essa mesma info que a minha procura na net chegou. Porque é que a Kerscher tem 2 braços de barras de direcção de diferentes comprimentos? É mesmo necessario substituir os que lá estão? As rotulas de direcção que ligam ao material Porsche são as mesmas, ie as que lá estão servem?
As barras de direção são de diferentes modelos, tais como os de direção do 1303 até 74 e as barras do modelos pós 74, que a direção já é de cramalheira. eu penso que as rotulas de direção servem as mesmas, mas é uma questão de ver se o cónico é igual, mas tenho quase a certeza que é!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Post Reply