preparação motor typo I 1955cc

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde Estevo

As cambotas SCAT e OKRASA são em 78,4mm...OK

pois aproveito para vos mostrar uma formula simplificada para calcular a cilindrada de um motor:

Cilindrada=0,0031415XCursoXDiametro cilindroXdiametro cilindro

0,0031415 X 78,4 X 90,5 x 90,5 = 2017,2cc

Se for como tu dizes que fazem 78,8mm dà uma cilindrada de 2027,5 que eu não conheço que exista...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos

Este motor 1955cc vai ser agora montado mas este projecto sofreu algumas alterações:

-Arvore de cames deixei a SCAT de lado e vou utilizar uma WEBCAM 218/119 depois explico-vos porque e quias as caracteristicas desta arvore de cames.

-Quanto aos carburadores não vou utilizar os SOLEX 40 mas sim os WEBER duplos 40 IDF com admissões CB.

-As bielas não vão ser as de origem porque decidi de utilizar um kit de cilindros e pistons MAHLE 90,5 B que me obriga a utilizar bielas mais longas que as de origem.

Penso que por enquanto não há mais altereções a configuração inicial.

Ainda esta semana vou colocar fotos da montagem do mesmo.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Será pixr2xa?

Ou seja: 3,14xraio ao quadradoxaltura (curso, entre pms e pmi)

Confirma lá isso!
Image

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

PAVIK wrote:
-As bielas não vão ser as de origem porque decidi de utilizar um kit de cilindros e pistons MAHLE 90,5 B que me obriga a utilizar bielas mais longas que as de origem.
...
Não seria mais simples utilizar as bielas originais (137mm) e retirar 1,8mm ao topo dos cilindros?

Espero não estar enganado nas medidas, mas penso que no pistões tipo B, o pino desloca-se 6,5mm para a cabeça do pistão.

Com bielas mais compridas, 5,6 inch (142,24 mm) por exemplo, implicaria anéis na base dos cilindros e para acertar com a medida do deck hight, só mandando fazer no torneiro...

Corrige-me se estiver enganado.
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite

Em primeiro vou responder-te Carlos, a formula simplificada:

0,0031415 x Curso x diametro x diametro = Cilindrada em cm cubicos. (somente para motores de 4 cilindros)

Em segundo vou explicar as coisas de forma mais clara para o Estevo.

Na teoria as coisa por vezes são muito fáceis, mas para tirarmos medidas reais temos de montar o motor para medir o DH (altura do topo do piston ao topo do cilindro).

Para isso montei a cambota dentro do bloco com bielas de origem com 137mm e obtive um DH de 3,5mm com estes pistons 90,5 B.

Como eu quero obter um DH min de 1mm poderia cortar nos cilindros 2,5mm mas não é uma boa solução porque as cabeças já foram rebaixadas de 2,5mm. Somando 5mm de cada lado obtemos um motor mais curto de 1cm que de origem. O que nos cria um problema para montar as chapas de arrefecimento, assim como o colector de escape.

Por isso um prefiro montar umas bielas com 5,5" que têm um comprimento de 139,5mm que vai me dar 1mm do topo do piston ao topo do cilindro.

A ideia de utilisar as anilhas na base dos cilindros para obtermos o DH que precisamos já o fiz mas tem um inconveniente por vezes temos fugas de oleo, pois é mais dificil de obter uma boa vedação entre o bloco e os cilindros. (por vezes é necessário utilizar mais do que uma anilha por cilindro e quando se trata de valores de alguns milimetros as coisas complicam-se)

Neste momento já encomendei estas bielas que devem chegar até ao fim de semana, depois então será desta que vou fechar o bloco definitivamente.

Até breve
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Ok, completamente esclarecido. :o

Se não fosse o rebaixamento das cabeças em 2.5mm, a solução mais barata seria realmente a utilização das bielas de origem e o corte no topo dos cilindros para acertar DH.

Obrigado pelo esclarecimento. :wink:

Outra duvida! :lol:

Uma vez que vais utilizar uma cambota 78,4 e não a 76mm, isso vai implicar o desbastar dos cárteres para a cambota passar ou o desbaste que as novas bielas já trazem é suficiente?
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite Estevo

Os carteres tiveram de ser retocados para que as bielas de origem passem.

Quanto as novas bielas I beam em 5,5" ainda nao sei, mas amanha se poder vou colocar fotos da montagem do motor.

Normalmente as bielas em H passam dentro do bloco sem grandes retoques.

Ate breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Oh! Vai dar ao mesmo! :D

3,14Xr2Xcurso=X (aqui temos a cilindrada de um cilindro)

Depois é só multiplicar pelo numero de cilindros.

Sê la même chouse! :D
Image

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos...

Aqui vão umas fotos para mostrar-vos onde é necessário rectificar o bloco, para que as bielas de origem passem. Sabendo que a cambota 76mm sem as bielas, não tem qualquer problema em rodar dentro dos carteres.

Image

Image

O processo é repetitivo depois de cada rectificação com a fresa limpamos, montamos a cambota com as bielas e testamos para ver se passa (deixando uma folga de 1mm entre bielas e o bloco). Isto para não retirar material a mais e fragilizar os carteres... :wink:

Image

Image

Depois passamos ao segundo meio carter, em que a operação se repete. Mas para os mais atentos podem verificar que, os pernos do primeiro moente foram retirados e substituidos por parafusos que atravessam o bloco de lado a lado, para aumentar a rigidez do mesmo...

Image

Image

nesta ultima foto podem ver este pequeno rebaixe que é feito para que a porca que aperta as bielas de origem passe, mas que não é necessária para bielas H ou I com parafusos ARP.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Afinal vais utilizar uma cambota de 76mm.

Não sei porquê, estava convencido que tinhas dicidido mudar para a de 78,4mm.

Sendo assim as minhas contas estavam erradas.

Pela informação que tenho, a utilização de uma cambota de 76mm não necessita desbaste nos carteres, basta o trabalho nas bielas, ou utilizar bielas H ou I com parafusos ARP.
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Estevo não sei onde é que eu escrevi que iria utilizar uma cambota de 78 ou 78,4 ou 78,8mm...

Vou utilizar uma 76mm CB em cromoly 4340...OK

e para as minhas bielas de origem comecei por rectificar o bloco porque foi necessário, mas para a proxima semana já vou montar as novas bielas e verificar se passa ou não, ma sposso te dizer que no ultimo motor que montei com uma 76mm e bielas UNITECH tive de rectificar oa carteres...

Deixa-te de teorias, compra uma cambota 78 ou 78,4 ou ainda 78,8mm e começa a montar o teu motor e podes contar comigo para as dicas que necessitares Não leves a mal esta reflexão mas uma coisa é a teoria outra é a pratica. Somente quando começas a montar um motor é que podes tirar medidas para fazeres os tens calculos antes podes prever certos calculos mas que só podes concluir depois de fazeres uma primeira montagem para verificação e control... :wink:

Em relação as várias dimensões das cambotas hoje em dia elas são fabricadas maior parte por um mesmo fabricante e depois as várias marca dão o acabamento final... Por isso hoje tens várias medidas de 78mm, 78,4 e 78,8 em várias marcas diferentes mas antes por exemplo a SCAT tinha somente em 78mm e depois em 78,4mm...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Boas!

Mas eu, como não ando a nadar em dinheiro, tenho que ir comprando aos poucos. Já tenho a cambota 78mm, o carter e as cabeças (já não falta tudo).

Não me interpretes mal, mas eu tenho que recorrer ás medidas teóricas para saber se hei-de comprar bielas unitech ou 5,5'' Scat; se hei-de comprar o kit cilindros 90,5 tipo A ou B, etc.

Toda a ajuda é bem vinda, pena não estares mais perto... 8)

aquele abraço
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite Estevo

Bem no teu caso é melhor comprares um kit de pistons B e depois podes comprar umas bielas em 5,5 e acertas o teu DH com umas anilhas de pequena espessura...

Se utilizares um Kit de pistons A mesmo com bielas de origem que tem 137mm, vais ter de colocar umas anilhas na base dos cilindros com mais de 4mm. Vais ter de as fabricar e podes vir a ter fugas de oleo na base dos cilindros...

Até breve e força com o teu projecto... :wink:
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Obrigado Pavik.

Já agora gostaria que me desses a tua opinião:
Supõe que eu optava pelo kit pistões tipo B e bielas CB Unitech (137mm). Teoricamente iria ter um DH de 2,5mm. Para corrigir o excesso e ficar apenas com 1 mm de DH, qual seria a melhor solução? Cortar 1,5 mm ao topo dos cilindros, ou rebaixar as cabeças na mesma medida?

1 abraço e desculpa continuar a insistir com o campo teórico.
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia Estevo

Sim podes utilizar as bielas Unitech com o comprimento de origem.
Esta soluçâo vai favorizar o binário a baixos regimes...

Quanto as medidas o DH é a distância no topo do pistons ao topo do cilindro. (quando o piston se encontra no ponto morto superior)

Como tal tens de cortar nos cilindros e nâo nas cabeças...OK

De qualquer forma tens de montar tudo para teres a certeza de quanto tens de rectificar a base dos cilindros para obteres o teu valor de DH de 1mm.

Um conselho utiliza um DH um pouco superior 1,2 ou 1,3mm, pois o valor de 1mm é limite. Embora eu utilise esse valor mas conheces o ditado: " Faz o que eu te digo, mas não faças o que eu faço".

Podes exprimentar com bielas de origem para teres uma ideia dos teus valores...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply