Depois de resolvido o problema com os documentos fui hoje buscar o Carocha, como já indiquei trata-se de Carocha de Novembro de 1967 cortado que não se encontra em muito bom estado.
A viagem correu bem, com a esposa e o pequenote sempre atrás ao longo de 120km, no entanto a uma velocidade de 60 a 70 km/h o carro tinha uma grande "vibração" lateralmente, era como se estivesse alguêm ao lado do carro a dar empurrões, o volante tambêm ele se sentia a dançar a essas velocidades.
A velocidades mais altas, 70 a 90km/h deixava de se sentir, apezar de ser uma "vibração" pouco usual sempre pensei que podesse der algum pneu mal calibrado; no entanto no final da viagem, e quando parei, a minha esposa disse-me que quando ia atrás de mim parecia que um dos pneus traseiros estava a ir para dentro e para fora, o que me leva a pensar que haverá um desalinhamento das rodas.
Gostava de saber a opinião dos peritos.
A pintura apezar de ao longe estar com um exelente aspecto, tirando um ou outro risco, dá para ver que está em péssimo estado, pois ao perto deu para ver muitas estaladelas, e ao meter a unha e puxar a tinta simplesmente se solta da chapa, na parte trazeira e atrás dos para-choques, notei algumas bolhas na tinha, o que me leva a crer que será ferrugem.
Para uma pintura em condições, mesmo tendo eu pouco ou nenhum conhecimento já deu para entender que será necessário retirar toda a tinta velha até á chapa, no entanto a minha dúvida é a seguinte:
Para um trabalho bem feito será sempre necessário separar a carroçaria do chassis, ou não é obrigatório?
Eu acredito que sim, e tinha como objectivo fazer essa separação, decapar o carro e fazer alguns trabalhos de preparação para reduzir os custos mas tenho algumas dúvidas:
- Estando o carro cortado a carroçaria deve estar fragilizada na zona central, não será um risco fazer a separação neste caso?
- Caso decida fazer eu mesmo a decapagem do carro, com ou sem a separação da carroçaria será necessário após a decapagem colocar um primário.
- Se eu colocar esse primário, mesmo tendo o cuidado de desengordurar a chapa antes da aplicação, não tendo eu qualquer experiência de pintura será necessário o pintor remove-lo posteriormente para uma boa pintura, e nesse caso aconselhável um primário provisório, ou a sua aplicação não têm influência na qualidade da pintura e eu poderei ver com o pintor qual o primário adequado e colocar logo o primário definitivo poupando trabalho ao pintor e reduzir os custos, quer com o pintor, quer o custo do primário provisório?