Preparação/restauro relogio Split

VW1600S

Re: Preparação/restauro relogio Split

Post by VW1600S »

Parabens, excelente. Bem relatado e com imagens qb detalhes tudo que se poderia querer apesar dos meus serem todos >=69 Nevertheless gostaria que todos os artigos técnicos fossem assim. Parabens outravez. :idea:

nugomes

Post by nugomes »

Obrigado pelos comentários, fico contente por saber que gostam do que estão a ver ;)
Depois do relógio ter trabalhado alguns dias avancei com a aplicação do mesmo dentro da caixa.
Aqui podemos ver o relógio já na caixa e o excelente estado da face, repito este é provavelmente o aspeto mais importante no momento de adquirir um relógio antigo.
Image
Ponteiros aplicados.
Para todos os que pensam que se tem de marcar a posição dos ponteiros antes de desmontar etc... ficam a saber que não é necessário, para que os mesmos funcionem na posição certa basta colocar-los na posição que vêm, rodando uma volta completa no ponteiro dos minutos o ponteiro das horas tem de avançar uma hora e assim sucessivamente ;)
Image
Aqui já com o vidro aplicado e aro aplicado ambos estão em muito bom estado, existe uma ou outra pequena imperfeição que no meu ver só trazem charme afinal de contas estamos a falar de uma peça com mais de 60 anos ;)
Poderia naturalmente substituir quer o vidro quer o aro por novos mas neste caso é desnecessário.
Image
Nesta foto podem ver algo que ainda tenho de encontrar novo, por isso se alguém souber onde encontrar agradeço ;)
Image

Neste momento dei corda ao máximo no relógio e vamos ver quantos dias trabalha.
Entretanto surgiu um imprevisto, a balança do tempo avariou, enfim estas modernices das eletrónicas modernas, começo a achar que mais valia ter comprado uma das antigas que nos anos 50 funcionavam ainda válvulas e restaura-la.
É duro comprar equipamento €€€€ e o mesmo avariar poucos dias depois, segundo o vendedor é um defeito conhecido, a memoria de texto apaga-se e o resultado é o que vêm nas fotos, next next e mais next :D :D :D
Image
Image

alex_fx

Post by alex_fx »

Nuno,... está 5 estrelas!
Um conselho, compra a máquina antiga de válvulas e restaura.
Já sabes como é! As máquinas antigas é que são boas. :D
Abraço

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

nuno, esse freio compra-se em qualquer drogaria
alexandre vicente

nugomes

Post by nugomes »

alex_fx wrote:Nuno,... está 5 estrelas!
Um conselho, compra a máquina antiga de válvulas e restaura.
Já sabes como é! As máquinas antigas é que são boas. :D
Abraço
Obrigado Alexandre,
O problema das maquinas antigas (balança do tempo) é terem de ser calibradas, logo será necessária outra maquina antiga para calibrar, dai ter optado por comprar algo moderno, infelizmente no correu bem com a primeira, a ver vamos se a próxima funciona melhor e acima de tudo mais tempo.

Cumps
Nuno

nugomes

Post by nugomes »

superalex wrote:nuno, esse freio compra-se em qualquer drogaria
O problema é que no pais onde estou as drogarias são diferentes, digo eu pelo menos não me lembro de ter visto dito á venda por aqui em drogarias, a busca continua ;)

nugomes

Re: Preparação/restauro relogio vdo 1959

Post by nugomes »

Enquanto aguardo a resolução do problema com a balança do tempo que avariou, vou utilizar um outro relogio que foi restaurado para explicar melhor como se aplicam os casquilhos.
O relógio é um VDO de 59, tem um mecanismo muito básico, comparado com o relógio do Split ou um Perohaus.
Image
Image
Para abrir o relógio é necessário retirar o aro cromado, antigamente o aro seria simplesmente cortado sendo depois aplicado um novo, hoje em dia é difícil encontrar aros com qualidade e formato certo, por isso tento sempre aproveitar os aros originais, para mim mais vale original riscado do que replica sem risco ;)
Para isto vou aplicar o relógio numa ferramenta criada por mim :) desta forma posso desdobrar o aro sem que o mesmo parta, nem sempre é possível.
Image
Aqui já com o aro retirado
Image
Mecanismo bastante sujo, dá para ver que a corda nem direito a uma caixa teve, como disse antes isto é um mecanismo muito básico.
Image
Aqui podemos ver uma das razões que levam estes relógios a parar, reparem na sujidade que se vai acumulando/misturando com o óleo, com o passar dos anos seca formando uma massa dura.
Image
Antes do relógio parar a sujidade ainda tem tempo de desgastar/deformar os buracos, os mesmos ficam mais largos e ovais. Foto ampliada
Image
Para aplicar os casquilhos, utilizo maioritariamente esta maquina. esta foi produzida nos anos 70, ainda hoje são comercializadas mantendo-se praticamente inalteráveis, o valor de mercado ronda os 2000€
Image
Para aplicar os casquilhos começamos por centrar a peça.
Image
Vamos furar com o tamanho certo para o casquilho que pretendemos aplicar.
Estas fotos são tirar com uma camera microscópica, para terem uma ideia o furo tem um diâmetro de 1,18mm
Image
Furo feito com o casquilho ao lado
Image
Casquilho a ser prensado
Image
Image
Casquilho aplicado
Image

Para alem dos casquilhos é também necessário tratar o veio uma vez que o mesmo também sofreu desgastes.
Image

esta parte fica para a próxima lição ;)

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock:
Nuno sem palavras, este homem só me impressiona.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

YaJony95

Post by YaJony95 »

Um simples relógio, o trabalho que não dá restaura-lo! Fogo :oops:
Qualquer carro pode marcar a diferença! Faz com que seja pela positiva!

nugomes

Post by nugomes »

Sim restaurar relógios dá trabalho, como é algo que faço por gosto não me queixo :)

nugomes

Post by nugomes »

Este tópico tem estado um pouco parado devido a falta de tempo. aqui ficam algumas fotos finais.
Relógio pronto a ser testado com a minha nova balança do tempo, MTG4000,depois vários problemas com a antiga balança e fornecedor, optei por equipamento profissional, assim só choramos no momento de pagar :D esta Balança é mais para relógios de pulso pelo que acabei por comprar uma segunda balança que apresentarei mais tarde.
O atendimento desta empresa Alemã foi excelente, não só desenvolveram um microfone que melhor se adapta ao tipo de trabalhos que realizo como ainda disponibilizaram equipamento que esteve em exposição numa feira em Geneve pelo que só paguei +- metade do valor original de 1300€ na mesma com os 2 anos de garantia Etc... ;)
Mais informações sobre este equipamento nesta pagina http://www.zeitwaage.de/tymc/mtg4000t.html
Image
Pronto
Image
Image
Alguém me perguntou por MP como fechar/dobrar o aro, aqui fica a resposta tardia :oops:
Com o relógio nesta posição, pressionamos de forma a ficar fechado, com uma chave ou ferro redondo vamos dobrando o aro até ficar como se vê na foto, relembro que nem sempre é possível desdobrar/dobrar o aro sem partir, como já foi explicado antes, neste caso correu muito bem.
Image
Last edited by nugomes on 08 Oct 2012 11:18, edited 1 time in total.

nugomes

Post by nugomes »

Muito têm sido os relógios restaurados nos últimos meses, deixo aqui mais alguns exemplos do antes e depois.
Relógio Splitscreen antes
Image
Image
Depois de restaurado.
este relógio encontrasse á venda neste momento no ebay http://www.ebay.de/itm/130776301934?ssP ... 1558.l2649
Image

Perohaus 80mm 11/56
Antes
Image
Depois de restaurado e á venda http://www.thesamba.com/vw/classifieds/ ... id=1342423
Image

Espero que gostem ;)
Cumps
Nuno

moshinho

Post by moshinho »

Mim gosta...não fosse maluco por relógios :mrgreen:

Post Reply