Desde novo que sempre tive um gosto por veiculos classicos, talvez porque acompanhava sempre o meu pai nas visitas à oficina e lá além de trabalharem com carros "normais" tambem restauravam Minis e Vespas. Apesar de querer, nunca cheguei a ter nenhuma Vespa ou Mini mas quando tive opurtunidade comprei umas Lambrettas e no ano passado um carrocha, é sobre este ultimo que vou falar neste tópico.
Este é o meu Vw Carocha 1300 aparentemente registado em Portugal no dia 1/1/1967, mas que segundo os numeros de chassis e motor só saiu da fabrica em Agosto de 1967 (ainda não consegui entender bem o que se passou).

Já andava a alguns anos a pesquisar por um Carocha que estivesse por restaurar, mas em razoavel estado de conservação e de preferência inspecionado, pois não me interessava adquirir um carro que se tornasse imediatamente um projecto, mas sim um que pudesse dar umas voltas durante alguns anos e quando for a altura certa restaurá-lo. Em Agosto do ano passado surgiu este, não perdi a opurtunidade e comprei-o.
O vendedor contou-me o seguinte histórico do carro:
O proprietario anterior a ele era emigrante em França e a certa altura o carro ficou por lá, consta que esteve parado cerca de 20 anos numa garagem e que a ultima inspeção em Portugal teria sido em 1996.
No livrete antigo a que ele teve acesso quando comprou o carro em 2013, constavam 8 anteriores proprietarios.
O senhor que me vendeu o carro a mim diz ter recebido o carro como pagamento parcial de um serviço prestado ao Sr Emigrante em França e que este não teria tido possibilidades de pagar em dinheiro.
Como na altura estava a viver em Inglatterra dei algumas voltas com ele enquanto cá estava e fui estudando o carro e tentando conheçê-lo melhor. Fiquei com ele parado 2 ou 3 vezes e até andou de pronto socorro, mas aos poucos fui me aprecebendo-me de pequenas coisas que não estavam bem e fui tentando resolver esses problemas. Alguns terminais soltos, motor de arranque com escovas gastas e corrosão, fugas de combustivel e varios arranjos e aldrabices principalmente no sistema electrico, coisas de esperar num carro desta idade que não aparenta ter levado nenhum restauro significativo.
Entretanto levei-o à inspecção e ele reprovou, como tive entretanto que voltar para Inglaterra, não tive tempo para reinspeciona-lo e agora que estou de volta continuo com essa tarefa por regularizar.
Os problemas apresentados na inspeção eram 3 e relativamente simples:
Rótula que liga ao pendural direito com folga exagerada. (ja foi substituida, falta alinha direcção)
Alihamento incorrecto orientação alta de medios e maximos. (já foram regulados)
Gases CO superior a 7% (estava em 9%) (carburador precisa de ser afinado)
O que me está a dar chatices neste momento, é que desde que removi o carburador para limpar e subsituir as juntas e o diafragma, o carro tem um sintoma que em Ingles se diz "backfire" em português não sei. O carro pega bem (só com o "choque" manual ligado), mantêm-se perfeitamente em relantim e não vai a baixo. Mas quando carrego no acelerador de certas maneiras ele "backfire" e as vezes engasga-se e vai a baixo, mas ao mesmo tempo posso acelará-lo a um rpm mais elevevado e não faz nada. Ando as voltas com isto a varias semanas. Alguma sugestão?
Bem, acho que já escrevi de mais, obrigado a quem leu até ao fim.

