Carocha 1300 - 1967

Post Reply
PedroMartins
Posts: 19
Joined: 18 Nov 2014 13:11

Carocha 1300 - 1967

Post by PedroMartins »

Olá a todos,

Desde novo que sempre tive um gosto por veiculos classicos, talvez porque acompanhava sempre o meu pai nas visitas à oficina e lá além de trabalharem com carros "normais" tambem restauravam Minis e Vespas. Apesar de querer, nunca cheguei a ter nenhuma Vespa ou Mini mas quando tive opurtunidade comprei umas Lambrettas e no ano passado um carrocha, é sobre este ultimo que vou falar neste tópico. ;)

Este é o meu Vw Carocha 1300 aparentemente registado em Portugal no dia 1/1/1967, mas que segundo os numeros de chassis e motor só saiu da fabrica em Agosto de 1967 (ainda não consegui entender bem o que se passou).

Image

Já andava a alguns anos a pesquisar por um Carocha que estivesse por restaurar, mas em razoavel estado de conservação e de preferência inspecionado, pois não me interessava adquirir um carro que se tornasse imediatamente um projecto, mas sim um que pudesse dar umas voltas durante alguns anos e quando for a altura certa restaurá-lo. Em Agosto do ano passado surgiu este, não perdi a opurtunidade e comprei-o.

O vendedor contou-me o seguinte histórico do carro:

O proprietario anterior a ele era emigrante em França e a certa altura o carro ficou por lá, consta que esteve parado cerca de 20 anos numa garagem e que a ultima inspeção em Portugal teria sido em 1996.
No livrete antigo a que ele teve acesso quando comprou o carro em 2013, constavam 8 anteriores proprietarios.
O senhor que me vendeu o carro a mim diz ter recebido o carro como pagamento parcial de um serviço prestado ao Sr Emigrante em França e que este não teria tido possibilidades de pagar em dinheiro.


Como na altura estava a viver em Inglatterra dei algumas voltas com ele enquanto cá estava e fui estudando o carro e tentando conheçê-lo melhor. Fiquei com ele parado 2 ou 3 vezes e até andou de pronto socorro, mas aos poucos fui me aprecebendo-me de pequenas coisas que não estavam bem e fui tentando resolver esses problemas. Alguns terminais soltos, motor de arranque com escovas gastas e corrosão, fugas de combustivel e varios arranjos e aldrabices principalmente no sistema electrico, coisas de esperar num carro desta idade que não aparenta ter levado nenhum restauro significativo.

Entretanto levei-o à inspecção e ele reprovou, como tive entretanto que voltar para Inglaterra, não tive tempo para reinspeciona-lo e agora que estou de volta continuo com essa tarefa por regularizar.

Os problemas apresentados na inspeção eram 3 e relativamente simples:

Rótula que liga ao pendural direito com folga exagerada. (ja foi substituida, falta alinha direcção)
Alihamento incorrecto orientação alta de medios e maximos. (já foram regulados)
Gases CO superior a 7% (estava em 9%) (carburador precisa de ser afinado)

O que me está a dar chatices neste momento, é que desde que removi o carburador para limpar e subsituir as juntas e o diafragma, o carro tem um sintoma que em Ingles se diz "backfire" em português não sei. O carro pega bem (só com o "choque" manual ligado), mantêm-se perfeitamente em relantim e não vai a baixo. Mas quando carrego no acelerador de certas maneiras ele "backfire" e as vezes engasga-se e vai a baixo, mas ao mesmo tempo posso acelará-lo a um rpm mais elevevado e não faz nada. Ando as voltas com isto a varias semanas. Alguma sugestão?

Bem, acho que já escrevi de mais, obrigado a quem leu até ao fim.

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by HUGO bOSS »

Parabéns pela apresentação e pela aquisição.

Sobre o problema do carburador, alguém mais entendido do que eu irá responder-te, não tarda nada... mas se quiseres fazer a questão na parte técnica... :wink:
Quanto ao carro, aparenta estar em bom estado... só mudava-lhe o retrovisor e as matrículas. :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

fan
Site Admin
Posts: 1163
Joined: 24 Jan 2007 00:08
Location: Figueira da Foz

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by fan »

PedroMartins wrote: Este é o meu Vw Carocha 1300 aparentemente registado em Portugal no dia 1/1/1967, mas que segundo os números de chassis e motor só saiu da fabrica em Agosto de 1967 (ainda não consegui entender bem o que se passou).
Boas,
O teu caso é um das centenas que o IMTT decide errar... ou melhor... faz o mais fácil que é atribuir a data 1/1, aquando da informatização do processo.... Podes pedir a correcção (não sei se tens de pagar).
O teu carro é um Modelo de 68, numero de chassi a começar por 118 (construído de Agosto de 67 ate Julho 68).

Em relação aos rateres na admissão, por norma é gerado por uma ignição errada... ou seja há faisca ainda com a válvula de admissão aberta... Verifica os platinados... o condensador e o timing da ignição (cabos errados também)... Mas também podes ter uma entrada de ar falso no sistema...

Ha é esse carburador precisa de ser afinado... o carro tem de pegar a primeira sem o Choque fechado (deves ter a mistura muito pobre)

http://garagemvw.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=8732

http://www.vw-resource.com/backfiring.html

Abraço
F:A:N:

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by superalex »

fan wrote:
PedroMartins wrote: Este é o meu Vw Carocha 1300 aparentemente registado em Portugal no dia 1/1/1967, mas que segundo os números de chassis e motor só saiu da fabrica em Agosto de 1967 (ainda não consegui entender bem o que se passou).
Boas,
O teu caso é um das centenas que o IMTT decide errar... ou melhor... faz o mais fácil que é atribuir a data 1/1, aquando da informatização do processo.... Podes pedir a correcção (não sei se tens de pagar).
O teu carro é um Modelo de 68, numero de chassi a começar por 118 (construído de Agosto de 67 ate Julho 68).

...

Abraço
F:A:N:
também estou a braços com um problema destes. fui para mudar a morada do registo de propriedade do meu e também fiquei com data de matrícula de 1 de janeiro do ano de fabrico. lá terei de perdr um dia inteiro acampado à porta do IMTT de faro para tratar do erro que os meninos cometeram
alexandre vicente

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by trukas »

Há dois anos aconteceu-me o mesmo quando passei o carro para o meu nome. Levei o livrete antigo , o documento unico preenchi um impresso e não paguei nada.
O carro tá fixe..
boa sorte
type one addicted ...

PedroMartins
Posts: 19
Joined: 18 Nov 2014 13:11

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by PedroMartins »

Boas,

Lá consegui inspeccionar o carro o mês passado, recebi uma folha verde sem qualquer anotação, a única coisa que me falaram foi que os travões estavam um bocado desregulados, mas tudo dentro dos limites.

Antes de ir a inspecção resolvi o problema dos rateres, depois de muito mexer, de trocar velas (as que estavam no carro eram velas para motorizadas, tirei as velas da carrinha t2 e meti no carocha), de trocar cabos (também emprestados da t2) de tirar o carburador várias vezes, etc. percebi que só podia ser mesmo do timing. Depois de algumas pesquisas e com ajuda de algumas ferramentas ajustei, e os rateres pararam :)

Em relação à data de registo da matricula, após chatear algumas vezes o moço que me vendeu o carro hoje encontrei-me com ele em Portimão e lá me entregou o livrete antigo do carro, fiquei muito contente pois agora tenho um bocado mais de histórico do veículo.

A data de registo correcta é: 22/09/1967, um dia quando for a Faro passo no IMTT e tento corrigir o problema.

A pessoa nomeada no Livrete é um senhor de Sátão (Viseu) que adquiriu o carro em 1995 e foi o 9º proprietário.

Image

Sem mais nada a dizer, despeço-me

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 29 Dec 2010 20:55
Location: ALMADA
Contact:

Re: Carocha 1300 - 1967

Post by PAULOSIMOES »

Boa , agora estrada com ele e nao te esqueças da carrinha quando vieres a Corroios passa por ca, um abraço

Post Reply