VW 1302 - 1972
-
NunoSaa
Re: VW 1302 - 1972
Bom Dia,
Embora o projecto de restauro do VW 1302 acima mencionado estar a avançar devagarinho / parado de momento a espera de vaga no chapeiro para tratar todos os podres, substituir longarinas e posteriormente respectiva pintura, eis que "apareceu" cá por casa um novo VW 1302 apenas 3 meses mais recente que o anterior sendo ambos de 1972.
Apesar de estar em muito bom estado tem pequenos pormenores que pretendo começar a deixar impecáveis, como os tubos do combustível que começam a ficar húmidos e pretendo substituir todos por novos, o mesmo com os tubos do reservatório do óleo de travões, e essas pequenas coisas.
No entanto e não sei se me deva aventurar nesse campo, a carburação necessita de ser afinada, pois o carro pega super bem, a primeira e a fica a trabalhar redondinho mesmo a frio (ligeiramente acelerado como deve ser), mas após uns minutos a trabalhar e a medida que o carburador vai ajustando, o carro começa a ficar com a rotação muito baixa até que se vai abaixo sozinho, tendo muita dificuldade em manter o ralenti... Alguém tem umas dicas que me possam ser úteis para resolver esta questão e ao mesmo tempo aprender?
Outra questão prende-se com a substituição do interruptor dos faróis(min/medios) que preciso de substituir mas nem sei muito bem como, pois pela análise superficial tem que remover a conduta de ventilação na bagageira, coisa que efectuei mas mesmo assim não consegui arranjar uma forma directa de aceder ao interruptor, alguém sabe alguma forma mais simples de o fazer, ou alguma técnica?
Cumprimentos
Nuno Santos
Embora o projecto de restauro do VW 1302 acima mencionado estar a avançar devagarinho / parado de momento a espera de vaga no chapeiro para tratar todos os podres, substituir longarinas e posteriormente respectiva pintura, eis que "apareceu" cá por casa um novo VW 1302 apenas 3 meses mais recente que o anterior sendo ambos de 1972.
Apesar de estar em muito bom estado tem pequenos pormenores que pretendo começar a deixar impecáveis, como os tubos do combustível que começam a ficar húmidos e pretendo substituir todos por novos, o mesmo com os tubos do reservatório do óleo de travões, e essas pequenas coisas.
No entanto e não sei se me deva aventurar nesse campo, a carburação necessita de ser afinada, pois o carro pega super bem, a primeira e a fica a trabalhar redondinho mesmo a frio (ligeiramente acelerado como deve ser), mas após uns minutos a trabalhar e a medida que o carburador vai ajustando, o carro começa a ficar com a rotação muito baixa até que se vai abaixo sozinho, tendo muita dificuldade em manter o ralenti... Alguém tem umas dicas que me possam ser úteis para resolver esta questão e ao mesmo tempo aprender?
Outra questão prende-se com a substituição do interruptor dos faróis(min/medios) que preciso de substituir mas nem sei muito bem como, pois pela análise superficial tem que remover a conduta de ventilação na bagageira, coisa que efectuei mas mesmo assim não consegui arranjar uma forma directa de aceder ao interruptor, alguém sabe alguma forma mais simples de o fazer, ou alguma técnica?
Cumprimentos
Nuno Santos
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Bem! Mais um salvo!
Cria um tópico para o menino...
Sobre o carburador, deverá ser alguma afinação... que eu pessoalmente não sei te ajudar...
Quanto ao interruptor... é mesmo necessário desarmar essa tralha toda... os dois tubos nas laterais... os três parafusos em cima e desligar o tubo de escoamento inferior, de modo a não partires essa peça... Há também uns cabos de aço que accionam as aberturas e fechos do sistema, mas julgo não ser necessário tirá-los.
Depois, terás de remover o manípulo no tablier (é roscado) e terás depois de remover a peça em alumínio que funciona como porca para prender o interruptor ao tablier. Um alicate de pontas (preferencialmente de pontas curvas) resulta. Aconselho a isolares com fita cola de pintor o tablier, não vá a ferramente expedir e riscar a pintura.
Depois é ires passando os fios um a um para o interruptor novo. Tem em atenção aos números presentes (alguns com letras também), pois as posições poderão variar.
Cria um tópico para o menino...
Sobre o carburador, deverá ser alguma afinação... que eu pessoalmente não sei te ajudar...
Quanto ao interruptor... é mesmo necessário desarmar essa tralha toda... os dois tubos nas laterais... os três parafusos em cima e desligar o tubo de escoamento inferior, de modo a não partires essa peça... Há também uns cabos de aço que accionam as aberturas e fechos do sistema, mas julgo não ser necessário tirá-los.
Depois, terás de remover o manípulo no tablier (é roscado) e terás depois de remover a peça em alumínio que funciona como porca para prender o interruptor ao tablier. Um alicate de pontas (preferencialmente de pontas curvas) resulta. Aconselho a isolares com fita cola de pintor o tablier, não vá a ferramente expedir e riscar a pintura.
Depois é ires passando os fios um a um para o interruptor novo. Tem em atenção aos números presentes (alguns com letras também), pois as posições poderão variar.
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
-
NunoSaa
Boa Noite,
Sei que é um "assunto" amplamente discutivel, mas a verdade é que ainda não encontrei evidências sólidas da posição original do filtro de gasolina de um VW 1302 de 1972.
De momento e em posição que já vinha a quando da aquisição o filtro de gasolina passa pela frente ou trás do distribuidos, ou seja desde o tubo metalico que sai da "espinha dorsal" ja no compartimento do motor até a bomba de gasolina.
Confesso que entendo que seja uma posição "perigosa" face a temperatura dos componentes envolventes. Mas afinal alguém consegue esclarecer-me onde é que era a posição deste filtro na sua origem?
Cumprimentos
Nuno Santos
Sei que é um "assunto" amplamente discutivel, mas a verdade é que ainda não encontrei evidências sólidas da posição original do filtro de gasolina de um VW 1302 de 1972.
De momento e em posição que já vinha a quando da aquisição o filtro de gasolina passa pela frente ou trás do distribuidos, ou seja desde o tubo metalico que sai da "espinha dorsal" ja no compartimento do motor até a bomba de gasolina.
Confesso que entendo que seja uma posição "perigosa" face a temperatura dos componentes envolventes. Mas afinal alguém consegue esclarecer-me onde é que era a posição deste filtro na sua origem?
Cumprimentos
Nuno Santos
-
Fernando Palmela
- ★★★
Bem é assim de origem a própria bomba tem filtro, penso eu de que, mas não conheço esse modelo, mas tem de vir um tubo da frente do depósito para o motor sai do túnel, no meu esse tubo passa junto à roda esquerda, antes de entrar no habitáculo do motor, tem uma junção em tubo de borracha deve ser colocado ai fora corta o tubo e pimba filtro nesse local, para se existir algo de grave não está dentro do habitáculo do motor................. 
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
NunoSaa
Finalmente e após alguns anos na garagem e depois de vários meses de escova de aço e lixa na mão a limpar e escapar toda a carroceria eis que chegou o momento de ir para o chapeiro, tratar de todos os podres e posterior pintura.
Além do Paulo & Ferreira e Hugo Peças conhecem alguma outra loja que venda painéis chapa e peças para VW? Vou precisar quase de uma carroceria nova

Aqui fica o momento da sua partida até ao chapeiro...
Além do Paulo & Ferreira e Hugo Peças conhecem alguma outra loja que venda painéis chapa e peças para VW? Vou precisar quase de uma carroceria nova

Aqui fica o momento da sua partida até ao chapeiro...
-
Fernando Palmela
- ★★★
.calma já veio do chapeiro

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
NunoSaa
Ainda não,
Com o final de agosto inicio de setembro altura de ferias quer dos chapeiros quer das casas de peças ainda não tenho o material todo.
Estou com alguma dificuldade em encontrar portas completas que estejam em bom estado, bom estado mesmo... Pois já havia comprado duas portas que exteriormente estavam muito boas e com bom aspecto, mas quando fui a decapar tinham em certas partes quase 2 cm de massa, remendos atrás de remendos e alguns podres no aro dos vidros.
Pelo que ando a tentar encontrar duas boas portas para poder juntar ao material que já tenho... o que me fica a faltar é sobretudo material para as cavas das rodas traseiras, incluido suporte para o amortecedor e toda aquela zona.
Vamos lá ver se consigo orientar tudo o que me falta no espaço de mais 1 mês.
Cumps
-
Fernando Palmela
- ★★★
Já tinhas comprado novo, sai mais barato

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
NunoSaa
Onde é que posso comprar portas novas? É que não encontro qualquer loja que venda portas completas novas... Os restantes paineis comprados são novos...
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
possivelmente poderei arranjar duas portas em muito bom estado sem podres nem remendos. tenho de verificar o ano e modelo.
são de um cliente que comprou noutros tempos e não utilizou e tem-nas guardadas em casa.
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
-
Fernando Palmela
- ★★★
NunoSaa, tás a ber, afinal parece que vais ter sorte..........................

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
NunoSaa
Isso não ótimas noticias rolandorolando lima wrote: ↑30 Sep 2020 23:23possivelmente poderei arranjar duas portas em muito bom estado sem podres nem remendos. tenho de verificar o ano e modelo.
são de um cliente que comprou noutros tempos e não utilizou e tem-nas guardadas em casa.
Estou completamente interessado em adquirir esse par de portas que diz estar em excelente estado.
Agradecia então caso possa a verificação se são portas correctas para um 1302 de 1972, e caso sejam, de que forma o poderei contactar para agilizar toda as questões?
Cumprimentos
-
Fernando Palmela
- ★★★
Nuno calma, já estás a ferver....................

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55