VW 1302 - 1972

NunoSaa

Re: VW 1302 - 1972

Post by NunoSaa »

Bom Dia,

Embora o projecto de restauro do VW 1302 acima mencionado estar a avançar devagarinho / parado de momento a espera de vaga no chapeiro para tratar todos os podres, substituir longarinas e posteriormente respectiva pintura, eis que "apareceu" cá por casa um novo VW 1302 apenas 3 meses mais recente que o anterior sendo ambos de 1972.

Apesar de estar em muito bom estado tem pequenos pormenores que pretendo começar a deixar impecáveis, como os tubos do combustível que começam a ficar húmidos e pretendo substituir todos por novos, o mesmo com os tubos do reservatório do óleo de travões, e essas pequenas coisas.

No entanto e não sei se me deva aventurar nesse campo, a carburação necessita de ser afinada, pois o carro pega super bem, a primeira e a fica a trabalhar redondinho mesmo a frio (ligeiramente acelerado como deve ser), mas após uns minutos a trabalhar e a medida que o carburador vai ajustando, o carro começa a ficar com a rotação muito baixa até que se vai abaixo sozinho, tendo muita dificuldade em manter o ralenti... Alguém tem umas dicas que me possam ser úteis para resolver esta questão e ao mesmo tempo aprender?

Outra questão prende-se com a substituição do interruptor dos faróis(min/medios) que preciso de substituir mas nem sei muito bem como, pois pela análise superficial tem que remover a conduta de ventilação na bagageira, coisa que efectuei mas mesmo assim não consegui arranjar uma forma directa de aceder ao interruptor, alguém sabe alguma forma mais simples de o fazer, ou alguma técnica?

Cumprimentos
Nuno Santos

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem! Mais um salvo!
Cria um tópico para o menino...
Sobre o carburador, deverá ser alguma afinação... que eu pessoalmente não sei te ajudar...
Quanto ao interruptor... é mesmo necessário desarmar essa tralha toda... os dois tubos nas laterais... os três parafusos em cima e desligar o tubo de escoamento inferior, de modo a não partires essa peça... Há também uns cabos de aço que accionam as aberturas e fechos do sistema, mas julgo não ser necessário tirá-los.
Depois, terás de remover o manípulo no tablier (é roscado) e terás depois de remover a peça em alumínio que funciona como porca para prender o interruptor ao tablier. Um alicate de pontas (preferencialmente de pontas curvas) resulta. Aconselho a isolares com fita cola de pintor o tablier, não vá a ferramente expedir e riscar a pintura. ;)
Depois é ires passando os fios um a um para o interruptor novo. Tem em atenção aos números presentes (alguns com letras também), pois as posições poderão variar.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

NunoSaa

Post by NunoSaa »

Boa Noite,

Sei que é um "assunto" amplamente discutivel, mas a verdade é que ainda não encontrei evidências sólidas da posição original do filtro de gasolina de um VW 1302 de 1972.
De momento e em posição que já vinha a quando da aquisição o filtro de gasolina passa pela frente ou trás do distribuidos, ou seja desde o tubo metalico que sai da "espinha dorsal" ja no compartimento do motor até a bomba de gasolina.

Confesso que entendo que seja uma posição "perigosa" face a temperatura dos componentes envolventes. Mas afinal alguém consegue esclarecer-me onde é que era a posição deste filtro na sua origem?

Cumprimentos
Nuno Santos

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Bem é assim de origem a própria bomba tem filtro, penso eu de que, mas não conheço esse modelo, mas tem de vir um tubo da frente do depósito para o motor sai do túnel, no meu esse tubo passa junto à roda esquerda, antes de entrar no habitáculo do motor, tem uma junção em tubo de borracha deve ser colocado ai fora corta o tubo e pimba filtro nesse local, para se existir algo de grave não está dentro do habitáculo do motor................. :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

NunoSaa

Post by NunoSaa »

Finalmente e após alguns anos na garagem e depois de vários meses de escova de aço e lixa na mão a limpar e escapar toda a carroceria eis que chegou o momento de ir para o chapeiro, tratar de todos os podres e posterior pintura.

Além do Paulo & Ferreira e Hugo Peças conhecem alguma outra loja que venda painéis chapa e peças para VW? Vou precisar quase de uma carroceria nova 😅

Image

Aqui fica o momento da sua partida até ao chapeiro...

Fernando Palmela
★★★

.calma já veio do chapeiro :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

NunoSaa

Post by NunoSaa »

Fernando Palmela wrote:
07 Sep 2020 20:52
.calma já veio do chapeiro :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Ainda não,

Com o final de agosto inicio de setembro altura de ferias quer dos chapeiros quer das casas de peças ainda não tenho o material todo.

Estou com alguma dificuldade em encontrar portas completas que estejam em bom estado, bom estado mesmo... Pois já havia comprado duas portas que exteriormente estavam muito boas e com bom aspecto, mas quando fui a decapar tinham em certas partes quase 2 cm de massa, remendos atrás de remendos e alguns podres no aro dos vidros.

Pelo que ando a tentar encontrar duas boas portas para poder juntar ao material que já tenho... o que me fica a faltar é sobretudo material para as cavas das rodas traseiras, incluido suporte para o amortecedor e toda aquela zona.

Vamos lá ver se consigo orientar tudo o que me falta no espaço de mais 1 mês.

Cumps

Fernando Palmela
★★★

Já tinhas comprado novo, sai mais barato :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

NunoSaa

Post by NunoSaa »

Fernando Palmela wrote:
22 Sep 2020 07:21
Já tinhas comprado novo, sai mais barato :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Onde é que posso comprar portas novas? É que não encontro qualquer loja que venda portas completas novas... Os restantes paineis comprados são novos...

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

NunoSaa wrote:
22 Sep 2020 11:14
Fernando Palmela wrote:
22 Sep 2020 07:21
Onde é que posso comprar portas novas? É que não encontro qualquer loja que venda portas completas novas... Os restantes paineis comprados são novos...
possivelmente poderei arranjar duas portas em muito bom estado sem podres nem remendos. tenho de verificar o ano e modelo.
são de um cliente que comprou noutros tempos e não utilizou e tem-nas guardadas em casa.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Fernando Palmela
★★★

NunoSaa, tás a ber, afinal parece que vais ter sorte.......................... :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

NunoSaa

Post by NunoSaa »

rolando lima wrote:
30 Sep 2020 23:23
possivelmente poderei arranjar duas portas em muito bom estado sem podres nem remendos. tenho de verificar o ano e modelo.
são de um cliente que comprou noutros tempos e não utilizou e tem-nas guardadas em casa.
Isso não ótimas noticias rolando :)

Estou completamente interessado em adquirir esse par de portas que diz estar em excelente estado.
Agradecia então caso possa a verificação se são portas correctas para um 1302 de 1972, e caso sejam, de que forma o poderei contactar para agilizar toda as questões?

Cumprimentos

Fernando Palmela
★★★

Nuno calma, já estás a ferver.................... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Post Reply