Motores tipo-4 1700, 1800, 2000

Post Reply
jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Acredito, que não seja fácil digerir tanta informação. Como podes ver, não é fácil decidir. Por isso, é que quando alguém começa a alterar os motores eles partem :wink: , existem sempre detalhes, que fazem toda a diferença, que não foram tidos em consideração.

Eu nunca alterei um motor e por isso não te posso ajudar. Quando reconstrui o meu motor usei material standard. Podia ter posto uma Engle 100 mas não o fiz. Podia ter colocado uns dellorto mas coloquei um Solex. è tecnologia em que me sinto à vontade. sei desmontar e afinar o meu solex mas não me sentiria tão à vontade se tivesse um par uns dellorto.

O meu objectivo era ter um motor fiável, com manutenção barata e que eu dominava :wink:

Qual é o teu objectivo?

João

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

JNAR,

Quanto ao escape, só me ocorre uma 3ª opção para além das 2 que indicaste (o sistema de origem, ou um EMPI de 2 panelas separadas):

É a Ref. 21185 proposta pela BAS- Ahnendorp especificamente para as carrinhas, mas sendo um belo sistema todo em inox, tem um preço a condizer (634,90Euro).
Trata-se de um autêntico sistema de escape "4 em 1" que leva os gases de cada cilindro a percorrerem o mesmo comprimento e a juntarem-se os 4 em simultâneo, mas este investimento só se justificará para alguém que pretenda obter 100CV ou mais usando um motor 2L com dois carburadores de 40mm (é o máximo diâmetro que a BAS recomenda para carrinhas).
Este investimento não se justificará para a tua carrinha com o motor 1,7L mesmo levando uns Weber ou Dellorto 36 ou 40:
http://www.ahnendorp.com/t4-914-8.html

Quanto às cabeças que compraste, ficas assim com o motor com a especificação correspondente ao Porsche 1.7L (ou ao VW 411) pois terás os mesmos pistons e as mesmas cabeças...
Em vez da injecção original, que permitia obter 80CV eu sugiro que uses uns Weber ou Dellorto 40 (não sugiro os 36 porque os colectores de admissão que se vendem para os motores tipo-4 já vêm com as entradas dimensionadas para carburadores 40 ou 44, e ao aplicar uns carburadores 36 nesses colectores ter-se-ia um fluxo terrível de ar com o alargamento a seguir aos carburadores).

Não tenho nada contra o sistema de injecção original, mas a maioria deles deve ter os terminais todos cheios de verdete depois de estarem encostados tipo sucata num canto qualquer.
Como uma centralina programável tem um custo proibitivo (mesmo sem ir para a marca mais conhecida, que é a Motec), a solução que tens são os carburadores (a menos que encontrasses alguém com experiência a recondicionar a injecção de um VW/Porsche, ou de um VW-411).

M

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Miguel K.R. wrote: Trata-se de um autêntico sistema de escape "4 em 1" que leva os gases de cada cilindro a percorrerem o mesmo comprimento e a juntarem-se os 4 em simultâneo

Imaginando que o motor está a trabalhar a 4000 rpm, o que não deve ser muito para tanta transformação, consegues calcular a diferença com que os gases de escape saem das cabeças e a sua velocidade?

Uma centéssima de mm de diferença no comprimento dos colectores de escape, vai fazer com que os gases de escape não seguem todos ao mesmo tempo :shock:

Jnar, atenção à espessura das juntas que vais usar para fixar o escape!

João

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Caro JCSE,

Não percebi essas questões:

- Calcular a diferença em termos de quê ? De velocidade dos gases ? E a que temperatura dos gases ? E o que é que irias fazer com essa diferença que alguém te poderia estimar ?
De qualquer forma, para estimar isso seria necessário conhecer muitos dados que ainda não foram definidos, como por exemplo a abertura máxima das válvulas, que será determinada pela árvore de cames escolhida.
Se fosse para um motor tipo-4 bem puchado, a fazer 7000RPM com uma cambota com contra-pesos, ainda valeria a pena pensar em optimisar tudo usando um "Banco de ensaio de fluxo" como os apresentados em http://www.superflow.com/flowbenches/index.cfm mas não havendo competição com uma classe específica para esse motor, valeria mais a pena gastar os Euros a comprar um motor Subaru para aplicar numa carrinha.
Para o caso específico do motor 1,7L do JNAR, percebe-se que o objectivo dele é obter um motor que permita uma velocidade de cruzeiro superior ao motor 1600 (em particular nas subidas) mas com um consumo que não exceda o do 1600, pelo que não vale a pena estar a desenvolver grandes teorias.

- Quando falei de termos o mesmo comprimento de fluxo dos gases com o escape da BAS, eu estava a pensar em "cm" pois os outros 2 escapes referidos para os motores tipo 4 não se podem comparar, dado que o objectivo das suas concepções é ter os caminhos de cada saída das cabeças até à panela o mais curto e simples possível (o que corresponde também ao custo de fabricação o mais baixo possível).
Nos 2 escapes mais baratos a diferença entre os comprimentos dos fluxos dos gases de escape até se mede em "dm", que tem uma ordem de grandeza 10 mil vezes maior que os centésimos de mm que referiste.
Acho que mesmo 1cm de diferença não será critico para o rendimento de um escape "4 em 1" porque as diferentes curvas que têm que descrever os tubos provenientes de cada cilindro até se unirem num só, levam a que os gases tenham escoamentos ligeiramente diferentes em cada tubo.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Quando li simultâneo pensei em tempos temporais e vez de localização :?

Na minha opinião não é muito importante juntarem-se em simultâneo e os comprimentos serem iguais. Tem mais a ver com o saírem com a mesma direcção. Os escapes da VW são muito restritivos à saída e esse é o maior problema. Têm por outro lado a vantagem de conseguirem aquecer o colector de admissão de uma forma eficaz, para quem tem apenas um carburador central. Se tirares apenas as ponteiras na panela de um carocha vais ver o barulho que aquilo faz.
Nunca vi testes num banco de potência de comparativo de escapes- O que eu sei é que o barulho dá uma maior sensação de velocidade. Os meu filhos durante muito tempo pensavam que o carocha era o carro mais rápido lá de casa :D
A maior parte desses escapes fazem bastante barulho o que se pode tornar desconfortável, quando andamos em férias e em viagem como parece ser o que o Jnar quer fazer com a carrinha.

Em quantos euros é que já vai o motor?

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

bom, respondendo ao jcse sobre qual é o meu objectivo (e tal como o miguel escreveu), gostaria de aumentar um pouco a minha velocidade de cruzeiro e um bom bocado a força para arrastar algo de pesado atrás, sempre que me apeteça.
Mas é como já escrevi algures por aqui: esta carrinha sempre andou com muito peso em cima (e atrás) e não era por isso que não se chegava aos destinos dos fins-de-semana ou de férias.

Para verem o que eu digo, vou meter fotos no meu tópico e assim não estrago este, que é geral:

viewtopic.php?t=21&start=615

Voltando aqui e respondendo de novo ao João, o valor do motor deve estar a rondar os 50€ até agora...talvez.
Ainda não sei ao certo, porque tenho que abater ao valor que o Miguel me deu o preço das cabeças (que convém dizer que estão novas) e que foi de 140€....o par, mais o valor que de mão-de-obra que já gastei na Old School Garage.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Quantos anos tinha o teu 1600? Já devia estar um bocado cansado.
O 1700 reparado de origem com 70CV já deve andar com uma velocidade de cruzeiro de 100km/h sem morrer nas subidas. Esta carrinhas não foram feitas para andar vazias, por isso não te deves preocupar muito com o peso adicional. Também não vais andar sempre com o reboque atrás.

Até agora não gastaste muito, mas se começas a inventar o motor fica numa fortuna.

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

joão, o meu 1600 nunca foi mexido. Estava quase original.
Digo quase, porque há vários anos a união entre o veio e a turbina de arrefecimento (que estão dentro da lata), partiu-se e o motor aqueceu até derreter tudo o que era plástico, lá dentro. Teve que se abrir essa zona e soldar essa união.
Da maneira como está feito o arranjo, nunca mais parte.

Mas sim, o motor deve estar a precisar de uma boa quantidade de peças novas...mas não tem folgas nenhumas, segundo o que o fvalentim viu.
A ideia do 1700 também é essa. Já que tenho que gastar dinheiro a rever um motor, então que seja um mais potente.
E tens razão. O reboque não será para ser usado sempre, embora já esteja a ponderar a construção de um segundo, mais pequeno.....mas este sim, é só mesmo um projecto a muito longo prazo.
Em relação ao valor que gastei, bom, não foi nada comparado com o que tinha que gastar em peças para o 2000.
Para mim, estava fora de orçamento, por agora. Tenho muitas outras prioridades na carrinha para gastar €'s.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Sabes a que temperatura derretem os plásticos que tens no motor? Se motor pode não ter folgas mas deve ter pouca compressão. Se tirares o tubo de respiro do cárter devem sair poi aí bastantes gases. Os cilindros podem estar empenados.

O motor com tantos anos e depois desse aquecimento deve estar a metade da sua potência e por isso perdes muita velocidade nas subidas.

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

não sei bem que plásticos derreteram...mas sei que foram bastantes.
Isto foi quando eu tinha 13 ou 14 anos...já lá vão 20. Não me lembro ao certo.
Bom, se só tenho metade da potência, ando mesmo mal habituado. Se meter o 1700 tenho que ter muito cuidado :lol:

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Posso afirmar que poucas pessoas guiaram um carocha ou uma carrinha com o motor original e em bom estado. Não andam nada mal.
Quando comecei a conduzir o meu carocha, ele já tinha perto de 100 000km e andava bastante bem. Quando era afinado na VW andava e travava muito mais do que quando era afinado noutra oficina. Foi por isso que eu tive que apreender. :wink:

João

nafteiro

Post by nafteiro »

so um aparte,

muitas vezes é referenciado o motor subaru...
não sei bem porque... se é a potencia esta longe do VW boxer-watercooled
2100cc que chega aos 112cv, basta uma ar/cames e um decente sistema de carburação mais escape para chegar aos 150cv ou mais, e de longe ter mais fiabilidade que um skubie

desmontado o bloco motor subaru é basicamente uma copia alterada do VW a cambota é fisicamente identica com a diferença dos 2 apoios a mais

se é para montar um motor em Portugal,onde não abunda os subaru´s com 160cv que aparecem nas revistas de Vw sera melhor um porsche que é mais facil de encontrar e é de aplicação directa. é bem mais barato que qualquer aplicação subaru

tsch

patriciomota

Re: Motores tipo-4 1700, 1800, 2000

Post by patriciomota »

Olá, sou proprietário de uma pao de forma de 78 com motor 2000cc de injecção.
Está a precisar de injectores novos.
Pedia ajuda para saber onde os posso encontrar?
Será que a colocação de carburadores será mais barata, e com melhores prestacções? qual a melhor opção?
Agradeço a ajuda

nuty

Re: Motores tipo-4 1700, 1800, 2000

Post by nuty »

A reler, há novas opiniões?
Image

Post Reply