Início de Calvario perdão Restauro do Meu Standard 1200 1972

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Caros amigos

Todos os tratamentos para aniquilar ferrugem são válidos desde que aplicados respeitando os preceitos de que estamos a tratar uma carroceria automóvel que é constituida por chapas soldadas entre si de + ou - 0,8mm.

Agora jactear uma carroceria como uma estrutura de aço para a construção civil com pressões e debitos mutito elevados é que não pode ser.

Utilizar decapante a bruta e deixar os residuos também não é aconselhavel, assim como usar a escova de nylon fazendo aquecer muito a chapa também não é recomendavel.

Todos os metodos são válidos mas tem que se ter paciência e juizo e ser muito sitematico a faze-lo respeitando o objecto a decapar.

Também já decapei a calor e desde que seja feito com o cuidado de não aquecer em demasia funciona muito bem.

Depois de todas estas considerações considero que o metodo mais aceitavel é a decapagem por projecção de preferencia com Nylon moido ou fermento de pão.

Como não conheço que use estes inertes e há muito pouca gente a usar areia (que é proibida por causa de uma doença que se chama silicose pulmonar) a alternativa é a grenalha de aço que vai deixar a carroceria muito aspera e com a chapa muito fragilizada pois pica muito a superficie da chapa e a sempre o risco de empenos.

A grenalha é adquada para estruturas de aço com espessuras consideraveis e não para chapa que sofre um desgaste muito grande.

No seu caso o que aconselho é o metodo mais caseiro com decapante nos paineis maiores e depois os discos de nylon que vão deixar a superficie polida e limpa.

Aconselho a começar a limpar os pontos criticos como as juntas entre os diferentes paineis com o disco de nylon e a fazer todas as reparações e só depois da carroceria toda remendada é que faça a decapagem total.

Pode parecer estranha esta forma de proceder mas tem uma razão de ser muito logica que se trata de em 1º lugar deixar as superficies decapadas o menos tempo possivel a acção do ar e em 2º lugar proporcionar uma base uniforme para a aplicação de todo o processo de pintura.

Este é sem sombra de duvidas o trabalho mais complexo moroso e caro durante um restauro automóvel e ao qual é preciso dar mais atenção.

Quanto ao chassi do carocha eu soldava os novos fundos e enviava-o a uma empresa que fizesse a decapagem a jacto e também lhe aplicava uma pintura por deposição electrostatica de pó com posterior polimerização em forno a 180 graus assim como para as chapas do motor e as peças da suspenção e todas as peças de ferro que originalmente são pintadas de preto.

Um abraço e bom restauro

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Depois de olhar para as fotos com mais atenção pregunto se não será mais aquado em vez de substituir os tuneis laterais substituir apenas a chapa inferior tendo em atenção eventuais pontos de corrosão interna.

Parece-me que se esta a substituir peças de carroceria a mais neste projecto atendedo também a que se esta a pensar numa decapagem integral.

Saudações

Ricardo Serpa

walcouto

Post by walcouto »

Cá estou eu de novo para apresentar alguns dos progressos do meu projecto:

Os fundos ja colocados:
Image
Image
Image

A soldagem das longarinas e acerto das portas etc........:

Image
Image
Image
Image

Optei por reparar o fundo do pneu suplente em vista de não ter gostado da peça completa de reparação que fazia uma mistura de três peças de carroçaria numa só:

Image
Image
Image

Precisava de uma ajuda relativamente ao rádio:

- qual o modelo

- e quais as alterações que tenho de fazer para o colocar o mais original possível
Image
Image

Muito obrigado pelas ajudas. Relativamente opinião do Ricardo Serpa gostaria de saber se partilham ou não dela, quanto a substituição exagerada de paineis de carroçaria.

Espero que gostem das fotos e do caminho que o projecto está a percorrer.

Uma abraço

Walter Couto

[/img]

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Vais bem! Eu também substitui as longarinas no meu...
Assusta no início e uma delas até parecia boa do exterior... só com uma ferrugem superficial numa extremidade... depois de cortar: Diga bom dia com Mokambo! Mokambo! :lol:

Vê bem a abertura dos furos dos remendos dos pilares (os que servem para colocar os parafusos das portas). Depois de +intado é uma treta andar a alargar para colocar os tampões. :wink:

Continuações de bom trabalho! :wink: Vai colocando mais fotos! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Parabens pela coragem.

Fico contente por estar mais um a caminho da estrada.

Quanto a substituição exagerada de paineis penso que se esta a referir a substituição das longarinas.

O que lhe queria evitar era desaticular a carroceria e com isso criar problemas com as portas.

Mas pelo que vejo esta a resolver o seu problema muito bem.

Quanto a decapgem como é que vai fazer a jacto ou a unha?

O seu radio parece original, embora tenha uma frente para tablie forrado das versões "L" ou para outro carro qualquer com tablie de plastico.

Se quiser manter esse radio tente arranjar apenas o espelho da frente correcto.

Em alternativa pode sempre arranjar a tampa original metalica e ficar sem radio.

Boa sorte com o trabalho um abraço amigo

Ricardo Serpa

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Já está tudo dito...

Parabéns pelo restauro

Se precisares de alguma ajuda/conselho, já sabes... estamos aqui todos para isso.

Quanto a decapagem eu sou adepto de discos de nylon da 3M ;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

walcouto

Post by walcouto »

Bem parece que os gurus andam ocupadoss ou a pergunta foi muito simples e nem sequer dava pica.

O radio é um Blaupunkt Stuttgart, e pelos vistos eram muito usados pela porche nos 911 e 912. Acho que relativamente a minha pergunta da originalidade já encontrei a resposta. É melhor comprar um 911 para o radio ainda estou é indeciso na cor.

Amanhã devo por mais fotos.

mais uma pergunta:

Já tinham ouvido falar nos piscas pintados da cor do carro nos std ou então simplesmente na cor do material que são feitos? Os meus estão pintados mas numa revista que tem um std igualzinho ao meu estão em aluminio (ou material de que são feitos) à vista.

Perdoe-me se parece uma estupidez estar tão preocupado com a originalidade dum simples standard, sei que não é um oval, um zwitter, etc., mas a verdade é que não deixa de ser Carocha.
E mais importante o meu Primeiro.

Pelo resumo que tenho feito de outros posts de stds, passo a referir promenores que penso ser originais pedindo por favor que me corrigam se estiver errado.
- pala do sol só para o condutor
- botão das fechaduras em plastico preto sem chave na bagageira e deveria ter tb no capot do motor mas não tem.
- os tais piscas pintados à cor da carroçaria
- capot do motor sem as saídas de ar
- não deveria ter medidor de gasolina ( ainda estou a pensar se o vou tirar ou não. Pergunta (em 72 sem medidor teria o std a tal vareta para medir , ou simplesmente quando chegava a reserva abria-se a torneira ao pé dos pedais?
- porta luvas sem chave

Agora peço aos gurus (no bom sentido) que me ajudem ou digam onde posso encontrar mais caracteristicas dos stds.

obrigado

Walter Couto

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Wal, quanto ao radio discorda, não é um radio tipicamente para Porsche 911 ou 912 (eu sei que não disseste que era só para Porsche), o que faz que tal ou tal Blaupunkt é para para tal ou outro carro, são os espelhos e botoes :) Pelo aspecto eu diria que é um radio ja do fim dos 70's, e "universal" Eu tenho em casa varios radios da Blaupunkt, e consuante os espelhos (tenho 5 ou 6 differentes) posso os adaptar um Koln a um Porche, um VW, um BMW ou um Citroen DS, e aida posso acertar os botoes de som (volume) e afinação aos comandos do tablier (Porsche, Mercedes, VW, etc..)
-pala do sol só para o condutor
- botão das fechaduras em plastico preto sem chave na bagageira e deveria ter tb no capot do motor mas não tem.
- os tais piscas pintados à cor da carroçaria
- capot do motor sem as saídas de ar
- porta luvas sem chave
Correcto :) Tive um 1200 std de 1970 e tinha esses pormenores
- não deveria ter medidor de gasolina ( ainda estou a pensar se o vou tirar ou não. Pergunta (em 72 sem medidor teria o std a tal vareta para medir , ou simplesmente quando chegava a reserva abria-se a torneira ao pé dos pedais?
Em 72 como o enchimento do deposito é lateral, ja não se pode usar a vareta para medir o volume restante de combustivel, logo sendo std, tinhas de abrir a torneira de reserva, e em geral descobrir que esta cheia de =(&%$ e entupida com as mesmas $%#"! acumulada ao fundo do deposito e que a =)(%&%/(& de #$%#" de grelha/ filtro ja não existe.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

walcouto

Post by walcouto »

ora aqui estão mais umas fotos:

Aproveitei e por segurança colocamos uma chapa nova nesta zona:

Image
Image

Aqui podem ver o efeito da decapagem por calor na porta.
Sobre este assunto já tomei uma decisão, vai a jacto de granalha numa firma em águeda já mencionada um post aqui no forum, no próximo fim de semana já sei mais promenores.

Image
Image

Arranjou-se tb esta chapinha que estava que já estava a dar as últimas.

Image

Uns retoques nas portas:

relativamente a estas que é que acham substituo por chapas novas em baixo ou reparo, o que me chateia é que os cantos é que estão maus e depois o trabalho pode não compensar $$$$$$$$.

Image
Image
Image

Já estou a por a carroça à frente dos bois mas estes buracos que ficam aqui nas saídas dos tuneis de "chaufagge" como é que se preenchem? originalmente como eram tapados?

Image

Aqui as travessas já colocadas.

Image
Image
Image
Image

Mais uma pergunta:

Aquelas fitas que se vêem no compartimento do motor que parecem alcatifa serão de origem?

quem tem feito restauros usa esta solução ou outra?

Image

A mesma pergunta para o interior em relação a esta "alcatifa" ou espuma não sei o que é.

Além disto aquela corda apareceu. Apareceu metida naquela frincha, é super estranho não deve ser de fabrica de certeza, se não para que seria esta engenhoca percebem é que eu não?

Image

Por hoje é tudo, esta semana colacarei mais desenvolvimentos.

Obrigado por tudo

Um Abraço

Walter Couto

Ps. Agora que tenho andado pelo forum a bisbilhotar reparei que ainda não me apresentei, mas já agora estou a preparar uma apresentação como deve ser, para ver se não assusto o pessoal.

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

walcouto wrote:....

Aqui podem ver o efeito da decapagem por calor na porta.
Sobre este assunto já tomei uma decisão, vai a jacto de granalha numa firma em águeda já mencionada um post aqui no forum, no próximo fim de semana já sei mais promenores....
Boa decisão
walcouto wrote:
relativamente a estas que é que acham substituo por chapas novas em baixo ou reparo, o que me chateia é que os cantos é que estão maus e depois o trabalho pode não compensar $$$$$$$$.
Se houver essas peças já feitas aproveite pois são horas para se fazer esses cantos, e acaba por sair mais caro.
walcouto wrote:
Já estou a por a carroça à frente dos bois mas estes buracos que ficam aqui nas saídas dos tuneis de "chaufagge" como é que se preenchem? originalmente como eram tapados?
Não percebia pergunta...
walcouto wrote:Aquelas fitas que se vêem no compartimento do motor que parecem alcatifa serão de origem?

quem tem feito restauros usa esta solução ou outra?
São de origem e são importantes para a insonorização do carro pois se não fossem a VW não as tinha posto lá.
walcouto wrote:
Além disto aquela corda apareceu. Apareceu metida naquela frincha, é super estranho não deve ser de fabrica de certeza, se não para que seria esta engenhoca percebem é que eu não?
Essa corda serviu para entalar a alcatifa que revestia o fundo do carro original nessa ranhura.

Ps. Agora que tenho andado pelo forum a bisbilhotar reparei que ainda não me apresentei, mas já agora estou a preparar uma apresentação como deve ser, para ver se não assusto o pessoal.
Por mim esta perdoado.

Um detalhe chato e já que estamos a ser piquinhas os ventiladores das portas e a calha cromada onde corre o vidro nos std por vezes eram pintadadas como as jantes e não cromadas como nos outros carochas.

Nestes modelos penso que os unicos cromados seriam os parachoques e os tampões quando aduiridos com o carro e mesmo assim nem sempre o foram mas há quem saiba mais disto do que eu.

Quanto ao radio concordo 100% com o HKS

Um abraço e continuação de bom trabalho.

Ricardo Serpa

estevo
✘✘✘

Radio

Post by estevo »

O rádio é da época mas não é original.

Esse rádio não tem grande interesse porque não tem FM.

Os rádios originais eram Grundig: Wolfsburg; Emden; Hannover; e Ingolstadt.
(o\ | /o)

Post Reply