Intermitente do limpa pára brisas

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
jcse
✘✘✘

Intermitente do limpa pára brisas

Post by jcse »

Por falar em sucatas...Telefonei para a VW e pediram 37 euros+iva por um relé para a minha VW T4, para poder programar o tempo do intermitente do limpa para brisas. Passei numa sucata e consegui encontrar um de um Golf por 2 euros. Agora só tenho que esperar que chova para poder brincar :lol:

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Resta saber se funciona... :twisted:

Essas compras de material eléctrico na loja do chinês... Às vezes o barato sai caro.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Funciona!!! :D :D :D
Agora já consigo controlar o tempo do intermitente do limpa-pára brisas.
Próximo upgrade é instalar uma luz interior com temporizador e luz de leitura. Vou ter que passar um fio do tecto até à ignição. Ainda tenho que descobrir o pinout.

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Ui! Que carro tão moderno! Até tem intermitentes, tempos medidos, temporizador, e luz de leitura! Eu se entrasse lá dentro tinha que tirar um curso de vida moderna primeiro...

Só para não ficar atrás, fui ao decatlhon e comprei uma lanterna de led's que dizem que dura uma eternidade com consumo mínimo (e sem me ir à bateria do carro) e meti-a dentro do carocha. Agora, se quiser, também já tenho luz de leitura, e basta pendurá-la no retrovisor.

Quanto ao intermitente do limpa-vidros, depende do número e velocidade com que ligar e desligar o botão...
Para 1963 só tem uma velocidade, ou melhor, duas, desligado e ligado, e é preciso apanhar-lhe o ritmo para o desligar em baixo, senão fica espetadinho para cima mesmo à frente dos olhos.

Por falar em hastes de limpa-vidros, e porque vem a propósito, aproveito para dar mais uma "seca" e recordar aqui uma história que me aconteceu, com o curioso nome de

É do cartaxo!

Era dia 17 de Dezembro de 2002, terça-feira, e tenho a manhã ocupada com uma ida à Câmara de Oeiras que está marcada há mais de um mês, para as 10 e meia da manhã.
Eram 10 e 30 certas, entro na C.M.O para a reunião combinada. Para minha surpresa fui logo atendido, cortesmente e com eficácia, o que muito se deseja e pouco se obtém nos dias actuais. Fiquei satisfeito, e despachado muito depressa.
Assim sendo, ia a caminho de casa quando desata a chover muito, e com um frio gélido.

O limpa vidros bailava da esquerda para a direita e vice-versa, enquanto eu acelarava para que ele não perdesse força eléctrica.
De repente... Parou!
Repentinamente, e sem um som que fosse, parou, e fiquei com cada haste virada para seu lado...
E esta, hein?!
Tramei-me...

Dúvidas? Não há, nem pode haver!
Virei o carro, e sem parar arranquei decidido na direcção de Cascais direito ao Sr. Leonel e ao Sr. Vítor, os meus electricistas favoritos.
Olhava firmando a vista através da chuva, que felizmente era transformada pela velocidade numa massa gelatinosa a escorrer pelo exterior do vidro, tratado com o mágico produto X-RAY, que permite ver através da chuva sem usar escovas de limpa vidros.
Parece magia, e ninguém de bom senso acreditaria nisto, mas o facto é que resulta.
Só visto! E depois, quem vê passa a querer também.
O problema é que em Portugal só se vende numa loja perto do Técnico em Lisboa. Numa loja onde a dona é uma senhora muito simpática, e muito competente, que sabe tudo sobre os produtos que vende. Acabamos sempre a comprar mais qualquer coisa, que afinal, até faz também falta.
O único sítio onde também vi este produto à venda é nas lojas www.conrad.de na Alemanha, mas que infelizmente, não vendem para Portugal.
No entanto, se os Deutschlanders compram, então é porque realmente funciona. O que é bom para alemães, também serve para os Portugas.

Pouco depois estava a entrar na oficina dos electricistas. Parei o carro na entrada, sai e cumprimentei o Sr. Vítor:

- Então o Sr. Leonel não está?
- Não está, mas estou cá eu! Então o que o traz por cá?
- Eu, nada, mas o meu carro precisa ali de uma coisa... – e apontei para o carro, ao mesmo tempo que ele também olhava.
- Ah! Já estou a ver – disse o Sr. Vítor – É do Cartaxo?
- Como? – estranhei eu.
- É do Cartaxo! É isso não é? – e ele insistia com a coisa.
- Do Cartaxo, como? – pensei que alguém estava a ficar louco.
- Então não vê que é do Cartaxo? Está um para cima, outro para baxo!...
- Pois, pois! É isso. São as hastes do Cartaxo, como um par de cornos a ornamentar o vidro... Veja lá o que é que se pode fazer.
- Tudo! Aqui faz-se tudo menos milagres! Esses deixo para a oficina de Nossa Senhora de Fátima...

E vamos ver do que se trata. Podia ser apenas um desarranjo das hastes, que tivessem algum parafuso frouxo. Mas não era.
Então, vamos a mais trabalhos: desarmar o forro posterior do tablier, sacar tudo para fora.
O Sr. Vítor vai buscar um papel e toma nota dos fios que prendem em cada terminal do motor do limpa-vidros.
Depois, desarma esses fios do motor e retiramos, não sem algumas acrobacias, o motor de dentro da mala do carro. É que aquilo entra tudo um pouco à justa.

Já cá fora, olhamos com atenção para aquilo. Uma das barras de comando está torcida porque frágil. Alguém em tempos terá soldado uma barra que se havia partido por ferrugem, e não deixou de ficar frágil nesse local.
Voltamos a endireitá-la e eu recordo uma mola que ali havia e que terá desaparecido.
Vamos à procura no carro, e eis que ela aparece: estava caída porque partida de ferrugem. O Sr. Vítor conserta a mola, fazendo uma nova fixação e montando-a de novo no sítio certo.
Fiquei com o encargo de tentar quando possível, encontrar uma haste daquelas que não esteja partida, nem remendada, por forma a poder ser substítuida como deve ser.
E de novo se voltou a montar tudo. Ficou impecável, sem abanar, retrocedendo sem bater em nada, e sem fazer barulho nenhum. Excelente!

- Então agora está bom, até se estragar outra vez! – disse ele no gozo.
- Pois, pois! Mas agora tenho garantia aqui da oficina.
- Claro, tem garantia até passar a porta.
- Pronto, está bem! Prometo que estrago que é para poder cá voltar!

E lá ficaram mais 10 euritos para pagar a conta do arranjo.
Mas o meu alívio foi grande, sobretudo sabendo que no dia seguinte ia ter 450 km de estrada a ir e vir de Coimbra, e previsivelmente debaixo de chuva.
Ainda assim, e depois de pôr o carro na garagem, ainda estive a massajar as borrachas das escovas com creme Nivea, para ficarem mais macias e funcionarem melhor.
Quando cheguei a casa depois da aventura “do Cartaxo”, eram 12.30H, e assim, curiosamente, entre a reunião que foi muito rápida, e o imprevisto que surgiu, não houve nenhum atraso relevante para a minha programação dos trabalhos para este dia.

Isto há cada coisa de dia que nem de noite.
Abraços a todos, boa chuva e um bom par de hastes a funcionarem bem.
MBrito.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Do Cartaxo! :lol:
E a barra já foi substituída? :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Tá remendada... Por enquanto fica assim: "If it works, don't fix it".

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

:D Um VW com 12 anos já é bastante moderno. Tem a vantagem de ser relativamente novo e ainda encontramos muitas peças na sucata e relativamente velho para ainda não ter muita electrónica para avariar.

Aqui fica uma foto da luz. Miguel tens que compreender que de vez em quando caímos na tentação de ter um carro com uns refinamentos. 8).
Sendo uma Westfalia e não querendo modernizar ainda mais com um GPS preciso de uma luz para a minha cara metade poder ler o mapa, enquanto eu conduzo. Agora ainda tenho que passar um fio até à ignição para a luz desligar, quando dou à chave. Realmente isto é um bocado moderno...

João

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

arranja um daqueles portateis.... e monta-o no vidro ou no tablier com uma pinça... 8)
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Não seria melhor uma luz destas?
Image
E também existe outro modelo, mais prático, de encaixar na tomada de isqueiro.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não te parece um bocadinho xunga. Eu estou a modernizar mas com acessórios da época. Tantos os piscas como a luz são opcionais :wink:
Não me posso esquecer que daqui a 20 anos posso ser um clássico :D
O facto de ser a última carrinha Westfalia da Volkswagen já ajuda :wink:

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O principal motivo de sugerir aquela luz articulada era permitir a leitura dos mapas, mas sem perturbar o condutor, pondo apenas a luz onde se pretende.
Pode parecer piroso, mas é o que se usa em carros de rallye clássicos e actuais, isto quando o co-piloto não usa uma "bandolete" com luzes de leds, isso sim anedótico à brava.
Quanto a essa montagem que vais fazer, tem a vantagem de ficar a parecer "de fábrica", mas a eficácia dependerá do sítio de aplicação. Desde que não interfira com o condutor, deverá resultar bem.

jcse
✘✘✘

limpa para brisas e não só

Post by jcse »

Já está feito... parece que ficou bom. Já testei e dá uma boa luz para o passageiro sem prejudicar a condução.
Agora para passar um fio desde o portal uvas até ao tecto é que foi uma pequena dor de cabeça. Aproveitar para passar também uns fios para as colunas atrás. Tanto plástico que tive que tirar :evil:

João

Post Reply