Preparação MOTOR TIPO IV 2,4 L

PAVIK

Preparação MOTOR TIPO IV 2,4 L

Post by PAVIK »

Vou começar a apresentar-vos uma preparação completa de um motor tipo 4 partindo da base de um bloco dois litros VW...

Neste momento jà comecei embora as peças me estejam a chegar aos poucos, por isso não se admirem de ver este trabalho por fases OK!!!!!!!!!!!!!

Eu iniciei a preparação como equilibrio das bielas:

Image

Image

São bielas de origem tipo 4 que foram limpas com micro esferas de vidro para começar...

Image

Image

Image

Image

Como podem confirmar exitem diferenças de peso entre as varias bielas.

Image
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Depois de tirar as imperfeições da forja com uma lima; começo a ataca-las a lixa primeiro com grão mais grosso e acabo com lixa fina...

Image

Image

Image

no fim todas as bielas vão ficar iguais com mesmo peso :lol:

Image

Image

o meu objectivo é chegar as 800g nestra momento falta uma biela igualar as outras; depois são finalizadas com uma polidela e ficam prontas a montar.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

e prestações esperadas?......
valores em €'s (só para se ter uma ideia)?
Qual é a intenção?...também é só para fazer 400 m ou é para andar frequentemente?

Pergunto-te isto, porque estou a ponderar meter um tipo IV 1700 na minha carrinha.... :oops:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

PAVIK

Post by PAVIK »

Este motor é para andar todos os dias se possivel...

a configuração é a seguinte:

-Bloco 1700 rectificado para kit 103 mm
-Cambota de origem 2,0L 71 mm de curso
-Volante motor 228 mm e respectiva embrayagem SACHS
-Poli aluminio
-Bielas de origem 2,0L equilibradas (ver fotos)
-Kit pistons e cilindros AA forjados 103 mm
-Bronzes de cambota, bielas e Arvorede cames STD
-Arvore de cames WEBCAM 86C 310°com carreto em aluminio
-Touches mecanicas SCAT
-Varetas em cromoly SCAT
-Rampas de martelos de origem equilibradas; com pés de elefante
-Cabeças de 1700 modificadas com valvulas 44 mm em INOX admissão; 38 mm INOX escape; admissões trabalhadas e alinhadas com os colectores entradas das cabeças em 38mm potencial de 200cv.
-Linha de escape completa BAS em inox saida 70 mm
-Colectores de admissão SCAT para WEBER 44
-Carboradores WEBER 44 IDF com venturis em 36 mm,gicler principal 155, gicler ar 200, gicler min 60 e tubos de emulsão F2
-Volume das camaras de combustão 50cc; taxa de compressão 9,8:1 com DH=1,5mm
-Sedes das valvulas com tres ângulos 70°/45°/30°
-Turbina PORSCHE com campanola em fibra
- Distribuidor 009 ignição electronica

Jà chega de detalhes ou querem mais...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

acredito que a indicação que estás a dar para os gigleres seja para colocar o motor a trabalhar. Antes do motor estar pronto e a trabalhar é sempre difícil acertar.

Tem tudo para ser um motor bastante fiável sem nada de exageros.

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

e porquê partir de um bloco 1700 e não de um 2000?
Alguma razão em especial ou apenas porque esse era o único bloco disponível?
Esse motor é para um carocha ou para uma carrinha?
Tens alguma ideia dos consumos possíveis?

obrigado, mais uma vez..... :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O bloco deve ser o mesmo. A diferença está nos pistões. O bloco de um 1300 para um 1600 é exactamente o mesmo. A VW poupava muito dinheiro com a utilização do mesmo bloco em motores de diferentes cilindradas.
Jnar está a pensar em fazer a T2 Camper mais rápida de Portugal?

João

rolando lima
✘✘✘✘

motor typ 4

Post by rolando lima »

olá amigos carochistas.tenho um motor typ 4 , 2.4l de 224 cv de potencia que anda no meu carocha, mas desde já devo dizer que o grande problema nesta trasformação é a caixa de velocidades. pois muito tem sofrido as minhas caixas(partem)será necessário reforçar o diferencial,ou se possivel meter um auto blocante.(já meti no meu) quanto às fotos das suas bielas está a fazer um bom trabalho, mas esperamos bem que o peso seja tirado em todas por igual e no mesmo sitio e não se esqueça de as mandar equilibrar para evitar vibraçoes, tal como a cambota e o volante do motor. (tire o máximo de peso, sem perder a resistencia) :idea:

TÓ-ZÉ

Re: motor typ 4

Post by TÓ-ZÉ »

rolando lima wrote:olá amigos carochistas.tenho um motor typ 4 , 2.4l de 224 cv de potencia que anda no meu carocha, mas desde já devo dizer que o grande problema nesta trasformação é a caixa de velocidades. pois muito tem sofrido as minhas caixas(partem)será necessário reforçar o diferencial,ou se possivel meter um auto blocante.(já meti no meu) quanto às fotos das suas bielas está a fazer um bom trabalho, mas esperamos bem que o peso seja tirado em todas por igual e no mesmo sitio e não se esqueça de as mandar equilibrar para evitar vibraçoes, tal como a cambota e o volante do motor. (tire o máximo de peso, sem perder a resistencia) :idea:
8) O PAVIK já foi perito nessa materia de partir caixas de velocidade para saber onde e como mexer ainda o ajudei a tira e põe e põe e tira...por isso não te preocupes que o homem sabe o que faz...hehe :wink:
(já são mais de 20 anitos a mexer nestas coisas e sempre a progredir)

PAVIK

Post by PAVIK »

Bon dia a todos

Amigo lima que configuração é que tens no teu 2,4 Litros????

Podes nos mostrar o gràfico de potencia do teu motor?

Quanto a caixa de velocidades fizes-te a melhor opção, não hà nada melhor que um auto bloquante...

Eu montei a minha com um SUPER DIF em com a placa em aluminio forjado do lado da coroa.

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Amigos vou responder-vos as vossas questões...

Quanto ao bloco eu tenho varios desponiveis; escolhi um 1700 injeção por que não tem a furação para a bomba de gasolina mecanica.

Quanto a configuração dos carburadores é a mesma que tenho no outro motor tipo 4 mas depois da rodagem deste as coisas podem mudar; é preciso analisar o nivel de CO2 ver as curvas de potencia e exprimenta-lo na estrada para chegar ao ponto ideal.

Os consumos são variaveis mas podemos contar com mais de 11 litros, mesmo rolando devagar o bicho consome um pouco...

Este motor vai ser montado no meu GERMAN LOOK que jà tem uma caixa feita para esta configuração depois digo-vos as relações de caixa...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

zef

Post by zef »

boas

qual o preço de um motor a debitar á volta dos 100cv,para uso diario, montado por ti?
prrovalvelmente vais dizer que ha varias configuraçoes para se alcançar os 100cv...
mas assim uma baratinha :D

cumps
VW 1302 S daily "RAT" driver

PAVIK

Post by PAVIK »

Sabes ZEF eu não vou-te responder a essa questão aqui no forum...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Pavik!

Há algum problema em dares a resposta ao Zef aqui no forum?

Penso que é um tema que interessa a bastantes elementos aqui do forum.

Não a mim particularmente, porque não estou nesse grupo, mas ao pessoal mais jovem, talvez interesse terem a noção de quanto podem gastar numa transformação dessas.

Pela parte que me toca, tenho todo o interesse, (em termos mecânicos) em aprender as formas que existem de preparar estes motores, mas apenas na base do conhecimento.
Image

PAVIK

Post by PAVIK »

Carlos eu sou um novato aqui no forum...

como tal não quero começar a falar de preços nem estragar o negocio a certos profissionais...

De qualquer forma podem me contactar para eventuais projectos.

Quanto a configuração eu posso fornecer e as preparações também posso me ocupar sendo chave na mão (motor rodado e afinado é pegar e andar)...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply