Era uma vez… É assim que começam todas as histórias de encantar. E talvez seja essa a melhor forma de começar uma história longa de paixão, entre o homem e a máquina. Só pode ser uma história de sucesso, pois envolve um clássico volkswagen, e todos sabemos da longevidade desses clássicos, que são mais que carros, são companheiros de aventura e de vida.
E quando as coisas duram assim tanto tempo, tornam-se parte da nossa vida, elementos de paixão, hábitos de sempre. Guardado numa garagem nos últimos tempos, transitando entre locais de repouso, surge agora disponível aos nosso olhos, na oportunidade que tive de visitar o dono e a máquina.

Fui ver o famoso 1600TL que está em Caxias. A história é curiosa, e o dono, o Arquitecto Castro, é uma personagem muito interessante em si mesmo. Senhor já de certa idade, ele mesmo é também “um clássico”.
Mais um arquitecto com volkswagens, a prova de que a qualidade tem duas letras: VW…
Filho de antiquário, é ele próprio um coleccionador de diversificados interesses, como candeias antigas, azulejos e marcenaria. Com enorme respeito por tudo o que é antigo, de origem, e a favor da preservação do passado, não é assim de estranhar que esperasse encontrar o 1600TL em bom estado de conservação.
Excelente conversador, e uma simpatia de pessoa, desejoso de mostrar o apreço que tem pelo carro.

No entanto, e apesar do bom estado geral, o carro tem evidentemente um razoável desgaste de uso associado.
Fui vê-lo num dia de tarde, com sol do Verão de São Martinho, junto ao mar, numa casa tão tradicional quanto o passado o consegue ser. Parei o meu “Expresso” à porta, o que valeu logo comentários simpáticos do Arq. Castro.

Ainda tem três tampões que servem no meu, que de imediato se prontificou a oferecer-me. Tem uma memória prodigiosa, e factos dos anos 50 são para ele tão presentes quanto o tempo actual. O 25 de Abril de 1974 parece ainda hoje, e os assuntos flúem hoje como se em 1960 estivéssemos…

[/center]