Construção de uma réplica Karmann Ghia

Loyo

Construção de uma réplica Karmann Ghia

Post by Loyo »

Image

Boas

Pois é infelizmente este veiculo arejado não é meu nem para mim :cry: , mas sim de um amigo e no qual estou envolvido na realização do projecto, :wink:

Este projecto já tem as suas histórias uma das quais é que o dono já tinha colocado aqui um tópico sobre este projecto, mas entretanto retirou a pedido, das lamurias de alguém :? .

No entanto como estou envolvido e depois de conversar com ele e de constatar quais os motivos que o levaram a retirar, e que por essa net fora praticamente não existe um projecto destes descrito, e as enormes dificuldades que tivemos a fazer o estudo e a recolha de elementos, achei por bem abrir este tópico que espero dê uma ajuda a quem queira fazer algo similar, ou até a quem tenha lá por casa uma à espera de ser feita (ainda á várias), estas carroçarias têm uma história que anda algures por este fórum.

Antes de mais quero agradecer ao Robalo pois foi ele praticamente que possibilitou este projecto desde o contacto para compra até muitos pormenores de construção que se disponibilizou sempre a fornecer, desde já em nome dos construtores :D obrigado Robalo, mas ainda vamos necessitar de mais dicas. :D

Resumidamente aqui vai a aventura, conheço estas réplicas há muitos anos através de revistas da especialidade, entretanto a primeira que vi ao vivo foi numa concentração do Pardal salvo erro na primeira em Loures, e de tão perfeita que era foi necessário apalpa-la :oops: para chegar à conclusão que era fibra.
Mais tarde e para aguçar o apetite saiu uma descrição na revista alemã VW Speed aonde trazia uma amarela que era simplesmente espectacular. :shock:

Em conversas e explicações lá convenci e levei mais um a ficar apanhado pelo vírus, ele nos passeios aqui pelo fórum descobriu a do Robalo e em conversas ficou a saber de uma que ainda restava para venda, depois de contactar o vendedor lá realizou o negócio.

Mas havia um problema a resolver o transporte, que acabou por ser feito pelo vendedor (pessoa simpática e prestável) mas sem antes ter feito uma operação que não era muito aconselhável cortar a carroçaria em duas :cry: para a transportar numa simples Ford Transit. Mas pronto lá acabou por chegar.

Que são perfeitas não tenho duvidas, tem uma qualidade e pormenores dignos de um veículo em fibra feito nas mais prestigiadas marcas de automóveis. Para quem aprecia a qualidade de construção de automóveis em fibra como o Lotus e outros desportivos esta é capaz de estar uns pontos acima, pronto chega de conversa é “alemã” :roll: .

Alem da carroçaria trazia os tubos necessários alguns já soldados (por informação na oficina F. Pardal) para a montagem de um sub-chassi a ser montado no chassis VW, e um folheto com as instruções de montagem, que é muito vago e aqui sim o único ponto negativo :( as instruções deviam ser mais completas e proporcionar mais informação, dá para ver e ficar com uma ideia, mas é tudo muito superficial, aqui foi muito útil as dicas do Robalo e inclusive as fotos que ele teve a amabilidade de andar a tirar e a enviar.

Entretanto o chassis já tinha sido todo decapado e pintado, no entanto esse trabalho foi mais para proteger da oxidação, pois a cor final será o preto.

Algumas imagens que tenho mas depois irei editar com mais de modo a completar.

Image

Image

Image

Image

Image

Até breve

robalo

Post by robalo »

Querem ver que tenho que ir passar férias a Viseu mais propriamente ao Satão para por isso direito :?: :twisted: :twisted:

Loyo

Post by Loyo »

robalo wrote:Querem ver que tenho que ir passar férias a Viseu mais propriamente ao Satão para por isso direito :?: :twisted: :twisted:
Calma já está a andar a todo o vapor 8)

Logo coloco o resto da história, e como está aciualmente. :shock:

O mais complicado vai ser mesmo as dobradiças das portas. :?

Isto de fazer um automovel é engraçado mas muito mais díficil do que restaurar um.

À não é Satão é mais perto Sangemil :D

robalo

Post by robalo »

Sei bem aonde fica Sangemil, mas eu falei no Satão pois é aonde eu tenho gorita :wink:

Loyo

Post by Loyo »

robalo wrote:Sei bem aonde fica Sangemil, mas eu falei no Satão pois é aonde eu tenho gorita :wink:
OK :D :D não sabia.
Cumps

Loyo

Post by Loyo »

Continuando

Era necessário fazer o trabalho da fixação dos tubos do sub-chassis que vinham já unidos ao chassi vw original, optamos por aproveitar estes tubos e fixar tudo de novo, como opção recorreu-se a um profissional chapeiro aqui da zona de Tondela, levou-se tudo para lá e confiou-se-lhe o trabalho, aqui um dissabor para o dono pois ele é que teve de acarretar com 44 horas de trabalho de soldadura rebarbar e alinhar, algo exagerado para estas soldaduras, mas já estava feito, toca de ir buscar.
Aqui começaram os problemas quando observado em pormenor não foi utilizado o nível e tem medidas e diferenças na simetria entre os dois lados, e a carroçaria não assenta devidamente e perfeitamente em cima do chassis como devia, outro problema são as portas, aquando a soldadura ficou ligeiramente desalinhada em altura a frente com a traseira muito pouco mas o suficiente para as portas não fecharem e não alinharem perfeitamente.
O que parecia ser fácil e que era agora colocar a carroçaria e toca a montar, não vai ser vamos tornar a cortar a carroçaria e soldar de novo e fazer algumas correcções no sub-chassis, dois trabalhos, e uma sensação de frustração pelos euros e perca de tempo.

Desnível na soldadura

Image

Provoca

Image

Image

Image
Uma torção no sub chassi e desnivelamento provoca o seguinte

Image

Image

Image

Image

Image

Umas imagens para ficarem com uma ideia de como são as entranhas de uma réplica deste tipo e a junção da carroçaria com o chassis

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Actualidade.

A carroçaria foi retirada, e o chassis antes de mais pintado para proteger o metal da oxidação, se for necessário volta-se a pintar aonde for corrigida.
Hoje não foi possível tirar fotos deste trabalho mas amanhã cá estarão.

Até breve

robalo

Post by robalo »

Bom dia Loyo pois penso que o problema foi soldar toda a estrutura sem estar nivelado e certos pontos com as medidas iguais para um lado e para o outro pois a minha preocupação antes de soldar foi de pingar nivelar sem as suspensões no lugar e o chassi assente num chão devidamente nivelado para que não houvesse diferenças.
Fui eu que fiz toda essa operação embora não pretença à arte, depois de tudo pingado e de meter e tirar várias vezes a carroçaria é que comecei a soldargardualmente para não haver empenos.
Quando foi para o pardal já foi para fazer a aplicação das dobradiças e aperto da fibra no chassi.
Qualquer duvida telefona até mesmo para troca de impressões.
Quanto às dobradiças das portas pois se conseguisses arranjar ou fazer iguais às minhas penso que seria o correto e não te esqueças que no sitio das dobradiças tens no interior da fibra umas placas em inox para abrir rosca

Loyo

Post by Loyo »

Boas Robalo

É assim que deve ser feito, mas eu não tenho muito tempo e o dono queria que fosse mais rápido recorreu a um profissional atraváz aqui do fórum, que nem sequer viu níveis e as medidas estam comprometidas. :?
Conclusão vai obrigar a fazer tudo de novo porque quando fui para encaixar a carroçaria a parte trazeira não encosta completamente ao chassi, o que foi dito ao dono pelo chapeiro era para cortar as zonas junto ao aperto dos facões da suspensão, (trabalho profissional). :evil:
E o pior é que pagou cerca de 450 euros para soldarem isto :? mais reboques e agora toca a desembolsar outra vez. :cry:
De qualquer modo durante a semana que vêm vai ser rebaixada a sustensão para ver se vai ter implicancia nas cavas das rodas, a tua parece que foram alargadas?
Se afirmativo sabes quanto?
É que vai levar pneus 185 - 15 e para vitar mais supresas!!
Logo já coloco fotos do desenrolar dos trabalhos.

Cumprimentos

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas parece-me que era mais aconselhável a utilização de um chassis de Brasila, ou talvez de tipo 3. :roll:
(o\ | /o)

Loyo

Post by Loyo »

estevo wrote:Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas parece-me que era mais aconselhável a utilização de um chassis de Brasila, ou talvez de tipo 3. :roll:
Era tambem a minha opnião, mas como não sou o dono :wink:

Inicialmente pensamos que a carroçaria viesse fechada à frente, as medidas da Brasilia no comprimento interior são superiores À do carocha, mas afinal até dava porque a parte da frente é amovivel por cima do chapeu de napoleão.
Mas tinha sempre o inconveniênte de levar só uma bomba simples de travão devido ao espaço.
Entretanto vou tirar uma foto para veres melhor o que estou a tentar explicar.

Cumps

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Uma bomba simples só? a bomba dupla tem pouco mais comprimento.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Loyo

Post by Loyo »

Hong Kong Syndicate wrote:Uma bomba simples só? a bomba dupla tem pouco mais comprimento.
Pois é isso
obrigado :D

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Caro amigo espero que reconsidere na sua tomada de posição e continue a nos mostrar o desenvolvimento da construção desta réplica .
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

fighterkbx

Post by fighterkbx »

Podem continuar a visualizar o projecto em:

http://vwspeed.forumeiros.com/projectos ... ia-t39.htm

Cumps

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

olha...isto é que é uma atitude à maneira: sabe-se lá porquê, os 1000 e tal membros registados, não merecem disfrutar da vossa "companhia", nem podem partilhar aqui, dos teus avanços neste projecto....mas já estamos todos à vontade, para ir ver o resto no forunzeco do "Zé" e continuar a "brincar" por lá ....

...é realmente bem visto!

Independentemente da vossa atitude, só me resta desejar-te, muito boa sorte com o resto do projecto e felicidades....

Post Reply